ou

Nessa transição de um ano para o outro, é comum pensarmos mais nos nossos objetivos. O que é tudo bem mas, será que eles estão coerentes entre si? Ou seja, o que você quer a curto prazo tem a ver com o que você quer a longo prazo? Seus projetos atuais refletem tais objetivos? Neste post, você vai aprender a identificar e refletir sobre o que quer alcançar em curto, médio e longo prazo na sua vida, sem pressão. A ideia é entender se o seu tempo está sendo aproveitado de uma maneira que te deixa feliz.

A vida é uma aventura. Definir objetivos significa ter um mapa em mãos quando se coloca o pé na estrada. Você pode até mudar um pouco um percurso mas, se se perder, você sabe que o seu mapa está ali para te ajudar. A ideia de ter objetivos listados é a mesma. Eles não são engessados, cravados em pedra. Você pode mudá-los, se sua vida caminhar para isso. Mas, uma vez que você os tenha definido, isso te ajuda a não perder coisas que não tenham a ver com você e com a vida que você quer viver.

Às vezes é mais fácil pensar em objetivos de longo prazo, pois eles denunciam valores importantes. Por isso, podem ser um ponto de partida. No entanto, não existe jeito certo de definir objetivos. Você pode simplesmente identificá-los.

Vamos às definições:

  • Um objetivo de curto prazo é um objetivo que você pode querer alcançar em até dois anos. Essa definição tem muito a ver com o GTD (método de produtividade). O que você quer que seja verdade até o fim do ano que vem? Essa abordagem é interessante porque permite que a gente reflita sobre estados que não temos hoje em nossa vida. Analisando todas as áreas da minha vida, o que eu quero que seja verdade em cada uma delas? Em Finanças, por exemplo, pode ser algo como “Guardar X reais para dar entrada em um apartamento”. Em Saúde, pode ser “Emagrecer 10kg”. Em Carreira, pode ser “Mudar de emprego”. Perceba que todos esses objetivos podem levar menos tempo que até dois anos, por isso que falamos em “até”, e não “em”. Os objetivos de curto prazo expressam vontades.
  • Um objetivo de longo prazo é aquele objetivo de vida, que você vê lá na frente, como algo que você quer conquistar na sua vida. Pode ser “Comprar um apartamento no bairro desejado” ou “Ter uma família grande e unida”. Os objetivos de longo prazo expressam valores.
  • Já o objetivo de médio prazo é aquele no meio termo, que engloba a maior parte da sua vida. De 3 a 10, 20 anos adiante, você pode ter objetivos de médio prazo. Os objetivos de médio prazo expressam seu estilo de vida. Como eu quero estar vivendo daqui a 10, 15 anos? Como eu quero que seja o meu trabalho daqui a 20 anos? E, uma vez identificados, você consegue trazer metas intermediárias para mais perto, que talvez vão gerar projetos.

O exercício aqui só pode ficar mais personalizado se nós trabalharmos juntos no processo de coaching. <3 Porque a ideia é você exercitar esse raciocínio em cada uma dessas esferas e aí comparar um com o outro. Por exemplo: se eu quero ter uma família grande e unida, o que precisa acontecer antes? Casar, ter um, dois filhos, ou adotar. E para isso acontecer, o que tenho que fazer? Como isso impacta no meu hoje? Exemplo prático:

Objetivo de longo prazo: Comprar um apartamento no bairro desejado
Objetivo de médio prazo: Comprar um apartamento
Objetivo de curto prazo: Guardar X reais para dar entrada em um apartamento
Projetos que podem ter a ver: Buscar investimentos com lucratividade X por mês, Buscar uma segunda atividade remunerada, Definir o tipo de apartamento que consigo comprar e por aí vai.

Dá pra tirar uma tarde para pensar nisso, não? 😉

Thais Godinho
16/01/2017
10
Pergunta do dia: qual a sua paixão?
Faça as pazes com sua vida pessoal e profissional
Seus objetivos conversam entre si?

 

  1. Simone 17/01/2017

    Amei seu post! Caiu como uma luva e bem no dia do meu aniversário de 31 anos que eu considero o primeiro dia do ano pra mim. Bora listar os objetivos!!Obrigada!!!

  2. Isabella 17/01/2017

    Olá Thaís! Como sempre adoro os seus posts! Estava pensando como todas essas dicas de produtividade, mesmo as que vejo em outros blogs estão todas contidas no GTD! Obrigada por estar nos ensinando GTD!!!!!

  3. Nayara 17/01/2017

    Reflexão preciosa, Thais! Isso é que é coerência do chão ao céu!

  4. Rossiane 17/01/2017

    Obrigada Thais! Esse post tem tudo a ver com o momento que estou passando.

  5. Abe Gomes 17/01/2017

    Dá pra tirar um tempão pra pensar nisso! 🙂 Adorei seu post, me fez refletir bastante!

  6. Bel Frazão 17/01/2017

    Que gostoso esse post!!! Obrigada Thais, por ser sempre uma grande inspiração!!!

  7. Melissa 18/01/2017

    Excelente post! Simples e determinado!

  8. Alexsandra Cristina 23/01/2017

    Amei! com essas dicas consegui enxergar de fato meu problema, enxerguei que eu não conseguia me concentrar em um objetivo expecifico, queria tudo, tudo era importante no final não fazia nada. Mais esse post teu uma clariada , no que eu te fato objetivo para mim. Tudo que estava precisando thaís.

  9. Leonardo 24/01/2017

    Achei incrível esta associação dos prazos dos objetivos com “vontades”, “valores” e “estilo de vida”! Ficou muito mais fácil estabelecer os três últimos níveis do GTD.
    Obrigado e Abraços!

  10. […] #4: “Seus objetivos conversam entre si?” – Blog Vida Organizada […]