ou

Aproveite o mês de janeiro e o Carnaval para ler livros que remetam a recomeços e renovação. Neste post, vamos indicar livros que façam alusão aos nossos 5 “Rs” de janeiro: Relaxe, Renove, Refresque, Resete e Recomece.

💙 Relaxe: “Resiliência”, Erika Stancolovich. “O vento não quebra uma árvore que se dobra” (provérbio africano). A Resiliência, que, em termos organizacionais, pode significar “a capacidade de gerenciar flexivelmente e crescer na adversidade’’, pode ajudar os professores a alcançar resultados positivos e fazer com que eles possam conseguir manter suas competências perante situações ameaçadoras e imprevisíveis. O termo Resiliência veio da Física e significa a propriedade de alguns materiais acumular energia, quando exigidos e estressados, e voltar ao seu estado original sem qualquer deformação. Em Ciências Humanas, seu significado é: “A capacidade de um indivíduo possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade de o indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente perante adversidades.” Os indivíduos resilientes têm sido descritos como possuindo um locus interno de controle, otimismo, significação, confiança, força de ego, perseverança, habilidade para resolver problemas e flexibilidade.

💙 Renove: “Isso me traz alegria”, Marie Kondo. Cheio de dicas práticas e explicações detalhadas, o livro ensina como guardar cada tipo de roupa, documento e utensílio, como arrumar armários, armazenar alimentos, organizar maquiagens, CDs e fotografias, como envolver as crianças no processo e muito mais. Respondendo às principais dúvidas dos seus clientes e leitores, Marie aborda temas que ficaram de fora do livro anterior e reafirma a etapa mais importante do seu método: descobrir, entre tudo aquilo que está à sua volta, o que realmente lhe traz alegria – e descartar o restante. Quando nos cercamos apenas de coisas que amamos, a vida flui de forma muito mais leve. A bagunça não retorna e tudo se transforma. E é aí que a mágica acontece.

💙 Refresque: “Atenção plena”, Mark Williams. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas – que é o que faz você se sentir estressado, irritado e frustrado. Este livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada. Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre à sua disposição – a apenas uma respiração de distância.

💙 Resete: “Por que fazemos o que fazemos?”, Mario Sérgio Cortella. Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro.

💙 Recomece: “Mais rápido e melhor”, Charles Duhhig. O autor faz um exploração inovadora da ciência da produtividade e por que, no mundo de hoje, como você pensa é muito mais importante do que o que você pensa. Com base nas últimas descobertas da neurociência, psicologia e economia comportamental Duhigg explica que as pessoas, empresas e organizações mais produtivas não apenas agem diferente, elas veem o mundo de modos profundamente diferentes. Elas sabem que produtividade tem a ver com fazer escolhas. A maneira como tomamos decisões; as grandes ambições que colocamos em primeiro lugar e as metas fáceis que ignoramos; a cultura que estabelecemos para estimular a inovação; o modo como interagimos com as informações que temos diante de nós: é isso que separa os simplesmente ocupados dos genuinamente produtivos.

E você, pretende ler que livro nas férias? Se não estiver de férias, me conte o que está lendo atualmente nos comentários!

Thais Godinho
03/01/2017
Veja mais sobre:
De férias/folga
23
Livros que podem ajudar com o auto-conhecimento
Como devorar um elefante ou o poder das listas
Categorias da despensa

 

  1. Cristina 03/01/2017

    Ótimas dicas, Thais! Já separei 4 deles aqui pra ler. No momento estou lendo Vidas provisorias , do Edney Silvestre (tô achando bem bom). Esse ano quero dividir melhor as leituras e ler mais nacionais e infanto, que eu tb adoro. Bjos e um ótimo 2017.

  2. Daniella Balbino 03/01/2017

    Estou lendo “Trabalhe 4 Horas por Semana”, por indicação sua. 😉

    • Isabella Fortunato respondeu Daniella Balbino 04/01/2017

      Já li e reli! Esse livro me ajudou muito a repensar certas coisas…

  3. Nay 03/01/2017

    Estou lendo o Tools of Titans, o novo livro do Tim Ferris, e amando!!!! Mas fiquei tentada para ler os que indicou aqui tb!!! 😄

    • Thais Godinho respondeu Nay 07/01/2017

      Ele está na minha lista. Não vejo a hora de ler. Estão dizendo que é o melhor livro dele.

  4. Katiuscia Mizokami 03/01/2017

    Adorei, principalmente o último! <3

  5. Priscila 03/01/2017

    Acabei de começar a ler “O ano que disse sim” da Shonda Rhimes, roteirista das séries Grey’s Antomy, Scandal e How to get away with murder. No livro, ela vai contar a experiência que ela mesma viveu ao tentar ser mais positiva na vida! Até agora, leitura dinâmica e agradável!

  6. TIAGO M. 03/01/2017

    Com a ajuda da atenção plena, consegui diminuir minhas crises de bruxismo. O resultado de estar atento, mas relaxado, traz inúmeros benefícios: Serenidade, boa memória, menos conflitos, postura mais alegre diante da vida é muitas outras coisas mais. O segredo é não abandonar a prática diária. Os resultados não são rápidos, mas valem a espera. A dica de ler Mark Williams é certeira!

  7. Evelyn dos Santos Mata 04/01/2017

    Ótimas dicas! Atualmente, devido ao número de projetos e afazeres, mesmo nas férias, o pouco tempo que me resta, eu procuro relaxar na praia ou parque com minha filha.

  8. Marina 04/01/2017

    Me interessei muito pelo livro da Marie Kondo, na verdade descobri essa semana mesmo que esse livro existe. Já li o primeiro livro dela e me ajudou muito a me desapegar e diminuir a bagunça no meu quarto.

    Outro livro que coloquei na lista de desejos é o de Atenção Plena. Pratico atenção plena há um tempinho, por conta própria, apenas com um conhecimento muito superficial que tenho sobre o assunto (coisas que li em sites, vagamente). Mesmo com um conhecimento superficial, já notei grandes mudanças na minha vida por causa da prática. Me sinto muito mais aberta e compreensiva com as coisas. Aliás, desde que comecei a ler sobre budismo e tentar colocar alguns ensinamentos em prática, minha vida tomou um rumo meio diferente. Me irrito muito menos com as coisas (eu me estressava com tudo), brigo menos com as pessoas e me sinto muito mais leve em relação a vida, de uma forma geral. Mesmo nos dias ruins eu sinto uma certa paz. Recomendo a filosofia e a prática pra todo mundo 🙂

  9. Janaina 04/01/2017

    Amei as dicas… nem sei pir onde começar! ! Faço uma leitura diária do Poder do Agora do Eckhart Tolle. Gostei também da dica da Priscila acima. Bjs Otimo 2017!

  10. Fábio Fortkamp 04/01/2017

    Um livro que ainda estou terminando de ler de maneira completa, tomando notas, é *Deep Work*, de Cal Newport, que aborda maneiras de maximizar a qualidade do trabalho criativo. Recomendo!

  11. Suyang Melo 04/01/2017

    Estou lendo o Casa Organizada que comprei antes de vir para Taiwan. Estou adorando! Parabéns. Um beijo e feliz ano novo. Suyang.

  12. Joana Sene 04/01/2017

    Acabei o Recalculando a rota, que peguei aqui a indicação! Comecei o Casa Organizada, mas ja tenho uns 3 na prateleira para começar: A tríade do tempo, Trabalhe 4 horas por semana e o Poder dos Inquietos.
    Sempre entro aqui quando estou na livraria, para pegar dicas suas! 🙂 Bjos

  13. Tamires 04/01/2017

    Adorei as dicas de livros, uma das minhas metas é aumentar a quantidade de não-ficção lidos durante o ano.
    Agora estou lendo “Antes de morrer” (Jenny Downham), e depois pretendo priorizar algumas continuações de séries que iniciei e ainda não conclui.

  14. Isabella Fortunato 04/01/2017

    Ai, Thais, ainda vou falir por causa de vc!!!!! Já comprei 2, versão ebook, pra falir menos! kkkkkk Adoro suas dicas!

  15. Ana Paula 04/01/2017

    Estou lendo “História de quem foge e de quem fica”, dá Elena Ferranti. Puro lazer! Estou amando a prosa dela.

  16. Nayara 07/01/2017

    Thais, que maravilhoso o novo layout!!!!

    Parabéns!!!!

    E este post está suculento. rsrs

    • Thais Godinho respondeu Nayara 07/01/2017

      Obrigada! <3 Ainda faltam diversos ajustes, mas fico feliz por ele estar no ar. Também amei o novo layout.

  17. Aline Durans 09/01/2017

    Adorei o novo layout do blog está clean e charmosíssimo.
    As dicas de livros bem legais e já ouvi falar muito bem do livro: Por que fazemos o que fazemos, de Mário Sérgio Cortella.
    Agora eu estou lendo o título: Propósito, de Sri Pem Baba que está me ajudando a compreender alguns acontecimento na minha vida e sobre mim mesma.

  18. suelane santana 09/01/2017

    amei as dicas finalizei esta semana Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas de Will Bowen

  19. ronise 20/01/2017

    estou lendo “Bel Canto” da Ann Patchett. Antes de começar a ler esse eu li o livro do David Allen, sobre o método GTD. Esse ano quero ler mais livros que ajudem no meu desenvolvimento pessoal e mais livros de autoras mulheres, e quero tentar ler 2 livros por mês, sendo um para aprendizado e um para lazer. você costuma ler ficção?