ou

Checklists são listas de referência, que você verifica para garantir que aquilo que você já faz em piloto automático está sendo realmente feito, a fim de garantir um certo nível de qualidade que você espera ter em sua vida.

Uma checklist anual traz itens que devem ser feitos uma vez por ano, mas que são incrivelmente importantes. Gosto de verificar essa checklist justamente na semana em que estamos – entre o Natal e o Ano Novo -, porque ela me ajuda a fazer uma revisão do ano que passou e também pensar com um pouco mais de significado no ano seguinte.

Ferramenta usada: Todoist

O que tem em cada um dos itens:

Obrigações de final de ano: Aqui entram itens básicos, como pagamento do décimo terceiro da minha contadora e fechamento fiscal da minha empresa. São coisas que eu tenho que fazer antes do ano acabar.

Faxina de final de ano: Aqui eu listo as coisas que gosto de fazer em casa para ser um faxinão de ano novo. Inclui lavar paredes externas, substituir travesseiros, fazer uma limpeza mais completa na geladeira e no congelador, lavar cortinas e outros itens do tipo. Também verifico se há necessidade de promover algo com relação à segurança da casa ou se quero pintar alguma parede.

Revisão de final de ano (GTD): Uma vez por ano, gosto de reimplementar o método GTD do zero, seguindo as recomendações do David Allen: separo dois dias para fazer uma super coleta e então esclarecer e organizar tudo. É magnífico. Também gosto de revisar o sistema como um todo, especialmente os projetos concluídos, e também atualizar o meu arquivo de referência de maneira geral (documentos, papéis, e-mails).

Para revisar finanças e projetos de vida: Este ano, em uma das edições da revista Você S/A (“Dinheiro: como fazer escolhas melhores?”, disponível no iPad), o especialista em finanças Gustavo Cerbasi compartilhou uma checklist muito legal para você revisar anualmente seus projetos de vida e finanças, então passei para cá. São perguntas muito boas, tais como: “sua família está informada sobre seus objetivos de curto, médio e longo prazo?”, “algum projeto terá que ser adiado por conta do orçamento atual?”, “quais os gastos que mais cresceram nos últimos 12 meses?”. Aliás, recomendo tudo o que você puder acompanhar do Gustavo Cerbasi fortemente. As dicas dele são ótimas.

Planejamento anual: Aqui, de modo geral, eu tenho uma visão do ano que vai começar (feriados, períodos de férias escolares, eventos já agendados) e lembro de projetos recorrentes, como fazer um check-up médico anual e organizar os documentos para o imposto de renda. Também insiro perguntas como “você vai em algum festival budista este ano?” ou “você pretende fazer algum curso?”, que me ajudam a analisar as possibilidades de investir tempo nesses projetos.

De modo geral, todas as revisões conversam com a revisão semanal do GTD, que é o que mantém o sistema como um todo atualizado, especialmente com relação aos projetos que estão em andamento e os que estão em stand-by.

Esta semana é um bom momento para você avaliar o que é importante revisar anualmente e montar sua checklist anual. Por favor, deixe um comentário comentando se você já faz algo do tipo ou compartilhando ideias. Vou adorar!

Thais Godinho
26/12/2016
Veja mais sobre:
De férias/folga
15
O valor do tempo
Use roupas térmicas para não passar frio durante o inverno
Vida de Mãe: Organizando a rotina das crianças em casa

 

  1. Evelyn 26/12/2016

    Seus posts sempre me ajudando a lembrar uma ou outra coisa esquecida, Thais! Obrigada por mais um ano fazendo a diferença na nossa vida!

  2. Jéssica Monteiro 26/12/2016

    Thais, post fantástico!
    Eu tenho algo peculiar que é ver além os feriados da minha região, que é Rio Grande do Sul, também vejo os de São Paulo. Pois algumas coisas do meu trabalho são influenciadas se a matriz de São Paulo pára.
    O mesmo sugiro se alguém depende de algum outro Estado ou País.

    Também gosto de fazer uma revisão nas redes sociais.
    Ver se as pessoas que estão ali realmente tenho um relacionamento, se as páginas que curto fazem sentido, ou estão só me enchendo de notícias que ficaram inúteis depois de um tempo…

    Bjs e sucesso, gostando muito do novo ano de organização!

    • Marcos Queiroz respondeu Jéssica Monteiro 26/12/2016

      Olá, Jéssica!

      Também adorei suas dicas, principalmente sobre as redes sociais.
      Vou adotar. Obrigado!

      • Evelyn respondeu Marcos Queiroz 29/12/2016

        Vou usar minhas férias pra fazer o checklist mas também adorei as dicas da Jéssica!

  3. Georgia 26/12/2016

    Oi Thaís!
    Esta semana estou também fazendo a faxina!!! Lavando cortinas, trocando travesseiros… Também organizo as contas pagas para liberar espaço para as contas de 2017. Normalmente eu analiso os gastos do ano, em planilha com todas as contas pagas, para projetar o que vem pela frente.
    Acho um excelente momento de reflexão!!!
    Obrigada por compartilhar tantas coisas legais ao longo do ano!!! Amo os seus posts!!
    Feliz Ano Novo!! Muita saúde e paz!!!!
    Bjs,
    Georgia

  4. Celso Nakai 26/12/2016

    Olá Thaís!
    Gratidão pelas listas, tudo anotado. Agora é partir para o mais difícil, EXECUTAR! 😉

    Aproveitando essa última semana antes da virada, também estou focando para 2017.
    Para começar, comprei uma agenda de planejamento mensal da Cícero, bem simples, mas prática para o que preciso:
    http://www.livrariacultura.com.br/p/pequena-agenda-mensal-na-medida-a5-kraft-42864215

    Comecei a utilizar um BuJo (Bulletin Journal) este ano. Agora estou revisando, para ver o que funcionou, e o que preciso melhorar. Algo interessante que tem funcionado comigo são as mini-ações: coloco no papel alguns pequenos desafios diários, e no decorrer da semana acompanho o andamento. Com isso, consigo visualizar coisas que consegui incluir nos meus hábitos inteligentes, coisas que não eram importantes e outras que estou procrastinando.

    Tenho lido muita coisa, e sempre que possível, analiso e tento implementar algo. A pouco li um artigo que propôs algo para guiar melhor nossas metas, que pretendo testar. A idéia é listar 100 itens (opa, lá vem as listas de novo…), que voce realmente gostaria de realizar na sua vida, que deixem sua identidade bem clara. A ideia não é satisfazer uma lista de desejos hedonista, e sim coisas que voce julga importante, e que o motive no dia a dia.
    Quanto ao prazo de execução, é muito particular. No entanto, não se enfatiza a pressa para simplesmente falar que está feito. Imagine que voce consiga concluir 4 itens ao ano. Então voce terá uma lista com validade de 25 anos.

    Depois se voce se interessar, te passo o link dessa matéria.

    Bom fim de ano, e um ÓTIMO Ano Novo!
    Celso

  5. DEBORA NOBRE 26/12/2016

    Oi Thaís! Vc como sempre, ajudando no nosso crescimento pessoal! Gratidão! Sem querer abusar, mas já abusando… Vc teria como compartilhar a Checklist do Gustavo Cerbasi? Pesquisei na net mas como é uma matéria antiga não consegui achar…

    • Thais Godinho respondeu DEBORA NOBRE 27/12/2016

      Oi Debora, tudo bem? A edição foi de outubro ou novembro, é recente. Não posso compartilhar porque isso infringiria leis de direitos autorais da Editora Abril.
      Bjo

  6. Marilza Lemos 28/12/2016

    Eu, de acordo com todos os comentários, me sinto muito feliz em ter conhecido sua página que me tem auxiliado muito em todos os sentidos da minha vida. Gratidão enorme pelo seu trabalho e suas dicas de organização. Bom e maravilhoso ano novo para você e sua família, beijos.
    Marilza

  7. Juliana Santos 29/12/2016

    Oi Thais, tudo bem?
    Você poderia verificar se o formulário do “contato” do blog está funcionando direitinho?
    Já tentei contato por duas vezes sem sucesso e me recuso a acreditar que fui ignorada. rs
    Tem um endereço de email que eu possa mandar? Eu gostaria de informações a respeito do coaching.
    Obrigada. Beijos!

    • Thais Godinho respondeu Juliana Santos 29/12/2016

      oi Juliana, tudo bem? O formulário está sim funcionando direitinho e eu respondo os e-mails diariamente. Pode ser que tenha ido para o seu spam, dê uma olhadinha lá. De qualquer maneira, meu e-mail é thaisgodinho @ gmail
      Obrigada.

  8. Thais 29/12/2016

    Adorei o seu post. Sou uma pessoa parcialmente organizada e o seu blog tem me ajudado com muitas ideias. Tô vendo vários e vários posts.

    Obrigada por dedicar o seu tempo ajudando as pessoas com suas dicas!

  9. Vanessa 30/12/2016

    Grata.

  10. Robertha 02/01/2017

    Thais, tudo bem? Antes de tudo, um excelente ano pra vc e sua família. Muita paz, saúde, amor e trabalho.
    No mais, tentei encontrar nos posts anteriores algo sobre os livros do David Allen, mas não encontrei… Gostaria de saber por onde começar – vc pode me ajudar?

    Um grande abraço,