ou

Não é porque o feriado vai cair em um final de semana que você não pode aproveitar para organizar algumas coisas – muito pelo contrário! Não sei se vocês sabem, mas eu não sou cristã ou católica, mas gosto do Natal pelas suas origens históricas e mitológicas mas, principalmente, porque minha avó e minha sogra são cristãs, sendo uma data para reunir a família e ficarmos todos juntos. O fato de cair em um final de semana pode ser interessante, como vocês verão nesse post! Por isso ele está entrando no ar cedinho neste sábado: para você aproveitar bem os dois dias!

Que tal começar o dia dando uma geral básica na casa? Por “geral”, não quero dizer “dia de faxina”, mas colocar as coisas no lugar, as roupas para lavar na máquina, lavar a louça e arrumar as camas. Não sei se para vocês acontece o mesmo, mas quando eu começo o dia assim, já me sinto um pouco com o dever cumprido.

Aproveite para organizar as fotos da família. Sente-se sem pressa, pegue todas as fotos, relembre os momentos, e aproveite para selecionar as que não quer mais manter, as que quer colocar em porta-retratos, as que quer atualizar e as que quer colocar em álbuns diferentes. Essa atividade pode ser feita em família também.

Continue fazendo uma meditação para agradecer pela família que você tem. E eu sei que todas as famílias têm problemas, mas também têm muito amor envolvido. Peça ajuda por aqueles que necessitam, agradeça o que você tem e tudo o que foi ensinado a você desde que você nasceu. Lembre-se de bons momentos. A ideia é terminar a meditação com uma sensação de calma e gratidão.

Prepare uma sobremesa ou biscoitos para levar para a ceia de Natal. Se você for responsável pelo preparo da ceia, inicie seus trabalhos. Se não, pode ser simpático e até terapêutico preparar algo para levar. Veja várias receitas de cookies, por exemplo, aqui.

Planeje como será a sua ceia. Eu digo mentalmente e emocionalmente. Qual seu resultado desejado? O que espera conversar com as pessoas, proporcionar a elas e sentir a respeito? Você quer agradecer alguém? Você quer apenas passar momentos alegres com a família? Você quer ajudar a manter o clima caso alguém comece a discutir sobre qualquer assunto? Aliás, que tal ter como meta agradecer alguém nessa ceia de Natal? Escolhe alguém e agradeça por algo. Você vai se sentir bem.

Organize para que todos tirem uma foto juntos. Se sua família não tem essa tradição, pergunte-se por que não? Muitas vezes, a única época do ano em que todos se reúnem é justamente na ceia ou almoço de Natal. Aproveite! Depois, envie por e-mail, poste no Facebook ou envie uma cópia impressa pelo correio como sinal de agradecimento.

Após o almoço de Natal, tire um tempo para planejar a sua próxima semana. Essa semana entre o Natal e o Ano Novo costuma ser mais tranquila para a maioria das pessoas. Se for o seu caso, como você pode aproveitá-la bem? Qual seu propósito? Descansar? Resolver coisas? Destralhar a casa? Organizar seus arquivos? Defina um foco e planeje suas atividades.

Antes de o dia acabar, separe suas coisas para o dia seguinte. Roupa, bolsa, mochila, agenda, providências que precisa tomar, contas a pagar e o que mais for necessário para a sua segunda-feira. Se precisar, dê um trato final na casa, repetindo o primeiro passo deste post.

Antes de dormir, agradeça não só pelo feriado, mas pela sua vida e pela oportunidade maravilhosa de recomeçar todos os dias. No final das contas, foi só mais um dia. Faça do outro dia especial também, mesmo que não seja um feriado. Aproveite.

Thais Godinho
24/12/2016
Veja mais sobre:
10
Revisando objetivos
Desculpas que nos damos quando adiamos nossos sonhos (e como contornar cada uma delas)
Como organizar: Desenhos e trabalhos de escola das crianças

 

  1. Renata 24/12/2016

    Bom dia! Depois dessa, deixa eu levantar…rs. Adoro ler novas postagens pela manhã.
    Feliz Natal e um ano abençoado,
    repleto de realizações!

  2. Adriana Matos 24/12/2016

    Olá, Thais . Mais uma vez, parabenizo o seu trabalho. Te acompanho desde o teu começo e é muito gratificante ver o teu desenvolvimento. Muita luz nesse 2017. Também fiz um Post no meu blog que tb pode servir de reflexão em alguns pontos da nossa vida pra ano novo. Xero

    http://portalvivermais.com.br/noticias/27/licoes-de-vida-que-a-recuperacao-escolar-dos-filhos-nos-ensina-para-2017.html

  3. Juliana Das Oliveiras 24/12/2016

    Thais, quando eu me perco em minha depressão e excesso de pensar o que estanca o fazer, você me salva com seus posts. Deus abençoe a ti e a tua família!

    • Thais Godinho respondeu Juliana Das Oliveiras 24/12/2016

      Obrigada <3

  4. Kátia 24/12/2016

    Olá Thais!
    Qual é a sua religião?

    • Thais Godinho respondeu Kátia 24/12/2016

      Sou budista.

  5. Vanessa 24/12/2016

    Thaís, tenha um feliz e abençoado Natal e um 2017 com muita luz e leveza!!! Adoro seus posts e sou leitora assídua!!!

  6. Eli 25/12/2016

    Thaís, muita paz e saúde p/ vc é todos os seus. Obrigada por tantos ensinamentos. Mesmo com crenças diferentes o maior ensinamento é o amor. Com todo carinho e respeito, Deus te ilumine sempre. Vc é uma pessoa maravilhosa.

    • Thais Godinho respondeu Eli 25/12/2016

      Obrigada <3

  7. Leonardo 26/12/2016

    Olá Thais!
    Gratidão por ter feito a diferença na minha vida em 2016!
    Seus posts sempre tão lúcidos, úteis e motivadores, foram muito importantes para organizar meu ano e multiplicar seus ensinamentos para as pessoas que me rodeiam.
    Foi minha guia e guru.
    Tenha um 2017 iluminado e que sua família seja abençoada!
    Muito Obrigado por tudo!
    Abraços,
    Leonardo