Uma das habilidades existentes em produtividade é a habilidade de renegociar acordos. Tudo o que a gente coloca em uma lista e diz que vai fazer é um acordo que a gente fez consigo mesmo ou com outras pessoas. E, se não conseguimos cumprir esse acordo (ex: fazer determinada tarefa em determinado dia), isso gera frustração de todos os lados. Mais frustrante que não fazer, é a frustração por ter quebrado o acordo. Então, quando vemos que algo ficou atrasado de um dia para o outro ou que não vamos conseguir fazer dentro do prazo estipulado, o ideal é renegociar esse prazo e reagendar da maneira mais adequada e factível – avisando se outra pessoa estiver envolvida, é claro.

Quem usa o Todoist poderá ter uma mãozinha para fazer isso. O novo recurso, de reagendamento inteligente, usa a inteligência do aplicativo para sugerir novas datas de acordo com seus comportamentos anteriores. Ou seja: ele sugere datas que, de acordo com o que você já reagendou antes, podem funcionar para você.

smart_schedule_web2x

Ah, e você pode agendar uma a uma ou um bloco de várias tarefas ao mesmo tempo. Para fazer esse reagendamento, o Todoist se baseia em alguns critérios como:

  • Seus hábitos. Você costuma executar tarefas como “ler meus e-mails” na segunda de manhã? Ou “planejar o menu da semana” na quinta? O Todoist vai sugerir esse reagendamento de acordo com hábitos que você tenha.
  • Urgência da tarefa. Usando informação anônima de outros usuários do Todoist, uma data será sugerida para você.
  • Dias úteis X finais de semana. O Todoist entende que tipo de tarefa deve ser reagendada para um dia útil e que tarefas podem ser melhor reagendadas para os finais de semana.
  • Tarefas que estão chegando. Se você tiver uma segunda-feira lotada de tarefas já agendadas e uma terça-feira livre, o Todoist vai sugerir um equilíbrio.
  • Sua meta diária do carma. O Todoist vai ver qual sua meta diária de execução e usar essa informação também para sugerir uma data legal para você completar aquela tarefa que está atrasada.

Vale lembrar que nenhuma ferramenta faz milagres e que o principal fator para otimização da sua produtividade sempre será você mesmo(a). Porém, o que torna o Todoist tão fantástico são justamente esses recursos sendo implementados, pois eles nos ajudam justamente a pensar sobre os nossos hábitos, o que é urgente ou não, se estamos trabalhando aos finais de semana e outras reflexões do tipo. A nova data sugerida não é automática – você precisa aprová-la. Mas vale testar para ver como o seu Todoist se comporta, que sugestões ele te dá, porque ele pode dar sugestões certeiras. E, quem sabe, com o tempo, esse aprendizado não faça com que você não precise mais reagendar tanta coisa?

Ah, e olha só que interessante: você pode utilizar esse recurso mesmo se suas tarefas ainda não estiverem atrasadas. Se perceber que o prazo que você estipulou não é muito realista, você pode clicar para editar a data da tarefa e haverá a opção de reagendar mesmo assim.

android_single_swipe2x

Alguém aqui já testou? Deixe suas impressões nos comentários!

Todas as imagens deste post são oficiais do Todoist, retiradas no site da ferramenta.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que ainda dá tempo para fazer em 2016?
Próximo artigoLendo em novembro
Meu nome é Thais Godinho e sou organizadora profissional, o que significa que ajudo as pessoas a se organizarem quando elas precisam de uma forcinha para isso. A maneira que encontrei para ajudar foi criando este blog, ministrando cursos e realizando outros eventos.

4 Comentários

  1. Parece bem interessante esse novo recurso… Mas ele veio justamente em um momento que decidi migrar as minhas coisas pro Evernote. Tava gostando muito do Todoist, mas sempre quis unificar em um aplicativo (material de referências e listas do GTD).

  2. Eu basicamente comecei a utilizar a pouco mais de 30 dias. Recebi um tempo para utilizar a versão premium (a versão gratuita já estava matando a pau), ainda aprendendo a utilizar o recurso de etiquetas para ser mais eficaz. Bom o recurso de reagendar é muito bacana, apesar de que eu fiquei pendente três vezes só. Migrei quase toda a agenda para o Todoist, o recurso de datas e programação é fabuloso, o unico lembrete é “olhar o todoist logo que acordar”, e óbvio processar as tarefas do dia, agora a vida está andando, num ritmo que me propicia realizar as metas(vê-las acontecendo) e deixa a vida mais feliz!

    Obrigado pelo bom trabalho, e excelência do blog!

  3. Experimentando há 48 horas … Se que ainda é precoce, mais estou amando! Muito dinãmico!
    Planejei implementar isso para 2017! Depois de ler seu post sobre como fazer o planner2017 (Desisti de comprar um … caríssimos kkk) … também assisti o vídeo webnário (02/2016) verdadeira aula passo a passo sobre a ferramenta.
    Fiz as duas contas … Todois e Evernote … mas estou gostando mais dessa aqui! Mais relevante pra mim o controle das ações! Ainda estou na versão gratuita, vou me adaptando pra depois fazer o upgrade.
    Parabéns pelo seu trabalho! Simplesmente maravilhoso!

DEIXE UMA RESPOSTA