ou

A voz da experiência diz que, se a cozinha está suja, toda a casa fica suja. A verdade é que você prepara alimentos nela, então deve tomar muito mais cuidado com a limpeza desse cômodo do que com outros.

Uma coisa que me ajuda muito é trabalhar com checklists de limpeza – assim, eu consigo definir o que devo fazer diariamente, semanalmente e até mensalmente. Para a cozinha, isso facilita demais, pois eu consigo manter a cozinha limpa o tempo inteiro sem me estressar tanto com isso.

publi-veja04

Por exemplo, mensalmente, eu faço aquela limpeza mais completa, de tirar tudo de dentro dos armários, limpar atrás da geladeira e até tirar o pó das lâmpadas (sabia que lâmpada empoeirada queima mais rápido?). Geralmente eu gosto de reservar uma tarde para fazer isso e é muito útil, porque eu consigo fazer um leve “destralhamento” também, doando ou jogando fora aquilo que eu não preciso mais.

Uma vez por semana, faço o que eu chamo de faxina. Eu prefiro distribuir as atividades ao longo dos dias a dedicar um dia inteiro para a faxina, especialmente porque eu viajo muito e muitas vezes não tenho como dedicar um dia inteiro para isso, então distribuir é fundamental. É quando eu reviso e limpo a despensa, limpo a geladeira, o fogão de maneira mais completa, tiro o pó dos móveis, esfrego o chão e por aí vai.

publi-veja05

A checklist semanal é o que mantém a casa ok durante a semana. Envolva outros moradores da casa para facilitar a execução das tarefas e não ficar sobrecarregado para ninguém.

Você pode eleger um único dia para cuidar da faxina mais pesada (tudo o que envolver aspirador, baldes e esfregões) ou distribuir as atividades ao longo da semana, como eu faço.

Na cozinha, as atividades que costumo fazer pelo menos uma vez por semana são:
• Descartar alimentos que passaram da validade (geladeira, freezer e despensa)
• Limpar as superfícies
• Tirar o pó de cima das estantes, armários e geladeira
• Lavar e esfregar a pia
• Limpar o fogão, a geladeira e o microondas
• Limpar o chão

Adendo sobre a geladeira: Faço uma limpeza mais superficial semanalmente, geralmente limpando o que ficou sujo, como respingos e outros. Uma vez por mês, faço aquela limpeza mais completa, de tirar tudo de dentro, lavar as prateleiras e esfregar as paredes internas. O mesmo vale para o freezer. A frequência da limpeza completa não precisa ser mensal – faça como puder e de acordo com a necessidade.

Todo dia, o que eu faço é manter a cozinha limpa. E aqui que entra o grande segredo: eu faço o essencial. Isso significa lavar a louça, varrer o chão, limpar a pia e o fogão.

No dia a dia, busque fazer esse essencial – aquilo que, se não for feito, “a casa cai”. Pense da seguinte maneira: se você estivesse doente e tivesse que escolher algumas atividades realmente necessárias a serem feitas diariamente para a sua família, quais seriam? Com relação à cozinha, o que faço todos os dias é lavar a louça, cuidar da alimentação da minha família e limpar o que foi sujo – o que inclui o fogão e a pia, por exemplo, pois muitas vezes temos respingos ou derramamos coisas.

Como é uma coisa que a gente tem que fazer no dia a dia, não pode ser nem chato nem demorado. A gente tem que usar ferramentas certeiras que facilitem esse processo, que sejam boas para nos fazer gastar menos tempo com essa atividade.

Por isso, Veja traz esse produto que serve justamente para a gente fazer uma limpeza de maneira rápida e eficaz. É um produto eficiente e certo para a nossa cozinha, pois remove a gordura do fogão de maneira super fácil.

arquivo_001

O Veja Desengordurante tem uma tecnologia chamada EspumAção, que remove até a sujeira mais difícil diante dos nossos olhos. É uma tecnologia que faz com que a gordura seja removida sem esforço.

O mais legal é que é um produto muito versátil, que pode ser usado tanto no dia a dia quanto nas faxinas mais pesadas na cozinha, então você não precisa investir em tantos produtos.

A marca confia tanto na sua qualidade que lançou um desafio: Quem comprar o Veja Cozinha Desengordurante, Veja X-14 Banheiro ou Veja X-14 Tira Limo com cloro ativo e não ficar satisfeito com a eficiência do produto, pode pedir o seu dinheiro de volta. A campanha ficará no ar até dezembro”

Para mais informações, acesse o site:
http://seudinheirodevolta.vejalimpeza.com.br/

É sempre bom lembrar que, como todo produto, é importante que você leia as informações no rótulo antes de usar o produto. Lembre de aplicar o produto com o fogão frio.

arquivo_003

Não vale a pena a gente viver limpando a casa. A casa deve nos servir, não o contrário. Então por isso é importante que a gente conte com ferramentas e produtos que realmente façam a diferença, se não a gente fica naquele eterno esfrega-esfrega, que certamente não é a melhor maneira de aproveitar o tempo!

Participe!

A Veja irá presentear os leitores do blog com 10 kits! Cadastre seu nome e e-mail aqui para concorrer e você será avisado(a) por e-mail caso tenha sido escolhido. Válido apenas para quem morar no Brasil.

Você também tem alguma dica que facilita na limpeza e manutenção da cozinha? Deixe-nos comentários usando as hashtags: #semesfregaesfrega #vejacozinha #Vejacontraesfregaesfrega #seudinheirodevolta

Veja o vídeo:

Este post é um post patrocinado. Publieditoriais são importantes para manter o blog no ar. São veiculados no Vida Organizada apenas publieditoriais que respeitem os leitores e tenham coerência com o conteúdo do blog.

Thais Godinho
19/10/2016
Veja mais sobre:
Publicidade
33
Organizando as contas
O feng shui feito com amor

 

  1. Layana 19/10/2016

    Eu uso esse Veja e gosto muuuuuuuuuuito. Só compro dele. bem prático e deixa um cheirinho bem gostoso de limão

    • Thais Godinho respondeu Layana 19/10/2016

      Sim! <3 Obrigada por comentar.

  2. Bia 20/10/2016

    Eu uso o x 14 e gosto bastante. Esse de fogão nunca usei, mas tá anotado aqui. Me cadastrei pra promoção tb, vai que eu ganho hehehehe

    Beijo Thais!

  3. ALEXANDRE 20/10/2016

    Olá Thaís. Gostaria de compartilhar que lampada empoeirada não queima mais rápido. Sei disso porque estudo Engenharia Elétrica. Poderia acontecer de realmente queimar em caso de uma poeira com mais de 1mm de espessura por não dissipar calor e acabar sobreaquecendo o circuito eletrônico, mas a gente sabe que essa quantidade é quase que impossível de acumular.

    • Thais Godinho respondeu ALEXANDRE 20/10/2016

      Obrigada pelo esclarecimento, Alexandre!

  4. Karla 20/10/2016

    Veja é ótimo. Não fico sem o X14

  5. Alessandra 20/10/2016

    Cheirinho de limão ótimo. Vou experimentar.

  6. Cristiane 20/10/2016

    Também adoro esse Veja, poupa muito trabalho e esforço, principalmente na hora de limpar o fogão!
    Adoro seu blog Thais!

  7. Nayara 20/10/2016

    Ótima dica, Thais! Obrigada!!

  8. Tais 20/10/2016

    Thais, adoro suas dicas e todo seu trabalho e sei que os publieditoriais são importante pra que continuemos tendo acesso a ele. Mas queria dizer que discordo do uso de produtos como Veja. Aqui em casa a faxina é água, sabão, água sanitária, vinagre e bicarbonato e funciona muito bem Evito tudo o q é produto desnecessário, com substâncias potencialmente tóxicas e/ou poluentes. Economia, saúde e meio ambiente agradecem.

    • Thais Godinho respondeu Tais 20/10/2016

      Eu também uso água, sabão, bicarbonato etc, mas sei reconhecer quando existem bons produtos e gosto de utilizá-los, especialmente pela praticidade e efetividade. Ainda bem que existem opiniões diferentes feitas de forma respeitosa para haver essa troca, não é?

  9. Bruna Bruna Araujo Feres Vicentini 20/10/2016

    Thais, esse foi o melhor publi q já li!
    Prova de que se pode fazer um post de qualidade e com conteúdo bacana e respeitando sua audiência. Fiquei ainda mais fã!
    Um beijo

    • Thais Godinho respondeu Bruna Bruna Araujo Feres Vicentini 20/10/2016

      Obrigada <3

  10. Só uso Veja! Em minha casa e nas que trabalho dando folga as funcionárias e organizando. È tudo de bom, de facil uso e com grandes resultados.
    Abraços,
    att
    Cecilia

  11. Abe Gomes 20/10/2016

    Oi Thais,
    gosto bastante de usar o X-14 e esse desengordurante. Ótimas dicas!!

  12. Manu Bittencourt 20/10/2016

    Olá Thais! Nunca usei esse veja, mas já vou me programar para comprar nas próximas idas ao mercado.
    Agora um comentário com relação ao post, quando eu leio “Por exemplo, mensalmente, eu faço aquela limpeza mais completa, de tirar tudo de dentro dos armários…” acho inacreditável!!! É surreal pra mim a sua organização!!! Realmente um exemplo a ser seguidos por todos, adaptado para cada um é claro, mas perfeito pra você e sua família! Ler o seu blog sempre me deixa um pouco mais perto do meu objetivo! Espero um dia, de verdade, conseguir tirar tudo de dentro dos armários para fazer uma limpeza completa!!! Muito obrigada por sem quem você é por nos inspirar tanto todos os dias! Parabéns!!!

    • Thais Godinho respondeu Manu Bittencourt 20/10/2016

      Obrigada, Manu!

  13. Eve 20/10/2016

    O X14 me salvou quando me mudei pra o apto que moro hoje, os antigos moradores eram meio porquinhos, os azulejos do banheiro estavam com o rejunte marrom (sério) e eu desesperei quando vi achei que ia passar o dia esfregando. Mas foi só espirrar o produto e esperar, fiquei chocada porque voltou a ficar tudo branquinho e não esfreguei nada!
    Beijo Thais!

  14. Iva 21/10/2016

    Usei o Veja X-14 espumação no banheiro e posso afirmar que ele promete o que cumpre. Borrifei o produto e os rejuntes ficaram limpinhos após dez minutos, sem precisar esfregar. Porém, mesmo tendo ficado em contato com o produto por poucos minutos (o necessário para aplicar e depois para enxaguar), tive uma dor de cabeça terrível, e o mesmo aconteceu com o meu marido quando usou o produto em outra ocasião, que além da dor de cabeça teve dor de garganta. Depois desses episódios, voltei para a dupla vinagre-bicarbonato, que também limpa bem e não nos trás nenhum efeito colateral.

    • Thais Godinho respondeu Iva 21/10/2016

      Sim, é importante não ficar exposta a produtos fortes assim! Obrigada por compartilhar.

  15. Karen 22/10/2016

    O Veja cozinha é ótimo para finalizar a limpeza da cozinha depois de lavar a louça. Borrifo por toda a pia e balcão, e passo o pano para espalhar, aproveito o pano para limpar as maçanetas das portas. E finalizou tirando o excesso com um pano úmido. E deixo secar durante a noite. Sensação de cozinha limpinha ao acordar.

  16. Marta 23/10/2016

    Olá, Thais! Gostei do post, embora seja contra a publicidade que nos é “enfiada guela abaixo” em outros veículos. Você não fez isso! Foram bem oportunas as informações! Seu blog têm me inspirado e orientado a melhorar tanto no profissional como no pessoal! Continue seu bom trabalho! Parabéns!!

    • Thais Godinho respondeu Marta 24/10/2016

      Obrigada.

      • Carla respondeu Thais Godinho 31/10/2016

        Também adorei a forma como vc fez isso! E esse veja tem um cheirinho muito bom! Como meu apartamento é pequeno, uso ele na cozinha e quando entramos no apartamento de noite é o primeiro cheiro que sentimos. Dá uma felicidade, tipo “estamos em casa. Oba!”

  17. Kelly Azevedo 01/11/2016

    Olá,
    Eu já usei e adoro esse produto.
    Quando será o sorteio?

    Amo seu blog, sempre tem temas que fazem todo sentido pra minha vida!!! Obrigada!!!

    • Thais Godinho respondeu Kelly Azevedo 08/11/2016

      Oi Kelly, tudo bem?
      O nome das 10 primeiras que se inscreveram foi enviado para a Veja.
      Bjo

  18. Karine 05/11/2016

    Bom mesmo era o veja desengodurante laranja, nuna mais achei em Porto Alegre por sinal! Aquele sim era perfeito :/

  19. Carla Corrêa 18/11/2016

    Recebi meu kit ontem… Amei!!!!
    Muito obrigada Thais e a Veja 😀
    Beijos

  20. Flavio Moreira 18/11/2016

    Bom dia, Thais.
    Acho que estou mais do lado da sua xará em termos de produtos de limpeza (rs). Embora eu concorde que produtos que facilitam podem e devem ser usados, creio que é preciso pensar na real necessidade de fazer uso deles com tanta intensidade. Acabei de me mudar para um novo apartamento e tive que fazer uma boa limpeza. Por sorte os antigos moradores eram muito cuidadosos e mesmo o apartamento tendo ficado fechado durante seis meses, só tive que lidar com poeira acumulada. Pisos, azulejos etc estavam impecáveis.
    Eu tenho problemas com cheiros fortes e perfumes e evito ao máximo produtos como Veja. Acho a combinação vinagre+bicarbonato super eficiente e, na minha opinião, seguindo uma rotina de limpeza como a que você propõe, esses produtos acabam não sendo necessários. Por exemplo, varro um cômodo a cada dia, usando uma vassoura comum para limpar cantos e uma vassoura mágica elétrica para recolher os resíduos – é menos barulhento do que o aspirador e isso é importante porque faço isso à noite, depois que chego do trabalho ou da faculdade. No sábado passo um pano úmido em tudo (piso frio tem suas vantagens). Todos os dias limpo a pia do banheiro antes de deitar; pela manhã lavou a louça do dia anterior e deixo a bancada da cozinha limpa. isso facilita e eu não preciso gastar com produtos caros ou com odor forte. Mas é claro que isso funciona para mim. Como você mesma diz, é preciso que a gente crie a nossa própria rotina e use aquilo que consideramos o melhor para por essa rotina em prática.
    Faço coro com as/os comentaristas: seu blog é uma inspiração para organizar a vida. Abraços.

    • Thais Godinho respondeu Flavio Moreira 18/11/2016

      Obrigada por compartilhar. Eu também acho importante e acho que a humanidade de maneira geral vai caminhar para isso. Eu costumo alternar.

  21. Thais Caroliny Alves Mizzetti 07/12/2016

    Obrigada Thais e obrigada Veja!!

    Amo dicas e produtos que fazem com que eu tenha mais tempo para mim.
    Eu recebi o kit e fiquei muito feliz!! Com certeza vão ser muito bem utilizados.
    Adoro o seu blog Thais. Muito do que sou é pq mudei meu jeito de pensar lendo seus posts.
    Beijoos

    • Thais Godinho respondeu Thais Caroliny Alves Mizzetti 07/12/2016

      Parabéns! E obrigada por comentar!

  22. Patrícia Gomes de Sousa 12/12/2016

    Parabéns pelo blog, ficou ótimo.
    Adoro seus vídeos sobre leitura e tudo mais. Está fazendo falta, quando terá vídeo novo?

    • Thais Godinho respondeu Patrícia Gomes de Sousa 12/12/2016

      Oi Patrícia, tudo bem?

      Estou em período pré-cirúrgico, sem fazer planos até a data da cirurgia.

      Obrigada por postar.