ou

Você sente que poderia ser mais produtivo(a) mas não sabe por onde começar?

Não se preocupe: o Vida Organizada traz para você um roteiro de sete dias para você mudar seus hábitos. Quando os sete dias acabarem, recomece! E assim o faça até virarem hábitos para você.

mais-produtivo

Dia 1
Foque em uma coisa de cada vez

Um dos grandes mitos da produtividade é o conceito de multitarefa. Você não faz duas coisas ao mesmo tempo – seu cérebro alterna a atenção entre duas coisas ao mesmo tempo, o que gera estresse. Se começar algo, foque apenas naquilo. Exercite sua mente plena. Se o telefone tocar, alguém te interromper ou você se lembrar de algo, anote a demanda e lide com ela quando acabar o que estiver fazendo.

Dia 2
Durma pelo menos 8 horas

Vá para a cama pelo menos oito horas antes do horário de acordar. Para isso acontecer, evite comer até duas horas antes, não fique mexendo no celular ou estimulando seu cérebro com telas de qualquer tipo. Tome um banho morno, leia um livro ou revista, tenha uma conversa agradável com as pessoas que morem com você, toque um instrumento, pratique seu hobby favorito, mas foque em rituais calmos noturnos.

Dia 3
Desligue as notificações

Sinta-se como se estivesse de férias instantaneamente. Desligue as notificações das redes sociais, de mensagens e do What’s App do seu celular. Desligue também os alertas de e-mails e de lembretes do seu calendário. Em vez de ver as mensagens sob demanda, faça pausas ao longo do dia e veja as novidades.

Dia 4
Teste a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro foi inventada para te ajudar a ter mais foco. Marque o timer do seu celular para tocar em 25 minutos e, nesse tempo, trabalhe focado(a) em alguma atividade. O objetivo é terminá-la antes do alarme tocar. Isso ajuda a combater a procrastinação e terminar atividades mais rapidamente. Você pode fazer quantos Pomodoros quiser ao longo do dia, mas lembre-se de fazer uma pausa a cada três ou quatro deles para descansar a mente.

Dia 5
Medite

Não é necessário ser um monge tibetano para meditar no dia a dia. A meditação nada mais é que o processo de acalmar a mente, respirar adequadamente e prestar atenção aos sinais do seu corpo. Feche os olhos durante dois minutos e preste atenção apenas na sua respiração, sentado em sua cadeira mesmo, com os pés no chão. Mesmo poucos minutos ao longo do dia conseguem tranquilizar sua mente em situações de ansiedade.

Dia 6
Revise as suas atividades

A importância de ter suas demandas, compromissos e projetos organizados é que isso facilita revisões que você possa vir a fazer regularmente. E a ideia aqui é justamente revisar o que você precisa fazer hoje, amanhã, esta semana, semana que vem. Quanto mais claras estiverem as coisas para você, mais antecipadamente você consegue lidar com elas. Revise todos os seus projetos, as suas atividades e planeje a semana seguinte. Essa revisão deixará você mais tranquilo(a) com relação à tudo aquilo que você não está fazendo no momento, porque definiu prioridades.

Dia 7
Tome sol

De manhã, na hora do almoço ou durante o dia, saia para dar uma volta e fique um pouco tomando sol. A ideia é reabastecer seu corpo com vitamina D e te colocar em contato com a natureza. Além do efeito físico, existe o efeito moral: o simples ato de parar para ficar sem fazer nada ao sol ajuda a acalmar a mente ainda mais e é um respiro no dia a dia. Exercite.

Acabou a semana? Comece tudo de novo!

Thais Godinho
16/09/2016
Veja mais sobre:
15
Como fazer: Bullet Journal
Como ensinar as crianças a serem organizadas
Linkagem de domingo {48}

 

  1. Carla Corrêa 16/09/2016

    Adorei!!! 😀

  2. Ju Maria 17/09/2016

    Tenho que parar de querer fazer duas coisas ao mesmo tempo, realmente estressa…

  3. Victor 18/09/2016

    Thais, estou mandando boas energias pra vc! Vc é muito criativa e competente! Vai dar tudo certo. Um abraco do leitor assiduo!

  4. Claudiana 19/09/2016

    Olá Thais tudo bem? Olha sou grata por ter a oportunidade de ler os seus textos sempre que possível pois tem me ajudado muito a me organizar especialmente no meu trabalho. Há dois anos tenho acompanhado o seu trabalho e de uns 10 meses pra cá tenho conseguido vivenciar isso na prática, mas tem um porém, no meu trabalho consegui organizar toda papelada e apos definir uma rotina tenho mantido todos os meus processos em dia mas agora estou achando que meu tempo esta muito ocioso (no trabalho pq em casa ainda é uma luta … hehe). E agora? kkkk… engraçado eu era a louca dos papéis e vivia na luta contra o tempo tentando entregar tudo dentro do prazo, tava tão pressionada que cheguei a passar mal. Mas agora já to me sentido um pouco desconfortável porque a maior parte do serviço já cumpro logo cedo e fora as tarefas que vem em alguns momentos, eu fico meio parada. Por um lado eu acho bom porque não fico só nas urgências (ufa! to até sendo pontual na hr de ir para casa) mas por outro pareço não estar produzindo. Como eu poderia aproveitar melhor meu tempo já que tenho que cumprir minhas 8 hr diárias dentro da empresa?

    • Thais Godinho respondeu Claudiana 03/10/2016

      Sugiro que você tenha uma lista com todas as suas responsabilidades no trabalho para ir aprimorando as habilidades necessárias sempre que possível.

      Outra sugestão é criar metas e objetivos para sua carreira e ir atrás deles.

      Ou até mesmo buscar projetos em que possa inovar nos projetos já existentes no trabalho.

      Espero ter ajudado.

    • Kelly respondeu Claudiana 11/01/2017

      Olá Claudiana, tudo bom? Li seu comentário, e achei interessante quando disse que conseguiu se organizar e manter seus processos em dia. Qual a técnica que utilizou? Pode compartilhar? Estou lutando diariamente também, rs. Obrigada.

  5. Hernane Ferreira 19/09/2016

    Excelente post! o “um”, o “quatro” e o “sete” dá para aplicar numa tacada só. Usa-se o Pomodoro para focar numa única tarefa e nos intervalos do pomodoro, faz-se uma caminhada ao sol. Se meditar durante a caminhada melhor ainda.
    Thaís estamos contigo! Devo muito à você o avanço que obtive na aplicação do GTD.
    Abraço!

  6. Douglas 27/09/2016

    O “dois” cabe adaptação? Eu faço faculdade a noite portanto chego em casa por volta das 10:30, vou comer, tomar um banho… No máximo estou na cama as 11:30 e devo pegar no sono lá pelas 00:00 isso pensando positivo, mas tenho que acordar no MAXIMO as 06:00 pra pegar no trabalho de 07:00. O que fazer? Perguntei da adaptação por antes estava em dois empregos agora sai de um então eu poderia – em tese – “compensar” o resto de horas a tarde, surtiria efeito?

    • Thais Godinho respondeu Douglas 27/09/2016

      A época de faculdade é transitória e uma hora acaba. 🙂 Tem que ter perspectiva e fazer um esforcinho enquanto dura. Eu também tive uma rotina assim durante muitos anos e pude organizar a rotina de forma mais tranquila após a conclusão do curso.

      • Douglas respondeu Thais Godinho 29/09/2016

        Muito obrigado por sua atenção de sempre, Thais. Apesar de ser obvio essa sua afirmação me deu perspectiva, enquanto termino o curso [tá quase, terminando o 8º período faltam só dois 😀 ] vou tentar “compensar” as horas faltantes com uma “sesta” a tarde 🙂

        Abraços e sucesso.

  7. Erick Ruan 29/09/2016

    Tenho que ter foco em uma coisa de cada vez, é incrível como começo em uma tarefa e enquanto a pratico começo a pensar em outra e acabo largando quase que sem perceber o total foco. Acabei de conhecer seu blog através desse post, e vou colocar ele no meu mural e tentar seguir pra gradativamente conseguir minha mudança necessária. Obrigado, ganhou mais um leitor.

  8. Marcia lopes 13/11/2016

    Adorei, estou iniciando agora. Obrigada!

  9. […] 7 dicas para ser mais produtivo. Começo a semana pensando em todos os compromissos que tenho e como conseguirei cumpri-los. A ideia é ser o mais produtivo possível e ao final de uma semana de trabalho e estudo ter aquela sensação de dever cumprido. […]

  10. Tania 05/02/2017

    Cara Thais,

    Acho genial suas sugestões. Eu já as utilizei em diversas situações, carentes de um planejamento, de uma organização e deu muito certo!
    Eu vivia numa bola de neve de urgências e providencias, e agora xô stress, sou feliz !
    Valeu mesmo!

    Ameiiiiiiii !!!!!

    beijokas Tânia