Pular para o conteúdo

Como planejar setembro

Uma das coisas mais legais quando entra um mês novo é fazer o seu planejamento. Eu mesma estou em uma fase de migração de uma série de ferramentas de organização no momento, utilizando mais papel para me organizar e deixando um pouco a tecnologia para usos específicos, e começar assim em uma mês novo é excelente.

Fica a dica inicial então, que na verdade é uma mudança de hábito enorme: use uma agenda. Não importa quantas você tenha que consultar para executar o seu trabalho ou lidar com os compromissos da família, mas é importante que você tenha uma só sua, onde você vai inserir seu planejamento pessoal.

agenda-semanal

Eu verifico todos os compromissos do mês, especialmente quando envolvem viagens (vou para Recife e Porto Alegre este mês!), e já me programo para espaçar os dias ao redor e não ficar muito sobrecarregada, na medida do possível. Eu sinceramente estou em um momento que preciso sentar, avaliar tudo e dar uma destralhada, porque me sinto muito ocupada e acho que as coisas poderiam ser melhores. Vou compartilhando com vocês!

Algo que acho fantástico fazer todo mês e tem me ajudado bastante nisso é revisar as minhas áreas de foco. São as áreas da minha vida, tanto eu como pessoa (foco pessoal) quanto eu como profissional (foco profissional). A ideia é listar todas as áreas e verificar se elas estão ok, em equilíbrio, ou se, ao ver uma delas, eu me lembro de algo que precisa ser feito.

Imagem: Life Hacker

Imagem: Life Hacker

Essa análise me permite conclusões como:

  • Uma área está tomando tempo das demais
  • Uma área está meio abandonada – preciso tomar providências
  • Uma área está com problemas – preciso definir projetos para resolvê-los
  • E por aí vai

E analisar mensalmente me permite redesenhar as próximas quatro ou cinco semanas, de modo que meu foco seja realmente naquilo que eu queira alcançar a partir de tal análise. Por ex, se preciso fazer mais atividade física, esse será meu foco no próximo mês, a fim de alimentar um hábito.

Meus 650 livros... e contando.

Outra coisa que pude retomar em setembro foram as minhas leituras. Eu cheguei a gravar um vídeo sobre o meu projeto de ler 100 livros em 2016 e por que parei com ele, e isso me deu tranquilidade para focar melhor nas leituras que ainda quero terminar este ano. Por isso, o que gosto de fazer é separar livros que tenham a ver com as áreas que pretendo focar mais ao longo do mês para ler e “entrar na vibe”. As leituras me ajudam muito a me empolgar com algum assunto em específico.

Outro ponto importante é que setembro é o final do terceiro trimestre. 😱 E, apesar de parecer que o tempo corre (ele corre mesmo, por isso precisamos aproveitar a vida!), ainda dá tempo de fazer muita coisa, como eu falei no editorial do mês. Por isso, eu gosto de analisar como tem sido esse trimestre, reviso meus objetivos de curto prazo e ajusto o foco. Planejar entregas por trimestre foi algo que me ajudou muito em 2016 e, nesse terceiro trimestre, quis fazer um teste deixando esse modo de lado, e não gostei! Vou voltar para ele rapidinho e já desenhar todas as entregas para o último trimestre de 2016 ainda este mês.

Eu tenho uma checklist com tudo o que preciso fazer mensalmente (no Todoist), então nesse começo do mês eu reviso essa checklist e distribuo ações e atividades quando necessário.

checklis-mensal-todoist

Eu adoro essa lista porque vou montando ao longo do tempo e, aos poucos, ela vai ficando totalmente personalizada de acordo com as minhas necessidades. E é isso o que eu recomendo que você faça também: personalize. É importante que o seu sistema sirva a você. Não insira coisas que não fazem sentido e/ou você não sabe como usar, apenas por ter visto em algum lugar.

Como agora estou usando agenda de papel novamente, estou aproveitando uma dica que a Carol (que trabalha comigo) me deu, de usar post-its para ações recorrentes relacionadas a dias da semana ou do mês. Assim, quando eu executo a ação, basta mover o post-it. Obrigada, Carol!

Estou tentando pegar um pouco mais leve com as listas de maneira geral, até as de mercado, e procurando usar mais os contextos do GTD. Então, o que antes eu costumava revisar e já sair planejando compras para o mês inteiro eu não pretendo fazer este mês. Vamos testar!

110414-flylady

Um projeto bacana que estou trabalhando atualmente é em personalizar o sistema FLY Lady para a casa nova, porque são muitas listas de limpeza detalhadas diferentes, menu semanal, enfim, muita coisa nova de novo, então achei legal compartilhar com vocês.

De modo geral, estou usando como ferramentas para me organizar: agenda de papel, Todoist, sempre, e pastas. Mas isso está em transição e, quando eu chegar em um estado mais equilibrado de tudo isso, farei um post mostrando como está o meu sistema atualmente.

Espero que este post inspire você a planejar o seu mês de setembro! Dia 25 é o meu aniversário, então é um mês que eu gosto muito.

Obrigada por tudo, pessoal!

Marcações:
Autor

36 comentários em “Como planejar setembro”

  1. Adorei! Meu principal objetivo esse mês é implementar definitivamente o gtd na minha vida. Então, esse post serviu de inspiração.
    Thaís, inclusive fui comprar seu livro na Leitura do Boulevard Shopping aqui em BH hoje e não tinha mais nem um exemplar, acredita?! Fiquei triste por ter ido embora sem ele, mas feliz por tantas pessoas estarem buscando a qualidade de vida através da organização. Parabéns por isso! Um excelente mês pra você!!!

  2. Oi Thais… tdo bem?
    Estou super empolgada com o GTD e usando o Todoist (gratuito). Mas me surgiu uma dúvida. … Como diferencio as as ações dos projetos com as ações q coloco na lista de Próximas Ações ?
    Estou lendo os postos de Guia do GTD e Todoist. Mas me atrapalhei na prática. .. rs… Como faço essa análise?
    Bju e obrigada

    1. De modo geral, com as etiquetas de contextos. Assim, não importa em que pastinha está sua ação. Você acessa pela etiqueta de contextos.

    1. Na verdade eu vivo fazendo testes nesses anos de blog – vou e volto. O papel ajuda você a usar tecnologia com mais foco, em vez de deixar o computador aberto no modo automático. Mas são só testes.

  3. O livro merece estar esgotado, superou as minhas expectativas e está me ajudando a organizar muitas áreas da minha vida, além da casa.
    Obrigada Thaís!!!!!!!!!

  4. Olá Thais, sou superfã de seu blog há mais de um ano. Parabéns pelo sucesso!

    Dúvida: quando alguém quer se organizar para introduzir novos hábitos (estudar online, fazer ginástica, entre outros), vale a pena fazer isso como um projeto dentro do GTD? Porque projeto tem início, meio e fim e a introdução de um novo hábito não tem um fim propriamente. Já tentei fazer como checklist (“lembrar de estudar hoje”), mas acho que também não funciona muito. Enfim, vc tem alguma sugestão sobre introdução de novos hábitos? Não encontrei posts antigos sobre isso, mas talvez existam.

    Bj

    1. Sempre definir o resultado desejado. E considerar o projeto concluído quando finalmente alcançá-lo.

      Para alcançá-lo, definir próximas ações.

      A essência do GTD. <3

  5. Oi Thais,

    Capturei, processei e defini que é um projeto. Mas não vou trabalhar nele agora porque estou com muitos outros projetos em andamento e não vou dar conta.
    Onde armazenar no Todoist? Algum dia/ talvez? Lista de Próximas ações: “Planejamento do Projeto X” ?

    Bjs

  6. Oi Thais, ainda que eu não consiga deixar a tecnologia de lado de vez não desapego da agenda, além dela uso também uma folha mensal e outra semanal com quadrinhos e colunas para organizar as tarefas que tenho ao longo do mês. É tão bom vir até aqui e ler seus posts, agosto foi super corrido, colei grau em Marketing! E vir até aqui me dá uma sensação gostosa de renovação, um beijo e obrigada por sempre.

    Lua Mariano.
    http://meumundodalua.com

  7. Thais, faz um post mostrando essa transição da agenda eletrônica pro papel! Embora ache mto interessante a agenda no google (é mto bom ver tudo de uma maneira sistematizada) eu ainda tenho dificuldade, não de usá-la, mas de acompanhar (acho o telefone horrível para “ler” a semana).
    Acabo que toda semana imprimo uma folha com os dias e horários da semana pra organizar o digital no papel.

    Como está sendo a sua experiência? Quais foram os motivos para resolver mudar (sei que vc é bastante flexível!)?

    Obrigada!
    Bjoss

    **E parabéns adiantado, no seu aniversário a gente comemora mais! =)

    1. Eu vou fazer sim, pode deixar. 🙂 Deixa eu me acostumar um pouco e fazer a transferência completa, e então consigo falar com mais propriedade.

      Obrigada por comentar!

  8. Estou avançando na leitura do “A arte de fazer acontecer”. Estava querendo mudar meu pequeno escritório, pois como ele fica no quarto, as coisas se misturavam entre um ambiente e outro. Aproveitando o que ele fala sobre preparar o local de trabalho para captura, Fiz um declutter no meu escritório, deixando somente aquilo que estou usando. Visualmente e funcionalmente melhorou um bocado. Minha mesa hoje só tem minha caixa de entrada, o notebook, um bloco e uma caneta. Deixei um quadrinho, pois não tenho como colocar na parede no momento, mas tão logo possa, vou fazer isso.

    Obrigada por me inspirar!

  9. Bom dia Thais, estou implementando isso de papel também. Furtaram meu celular recentemente e eu fiquei um pouco perdida pois no meu celular eu colocava absolutamente tudo, desde as apostilas da faculdade para estudar, como agenda, notes, idéias, planos…mas no final mesmo fiquei um pouco triste por causa da desonestidade de não o terem entregue, do que pelas fotos, vídeos e afins. Penso que os momentos que nós passamos ninguém tira da gente né, as lembranças sempre as carregaremos, mas a falta de caráter das pessoas é que determina sua conduta diária. Fiquei questionando isso, hoje temos a facilidade de adquirir o aparelho que quisermos, a hora que quisermos e ainda bloquearmos o mesmo de uma maneira que a pessoa que o levou não conseguirá utilizar de maneira alguma, e ainda assim as pessoas cometem esse delito tão infame. Isso coincidiu com o furto de “cabos do metro” aqui no Rio também e eu fiquei questionando o quanto um delito tão pequeno pode fazer tão mal a tantas pessoas. Não o meu celular, mas o paralisação que ocorreu aqui no Rio, pois o metro ficou sem luz e muitas pessoas ficaram sem acesso para ir ao seu trabalho, consultas médicas, etc. É realmente muito triste o rumo que o mundo esta tomando com pessoas que apenas pensam em levar vantagem, em pensarem em si. Thais desculpe o desabado, mas você é um exemplo a ser seguido, faz tanto, por tantas pessoas, assim de forma tão gratuita, e é Lamentável ter que conviver com pessoas tão imediatistas, e desonestas.
    Deus a abençoe minha amiga.

  10. Thais, qual é o modelo de agenda que está utilizando recentemente?
    Não consigo me prender em um único sistema de anotações, sempre fico em dúvida qual usar… Como a agenda por data e o nosso queridinho Bullet Journal. Parece que os dois acabam não suprindo minhas necessidades…
    Nem tento o sistema digital porque tenho certeza que não me darei bem 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *