As pessoas geralmente não gostam das segundas-feiras. Isso envolve muita coisa, eu sei. Porém, há algumas providências que você pode tomar para facilitar esse dia todas as semanas. Vamos conhecer?

Durma cedo no domingo

Se você precisa acordar cedo na segunda, melhor que esteja descansado. Por isso, descanse. Tenha uma noite de domingo tranquila, não durma tão tarde.

Separe suas coisas antes

Deixe sua bolsa, sua pasta e o que mais for precisar na segunda-feira antes de sair para não ter que fazer as coisas com pressa. Verifique a previsão do tempo e deixe sua roupa também separada. Se você mora em uma cidade com grande variação de temperatura, use camadas.

Procure não agendar reuniões de manhã

O trânsito, o ânimo das pessoas e a uma série de variáveis pode influenciar nas segundas-feiras de manhã. Por isso, se for possível, não agende reuniões para esse período.

Veja o cenário geral para a semana

Pode ajudar dar uma olhada em todos os seus compromissos ao longo da semana e se há alguma providência que você pode antecipar.

Pegue leve com seus e-mails

Nada de passar o dia inteiro respondendo e-mails. Foque em atividades importantes e processe seus e-mails nos intervalos. Procure trabalhar nas últimas pendências e enviar os e-mails mais críticos. Responda os não tão urgentes depois.

Pegue leve com tudo, na verdade

A segunda é só o primeiro dia da semana. Você não precisa resolver tudo no mesmo dia. Veja o que realmente precisa ser feito na segunda (geralmente as pendências da semana anterior) e distribua o restante para os outros dias da semana.

Anote as coisas

Lide com as interrupções, reuniões e telefones tocando de maneira inteligente: anote. Quando você não anota as coisas e tenta guardar tudo na sua cabeça, você se estressa e chega muito cansado ao final do dia.

Faca uma revisão do seu trabalho antes de o dia acabar

Uma hora antes do fim do seu expediente, revise o que foi feito, o que não dará tempo de fazer e que deverá ser repriorizado para os próximos dias. Responda os e-mails mais urgentes e vá para casa com a consciência mais tranquila. Amanhã é um novo dia.

Espero que este post te ajude a ter segundas-feiras melhores!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVamos nos encontrar na Bienal?
Próximo artigoComo se organizar quando parece que TUDO acontece ao mesmo tempo
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

7 Comentários

  1. Na verdade o primeiro dia da semana é o domingo, porém a maioria das pessoas começam a sua rotina de trabalho nas segundas-feiras e assim acabam colocando todo o peso de seu trabalho nesse dia, por isso muitos as acham chatas! (A minha rotina de trabalho começa no domingo e já pratico algumas de suas dicas! :D)

    Parabéns por compartilhar essas dicas são muito úteis !! Parabéns pelo blog, muito bom!

    Have a nice day!

  2. Amo a Segunda Feira!!!!! É o dia que estou mais descansado da semana e por isso onde mais rendo profissionalmente.

    A dica de deixar a roupa separada e as coisas que vou utilizar durante o dia faço a semana inteira. Moro no sitio e vou para a academia logo pela manhãm então preciso levar toalha, sabanote, perfume, roupa, etc…. fiz até uma lista das coisas que devo levar e isso tudo com a noção de tirar as coisas da cabeça e deixar em listas.

    abraços

  3. Thais, domingo fui a um bar à noite e acabou um pouco tarde. Conforme as horas iam passando, eu só ficava pensando nesse seu post e pensando q eu já tava começando minha semana mal…heheh… mas até acordei bem na segunda e tive um dia produtivo! ufa!! hehehe

DEIXE UMA RESPOSTA