ou

Uma das coisas que mais me ajudam a ter um dia a dia organizado é planejar a semana como um todo, semana a semana. Gosto de fazer esse planejamento na sexta pela manhã e ele leva cerca de meia hora, mas é fundamental para o andamento tranquilo da minha semana seguinte.

Veja o vídeo e confira a checklist:

Se não estiver vendo o vídeo acima, clique aqui.

Eu me organizo com a agenda do Google. Você pode conhecer mais recursos dela aqui. Apesar de adorar agendas e planners de papel, atualmente a agenda digital funciona melhor para mim em termos de praticidade.

Checklist

  • Revisar o calendário da semana para conhecer o cenário geral e confirmar horários dos compromissos
  • Revisar outras agendas que possam ter compromissos relacionados a você
  • Inserir informações úteis nos compromissos da semana
  • Planejar e inserir períodos de deslocamento ao longo da semana
  • Garantir que haja tempo para coisas essenciais para você (ex: dormir 8h por noite, ficar com o filhote, ter momentos de lazer, entre outros)
  • Coletar providências diversas para facilitar os eventos da semana
  • Verificar quando e como você vai conseguir se dedicar aos seus hobbies ao longo da semana para que você curta mais cada dia
  • Perguntar: tem alguma coisa que eu posso tirar dessa semana para ela ficar mais tranquila?

Boa semana para vocês!

Thais Godinho
22/08/2016
Veja mais sobre:
8
O que eu aprendi sobre produtividade com Tim Ferriss: parte 4
Faça você mesmo: calendário do Vida Organizada
Dica de feng shui: examine sua casa

 

  1. Paula 22/08/2016

    Adorei esse vídeo!
    Tento fazer isso na minha semana, mas não de forma estruturada como vocês faz. Realmente não demanda muito tempo para o planejamento e ajuda muito durantes a semana.
    Vou fazer uns comentários aleatórios sobre outros vídeos e afins! rs
    Sobre o vídeo que você fala sobre a gravidez da Lia: fui mãe adolescente então na verdade nem sabia o que esperar da gravidez. Mas o que vejo em pessoas próximas a minha que tem filho é que acham que o bebê vai nascer e logo de cara a vida vai continuar igualzinha, mesma rotina e etc.. Sempre falo que tudo muda, como você disse algumas coisas mudam para melhor tbm, mas sempre falo que principalmente no começo muda demais, até mesmo pela a adaptação.
    Vi seu livro a venda no aeroporto de Presidente Prudente, fiquei muito feliz! Mas quero comprar o meu na bienal =)
    Estou gostando muito do VEDA, acho que dá para sentir mais ainda como você aplica a organização na sua vida, de uma forma mais prática sabe?

    Beijos

    • Thais Godinho respondeu Paula 29/08/2016

      Obrigada <3

  2. Viviany Nunes 22/08/2016

    Oi flor, meu nome é Viviany, eu gostaria de trabalhar com organização, porém não faço idéia de como fazer a propaganda do meu trabalho, de como conquistar clientes e tal…preciso de dicas…helpppppp

  3. Maria Camila 23/08/2016

    Adooooooro seus posts, ajudam e muito! Vou começar a usar o Google agenda, geralmente anoto em lembretes no iPhone (com alarme) e na agenda física tbm.

  4. Mônica Coculilo 23/08/2016

    Olá Thaís ! Eu uso o Google Agenda há anos, e, desde o início do ano, também tenho usado o Todoist. Mas estou ficando um pouco confusa com o uso das duas ferramenta. Gostaria de saber como devo separar o que colocar na agenda e o que colocar no Todoist, uma vez que ele também tem um calendário. Eu costumava colocar na agenda apenas os compromissos que eu tenho agendado com alguém, uma reunião, um curso, uma consulta, etc. Mas, de acordo com o que você define no GTD, devo colocar na agenda algumas tarefas pré-definidas. É aí que me atrapalho. Eu coloco, mas depois acabo olhando o que tenho para fazer no Todoist, que também são coisas importantes, e aí o meu planejamento da agenda fura. Tudo que tem data não deve entrar no Todoist? Seria isso? Como eu devo separar o que colocar na AGENDA e no Todoist de forma que eu consiga seguir o planejamento da agenda.

    • Thais Godinho respondeu Mônica Coculilo 29/08/2016

      Minha guideline é:

      – Na agenda só o que posso fazer no dia. Não dá pra adiantar, só posso fazer naquele dia.

      – No Todoist o que tem prazo ou não, mas posso adiantar (conceito de próxima ação do GTD).

      É recomendação do David Allen.

      Espero que ajude!

  5. Taís 28/11/2016

    Eu queria fazer um comentário bem inteligente, colocar uma dúvida que colaborasse pra discussão e tal… mas eu vi os bonequinhos dos Beatles <3 !!!
    PS: mas a dúvida da Mônica era a minah tb, como novata fico perdidinha, no meu caso entre Trello e Google Agenda

  6. Dalvinha 25/01/2017

    Amei esse seu video, foi de uma ajuda muito boa p eu me organizar com minha agenda, sempre tento e nao havia conseguido,
    gosto muito de organização, e com relaçao a agenda, tinha dificuldades, foi mto bom, acredito que agora vou poder estar em
    meus compromissos com exatidão. abs