Meu sistema foi amadurecendo com o tempo e hoje eu trato listas de compras no geral como checklists, pois são listas que preciso verificar de vez em quando para garantir que eu esteja comprando tudo o que precisa comprar sempre.

Quando se trata de uma compra específica, mais pontual, ela entra como uma ação mesmo de acordo com a necessidade que eu tenho dentro de algum projeto ou como ação avulsa.

No Todoist, eu tenho uma checklist chamada Lista de compras, que é onde eu organizo as minhas listas de compras para:

  • Mercado
  • Açougue
  • Feira
  • Loja de produtos naturais
  • Padaria
  • Farmácia
  • Kalunga
  • Loja de cosméticos

Vale lembrar então que a lista acima é para compras recorrentes. Para compras pontuais em lojas como Leroy Merlin, Tok&Stok, livrarias, o procedimento é outro. Ou entram como ação, ou entram em listas de algum dia / talvez.

A grande vantagem de ter as listas no Todoist é o compartilhamento. Posso compartilhar com o meu marido e, se ele quiser consultar, basta ver o que precisa comprar.

Outra vantagem de ter as listas no Todoist é que, como o aplicativo é multiplataforma, basta acessar a lista pelo celular e verificar. Muitas pessoas, antes do celular, reclamavam comigo que até conseguiam fazer listas de mercado, mas esqueciam a lista em casa… Ninguém esquece o celular.

A operacionalização das listas em si não tem muito segredo – basta inserir os itens.

No geral, na lista do mercado eu gosto de inserir a “lista básica”, que eu verifico sempre que vou, e adiciono um ou outro item que não estava na lista quando for o caso. Gosto de organizar pelos corredores, pois acho mais fácil de consultar quando estou circulando pelo estabelecimento.

lista-mercado

Todas as outras listas são simples, sem categorizações.

Eu costumo inserir em cada uma delas o que eu já sei que gosto de comprar em cada uma. Por exemplo, apesar de ir ao açougue, prefiro comprar determinado tipo de carne no mercado do bairro, pois gosto do fornecedor. Coisas assim.

Tenho buscado simplificar meu sistema ao máximo ultimamente e acredito que, em termos de listas de compras, esse formato atual me atende bem.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo usar GTD™
Próximo artigoComo planejar a semana
Meu nome é Thais Godinho e sou organizadora profissional, o que significa que ajudo as pessoas a se organizarem quando elas precisam de uma forcinha para isso. A maneira que encontrei para ajudar foi criando este blog, ministrando cursos e realizando outros eventos.

12 Comentários

  1. Eu adoro usar o Todoist para lista de mercado! 🙂 E uma vantagem é que voce pde ir marcando como “feito” quando pega o item e depois só recoloca-lo de volta na lista de ações sem ter que digitar tudo de novo. Confirme as coisas em casa vão acabando eu já vou desmarcando os itens.

    • Gostaria de ter 1lista de dispensa onde fosse possivel inserir a quantidade de itens q fixei de estoque para aquele item, quantia existem atualmente na minha despensa de forma q, 1 menos o outro, fosse possivel saber quantos precisam ser comprados. Saberia informar se isso e possivel no todoist ou em outra ferramenta?

  2. Thais, obrigada por compartilhar.
    Como voce faz para incluir subpastas aos projetos? Por ex.entendi que compras de Mercado é um projeto e Bebidas, Mercearia, etc sao subpastas. É isso mesmo? Não tenho a versão premium do Todoist. Por isso não consigo?
    Obrigada, Simone!

  3. Oi Thaís, tudo bem?

    Como vocêconsegue deixar essas flechinhas nas tarefas do todoist sem ter a “bolinha” para fazer o check?

    Já vi isso no seu plano e projetos também e agora aqui. Me parece uma boa, mas n sei como fazer para o “geladeira”, por exemplo, não ser uma tarefa possível de ter um check.

    Não sei se fui clara o suficiente, mas espero q sim.

    Abraço,

  4. Bacana, Thais!
    Se você coloca na sua lista o biscoito “x” (p. ex., Mercado > Doces e biscoitos > Biscoito “x”), ele fica tickável ou não?
    Achei interessante a perspectiva da Elisa, acima, tickando e destickando. Imagino que abaixo de cada aba haveria uma lista bem grande e detalhada das coisas que você costuma comprar; a questão é: como diferenciar aquilo que precisa ser reposto e aquilo que não precisa?
    Obrigado!

  5. Olá Thais, parabéns pelo blog! Se eu tenho uma lista como essa, completa, com tudo que “tem na minha casa”, mas eu quero mandar pra minha irmã, apenas a lista dos itens que estamos precisando comprar, como fazer?

    PS: Ter a lista como referência e ter que lembrar de cabeça no mercado o que eu preciso, não me parece muito gtd rs

    Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA