ou

Ah, a impermanência! Como é difícil lidar com o fato de que nada é mais constante do que a mudança. Eu sou uma pessoa extremamente acostumada com as mudanças e muito desapegada de determinadas coisas, especialmente o layout do blog, e não tenho medo de mudar. O que eu gostaria de dizer para vocês é que se trata de um layout temporário, porém necessário. Vou tentar explicar sem tornar este texto enfadonho o que aconteceu.

No ano passado, fiz um investimento financeiro considerável para mudar o layout do blog com um profissional, investindo em design e programação, meses de trabalho, e o resultado final, depois de alguns meses no ar, não agradou nem aos leitores nem a mim. Acontece. Porém, eu não teria como fazer toda uma reestruturação naquele momento novamente, então eu coloquei um layout novo mais simples, que nos atendesse nesse meio tempo.

Eu até gostava dele, mas todos os dias eu recebia cerca de 10, 12 e-mails de leitores reportando erros de design, de incompatibilidade em diferentes navegadores etc. Ele não funcionava bem em dispositivos móveis e o sistema de busca estava desastroso. Eu considero esses dois aspectos fundamentais no blog, pois estamos falando da maioria da audiência (que acessa via tablet e celular) e de conteúdo produzido há quase dez anos para ser acessado via mecanismo de busca. Logo, ambos precisam funcionar bem.

Aliem a essas duas motivações o fato de que o blog é, além de ser meu blog pessoal, um portal de conteúdo, com editorias de organização. Ele não se trata mais de apenas um blog. Estamos falando de uma revista virtual, com calendário editorial planejado até seis meses adiante, pautas programadas com meses de antecedência, empresa aberta, reuniões comerciais, cursos, contas a pagar, pesquisa, estudos, embasamento, muuuuita produção para escrever o que vocês lêem aqui. Apesar de os textos terem sempre o meu toque pessoal, convenhamos: o Vida Organizada, desde que nasceu, sempre foi voltado a um assunto bem específico, que é a organização pessoal. E ele foi crescendo e amadurecendo junto comigo. É natural que sua estrutura mude para abrigar essas mudanças.

Se tem uma coisa que eu sinto falta nesse layout atual, é o formato corrido de posts na página inicial, que prefiro – justamente porque também gosto mais da carinha de blog mesmo. E isso é uma das coisas que quero retomar quando fizer uma nova reformulação mais estruturada do layout daqui a alguns meses. Peço paciência, compreensão e, acima de tudo, compaixão a todos vocês. Querendo ou não, apesar de ter algumas pessoas que trabalham comigo em áreas diferentes, no blog mesmo sou apenas eu que cuido de tudo por enquanto, e não é simples. Toda e qualquer mudança demanda planejamento e esforço enormes da minha parte, e frequentemente abro mão de atividades com a minha família ou que me remunerariam para poder cuidar de detalhes na programação, no layout ou editando textos antigos para que vocês possam sempre acessar um conteúdo de boa qualidade. Eu digo isso porque coloquei esse layout no ar hoje, mal iniciei os ajustes, e já recebi três e-mails “lamentando” a mudança. Esse tipo de cobrança é bastante cansativo. Gostaria que vocês tentassem entender a motivação antes de dizerem coisas assim.

Por fim, o layout é temporário, mas as motivações foram reais. Em alguns meses, será feita uma nova reestruturação, sempre buscando melhorias, e sempre levando em conta o feedback de vocês – mas lembrando também que é impossível agradar todo mundo. Recebo muitas opiniões contraditórias, então, enquanto uns gostam de azul, outros gostam de vermelho, e por aí vai. Tudo o que eu faço aqui é feito com base em pesquisas, estudo de cores, de design, de mercado, e tem seus motivos. Nem sempre dá certo, e estou sempre aberta a ouvir e fazer mudanças, como aconteceu no ano passado, mas reestruturações levam tempo, e é importante termos paciência durante esse processo.

Captura de tela 2016-05-14 19.44.36

Nesse novo layout, vocês devem ter percebido que temos apenas um menu de navegação, lá em cima, que fica fixo em todas as páginas. Você pode encontrar a seção Comece a se organizar, que é a categoria com posts de introdução, para quem está começando. Nela, costumo concentrar todos os posts que podem ser lidos sem ordem certa e que podem ajudar você a se organizar começando a qualquer momento. Na sequência, temos as editorias do Vida Organizada – e você pode perceber que cada editoria tem uma cor diferente. <3 Isso, com o tempo, pode ajudar a identificar mais rapidamente qual o assunto de cada post.

No menu você também encontra links para os livros, os cursos, contato, sobre o blog, a página para cadastrar seu e-mail (e receber as atualizações) e, no botão “+”, categorias como “Diário da Thais” e outras.

Abaixo do menu você encontrará uma barra cinza com posts aleatórios que se alternarão à medida que você navegar pelo blog. A ideia é que você possa conhecer os mais de três mil posts já publicados com dicas para se organizar sem ter que ficar procurando algo específico.

A barra lateral se alterna de acordo com o conteúdo que você está acessando. Isso ainda está sendo configurado, assim como muitos detalhes desta versão do layout, como cores, fontes e elementos diversos, então mais uma vez peço paciência para que eu possa ir organizando aos pouquinhos.

Achei importante fazer este post explicando porque o layout mudou, quais foram as motivações e como se encontrar. Espero que tenham gostado do resultado por enquanto e que o blog seja útil para vocês.

Thais Godinho
14/05/2016
Veja mais sobre:
47
O blog mudou: conheça os motivos e veja como se encontrar
[E-book] 365 dicas de organização para o ano todo
Palestra na Livraria Cultura em São Paulo dia 17/1

 

  1. veronica ramos 14/05/2016

    Oi Thais, tudo bem, sabemos que as mudanças que vc faz tem sempre a finalidade de aprimorar o blog.
    Temos é que aprender a lidar com a estranheza quando há mudanças no VO, porque “quebra” um pouco a sensação de conforto que a carinha do blog que estamos acostumados e amamos muda.
    Seria tecnicamente viável, publicar todos os “looks” do VO desde seu lançamento até hoje? Tipo uma galeria de fotos.

    • Thais Godinho respondeu veronica ramos 14/05/2016

      Posso anotar a sugestão, mas não sei se seria viável a tão curto prazo. Uma maneira de ver as edições antigas é usar o site http://archive.org. Obrigada por comentar. 🙂

  2. veronica ramos 14/05/2016

    Obrigada pela dica, vou passar lá.
    Thais, entendi que é provisório, mas os comentários não aparecem. Gosto de ler o que estão falando dos post.
    Boa noite.

    • Thais Godinho respondeu veronica ramos 14/05/2016

      Neste post ainda não tinha nenhum comentário quando você comentou. Nos outros você está conseguindo visualizar normalmente? Me fala.

  3. Jessica Lauton 14/05/2016

    Oi, Thais! Fico feliz que você goste de textos em formato corrido. Também prefiro assim! Mas, até tá de novo assim (ou mesmo que não voltasse a ser), vou continuar batendo ponto aqui no VO. Como a Veronica disse, sabemos que as mudanças que você faz visam o melhor e reconhecemos e agradecemos seu empenho em nos trazer um conteúdo maravilhoso e gratuito. <3

  4. 14/05/2016

    Thaís, acho lindo ver essa sua preocupação com a qualidade do blog e o bem-estar dos leitores. Acho mais legal ainda vc não ter qualquer problema em voltar atrás para mudar, para melhorar! Queria saber como faço pra mandar um e-mail p vc. Bjs

    • Thais Godinho respondeu 16/05/2016

      Obrigada, Rê. Você pode clicar lá em cima no menu, em “Contato”. Obrigada.

  5. Ana Cláudia 15/05/2016

    Interessante… Tirando o fato de não ter o texto corrido, o restante está perfeito! Gosto da ideia de somente um menu de navegação: isso significa que só tenho um lugar pra procurar alguma coisa específica. Também gostei dos posts aleatórios que aparecem aí em cima, muito bom! Agora, sobre cores, isso é muito pessoal, não sinto, que enquanto leitora, possa opinar sobre isso, afinal, estou aqui por conta das ótimas dicas de organização. <3

    Ah, até a forma de postar os comentários ficou melhor

    • Thais Godinho respondeu Ana Cláudia 16/05/2016

      Obrigada pelo feedback!

  6. Tais Lopes 15/05/2016

    Mudanças pra melhor são sempre bem-vindas!
    Estou pra mudar o layout do meu blog há meses… mas como entendo nada de html e não posso pagar pra alguém que faça, acho que vou tentar fazer o mesmo que tu, colocar um simples e ir mudando aos poucos, assim não me frustro!
    Que tu consiga logo deixar do jeitinho que quer e agrade muita gente! \o/
    Boa sorte e parabéns pelo teu trabalho!

    Um beijo.

  7. Mary 15/05/2016

    Eu já senti uma enorme diferença ao acessar pelo celular. Obrigada pela atenção em resolver o problema!!

  8. Lara Oliveira 15/05/2016

    Relaxa Thais …. as mudanças são necessárias ..nem que seja para voltar a ser como era antes. O importante é o movimento. obrigada pela consideração de explicar. bjs

  9. Edi 15/05/2016

    Thais, é claro que mudanças sempre causam uma sensação de “estranheza”, mas o gostoso da mudança até que ela se assente por um período é experimentar esse certo desconforto. Um forte abraço.

  10. Roberta 15/05/2016

    Gostei mais de navegar nesse novo layout, achei mais confortável ;]

  11. 15/05/2016

    Oi, Thais! Meu comentário não apareceu! Como faço p te mandar um e-mail?

    • Thais Godinho respondeu 16/05/2016

      Oi Rê, tudo bem? Os comentários são moderados e aparecem apenas quando eu aprovo. 🙂 O seu ainda estava por aqui. Para enviar um e-mail, basta clicar lá no menu, em “Contato”. Obrigada.

  12. Maria Ramos 16/05/2016

    Olá Thais,
    pode sempre fazer as suas mudanças, mudar é bom!!! Coloca a criatividade em acção :))
    eu sinto-me um bocado perdida com esta alteração; creio a simplicidade é uma boa característica,
    que devemos sempre seguir, obrigada

    bj Maria Ramos

  13. Laura 16/05/2016

    Amava o primeiro layout, uma sensação retrô mesmo.

    • Thais Godinho respondeu Laura 16/05/2016

      Tudo isso será levado em conta quando vier a reformulação. <3

  14. Diana Cristina 16/05/2016

    Thais! Sinceramente, gostava no layout antigo do novo e de todos os próximos que virão. Porque o que importa mesmo, são os conteúdos incríveis que tem no blog.
    Independente da dificuldade visual do layout sempre estarei aqui. Você sempre faz um excelente trabalho.
    Amo o blog ♥

    • Thais Godinho respondeu Diana Cristina 16/05/2016

      Obrigada!

  15. Ana Delduque 16/05/2016

    Para mim ficou ótimo Thaís ! Está funcional, eu acho que ficou mais fácil de navegar ! Como eu acompanho cada post, ás vezes eu retorno para pesquisar sobre um assunto ou outro, utilizo bastante o sistema de buscas, eu acho que ficou bem legal, parabéns por ser tão cuidadosa ! Bjs.

  16. nina 16/05/2016

    bom dia,

    acho que todos os leitores se sentem agradecidos pela sua preocupação tanto com a qualidade do conteúdo quanto com a atualização sobre as mudanças 🙂
    eu prefiro também a ‘carinha’ de blog, quando estava assim eu preferia vir aqui em vez de assinar por e-mail. Vou assinar por um tempo, novamente, e volto a visitar o blog quando (se) voltar ao formato de texto corrido.

    obrigada novamente, por tudo 🙂

    • Thais Godinho respondeu nina 16/05/2016

      Obrigada, Nina. A sobrevivência do blog depende do acesso dos leitores, até mesmo para podermos investir na reestruturação. Por isso peço, se você acredita que vale o esforço, que continue acessando por aqui. Também prefiro o formato de texto corrido mas, como comentei no texto, a reestruturação custa tempo, esforço e dinheiro que precisam de mais um tempinho para acontecer. Sem acessos, pode ser que não conseguiremos fazer, então entraremos num círculo vicioso, sabe? Conto com a sua compreensão. Obrigada!

  17. Melina 16/05/2016

    Conheci o blog em 2012, mas não acessava com tanta frequência, faculdade e a rotina de trabalho, me tomavam com outras atividades. Mas o link estava salvo nos favoritos, e sempre que via aproveitava pra dar uma lida, buscar uma nova dica…
    De três meses pra cá… eu sou uma viciada no VO, entro todos os dias, pra ler post novos e antigos.
    Obrigada por aceitar sua missão de mudar a vida das pessoas!
    Estarei aqui acompanhando e aprendendo com você, independente do layout.
    Beijos

  18. Milly 16/05/2016

    Thais, fique tranquila, a gente aguenta as mudanças! E dá para aguentar tranquilamente esse layout temporário.
    Concordo com alguns comentários, apesar de todas as incompatibilidades e bugs, aquele layout hiper simples e clean era demasiadamente aconchegante! Caso sirva de sugestão, eu votaria em arrumar os problemas do layout antigo e ir melhorando sempre!
    <3

    • Thais Godinho respondeu Milly 17/05/2016

      Entãoooo, eu vinha desde janeiro (quando coloquei no ar) tentando arrumar. Quando vi que não seria possível, tive que mudar a estratégia. 🙁 Também gostava dele. Vida que segue.

      Obrigada por comentar.

      • Milly Nogueira respondeu Thais Godinho 18/05/2016

        Essas tecnologias são fogo, como é que pode um layout tão intuitivo e simples acabar sendo tão complexo? :s
        Boa sorte com a nova empreitada e ficaremos no aguardo das novidades ! Grande beijo

  19. Thalita 16/05/2016

    Thaís também tenho um blog e passo pela mesma situação, quais programas você está usando para alterar o layout? Acho que seria uma postagem interessante para quem assim como eu e você tem um blog e quer aprender a “mexer” nele sozinho. Eu adoraria aprender a por essa mini biografia que você coloca após as postagens!

    Adoro seu trabalho. beijo gande

    • Thais Godinho respondeu Thalita 17/05/2016

      Obrigada pela sugestão, Thalita. Eu tenho pensado em como fazer essas postagens que são menos sobre organização e mais sobre o negócio de blogging e empreendedorismo sem fugir muito da pauta do blog (sempre acho que fogem). Em resumo, eu utilizo o WordPress e compro algum tema Premium após longa pesquisa e testes. Como eu trabalhei algum tempo como webdesigner no começo da minha carreira e conheço bem pouco de html e css, conheço fazer algumas alterações, mas coisas mais substanciosas preciso contratar alguém. Por exemplo, para fazer layouts personalizados, contrato um programador. É sempre melhor contratar um programador porque você pode contar com ele sempre que quiser fazer alguma alteração ou se o layout der algum problema. Quando você comprar um layout, meio que tem que resolver sozinha sempre e eu acho isso chato, porque nem sempre tem tempo.

  20. Neusa 16/05/2016

    Adorei esse novo, mas se mudar, vou adorar tbm, porque gosto de mudanças tbm!
    Obrigada, por me ajudar no meu dia a dia, não trabalho mais fora, mas tento me
    organizar dentro de casa, mesmo estando em uma fase muito ruim da minha vida, mas ler
    teu blog me dá uma animada.
    Abraços, muita paz pra vc e a família

  21. Manu 17/05/2016

    Oi Thais! Acho muito legal a sua preocupação em explicar o novo layout para os leitores do blog. Acho você sempre muito preocupada, percebo isso as vezes até nas palavras que você escolhe para escrever.
    Mas quero dizer aqui, que esse é o terceiro layout que acompanho do seu blog, e pra falar a verdade, não to nem aí pro layout, o que me interessa mesmo é o conteúdo, que por sinal, é fantástico!
    No máximo vou demorar um pouco mais pra encontrar uma página ou outra que esteja procurando. E isso é ruim? Claro que não! Pois vou encontrar muitas outras tanto quanto, ou até mais importantes!
    Faz mais de dois anos que leio o blog e sempre encontro coisas novas/velhas para ler!

    Parabéns Thais e continue sempre!
    O seu sucesso, cada vez maior, é o motivo que deve fazer você continuar. E as críticas positivas e construtivas devem ser levadas em consideração, o resto é só deletar… hihihihihihi

    Bjão,
    Manu.

    • Thais Godinho respondeu Manu 17/05/2016

      Obrigada obrigada obrigada <3

  22. MARCIA 17/05/2016

    Thais boa noite!
    Na linkagem de domingo,você postou uma matéria dizendo que o sunrise será descontinuado.Eu gostaria de saber se tem como sincronizar o calendário do Hotmail com o Todoist e o Evernote. Venho a semanas tentando fazer isso e não consigo.
    Amo seu blog!

    • Thais Godinho respondeu MARCIA 17/05/2016

      Eu acho que não dá não.

  23. Juciany 17/05/2016

    Eu gostei muito. Sou uma pessoa bem prática, então tudo que facilita minha vida me deixa feliz. rsrsrsrs
    Eu havia até comentado sobre a busca, pois utilizo bastante, e achei que ficou bem mais fácil de localizar agora.
    Obrigada por ser sempre tão atenciosa conosco, cada texto que leio parece uma conversa contigo.
    Bjus
    Ju

  24. Aninha Light 18/05/2016

    Legal seu esclarecimento Thais, no layout antigo tava tendo dificuldade para encontrar as coisas, mas esse ta tranquilo. 😉

  25. Amanda Viana 18/05/2016

    Oi, Thais! Fui pega de surpresa pois não acessava o blog há alguns dias, mas gostei das mudanças sim, achei o layout simples, mas bem fácil de me encontrar nele, sem problemas. No geral não me ligo tanto em layouts de blogs e sites, e sim no seu conteúdo, e é por isso que venho acompanhando o Vida Organizada, pelo excelente conteúdo que você vem disponibilizando pra nós leitores toda semana. O que tenho a dizer é, simplesmente, continue o ótimo trabalho! 🙂

    • Thais Godinho respondeu Amanda Viana 19/05/2016

      Obrigada, fico muito feliz.

  26. Lanika 24/05/2016

    Oi Thais! Eu fiquei curiosa com o processo de desenvolvimento do novo tema que você contratou porque eu trabalho com isso e achei vários erros!

    Quando eu desenvolvo uma solução para alguém a primeira coisa é tentar entender o que a pessoa realmente precisa e ter certeza de que funciona bem no computador, em tablets e celulares. Tem que entender como as pessoas interagem com o site e procurar respeitar tanto o que a blogueira gostaria quanto o que as leitoras precisam. Só então eu apresento um layout feito no Photoshop para a pessoa aprovar a parte visual, daí o blog é programado e a pessoa pode navegar e apontar falhas e coisas que precisam ser mudadas.

    Só depois dessas etapas é que o novo layout seria instalado no site, com verificação de links que possam estar quebrados e normalmente uma aula de WordPress e como o tema funciona para garantir que não haja dúvidas sobre como tudo funciona.

    Então chegar a um ponto onde nem você nem as leitoras gostaram quer dizer que podia ser lindo, mas falhou em atender as suas necessidades reais.

    A parte boa disso ter acontecido é que você agora tem uma ideia mais clara em mente do que realmente quer para o blog e a próxima tentativa vai ser um arraso!

    • Thais Godinho respondeu Lanika 24/05/2016

      Oi Lanika, tudo bem?

      Imagino que você tenha feito esse comentário no intuito de ajudar. Obrigada.

      Como eu comentei, não sou profissional de WordPress, nem webdesigner ou programadora. Eu comprei um tema temporário que me atendesse temporariamente enquanto não contratasse minha programadora novamente para fazer algo mais robusto e que atendesse as necessidades de todos os leitores e as minhas também. Dentre todos, esse foi o que melhor atendeu os dois propósitos principais: ser responsivo e resultado de busca legal. Claro que vai ter erros, mas com certeza muito menores que o anterior. Não será tão bom quanto um layout personalizado, com uma programadora à disposição para consertá-los. Foi o que eu quis expressar com o post.

      Obrigada pela oportunidade de esclarecer um pouco mais. Fique à vontade para postar os erros que você disse que encontrou, porque aos pouquinhos posso ir tentando arrumar, se for o caso. Bjo

  27. Márcia Lira 14/06/2016

    Olá, Thais, primeiro queria dizer encorpar o coro dos que disseram que o layout e erros que estão apontando é tudo secundário, o mais importante é esse conteúdo incrível que você disponibiliza sempre. Obrigada! E segundo, se e quando possível, queria saber sua opinião sobre produtos pré-prontos como esse: http://www.uberfacil.com/temas/epico/ Estou considerando adotar pro meu blog, justamente pra poder dominar mais o processo e deixar tudo com a minha cara.