recursos-preferidos-todoist

A caixa de entrada

Antes eu confesso que não usava tanto, porque gosto de capturar notas no papel (o que ainda faço). Porém, hoje abortei completamente a coisa de ficar preocupada em levar um bloquinho de papel toda vez que saio de casa porque certamente levarei meu celular e, se precisar capturar algo, uso a caixa de entrada do Todoist. Tenho usado muito mais atualmente.

A visualização para os próximos sete dias

Me ajuda demais ver a quantidade de ações para os próximos dias ali na lateral esquerda e a visualização de todas as ações depois que faço a minha revisão semanal do GTD. Dá para ter uma boa ideia do cenário, bater com o meu calendário e ver se será uma semana factível. Afinal, se na terça eu passarei o dia todo em um evento, será que conseguirei executar as 12 ações que estão ali? Isso me ajuda a redistribuir.

Visualizar ações por dia

Eu posso ir no campo de busca e digitar “maio 25”, que o Todoist vai me mostrar todas as ações destinadas para esse dia. É fantástico. Acho bastante útil pelos mesmos motivos do item anterior.

A possibilidade de criar tópicos

Se você inserir um asterisco * antes da ação ao criar uma nova tarefa, você tira o bullet (a bolinha) de tarefa, e ele vira um tópico. Isso é excelente para criar seções e listas não-tickáveis, recurso que utilizo muito.

Cores nos projetos

Pode parecer perfumaria para muitas pessoas, mas eu sou extremamente visual e, para mim, faz muita diferença ter cores diferentes nas pastas de projetos, especialmente quando vou verificar o gráfico de execução (canto superior direito), que me mostra a cor das coisas concluídas.

A cor da ferramenta

Também é possível alternar a cor do Todoist como um todo (alguns detalhes, como a barra superior) para azul, roxo, dourado etc. No geral, eu costumo deixar as cores mais neutras, porque sou mais minimalista, mas às vezes tenho vontade de mudar para azul, roxo, amarelo. Depende muito e sinto que influencia no meu astral. Gosto de mudar de vez em quando e é legal ter essa opção.

Um milhão de projetos arquivados

O Todoist tem um certo limite para projetos em andamento, mas você pode arquivar quantos projetos quiser. Poder arquivar os projetos já concluídos ou que não estão em andamento dá uma tranquilidade tremenda. Sei que não vou perder nada e, se precisar novamente, basta resgatar.

Log de tarefas concluídas

A possibilidade de ver todas as tarefas que concluí, por projeto, por tag, por data, é um recurso maravilhoso. Dá para ter uma ideia de como eu estava engajada naquele dia, se eu estava produtiva, se eu estava meio para baixo, se eu estava me sentindo criativa, pelo tipo de coisas que eu executei. Também é um recurso que uso de vez em quando para fazer esse tipo de análise da minha vida.

21 Comentários

  1. Olá Thaís, boa tarde!

    Vou deixar uma dica para quem usa iPhone: é possível criar uma receita no IFTTT que copia cada nova entrada do aplicativo nativo Lembretes para a caixa de entrada do Todoist. Assim é possível usar a Siri para adicionar novas tarefas ao Todoist! Basta dizer:

    “E aí Siri, me lembra de manda aquele e-mail para meu chefe”, ou
    “E aí Siri, lembrar de pesquisar artigos novos para complementar minha pesquisa”.

    Eu uso isso todo dia, o dia todo, é lindo! =D

    Abraços e, mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho que realiza melhorando a vida das pessoas.

  2. Oi. Como faz para arquivar? Porque, realmente, nada é sem limites. Aí eu tenho ficar me virando pra armazenar de outras formas.

    Agradecida.

    • Basta clicar nos três pontinhos ao lado de cada projeto e então clicar em “Arquivar”. 🙂

      No site do Todoist tem diversos tutoriais com outros recursos que valem muito a pena serem lidos para usar a ferramenta cada vez melhor.

  3. Ganhei um celular Asus – Zenphone 2, e já veio com uma ferramenta Do It Later, nossa me ajuda muito, porque sincronisei com meu email, e com a agenda do meu note, eu recebo tudo certinho, alerta, com antecedência, qdo chego no escritório as tarefas já pulam no alerta da minha tela…to amando, mas ainda to engatinhando no universo organizador corporativo…Não sei se alguém aqui usa, ou se só eu estou descobrindo agora,mas ele é bem prático.
    Obrigada por mais essa dica Thaís. Bjs

  4. Thais, eu andava com um caderninho para anotar tudo. Escrevia tudo mesmo. 1 ou 2 folhas por dia. Parei por um tempo e agora voltei ao caderninho. Se estou dirigindo e estou usando o Waze, acho complicado de anotar no Todoist. Com o caderninho, consigo anotar quando paro no sinal…Alguma dica??

    • Eu ainda uso muito papel também, acho mais rápido. Uma coisa não substitui a outra.

      Para o trânsito, ainda acho que gravar áudio é imbatível (com um gravador de voz, não celular).

    • Werner: Gravo uma nota de voz no Evernote, num caderno chamado @Inbox. Tenho um Android e o widget fica na tela principal. É só apertar um botão! Daí é só processar o conteúdo do caderno depois.

  5. Eu uso o Wunderlist pelo fato da versão free ser mais completa que o Todoist. Deixo dois widgets em uma das páginas do meu celular com as listas de “Hoje” e “Com Estrela”, que uso como Próximas Ações. Assim, tenho as coisas mais importantes e urgentes à minha vista.

    A única coisa chata do Wunderlist é não poder arquivar uma lista. Precisei criar uma pasta com o nome Arquivo, daí jogo as Listas (Projetos) que já foram completadas.

  6. Eu comecei a usar o Todoist uma vez e não consegui me adaptar, aí conheci o sistema flylady e resolvi colocar umas coisas lá por mas as coisas do trabalho iam para o papel… depois de uns dois meses de uso, voltei muita coisa pra lá e estou saindo bem… Uma dica que eu amei lá foram as datas recorrentes: “cada e cada!. Eles são parecidos, e a a diferença é como a próxima data é registrada.
    Um exemplo, vamos dizer que temos as seguintes tarefas:
    Limpar a geladeira com data de conclusão em a cada 3 meses começando em 10 de abril
    Limpar a geladeira com data de conclusão em a cada! 3 meses começando em 10 de abril
    Completando cada vai resultar em uma data de vencimento daqui a 3 meses a partir do dia 10 de abril.
    Completando cada! vai resultar em uma data de vencimento daqui a 3 meses a partir da data em que a tarefa foi completada.” copie do próprio aplicativo

    Tais eu não tenho a versão paga… estou achando que está esta atendendo… qual seria a principal diferença, você poderia me explicar?

    • Alguns recursos adicionais, como a criação de etiquetas, uso de filtros e o número de projetos e tarefas por projetos, mas no geral a versão gratuita atende super bem.

  7. Olá, Thais!

    Você já trabalhou com o método Kanban? Já chegou a utilizar ferramentas como o “Trello” ou o “Boards by Todoist”? Adoraria saber sua opinião.

    Teria também um outro pedido, não-relacionado a essa questão (e espero não soar inconveniente – neste caso, deixo aqui minhas sinceras desculpas): sei que o nome do blog é “Vida”, e não “Morte Organizada”, mas, você teria dicas sobre providências a serem tomadas diante do falecimento (iminente ou repentino) de alguém próximo? Como devemos nos preparar, do ponto de vista da organização? Sem querer soar fúnebre, você sugeriria uma checklist para esses casos?

    Abraço – e obrigada!
    L.

    • Já trabalhei durante algum tempo em um emprego anterior. Adorava, pois sou muito visual, mas não utilizo hoje em dia porque gosto de simplificar e hoje uso apenas um método (GTD). Não uso o Boards do Todoist porque não uso Windows (uso Mac).

      Não soou fúnebre, não se preocupe! E você não é a primeira pessoa a pedir, então a sugestão foi anotada! Vou providenciar algo sobre isso. Obrigada!

      • Oi, Thais!

        Muito obrigada – pela resposta acima, pelo blog, pela generosidade. Um alívio saber que outras pessoas também têm perguntado pelo tema.

        Abraço,
        L.

  8. Oi Thais,
    Adorei o todoist, simples e prático, consegui baixar no meu computador (Windows), mas infelizmente não tem para o meu celular, que é Windows também :(. Você conhece algum aplicativo semelhante para WindowsPhone?
    Abraço,
    Michelle

    • Ele tem o aplicativo para Windows 10 apenas.

      Não conheço para outras versões de Windows Phone, mas se você entrar em contato com o suporte deles certamente eles poderão te enviar algumas sugestões (eles respondem rápido).

      Boa sorte.

  9. Oi Thais,

    Como vejo as tarefas concluídas por data no Todoist? Não achei esta informação nem no blog do Todoist.
    Uso a versão gratuita.

    Agradeço muito se puder me ajudar.
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA