ou

Um tema que frequentemente as pessoas me pedem para escrever aqui no blog é sobre como eu utilizo checklists. Para quem está chegando no blog agora, eu utilizo um método chamado GTD, que é um método de produtividade, portanto meu uso de checklists se baseia nas recomendações do método. Veja o post onde escrevi sobre isso: o uso de checklists no GTD.

Hoje vou falar sobre a minha checklist diária. Pretendo fazer posts sobre as outras checklists que uso. Não coloquei todas em um único post para ele não ficar grande demais.

É importante dizer que é uma checklist pessoal que atende as minhas necessidades do momento. Faço modificações sempre que sinto que preciso. Amanhã ela pode estar diferente.

checklist-diaria-vo

Atualmente, mantenho todas as minhas checklists no Todoist.

Lembrando que checklists não são listas de tarefas, mas listas de verificação. Que eu tenho que checar para verificar se aquilo que eu normalmente já faço em piloto automático foi realmente feito, e não para lembrar de fazer coisas. Se eu tenho que lembrar, se são lembretes, são ações, e então devem entrar em outro tipo de listas. Esse conceito é chave.

Minha checklist diária no Todoist

checklist-diaria

Quero esclarecer para vocês porque às vezes posto coisas do meu sistema em inglês. Estou treinando meu idioma, então para mim é importante trazê-lo para o dia a dia. Vou traduzir o que está no print acima:

Daily é “Diariamente”.

“Light the fire!” é uma expressão que significa “acender o fogo”, no sentido de… vou explicar adiante! rs

“GTD: Engage” é “GTD: Engajar”.

“Daily recurring actions” são “ações recorrentes diárias”.

Em “Light the fire” eu coloco a minha rápida rotina matinal de quando começo a trabalhar, para entrar no clima. Já falei sobre ela aqui no blog. Vivo mudando os gatilhos que uso para entrar nesse modo: concentração, mas ela sempre está presente.

Em “Gtd: Engage” eu listo as recomendações do GTD para a execução. São elas: verificar meu calendário, depois o tickler, depois as ações com prazo no Todoist. Depois trabalhar nas listas de ações de acordo com o contextos, tempo e energia disponíveis. Analisar prioridades (horizontes de foco) e as três naturezas do trabalho. Isso é um resumo em segundos do passo 5 (engajar) do método GTD.

Em “Daily recurring actions” eu separo as rotinas pelos períodos do dia, como se fossem rotinas, e aí uso emojis porque a ferramenta permite isso e deixa eu usá-la como se fosse um bullet journal virtual. 🙂

checklist-daily-emojis

Ao final de cada período, dou uma verificada em cada lista para ver se fiz tudo e, se faltou algo, dou uma dedicada de tempo para fazer e passar tranquila para o próximo. Funciona muito bem. E aí vem a importância de só ter aqui aquilo que realmente precisa ser feito, não “lista de desejos”. Eu até tenho algumas coisas que coloco assim: “se der tempo”. Mas elas estão bastante diferenciadas das que sei que são necessárias fazer todos os dias.

Manhã

  • Tomar meus remédios em jejum
  • Meditar
  • Tomar café-da-manhã decente
  • Recolher cocôs dos cachorros, colocar comida, limpar quintal
  • Ver a previsão do tempo
  • Processar caixa de entrada física
  • Ver horários da academia
  • Trabalhar em alguns posts do blog

Tarde

  • Processar e-mails pessoais
  • Processar e-mails profissionais
  • Gerenciar inscrições dos cursos do blog
  • Responder comentários do blog
  • Administrar Facebook: grupos, fan pages
  • Abastecer papéis nos banheiros, trocar lixeiras
  • Gerenciar roupas para lavar ou recolher do varal
  • Se der tempo: Checar novidades no GTD Connect
  • Se der tempo: Ler meus feeds
  • Se estiver em casa: Agitar janta
  • Processar novamente e-mails pessoais
  • Processar novamente e-mails profissionais
  • Se der tempo: Processar novamente a caixa de entrada física
  • Verificar agenda para amanhã

Noite

  • Guardar o que estiver fora do lugar
  • Dar uma geral nas pias
  • Verificar materiais do filhote
  • Se der tempo: Separar roupa para amanhã

Espero que este post tenha clareado um pouco como uso minha checklist diária. Lembrando que eu disse acima: não são lembretes! Se você precisa ser lembrada(o) do que está em uma dessas listas, é melhor colocar de oura forma – talvez em uma lista de ações ou em seu calendário (veja aqui o que vai em um ou em outro).

Até a próxima!

Thais Godinho
30/04/2016
Veja mais sobre:
18
Resumo da minha semana
Andamento da mudança – parte III
Minha agenda

 

  1. Gisley Scott 30/04/2016

    Gostei das instruções. A lista parece bem prática e gostei muito da “se der tempo” , porque isso força a pessoa a ver o que é emergência e importante ou se é algo que pode ser feito nas próximas 48hrs.
    Beijos!

    Blog Querido Deus,obg por me exportar!

  2. Manuela 30/04/2016

    Oi Thais,

    Você coloca suas checklists de limpeza da casa (semanal, mensal etc) também no todoist?

    • Thais Godinho respondeu Manuela 30/04/2016

      Sim, de acordo com a frequência.

  3. Tiago 30/04/2016

    What a great post! You blog gets better and better.

    • Thais Godinho respondeu Tiago 01/05/2016

      Thanks 🙂

  4. veronica ramos 30/04/2016

    Cara, como eu gosto de passar por aqui!!!
    Thais, obrigada pela tradução.

    • Thais Godinho respondeu veronica ramos 01/05/2016

      <3

  5. Cris 01/05/2016

    Clareou bastante !
    Vlw por compartilhar.

  6. ADRIANO 01/05/2016

    Eu também faço uso de uma checklist diária, mas as faço com recorrência diária para poder fazer o check nelas. Se eu não der o check, é provável que faça a mesma coisa duas ou mais vezes, como usar o mesmo remédio mais de uma vez. Tristeza de ser um TDA. Daí sempre deixo um Widget do Wunderlist mostrando a lista automática Hoje para fazer o acompanhamento. Tem dado certo comigo.

  7. Alice 02/05/2016

    Adoro os posts onde você mostra a sua rotina, Thais! Como faz para inserir os desenhinhos de Sol, Lua, etc no Todoist?

    • Thais Godinho respondeu Alice 02/05/2016

      Com o atalho de teclado de emojis do celular.

  8. Fernanda 10/05/2016

    boa tarde,Thais!!existe algum aplicativo organizacional,que coloque listas detalhadas de limpeza e organização pra gente seguir?na verdade,como vc é mto organizada,pode ser que conheça algo nesse sentido!se existir,vc acha que vale a pena baixar?algo no estilo flylady… obrigada e desculpe se a pergunta foi impertinente. Fernanda Santos

  9. você costuma acordar com fome?
    gostaria de me levantar e meditar em seguida, antes do café da manhã, pois nesse momento minha família ainda está dormindo (e então não me interrompe no meio da meditação), mas parece que a meditação se torna muito pesada/arrastada por eu estar com fome ao acordar haha

  10. Dani Alencar 16/09/2016

    Oi, Thaís… estou começando a aplicar o GTD no meu dia-a-dia (acho que já comentei isso em alguma outra postagem, hehe) e fiquei na dúvida sobre esta observação: “Lembrando que eu disse acima: não são lembretes! Se você precisa ser lembrada(o) do que está em uma dessas listas, é melhor colocar de oura forma – talvez em uma lista de ações ou em seu calendário”. Estou apenas começando e muitos dos passos da revisão semanal e planejamento diário são novos para mim pois a metodologia toda é nova, o que você sugere neste caso?

  11. erica isaura 30/11/2016

    Porque é tão difícil da continuidade na rotina? eu me planejo, faço planilhas, não consigo passar do segundo dia isso é frustante, adoro seu blog, até comprei seu livro casa organizada, já terminei de ler ai ainda não coloquei nada em prática…..