ou

Este post traz algumas dicas úteis e menos comuns (ou seja, que não vemos tanto por aí) para economizar energia em casa.

  • Filtros condicionadores de água gastam muita energia. Será que você precisa da água tão geladinha sempre? Será que não seria melhor encher uma garrafa com água e colocá-la na geladeira?
  • Qualquer aparelho ligado em modo stand-by gasta energia. Alguns gastam tanto quanto estivessem ligados. Por isso, desligue da tomada enquanto não estiver usando. Ao comprar, opte por aqueles que gastam menos energia em modo stand-by (são informações que geralmente constam nas embalagens do produto).
  • Quanto mais engenhocas eletrônicas você tiver em casa, mais energia vai gastar sem que perceba. Por exemplo: em vez de usar o multiprocessador o tempo todo, substitua por fatiar ou picar de vez em quando os legumes com faca e tábua. Se tiver aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos que não use, venda ou doe.
  • Quando você coloca o seu celular para carregar de noite, na hora de dormir, ele vai estar 100% carregado em poucas horas e, no restante do tempo, já carregado ele continuará gastando energia. Em vez disso, habitue-se a carregá-lo ao chegar em casa e deixe-o com 100% de bateria ao lado da cama (muitas pessoas usam como alarme para acordar). Deixe-o carregando na tomada apenas o tempo suficiente para encher a carga.
  • Substitua o relógio do microondas por um relógio analógico de parede. Deixe o do microondas desligado.
  • Há diversas maneiras de economizar energia com a sua geladeira. A porta da geladeira aberta gasta muita energia. Habitue-se a pensar no que vai pegar antes de abrir a geladeira, diminuindo o tempo da porta aberta. Não compre uma geladeira ou freezer maior do que precisa. Não coloque a geladeira perto do forno ou em uma parede que recebe sol, pois dessa forma ela gasta mais energia para resfriar-se internamente. Espere que a comida esfrie antes de guardá-la na geladeira.
  • Ao cozinhar, escolha a boca do fogão adequada ao tamanho da panela. Sempre que possível, tampe as panelas para cozinhar mais rápido e gastar menos energia.

Algumas dicas simples que podem ajudar você a reduzir o consumo de energia na sua casa, economizar e ainda ajudar o planeta.

Thais Godinho
22/04/2016
Veja mais sobre:
11
Quanto custa casar?
Impulso consumista?
O que fazer quando você tem 40 anos e ainda não pensou na aposentadoria?

 

  1. Ana Carolina Souto Maior Bernini 22/04/2016

    Dicas simples, muito úteis e que fazem diferença na diminuição do consumo de energia.

    Dentre todas as dicas, a única que ainda não havia posto em prática é a do celular, mas começarei hoje.

    Obrigada por compartilhar.

    • Thais Godinho respondeu Ana Carolina Souto Maior Bernini 22/04/2016

      Obrigada você por comentar. 🙂

  2. EMERSON 22/04/2016

    O site esta lindo. Obrigado.

    • Thais Godinho respondeu EMERSON 22/04/2016

      Eu que agradeço.

  3. Olá Tais, gostei muito do seu post sobre como você organiza o seu dia e consegue ainda blogar. Eu tenho também um bloq que está um pouco desatualizado pela dificuldade em me organizar. Vou seguir suas dicas para ser uma pessoa mais organizada. Eu era muito desorganizada, mas passei a ser uma pessoa mais organizada depois de ler o livro A Magica da Arrumação e o blog Organize sem Frescuras onde conheci seu trabalho e passei a seguir seu blog. Vou tentar seguir suas dicas. Abraços,
    Ana Maria.

  4. Fernanda 25/04/2016

    Uma coisa que facilita MUITO é ter um filtro de linha em locais onde geralmente ficam muitos aparelhos ligados (por exemplo, na sala, onde geralmente deixamos TV, DVD, home theater, aparelho de som, etc). No lugar de tirar mil plugues da tomada depois de assistir um programa, basta desligar o botão do filtro de linha – ou puxar um único fio da tomada. E de quebra ainda protegemos os aparelhos de sobrecargas repentinas na rede elétrica. 😉

    • Thais Godinho respondeu Fernanda 25/04/2016

      Sim, verdade.

  5. Mila 26/04/2016

    Sou neurótica de economia de energia… hehehe Quero adicionar mais uma dica: Muitas vezes passamos as roupas assim que secam depois de lavadas e não percebemos que muitas as passamos novamente quando vamos usá-las. Eu simplesmente aboli passar roupas dps de secas, vão direto pro armário e só passo na hora de usá-las. Mas atenção, isso só serve pra quem não tem muitas roupas que necessitam ser passadas, pois ligar o termostato varias vezes para passar poucas coisas pode gastar mais do que acumular e passar tudo de uma vez! =)

  6. Marina Menezes 07/05/2016

    Moro em república, e ao comprar nossa geladeira, compramos dessa grande comum. Foi a maior mancada! A geladeira passa quase a maior parte do tempo quase vazia. E olha que somos quatro pessoas. Aquelas pequenas, que não sei o nome, serviriam bem melhor. Ia dar menos trabalho pra limpar, a gente ia conseguir guardar tudo do mesmo jeito e ainda ia economizar energia. Sem contar que devia ser mais barato né? Por conta do gasto com material e tal. A gente gasta com coisas que nem pensa.

  7. Magna Neves 17/08/2016

    Adorei!!! Embora eu já realize muitas delas, a dica de não colocar a geladeira onde bata sol foi muito legal, realmente eu não sabia!

    🙂

  8. Clodoaldo 01/11/2016

    Deixamos sem nos dar conta muitos equipamento na tomada.