Hoje vim falar de uma tendência mundial que tem o nome de Bible Journaling, ou “fazendo diário na bíblia” que, apesar de ter sido criada para um livro específico, pode ser uma técnica usada para livros de outras religiões e mesmo sobre outros temas. Como é, além de bonito, com um viés prático (você facilita seus estudos e absorção do tema), quis postar aqui para inspirá-los.

Imagem: Kimberly Layton
Imagem: Kimberly Layton
Imagem: sillybeeschickadees
Imagem: sillybeeschickadees

A ideia é adicionar toques do seu estilo pessoal ao grifar trechos importantes ou significativos ou ao fazer anotações.

Imagem: Instagram/karladornacher
Imagem: Instagram/karladornacher
Imagem: Magnolia Magenta
Imagem: Magnolia Magenta

Você pode usar lápis de cor, giz de cera, aquarela e até washi tape (fita adesiva decorada). Use sua imaginação!

Imagem: constancedenninger
Imagem: constancedenninger

Quem não gosta de desenhar pode usar recortes e adesivos também.

Imagem: Instagram/mpjournalingbible
Imagem: Instagram/mpjournalingbible

Gostou da ideia? Deixe um comentário!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPesquisa Vida Organizada 2016
Próximo artigoO que eu gosto de fazer quando entra um novo mês
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

39 Comentários

  1. Nossa, gostei muito!
    Até porque sou “a louca” de ficar escrevendo na bíblia em todo o espaço em branco da folha que eu encontro!
    <3

  2. Nossa, isso é lindo! Ultimamente tenho feito resumos em formato de mapas mentais, fiz um com toda a história, geografia e economia da cidade de Santos que ficou maravilhoso! Não é um mapa mental por completo porque tem, digamos, muitas informações para ser um mapa mental, porém é um resumo bem visual e de fácil interpretação (para mim funciona bem até demais).
    Achei muito legal a ideia com a Bíblia, principalmente porque algumas religiões são bem rígidas e tratam tudo com muita seriedade, e estudar a Bíblia assim não é faltar com respeito, é só dar mais leveza para interpretarmos e entendermos um livro tão bonito.
    Obrigada pelo post!

    • Eu também vejo assim. Eu me sinto mais íntima também quando interajo com o texto.
      Obrigada por comentar!

  3. Que lindo! Amei demais! Muito bom “interagir” de forma diferente com um dos livros mais importantes para mim! Thais, aproveito para deixar uma dúvida: os budistas leem e creem na Bíblia?

  4. Que lindo! Não estudo a bíblia, mas estudos Goshos, que são escrituras budistas. Amei a ideia e é claro que vou usar! 😍

    • Olá Roberta, tem por aqui sim, se chama Biblia de anotação pessoal ou Bíblia de aplicação pessoal… Espero que encontre!

    • Acho lindo! Quando vejo essas imagens fico extremamente encantada… <3Eu não conseguiria. Sou perfeccionista demais neste ponto. Eu ia desenhar, não gostar do desenho e desejar comprar uma Bíblia nova ;/

      Oi Roberta! Sou inscrita no seu canal, e já fiquei imaginando como seria sua Bíblia com anotações do ladinho. Ficaria uma graça.

  5. Amei! Antes eu marcava a minha bíblia com marca texto de alcool, mas as folhas eram muito fininhas e acabava passando para outro lado e até para outras folhas! Então passei a usar marca texto em gel, da Faber Castel, que não mancha!

    Minha bíblia tem marcações e coraçõezinhos nas passagens que eu mais gosto 🙂

  6. Não conhecia. Amei isso!
    Não tenho muita habilidade com desenhos, mas sempre grifo e anoto os versículos que mais me tocaram.

    Vou pesquisar mais sobre isso para ter inspirações.

  7. Oi Thais, td bem?
    Então, isso tem a ver com o Bullet Journal? O que vc me diz sobre ele?
    Sabe eu tenho feito meu caderninho para anotações e ele tá meio que parecido com o bullet, mas pelo pouco que eu conheço do bullet ele é ótimo para colocar nossas checlists.
    Se der me fale um pouquinho dele.
    Te agradeço.
    Bjo.

    • Oi Ana, tudo bem? Não tem a ver não, apesar de ambos terem a ver com “journalling”.
      Eu estou fazendo uns testes com bullet journal. Amanhã vou fazer uma palestra sobre o uso tradicional dele e pretendo postar algumas dicas por aqui também.
      Bjo

  8. Oi Thais,
    Em relação a pergunta acima achei um texto seu explicativo. Vou lê-lo e qualquer coisa deixarei minha dúvida lá.
    Beijo,
    Ana,

  9. Boa noite, Thais!

    Amei a novidade, mas acha no Brasil pra comprar? Em minhas pesquisas só na versão em inglês no momento. Estou fazendo um estudo bíblico e achei essa dinâmica super legal… Obrigada por compartilhar essa novidade conosco!

    Abraços,

  10. Linda ideia!! Vou usar na minha Bíblia de estudo! As anotações ajudam muito a reflexão. Obrigada por compartilhar, Thaís! Bj

  11. Tenho 1 agenda fisica, e uso o Do It Later, sincronizado com minha agenda do email para alertas. Mas tenho um caderno onde vou anotando as necessidades, como que lembretes, para ao final do dia listar na agenda o que falta ser feito. Comprei um risque rabisque (tamanho A4) que uso diariamente pra ir anotando as ligações que recebo junto com os seus assuntos, assim no final da manhã arquivo o que preciso for, ou caso ainda tenha uma providencia, transfiro para depois do almoço. Tem me ajudado muito. No meu caso, atendo clientes que ligam na empresa, e isso facilita, pq depois preencho a planilha do Excel, por data, origem, assunto, e dados de contato do cliente, e o assunto que ele quer tratar, e ppor fim quem irá atende-lo..no final da semana sei qtos clientes nos procuraram e como andam as negociações (sou proprietária de uma imobiliária). Tudo isso, colocando dia a dia em prática tudo q aprendo com vc Thais. Vc nos inspira com tantos toques e textos. Obrigada. CA

  12. Meu Deus que lindo! Acho que já faço isso sem saber o nome rsrs não, com tantos desenhos e ilustrações. Mas gosto de grifar o texto e fazer anotações em volta para me localizar melhor. Mas super curti essa técnica!
    Amei seu blog! Amo organização (apesar de sempre achar que preciso me organizar mais rsrs), e seu cantinho tem muita coisa legal para nos ensinar. Parabéns mesmo!

  13. Eu amo essa ideia ja faço isso na minha biblia apesar de ela não ter este espaço ideal que esta tem rsrsrs……

  14. Fiquei pensando aqui… Teria pena de fazer na Bíblia mesmo… Estou pensando em fazer um caderno de oração/estudo. Acho que vou aplicar a técnica no caderno…

DEIXE UMA RESPOSTA