Muitos leitores me pedem para fazer um comparativo entre as duas ferramentas, ou me perguntam qual das duas é melhor para aplicar o GTD, então achei que um post sobre o assunto seria mais efetivo para citar como referência sempre que me perguntam. 🙂

compar-ev-td

De modo geral, eu costumo responder que são ferramentas com funções extremamente diferentes. Não é como comparar “Evernote x One Note” ou “Todoist x Wunderlist”.

O que é o Evernote e o que é o Todoist

O Evernote é uma ferramenta que gerencia notas e, dentro dessas notas, você pode inserir textos, imagens, arquivos e, inclusive montar listas de tarefas. A ideia é que ele seja um “cérebro virtual” mesmo, onde você possa colocar tudo.

Já o Todoist é uma ferramenta para tarefas, para listas de coisas a fazer. Na funcionalidade Premium, você também pode fazer upload de arquivos em suas tarefas.

Diferenças entre as duas ferramentas

A principal diferença é realmente a função de cada uma. Ambas são boas (eu uso as duas, para funções diferentes hoje em dia).

Hoje eu utilizo o Evernote para arquivos de referência de modo geral, mas já utilizei para gerenciar projetos e tarefas.

Hoje eu utilizo o Todoist para tudo aquilo que for acionável – projetos, ações, rotinas, objetivos etc.

Qual ferramenta é melhor?

Isso não existe. Depende do gosto pessoal de cada um. Cada ferramenta tem suas funções específicas que podem agradar uma pessoa e outra não. Como eu disse no começo do post, faria mais sentido comparar duas ferramentas com funções similares, como “Evernote x One Note” ou “Todoist x Wunderlist”.

Qual ferramenta é melhor para aplicar o GTD?

Mais uma vez, escolha pessoal. Ambas servem.

Veja aqui no blog os tutoriais para implementar no Evernote e no Todoist.

Pesquisando na Internet, encontrei alguns sites que fizeram um comparativo em termos de recursos e aplicações, que podem ser úteis:

O mais importante de qualquer ferramenta é que você goste dela, porque isso vai te incentivar a querer organizar suas coisas lá. Não importa uma ser considerada melhor e com mais recursos que a outra, se para você a ferramenta não funciona.

Espero ter ajudado.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOs 5 passos da organização em ilustração original
Próximo artigoDica de feng shui: examine sua casa
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

19 Comentários

  1. Não entendo o fato de dizerem ser o Todlist(ou Wunderlist) complementar ao evernote. Esses apps de listas oferecem uma funcionalidade contida no evernote. Pra mim o forte da boa organização é você concentrar, aliás se for usar um APP pra cada utilidade terá uma (DES)organização, pois perderá tempo procurando até o app rsra. O evernote oferece o servico etiqueta, enfim facilita muito na hora de voce procurar o que for. E pode até armazenar suas listas pra, porventura, verifocar quando fez algo. Utilizava o wunderlist e o evernote, mas deixei o wunderlist e passei a utilizar checlist e tudo no evernote. O evernote e o google agenda sao o meu cérebro. 🙂

  2. eu tentei usar o todoist, mas achei meio complexo. No momento optei por usar o evernote.
    mas acho que isso vai de fase. Já achei o evernote muito difícil e hj não consigo entender o porque!
    e sempre bom conhecer ferramentas novas e acho que o trabalho que você faz com os guias e dicas é maravilhoso.

    só desejo que continue <3

  3. Desde que eu comecei a usar o GTD sempre quis ter tudo em um lugar só. Usava somente o Evernote, mas sempre achava que faltava alguma coisa ou que eu não estivesse aplicando o GTD direito. Faz uns 15 dias que eu percebi que minha revisão semanal não estava fluindo do jeito que deveria e que eu não conseguia ter uma visão geral de tudo que estava acontecendo e resolvi tentar o Todoist. Ainda é cedo para falar, mas tenho gostado muito! É muito mais visual e simples na execução de tarefas. Hoje vejo o quanto a Thaís tem razão quando diz que ambos são complementares!

  4. Bom seria se elas se unissem, perfeitooo!! Super se complementam. Evernote para gerenciamento de notas, refêrencias, projetos e Todoist para listas provenientes desses projetos e outras .

    • Hm, mas se unissem em que sentido? Hoje é possível copiar o link da nota e inserir no Todoist ou em qualquer outra ferramenta para linká-las. Como você acha que poderia ser mais integrado?

  5. Thais , quais recursos tecnológicos vc tem usado pra se organizar ? Não usa mais toodledo? Pode me dar umas dicas de apps?
    Obrigada Thais seu blog me ajuda mtttooo … gde bjo

  6. Parabéns pelo site.
    Na minha opnião.
    Todos os seus pontos fracos e fortes eu não sigo a risca a metodologia e no meu workflow após testar quase todos app, o OmniFocus continua sendo o melhor na minha experiência.

    * O todoist não tem aceita colocar dependências das tarefas, postergar ou colocar duração nas atividades; ficar usando milhares de tags acaba ficando confuso.

    * O evernote para quem é metódico é ótimo, mas antes de colocar a mão eu acho que é necessária uma boa base de GTD e um fluxo de trabalho bem estruturado, você não sabe script ou alguma forma de mudar em lote como notas, etiqueta, notebook organizar tudo depois de um trabalho enorme.
    * O OmniFocus é só iOS e Mac OS então sem um MAC que acho que não vale a pena, antes eu tive alguns problemas de sincronização, mas hoje está bem estável, ele não aceita multi-tags, única reclamação dele.

    Estou usando o Asana para um projeto em especifico, a unica reclamação é em questão da lentidão. Mas está me atendendo bem.

    • Oi Diego, tudo bem? Obrigada por comentar! Vou pontuar algumas coisas:

      – Não uso tags no Todoist porque sou contra microgerenciamento…

      – O segredo é simplificar, mesmo no Evernote. Usando cadernos para cada lista e uma nota por ação, fica tranquilo. O problema é que muitas pessoas querem microgerenciar, aí fica imenso e complicado. Já fiz isso antes, e para mim não funciona. A abordagem do GTD é bem mais simplificada.

      – Nunca me dei bem com o Omnifocus, apesar de terem pessoas que amam o programa.

      – Também gosto do Asana para projetos, mas meu problema com ele é que nem tudo é tarefa… sinto falta de campos mais livres para edição.

      • Opa Thais imagine parabéns pelo Blog.

        Eu acho que é impossível em qualquer software esse microgerenciamento na mão.
        No omniFocus a versão premium tem o applescript, que de tanto o povo falar acabei apreendendo que acaba automatizando e muito a organização, tem muita coisa pronta na internet também.

        No Todoist, eu usava bastante com as integrações do Ifttt, zapier etc.
        Já cai várias vezes de tentar criar na mão, mas é perca de tempo, gera muito trabalho, você acaba não centralizando tudo no software boom! acabou o controle.

        Sobre o Asana agora ele permite olha isso:

        https://asana.com/guide/help/premium/custom-fields#gl-manage

  7. Olaaa….

    Recentemente venho acompanhando seu blog e é ótimo, tem me ajudado a subir de nivel assim que tornei isso como objetivo para minha vida pessoal e profissional. Seu blog tem é ótimo e esta de parabéns.

    Você conhece o Trello? tenho utilizado ele para organizar minhas tarefas, planejada, em andamento e concluídas… tem me atendido, gostaria da sua opinião caso, conheça.

  8. Ainda estou em fase de “testes”, conhecendo as ferramentas. Gostaria de ver uma comparação entre o Todoist e o Wunderlist, estes sim, o contrário do Evernote, acredito que sejam concorrentes 😉

DEIXE UMA RESPOSTA