Este guest-post foi escrito pelo Victor Menna especialmente para os leitores do blog Vida Organizada. Obrigada, Victor!

O título deste post pode parecer um pouco estranho mas juro que é verdade! Estou me referindo ao aplicativo Habitica, uma plataforma de gerenciamento de hábitos e tarefas que transforma sua vida em um game.

habitica01

Neste app, disponível para Android, IOS e Web*, você adiciona os hábitos que deseja desenvolver, bem como suas ações diárias e tarefas, cria o seu personagem e começa a jogar.

Ao marcar hábitos positivos, tarefas e ações diárias você ganha experiência e ouro, que pode usar para comprar diversos itens no jogo como equipamentos, vestimentas e missões. Com as realizações positivas, você também pode ganhar diversos Pets, que tornam o jogo ainda mais divertido e viciante.

Ao marcar hábitos negativos ou deixar de fazer tarefas e ações diárias, seu personagem perde pontos de vida e pode até morrer (cuide bem dele!)

*Para que tem Windows Phone, é possível utilizar o “Habit RPG Metro”, um aplicativo de terceiros que sincroniza com sua conta do Habitica.

Social

Captura de tela 2016-03-07 19.01.13

Você pode ir à Taberna conversar sobre produtividade, se juntar a grupos temáticos (guildas) para discutir assuntos mais específicos*, aceitar desafios em troca de pedras preciosas ou ainda se juntar a um grupo de amigos para enfrentarem em diversas missões juntos, enfrentando monstros e resolvendo problemas. As ações dos personagens refletem a sua produtividade no aplicativo, isto lhe permite compartilhar sua produtividade com os amigos, para que se motivem mutuamente. Na primeira foto do post, vocês podem ver meu querido grupo. Saudações para o “Mundrungo Robô do Espaço”!

*Criei uma Guilda chamada GTD Users, para quem estiver afim de aplicar o GTD no Habitica.

Honestidade

O Habitica pode te ajudar a desenvolver hábitos positivos como exercícios, economizar ou se alimentar bem e eliminar negativos como comer besteiras, roer unhas, entre muitos outros. Para isso, é essencial ser honesto com o aplicativo (e com você mesmo!)

Captura de tela 2016-03-07 19.01.58

Habitica para o GTD

Atualmente estou usando o Habitica mais intensamente para o gerenciamento do hábitos e com um papel mais motivacional nas próximas ações. Quando sento para iniciar um fluxo de trabalho, passo as próximas ações do contexto para o Habitica e começo a me engajar.

Para ir além e usar o Habitica como gerenciador das próximas ações (substituindo o Todoist, que uso no momento) o aplicativo oferece o uso de Tags, que podem marcar os @contextos, projetos e o que mais você quiser.

O slogan do Habitica é “Motive-se a fazer qualquer coisa” e estou tendendo a concordar! Experimente e conte-nos o que achou!

21 Comentários

  1. Olá Thaís! Que legal esse aplicativo, vou baixar já!

    Deixa eu te perguntar, você deu entrevista pra Revista Capricho quando tinha 15 anos? Ontem folheando uma das minhas caprichos antigas vi uma matéria com uma Thaís Godinho que é muito parecida com você!

    Bjs

  2. Parabéns ao VO por esse espaço de troca de experiências e muito obrigado ao Victor por ter compartilhado o Habitica. Achei muito legal e divertida a idéia. Ainda não testei mas devo fazê-lo em breve. Abraços!

  3. Achei muito legal encontrar conteúdo sobre o Habitica por aqui!
    Conheci a plataforma não faz muito tempo, menos de um mês, e estou adorando! Escrevo tudo o que preciso fazer em pedaços de papel ao longo do dia, e na manhã no dia seguinte, antes de fazer qualquer trabalho, transfiro o que pretendo realizar naquele dia para o Habitica. Já estou sentindo melhora no meu foco e produtividade.

    Ainda não sei usar tudo, pois o app pra Android é limitado, mas estou tentando aprender todos os recursos aos poucos.

  4. Me cadastrei no site só por curiosidade depois de ler este post, e acabei curtindo muito o app! Seria legal se tivesse novos posts ensinando a usá-lo melhor. 😀

    • Fala Carlos!
      Eu costumo, ao iniciar um fluxo de trabalho, passar todas as ações do contexto que pretendo realizar no momento (que ficam no meu Todoist) para as To-dos do Habitica.
      Nesse momento é importante ser realista pois, se você não fizer, vai tomar muitos danos e pode até morrer =/.

      Ainda estou estudando como aplicar somente o Habitica, de uma forma que as tarefas possam ser inseridas sem causar danos de um dia para o outro (a menos que tenham datas limites)

      Espero ter ajudado.
      Abraço
      Victor

  5. Boa noite, achei muito legal o app. Acompanho vida organizada a algum tempo e já usei evernote, atualmente todoist para aplicar GTD. Gostei da possibilidade que o habilita da de “controle” de hábitos, mas vou aproveitar pra explorar ainda mais. Gostaria de entrar no grupo GTD USERS, como faz?
    Obrigado!
    Esse é meu número de usuário:
    3010a831-5a57-4add-b6b4-ea879a1de254

    • Opa!
      Vá em Social > Guildas (ou Guilds, se estiver em inglês) e busque por “GTD Users”
      Esperamos você lá!
      Abs

  6. Na versão web consegui.No app IOS não. Mas já estou lá. Sim Victor legal a estratégia mas não gera duplo trabalho,ainda não procurei, mas será que não existe uma receita para isso, ou seja passar automaticamente de um app para outro. Abraço!

  7. Victor,

    Parabéns pelo texto.

    Adorei!

    Muito Obrigada por compartilhar sua experiência.

    Até o próximo GTD Happy Hour!

  8. Victor!
    Depois do ultimo encontro do GTD, eu baixei por indicação sua, mas não viciei. Vou tentar novamente! Adorei os Pets! haha.

    Até o próximo encontro 😉

  9. Olá,
    Eu baixei esse app, mas não gostei pois quando esqueço de lançar alguma coisa que eu fiz ele não permite lançamentos no passado, até comentei isso com os desenvolvedores.

    Para hábitos no momento estou usando o EzHabit e tarefas o GTD.

  10. Nossa, perfeito mesmo!
    Eu sempre fui bem, em jogos online, que envolvem tarefas e ‘exp’, semana passada resolvi fazer algo como se fosse ‘Jogo da Vida Real’, e eu mesmo anotei no meu Trello, uma lista de exp e tarefas, que eu mesmo defini para ver se me motivava mais nos meus objetivos de vida, porem muitas vezes não estava dando certo, por não ter uma ‘motivação extra’, com Habitica, vai ajudar muito! Adorei haha…

    Obrigado mesmo pela dica, e parabéns pelo blog/site!

  11. Acho que conheci este aplicativo há um ano e não dei muita bola. Acho que ainda estava envolvido em aprender melhor e mais sobre GTD e não queria perder o foco. Resolvi testar e estou adorando. Parei de usar o “Goals” do Google Calendar e coloquei tudo no Habitica. Também transferi minha lista de tarefas domésticas. Agora está tudo em “Dailies”. Ainda preciso adaptar às próximas ações ao “Todos” e acrescentar mais “Rewards”.
    O blog e wikia do aplicativo é muito bom! Recomendo.

  12. Atualizando: Desisti do Habitica. Sem poder usá -lo offline é impossível manter o ritmo de produtividade. Vou acompanhar o blog deles e extrair algumas ideias e gamificar algumas coisas em meu sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA