ou

Eu acredito que conseguimos trabalhar mais fortemente os objetivos de curto prazo, pois eles podem fazer com que trabalhemos em projetos e ações no dia a dia, o que efetivamente faz com que os alcancemos.

Isso não quer dizer que eu não tenha uma perspectiva mais ampla. Claro que sim. Mas os objetivos de curto prazo, de hoje a dois anos, estão mais presentes, mais palpáveis. E eles também ajudam na construção dos objetivos de médio e longo prazo que eu quero alcançar.

Uma maneira de descobrir seus objetivos de curto prazo é pensar: o que eu gostaria que fosse verdade até o final do ano que vem?

Com base nessa resposta (e você pode ter várias), você pode explorar:

  • Qual é o propósito desse objetivo? Por que eu quero alcançá-lo? Isso me dá foco.
  • Como esse objetivo contribui para a pessoa que eu quero ser daqui a alguns anos? Ou seja, como ele conversa com os meus objetivos de médio e longo prazo?
  • Que área da minha vida será impactada pelo alcance desse objetivo? Pode ser mais de uma. Dica: quanto mais áreas impactar, mais importante ele é.
  • Que projetos eu tenho hoje sendo desenvolvidos para alcançar esse objetivo? Esses projetos têm ações claras definidas? Eu consigo acessá-las no meu dia a dia, de modo que eu possa trabalhar em tais projetos sem nem que eu perceba, de tão fácil que é?
  • Eu tenho algum compromisso no meu calendário que me conduza em direção à realização desse projeto ou ao alcance desse objetivo?
  • Se eu não tenho um projeto, ação ou compromisso relacionado, o que eu posso fazer para que eles existam?

Todas essas perguntas me ajudam a montar um plano para cada objetivo e garantem que ele faça parte da minha realidade, em vez de ser algo distante que eu olho de vez em quando e dificilmente faço algo a respeito.

Espero que ajude você também a pensar mais sobre os seus.

Thais Godinho
01/03/2016
Veja mais sobre:
3
Caderno de listas de compras e a coisa de usar papel para ser mais simples
Como escolher uma nova escola para o seu filho
O que devo ler em seguida?

 

  1. Vanessa 01/03/2016

    Adorei Thaís teu post sobre objetivos! Tu podia me ajudar em uma coisa… Tem posts relacionados a finanças? Bjos

  2. Michelle 03/03/2016

    Amei, Thaís! Vou imprimir e esquematizar, vai me ajudar muito. Obrigada!

  3. Milly 04/03/2016

    Adorei o post, como sempre. Estou com um projeto que andava meio sem foco, apesar de no fundo eu saber o quanto era importante… mas sabe quando a gente não tem ideia da dimensão até pôr no papel? Eu estava assim e esse post me deu um belo rumo. Sempre fazendo coisas acontecerem <3
    Obrigada, Thais! Tenha um excelente fim de semana, cheio de coisas boas e ótimas vibrações.