“Eu não tenho tempo para organizar meu tempo!”

Essa é a desculpa mais comum das pessoas desorganizadas. Você é uma delas? Continue lendo!

Antes de querer organizar sua vida, você precisa se livrar de tudo o que não presta mais! Veja que será um processo difícil, mas você deve ser persistente, porque vale a pena! Não dá para organizar tralha. Isso vale não só para os objetos que você tem em sua casa e no escritório, mas para relacionamentos, projetos e outras atividades. Vamos começar com a tralha física e material porque, pela minha experiência ao longo dos anos, venho observando que, quando as pessoas abrem espaço em suas casas, automaticamente transferem esse comportamento para outros aspectos da vida também, naturalmente.

Livrar-se da tralha leva tempo, mas você não deve desistir se quiser ter uma vida melhor e mais prática. Leia as dicas abaixo para ter uma idéia de como fazer isso.

Algumas dicas gerais para se livrar da tralha

Se você tem 2 objetos absolutamente iguais, verifique se realmente precisa de dois ou mais. Algumas pessoas têm a mania de “reservar” objetos, caso um deles quebre, por exemplo. Depende da necessidade. Obviamente, você precisa ter lâmpadas reservas em sua casa. Mas será que realmente precisa de 2 cortadores de unha, por exemplo? Sempre que verificar essa duplicidade (ou multiplicidade!) de objetos, pergunte-se qual a necessidade. Se você tem itens duplicados porque viaja muito, por exemplo, guarde os objetos dentro da mala, por exemplo. Não deixe ali, atrapalhando a sua rotina.

Quando esvaziar uma caixa, gaveta, sua mesa de trabalho, a geladeira etc, guarde somente o que você utiliza ou é realmente útil. O que não pertence àquele lugar não deve voltar jamais. Você tem 3 alternativas para o(s) objeto(s) em questão: doar, jogar fora ou guardar no lugar certo. Sempre que quiser guardar algo e não encontrar um lugar, não pense que a solução imediata é comprar mais caixas e estantes. Antes disso, avalie se o que você já tem guardado vale mais que aquele item em suas mãos. Na maioria dos casos, o lugar já existe na sua casa, mas está sendo ocupado por algo menos importante que aí sim você pode se desfazer.

Você tem certeza de que precisa guardar todos os seus trabalhos e cadernos do tempo da escola? Se você fez desenhos lindos, talvez valha mais a pena tirar fotos e jogar o original fora. Afinal, sinceramente: para que você precisa daquilo ocupando espaço? Se guardar seus cadernos for algo realmente importante para você, considere a idéia de ficar somente com um. Recicle o resto. Hoje em dia, com ferramentas como o Evernote, você pode digitalizar tudo, guardar a lembrança de forma segura na nuvem e liberar espaço em casa. Mantenha em formato impresso (ou papel) somente aquilo que não tem jeito mesmo, como contas, documentos assinados e outros.

Com toda a certeza você se deparará com objetos que não usa e não vê qualquer utilidade, mas por algum motivo você não quer se desfazer. A solução é simples: guarde todos esses objetos em uma caixa. Quando ela estiver cheia, feche-a e coloque uma etiqueta com a data. Guarde-a em um lugar que não te atrapalhe. Se durante o período de 1 ano você não precisar de nada que está dentro dela, jogue a caixa inteira fora, sem abrir, ou doe para caridade (caso valha a pena).

Toda vez que comprar alguma coisa, livre-se de algo semelhante. Por exemplo: comprou uma calça jeans? Doe uma que não usa mais. Esse procedimento evitará o acúmulo de coisas inúteis em sua casa. Claro que não é uma regra cravada em pedra, mas pode servir como referência na maioria dos casos, especialmente para roupas e acessórios, se você tiver a tendência a comprar demais.

24 Comentários

  1. >Nossa!!!Esse é um dos melhores Blogs de dicas para casa !Todos os dias a primeira coisa que vou fazer é vir aqui…Não consigo ler tudo de uma vez são muitas dicas ótimas para aprender.Muito obrigada amiga Voce é maravilhosa precisava de alguem assim para me ajudarBeijos

  2. >Realmente!!!!! Eu tambem adorei esse Blog! è pratico, objetivo e esta me ajudando mais ainda. Percebi que algumas coisas eu ja fazia, mas estou aprendendo muito mais. As ideias, sugestoes estao super bem colocadas.Vou passar urgentemente para minha mae e minha sogra. Bjs

  3. Eu sou a organização em pessoa. Achei seu blog hoje e estou adorando as matérias. vou por em prática pra ver se funciona comigo. Está de parabéns!

  4. Olá Thais. Mesmo sem conhecê-la parece q somo amigas…. Gosto muito do blog. Não sou muito organizada, nem “bagunçada”,estou sempre tentando arrumar a baguncça!!!Sou evangélica, e tenho orado há algum tempo para Deus me ajudar nesta área, afinal, quer melhor exemplo de organização do que o planeta, sistema, universo, ecossistemas etc que Ele criou?Em fim, procurando coisas na net sobre este assunto, encontrei “ocê” e tenho tentado usar suas dicas e aplicá-las a minha vida.Comecei a poucos dias, mas estou me empenhando e gostando. Em fim,não sou fanática, mas creio q quando pedimos coisas para Deus, Ele pode responder de várias maneiras, e no meu caso, o seu blog é uma das ferramentas q Ele me deu.Bjos e Q Deus abênçoe você, seu esposo e seu filhote.

  5. Olá Thais! Adorei o blog e decidi começar a lê-lo desde o início. Este artigo veio mesmo a propósito do que tenho sentido ultimamente. Estou a destralhar o quarto e começo a desesperar… Parece que a tralha não tem fim!
    Ainda hoje escrevi isso mesmo no meu blog, que a persistência é das coisas mais importantes para atingirmos o nosso fim. E eu quero muito vencer desta vez 🙂

  6. Oi Thais , estou amando o site!!!
    Minha mãe nem está botando fé que sou eu mesma rsrs
    Ainda falta muito pra eu ser organizada, mas chegarei lá 🙂
    Obrigada pelo blog

  7. Todas as suas dicas é de grande valia parabéns por você se preocupar com as pessoas que vive nesse mundo caotico da correria onde a maioria estão doente, essas suas dicas é uma forma de cura física , psíquica e espiritual, Vou ler tudo , tenho certeza que a minha vida não será a mais a mesma depois desse blog. Obrigado por partilhar seus conhecimentos com quem precisa .Deus te abençõe.

  8. Eu A-DO-RO esse site!!!!
    Dicas ótimas…tava me ensaiando pra comprar outro armário para guardar coisas…mas novamente tô vendo q não é tão necessário..
    obrigadaa pelas dicas

  9. Seu blog concerteza é o melhor pra quem que levar uma vida mais organizada, sempre com dicas incriveis e melhor: simples e fáceis, sabe? nada muito mirabolante, que a gente não possa fazer. Você me inspirou nesse assunto que hoje faz parte da minha vida. Inclusive criei o meu próprio blog, o SOS DA MULHER, onde um dos temas é organização, claro! 🙂 https://sosdamulher.wordpress.com/

  10. Seu blog com certeza é o melhor pra quem que levar uma vida mais organizada, sempre com dicas incríveis e melhor: simples e fáceis, sabe? nada muito mirabolante, que a gente não possa fazer. Você me inspirou nesse assunto que hoje faz parte da minha vida. Inclusive criei o meu próprio blog, o SOS DA MULHER, onde um dos temas é organização, claro! 🙂 https://sosdamulher.wordpress.com/

  11. Acompanho o seu trabalho há algum tempo, Thais, e já até falei do seu livro no meu blog. Acredito que o fato de estar trabalhando direto com o David Allen te fez um bem danado, sério. Seus posts já eram muito bons, mas esse ano estão infinitamente melhores. Que trabalho incrível. Você é uma grande inspiração. Parabéns!
    Beijos,
    Karla

  12. Thaaais!

    Eu só não sei o que fazer com a minha coleção de Papel de Carta e de pastas da Sandy&Junior que eu colecionava também!
    🙁 🙁 🙁

    Me ajuda?! Guardo mesmo?! Eu gosto…mas são coisas que não são usáveis hahahahaha

    Beijãozão

    • Se não estiver atrapalhando seu espaço, por que jogar fora?

      Se estiver trabalhando, digitalize, guarde no Evernote e jogue fora.

  13. Linda! Deus te abençoe. Já faz uns anos que sei do seu blog. E é o melhor, você consegue se superar e me surpreender toda vez.

  14. O meu maior problema em destralhar é que sou muito apegada. Tenho 17 anos mas sou uma acumuladora de papéis. Tenho praticamente todos os cadernos da escola guardados, quero liberar espaço mas não quero me livrar deles (e olha que eles não servem pra nada além de eu ver uma vez ou outra o quanto a minha letra modificou nesses anos todos hahah). Preciso começar a praticar a lei do desapego.
    Seus posts me conscientizam muito, e aos poucos vou aprendendo a ser melhor na organização e limpeza. Obrigada!

  15. Oi Thais, fazia um tempo q eu não abria o VO, mas sempre q abro me deparo com coisas q fazem completo sentido pra minha vida kkk!!! Realmente, destralhar é um processo difícil, eu estou preparando mais uma mudança e dessa vez o destralhe vai ser radical. Já me desfiz de uma coleção de revistas, de duas poltronas, e vou fazer A LIMPA nos meus livros e papeis. Agradeço milhões pelo seu blog, sou fã!

    Beijão

DEIXE UMA RESPOSTA