ou

Se você não mora em uma cidade que tem praia e, pelo contrário, tem prédios e mais prédios (ok, alguns parques!), você sabe o que é passar por um verão escaldante precisando bater perna e ir trabalhar pegando metrô, ônibus, ou mesmo de carro. Por isso, vou trazer aqui algumas dicas que funcionam comigo quando se trata de montar um guarda-roupa versátil para usar nessa estação tão quente.

Eu venho passando por um processo profundo de conscientização sobre moda e meu estilo e gostaria de compartilhar essas dicas com vocês, como sempre fiz no blog. <3

Privilegie compras que você vai usar agora

Imagem: College Fashion

Imagem: College Fashion

Estamos em época de grandes liquidações. Se não tivermos foco, nosso orçamento vai por água abaixo. É claro que podemos encontrar excelentes achados de inverno nessas liquidações? Sim! Podemos comprar alguma peça que achamos incrível e que vestiu de maneira espetacular em nosso corpo? Lógico! Mas o que estou querendo dizer aqui é que aprendi com o tempo, depois de anos de consumo de moda, que as roupas nunca vão acabar. Sempre existirão lojas, coleções novas, opções mil. Se eu sair comprando de tudo apenas porque ficou fantástico, não vai ter fim.

Por isso, neste verão eu fiz uma análise do meu guarda-roupa e pensei: o que eu estou realmente precisando neste momento? E lá, em meio a camisas de manga 3/4 ou compridas, cheia de blusinhas de malha que não fazem diferença, eu constatei: preciso de boas blusas e camisetas fresquinhas para trabalhar. Então esse tem sido o meu foco. O seu poderia ser comprar saias, por exemplo.

O que estou querendo dizer aqui é para você questionar se precisa mesmo comprar aquela camisa verde militar de sarja na liquidação sendo que não tem uma blusa de manga curta decente para usar hoje no trabalho.

Não deixe no seu guarda-roupa nada quente demais

Eu se que em algumas cidades do Brasil a gente tem quatro estações no mesmo dia, mas não dá para deixar um sobretudo de lã no armário quando temos um verão de 40 graus (para mais!) na maior parte do tempo.

Guarde as peças mais quentes na parte de cima do armário e deixe suas peças respirarem também. Mantenha sempre à mão apenas aquilo que você pode usar nessa época, sem complicações.

Você pode precisar de um cardiganzinho ou de uma camisa de manga comprida em algum dia? Pode. Mas não são peças que precisam estar tão acessíveis como camisetas, blusas de manga curta, vestidos, entre outras. Otimize a organização do seu guarda-roupa para a estação também.

Preste atenção aos tecidos

Tecidos naturais como linho, algodão e viscose fazem com que você transpire menos, então são ideias para os dias mais quentes. Mesmo uma calça de linho é mais leve que uma camisa de manga curta de poliéster, por exemplo! Poliéster é plástico! Logo, faz seu corpo transpirar muito mais porque não deixa o ar sair, fica abafado. No verão, procure usar peças com tecidos naturais. Isso pode (e deve) até mesmo direcionar as suas compras para cada estação.

Invista em bons curingas

Fui eu que desenhei :)

Fui eu que desenhei 🙂

E, para os meninos:

  • Mocassins em vez de sapatos fechados.
  • Camisas de manga curta de algodão ou linho.
  • Calças de alfaiataria em cores como cáqui e cru.
  • Cores mais claras no geral.

Espero que as dicas sejam úteis. 🙂

Thais Godinho
13/01/2016
Veja mais sobre:
14
Como organizar: Curso de inglês online
Procure não bagunçar o que já está bagunçado

 

  1. Fernanda Brandes Hoffmann 13/01/2016

    Amei as dicas e os desenhos…rsrsrs

  2. Paula 13/01/2016

    Bom Dia Thais!

    Estou nesse processo com meu armário também!
    Meu estilo de roupa mudou, claro que tenho aquelas blusinhas divertidas, mas que pro trabalho já não combinam mais, mas no dia a dia eu as uso.
    Agora, percebi ontem arrumando algumas peças, que não tenho blusinhas leves e boas pra trabalhar. Saias também preciso, vestidos tenho…mas meu foco é saia média e longa, blusinhas leves pro trabalho e bermudas hehe 🙂

    Esse post foi ótimo! Caiu como uma luva!

    Beijãozão*

  3. Jéssica 13/01/2016

    Amei as dicas, tava precisando.

  4. Tatiane 13/01/2016

    Thais, achei tão interessante esse post! Bem engraçado até, pois moro em Fortaleza e aqui faz calor praticamente o ano todo! Rsrs Não precisamos ter um guarda roupa para cada estação. Simplesmente podemos guardar as roupas todas juntas.. Mais prático, né? Mas confesso que tenho vontade de morar, nem que seja por pouco tempo, em uma cidade mais fria para ter a experiencia de montar looks de inverno! =D

  5. Renata 13/01/2016

    Estou fazendo isso no meu guarda roupa também, destralhei e agora estou vendo o que preciso realmente, só depois disso percebi que o que estou precisando no momento são blusas sem mangas, e só isso que comprarei. Obrigada pelas dicas!

  6. Simone Mendes 13/01/2016

    Ótimas dicas e desenhos fofos!

  7. Marília Carvalho 13/01/2016

    Dicas bem úteis e que gracinha de desenhos, você tem os traços muito bons! ^^

  8. Camila 13/01/2016

    Uma pergunta que tem mais ou menos relação com esse tema:
    O que você acha de investir em peças mais caras, mas com maior qualidade? Assim acabamos comprando menos…

    • Thais Godinho respondeu Camila 13/01/2016

      Sim, básico! 🙂

  9. Ju 13/01/2016

    Acho que vc precisa criar um tema ou sub MODA!!! Eu iria adorar! 😉

  10. Marcia Afonso 19/01/2016

    Thais através de uma dica em um dos posts do blog comprei o livro virada financeira li todo e este mês iniciei os desafios. Não por acaso o primeiro desafio é arrumar o roupeiro kkk parece fácil mas acho que está sendo o mais dificil de todos estou há duas semanas só no meu ainda tenho do marido e dos 2 filhos …mas esta mudando a minha maneira de ver e entender a roupa e este post que colocasse, ja retornei ao trabalho com o calorão foi muito produtivo.

  11. Fran 20/01/2016

    Estou fazendo isso neste ano: detox de consumo!
    Andei fazendo compras tipo ontem, mas avaliei previamente o que precisava, o que vai ser atemporal e aproveitei as liquidações. Não comprei peças por impulso só pq vestiram bem.
    Também escolhi não pegar mais coisas pretas do que já tenho e dar um colorido pro meu armário!
    Agora tb tem rosa, amarelo, verde e estampas!
    Outra coisa legal que eu estou adquirindo o hábito é comprar peças em brechó ao invés de novas e tb de lojas que vendem roupas de fábricas locais. Adoro um fast fashion, mas confesso que estou me sentindo muito bem com esse primeiro passo!
    Aos poucos vou descobrindo meu estilo, não só a renner pode ter todos, nós tb!

  12. renata 10/02/2016

    olá! eu me identifiquei com o seu post…estou tentando deixar de ser compulsiva e um dos motivos foi pensar como vc: roupas bonitas, novas coleções etc sempre existirão e somente o meu dinheiro é finito e é ele que está acabando antes do final do mês :(. bjs

  13. Sax 17/03/2017

    Adorei as dica e também os desenhos…