Eu venho desenvolvendo há muitos anos algumas técnicas que funcionam bem (e outras nem tanto) quando se trata de organização. Aprendi e ainda aprendo demais com elas. Depois de ministrar muitos cursos, workshops, prestar serviços de consultoria, fazer treinamentos, conversar com as pessoas aqui no blog e em eventos diversos, eu adquiri uma certa experiência sobre o caminho que cada um deva percorrer quando quer se organizar.

O caminho é o mesmo para todos? Não, nunquinha. Cada pessoa é de um jeito, tem seus desejos, necessidades e estilo de vida. No entanto, eu percebi que o processo de organização tem 5 passos e, hoje, eu os apresento a vocês. Quem faz os cursos do blog já os conheceu, pois venho trabalhando neles há algum tempo. Mas percebi que era a hora de ter essa explicação aqui no blog porque, afinal, ela direciona tudo o que eu escrevo aqui.

destralhar
Não é possível organizar tralha. Por isso, o primeiro passo para começar a se organizar é tirar da sua vida e da sua casa tudo aquilo que não faz mais sentido para você, está sobrando, em excesso. Esse é um processo contínuo, porque estamos sempre mudando.
organizar
Encontre soluções para a vida que você tem, de acordo com as suas necessidades e as da sua família. Não se trata de colocar coisas dentro de caixinhas, mas de encontrar o que vai funcionar melhor para você, da organização física da sua casa aos seus projetos.
arrumar
Depois de organizar, é hora de colocar as coisas em seus lugares certos. Isso vale para livros, objetos e compromissos na sua agenda, assim como pensamentos que você decide focar ou não.
manter
De nada adianta encontrar soluções e depois colocar tudo em seu lugar certo se você não conseguir manter essa organização. Estamos falando sobre mudança de hábitos, e como conseguimos fazer isso através da organização.
curtir
Quando você começa a se organizar, aos poucos vai descobrindo que a organização proporciona um leque gigantesco de escolhas que você pode fazer em sua vida. Isso é curtir. Isso é viver. Não ser reativo, nem viver no meio do caos. Não se trata de engessar a vida, mas de estar apto a abraçar as mudanças em sua vida sem se perder por aí.

Os 5 passos apresentam um caminho coerente para todos aqueles que querem se organizar, e reflete o método do Vida Organizada, expresso em todos os textos, livros, cursos e outros conteúdos. Eu espero de verdade que ter esse caminho em vista seja útil para você e que você consiga, então, iniciar seu processo de organização.

Quer se organizar? Comece pelo primeiro passo: destralhar. Veja todos os posts do blog sobre esse tema. Depois, continue com os passos seguintes.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDetox de redes sociais
Próximo artigo2 lições de planejamento para você aplicar na sua vida
Meu nome é Thais Godinho e meu guarda-chuva profissional engloba três temas: produtividade, organização pessoal e criatividade. As formas de operacionalizar esse trabalho que eu amo são essas: escrevendo no blog, publicando livros, estudando, ministrando cursos e fazendo atendimentos individuais, ajudando as pessoas a se organizarem. Você pode acompanhar minha trajetória pessoal e profissional neste blog, que existe desde 2006.

7 Comentários

  1. Olá Thais,
    Realmente quando iniciamos com o “destralhar” parece que até a energia da casa/ do ambiente muda.
    Uso o método de destralhar 15 minutos/dia, funciona muito bem pra mim

    Beijos

  2. Oi Thaís !!! Amei esse tema de janeiro e te adorei esses 5 passos : assim que chegar de viagem vou anotar bem grande na agenda para segui-los. Acho que falta pra mim é o foco. Parabéns pelo o seu trabalho e sigo te acompanhando por aqui… Do jeito que vc escreve e como se falasse com uma amiga de tempos. Bjs

  3. Oi, Thais!!

    Por favor, acho que muitos como eu gostariam de um desafio ou guia prático de como começar a destralhar. O que acha de um post com esse tema? Sei que, pra você, talvez soe obvio – destralhar é destralhar, comece e pronto!! Mas a quantidade de tralha acaba soterrando alguns como eu, e tudo que consigo fazer é deitar e olhar pro teto… hahahaha
    O que eu gostaria de saber é: como seria seu posicionamento se você acordasse hoje com uma casa cheia de tralha? Por onde começa? como divide seus esforços?

    Obrigada pelo blog <3 amo anonimamente seu trabalho há muito tempo!

DEIXE UMA RESPOSTA