Eu amo viajar! Porém, confesso que nas épocas que todo mundo vai viajar eu prefiro ficar em casa, curtindo a minha cidade vazia, porque não gosto muito de multidões, pagar mais caro por hospedagem e coisas desse tipo. Por isso, e como eu que muitos leitores não vão viajar neste verão, eu quis escrever um post com ideias de coisas a se fazer mesmo sem ir viajar. Como curtir? Veja abaixo:

Descanse de verdade

Nada como ter alguns dias de folga de bandeja. Se for o seu caso, descanse. E, quando digo descansar, não quero dizer simplesmente dormir 14 horas por dia. Não! Faça coisas que você gosta e, que, na correria do dia a dia, você não consegue fazer, como passear no parque ou ir ao cinema durante a tarde.

Se você morar em uma cidade praiana, vá à praia e fique sem fazer absolutamente nada. É permitido, sabia? Ou fique em casa sem fazer nada. Vá pescar. Faça atividades mais devagar mesmo, de propósito! Desenhe, pinte, toque um instrumento. Fique à toa no quintal de casa ou na varanda do apartamento lendo um livro ou vendo as nuvens no céu. Pode parecer besteira, mas sua mente descansa e você também.

Deixe o celular de lado

Não sou daquelas pessoas que dizem que celular é a culpa de todos os males e não deve ser usado. Mas tente deixar de lado algumas funções dele, como responder mensagens o tempo inteiro, ler e-mails e notificações em redes sociais. Não por qualquer regra de etiqueta ou por achar que ler um livro é mais importante (não sou dessas – dá para fazer ambas as coisas). Mas porque sua mente fica ligada o tempo todo em uma telinha e isso pode não ser tão legal. Ninguém sabe os efeitos que ficar de olho em uma tela azul de celular podem causar a longo prazo à nossa saúde. Tente descansar a mente.

Analise a sua vida como um todo

Veja o que você fez no último ano, quais projetos concluiu, que objetivos alcançou, como estão seus relacionamentos, suas finanças, o que gostaria de fazer em 2016 e por aí vai. Essa análise pode ser feita através do estudo da roda da vida, uma ferramenta de coaching que pode ser usada informalmente para tal avaliação.

Imagem: No dia a dia
Imagem: No dia a dia

Uma coisa bem legal (que vem do GTD) é pensar: o que me deixaria tranquilo hoje com relação a cada uma dessas áreas? Só de pensar nisso, você vai ter ideias bem bacanas de projetos para começar a trabalhar buscando atingir algo legal não só no ano novo, mas além.

Se ainda quiser mais ideias, eis aqui uma lista simples que tem a ver com organização:

  • Destralhe as suas revistas
  • Organize seus arquivos pessoais e documentos
  • Organize seus documentos e recibos para a declaração do imposto de renda
  • Veja quais feriados vai querer viajar no ano que vem
  • Organize sua gaveta de meias (sério, ela fica caótica ao longo do ano)
  • Destralhe seu guarda-roupa, doe roupas que não usa mais
  • Comece a praticar alguma atividade física mais leve em casa, todos os dias
  • Dê uma geral na sua cozinha, limpando atrás dos eletrodomésticos
  • Selecione os livros que pretende ler nos próximos meses
  • Leia o livro do GTD <3 (A arte de fazer acontecer – David Allen)

Aproveite seu verão. 🙂

6 Comentários

  1. Thais, obrigada por nos ajudar por mais um ano!
    Tentarei colocar em prática as suas dicas em meus momentos livres, já que não terei férias. Só de ler aqui já fiquei cheia de ideias. Beijos e tudo de bom, muita saúde pra vc!

  2. Gostaria de sugerir um tema, como mudança, projeção para novos horizontes, algo radical mais com os pés no chão.
    Obrigado. Para pelos artigos muito mais sucesso em 2016

  3. RODA DA VIDA! Tive que comentar só para agradecer por esta imagem. Explico: há muitos anos atrás tive contato com ela, nos tempos de ensino médio, e sempre tentava me lembrar o nome dessa ferramenta… até hoje! Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA