ou

Muitas pessoas podem ter a curiosidade de saber como é a vida de uma pessoa organizada ou que seja o que chamam de “faixa-preta” no método GTD. Fico um pouco embaraçada com esses termos porque eles parecem meio definitivos por si só, e não considero nem minha organização nem o método GTD como algo que já encerraram as melhorias para mim. Estou sempre aprendendo.

Eu acredito que o aspecto mais significativo da organização de uma vida plena é o estado de mente tranquila como água, que é uma analogia que não só o David Allen faz para falar sobre produtividade com significado, como nas artes marciais é um termo muito usado para descrever “a zona” – aquele estado de concentração onde você consegue fazer o que precisa ser feito, confiando nas suas escolhas e executando com tranquilidade.

mente-clara-como-agua

A analogia com a água sempre me fascinou. Porque, afinal, a água não está sempre tranquila. Quem já viu reportagens, filmes ou documentários sobre tempestades em alto mar sabe o poder que a água tem de se agitar e ficar revolta. Isso não parece nada tranquilo para mim!

No entanto, o estado natural da água é o de tranquilidade. Por pior que seja a tempestade, ela sempre volta à calmaria, pois esse é o seu estado natural.

Com a nossa mente, quando nos organizamos, é a mesma coisa. Por pior que seja o caos ao nosso redor, quando temos um método, um caminho que podemos nos agarrar para voltar a esse estado de produtividade, tudo fica mais fácil. E rápido. Sem frustração, sem indecisão, sem desconforto.

Ter a mente clara como água não significa ser organizado e produtivo o tempo todo. Significa que você sabe identificar quando sua tempestade está acontecendo e como voltar ao seu estado de calmaria. E é isso o que um método de organização ou de produtividade proporciona. Essa é a grande vantagem de aprender, implementar e manter um caminho como esse.

Thais Godinho
01/12/2015
Veja mais sobre:
Analogias, Tranquilidade, Zen
12
Ideia do David Allen para usar cadernos no Evernote
Reequilibrando áreas de foco
Linkagem de domingo {69}

 

  1. Colatina Mari 01/12/2015

    Thais, eu acredito que isso seja o principal motivo da desordem total na vida das pessoas, eu mesmo já passei por isso e sei que quando eu estou com emocional desequilibrado meu quarto e minha casa fica uma zona, mas quando eu estou feliz, animado tudo fica mais fácil.

  2. Camille 01/12/2015

    Adoro essa analogia com a água também, representa muitos momentos nossos. Conheci o GTD pelo seu blog, consigo me considerar como “faixa marrom” (de acordo com os “níveis” que você postou na série Aprenda GTD) e estou muito feliz por isso. Muito obrigada, Thais! Não existe coisa melhor que saber que as coisas estão “no lugar”. :’)

  3. Carol 01/12/2015

    Obrigada por mais um texto inspirador, Thais!
    Como escrevi no blog, participei de uma turma aberta que não atendeu minhas expectativas, mas só tenho a agradecer a você por todo o conteúdo e inspiração que você oferece nesse seu espaço.
    Serei eternamente grata. 🙂
    Beijo enorme!

    • Thais Godinho respondeu Carol 09/12/2015

      Oi Carol, tudo bem?
      Que turma vc participou? Que instrutor? Me fale porque aí podemos conversar e eu pego uns feedbacks com você para promover melhorias e ver o que aconteceu.
      Obrigada.

      • Carol respondeu Thais Godinho 09/12/2015

        Oi Thais,
        Participei da turma aberta aqui em Salvador, com a Michelle.
        Escrevi sobre minha impressão (http://www.meunomenaoekerol.com/2015/12/treinamento-gtd/), mas ressalto que toda a equipe foi dez. No fim da semana passada o Marcio Lourenço (que tb esteve aqui) entrou em contato e expliquei a situação.
        Acho que a principal questão foi que não ficou claro, pra mim pelo menos, o foco do treinamento.

        Bjos

        • Thais Godinho respondeu Carol 10/12/2015

          Oi Carol,
          Obrigada por me enviar. Postei um comentário no seu blog.
          Uma coisa que esqueci de comentar lá, é que os novos cursos serão disponibilizados para o público geral sim. Os instrutores que serão capacitados antes.
          Abs

  4. Maria Carolina Urizzi 02/12/2015

    Q texto lindooooooooooooooo!!!!!!!!! Gratidão!!!!!!!!!!

  5. Vanessa Regina 02/12/2015

    Oi Thais!
    Você sabe onde encontrar o livro A arte de fazer acontecer, do David Allen?
    Todos os lugares que vejo estão em falta.

    • Thais Godinho respondeu Vanessa Regina 02/12/2015

      Submarino e Amazon.

    • Renan respondeu Vanessa Regina 04/12/2015

      Comprei a nova edição na Livraria Cia do Livro (R$35,00).

  6. Renan 04/12/2015

    Oi Thais!

    Ontem mesmo eu estava me sentindo esquisito. Olhei minhas tarefas e vi que eu tinha muita coisa para ser feito, isso me deu certa angustia momentânea, mas logo fiquei tranquilo pois sabia que tinha definido prioridades e organizado as tarefas, isso me acalmou, saber que estou fazendo exatamente o que deveria estar fazendo nesse momento é realmente algo libertador.

  7. […] Mente clara como água? […]