ou

O post de hoje traz uma técnica de produtividade que pode ajudar quem trabalha com atividades criativas e não gosta de perder tempo com tarefas de rotina ou mais burocráticas.

Muitas pessoas precisam fazer pequenas atividades ao longo do dia, semana e mês que, se feitas separadamente, tomam um tempo absurdo. Responder e-mails, gerar relatórios, contabilizar pedidos, enfim, cada pessoa certamente tem a sua lista de coisas a fazer que envolvem um trabalho mais mecânico mesmo.

YIX2REG1VX

A recomendação que eu trago é que você agrupe tarefas similares e faça-as em “blocos”. Como assim?

No caso dos e-mails, por exemplo. Em vez de trabalhar o dia todo com sua caixa de e-mails aberta, organize pequenos blocos ao longo do dia para responder todos de uma vez. Se, do contrário, você parar toda hora para responder um ou dois e-mails, além de estressar a mente, vai ter a impressão de que os e-mails nunca acabam.

Eu, por exemplo. Preciso fazer diversas operações sempre que realizo um treinamento: escrever um relatório, fazer avaliações e por aí vai. Em vez de fazer um item de cada vez, esparso, ao longo de cada dia, eu me organizo para uma vez por semana fazer todos. Isso facilita porque você já entra no modo de produção do negócio e faz vários de uma só vez, economizando muito tempo.

Algumas pessoas que eu conheço gostam inclusive de bloquear um tempo nos seus calendários para fazer tais atividades, para se lembrar. Eu não faço, mas fica a seu critério. Organize como funcionar melhor para você.

Essa técnica de produtividade ajuda pessoas no mundo inteiro a economizarem mais tempo e executar tarefas de rotina ou burocráticas com mais rapidez. Espero que te ajude também. 🙂

Thais Godinho
09/10/2015
Veja mais sobre:
9
Depoimento da leitora: “Eu estava passando por um vendaval em minha vida”
Checklist anual
O problema da lista diária de tarefas

 

  1. Fernanda Lima 09/10/2015

    Ola Thais!
    Será que funciona com dobrar roupas? Odeio esta atividade e não sei o que é pior… Risos
    Abraços

  2. Leli Martins 09/10/2015

    Eu vivo tentando fazer isso, mas geralmente sempre escapa alguma atividade e eu gasto um tempo maior executando-a várias vezes na semana. Ainda estou me adaptando a escrever tudo o que preciso fazer/lembrar, aos poucos vai melhorando (eu acho!). kk

  3. Michele Tavares 10/10/2015

    Gostei, vou aplicar. 🙂

  4. Julio França 11/10/2015

    Uma dica rápida e pratica de aplicar!

    Descobri seu blog por acaso, estava buscando no google informações sobre o caderno Fitto da Tilibra, que está em falta em todos os lugares e não consigo comprar o grande sem pauta que costumo usar. Aí descubro seu post do sorteio da tilibra de 2011 e acabo descobrindo uma ótima fonte de ensinamentos para a organização que virão bem a calhar.

    Obrigado pelo seu blog! Continue o ótimo trabalho!

  5. Bia 13/10/2015

    Oi Thais!

    Eu uso isso listando contextos relacionados às ações, tipo telefonar etc.

    Mas eu tenho um problema seríssimo pra controlar rotinas recorrentes que não tem prazo definido de verdade. Vou usar o exemplo da Fernanda: dobrar roupas. Se eu deixar isso na lista de próximas ações de casa, cada dia vai ficar pra depois e eu não consigo agendar dias certos pra fazer esse tipo de coisa porque minha rotina varia muito. Tem dia que saio de casa às 6 da manhã e volto 10 da noite, tem dia que saio meio dia e volto às sete da noite. Mas o dia que eu fico menos tempo na rua não é necessariamente o dia menos cansativo…

    Alguma dica pra gerenciar isso sem que a semana passe e eu fique com várias dessas coisinhas acumuladas? Se eu regar as plantas no sábado e no domingo e deixar o resto da semana sem água não vai resolver rsrsrs

    Beijo!

    • Thais Godinho respondeu Bia 13/10/2015

      A dica é se planejar semanalmente e verificar que dia seria mais calmo para você fazer isso.

      • Rose Ruiz respondeu Thais Godinho 09/01/2016

        Agradeço imensamente suas orientações… Têm me ajudado muito… Valeu Taís… Deus te abençoe

  6. Carla 23/10/2015

    Olá, Thaís! Meu problema é um pouco parecido com o da Bia mas por um motivo diferente: tenho um baby de 1 ano e 4 meses que tem horário péssimo de sono. Estou tentando modificar a rotina de sono dele, mas enquanto isso sinto que minhas pequenas e grandes tarefas diárias precisam de um “help” mais que urgente. Estou no caos por conta disso. Nâo sei bem como começar e priorizar. Enfim, gostei da dica de dividir em blocos e planejamento semanal. Vamos ver se consigo dar continuidade a isso.