ou

Há algum tempo publiquei aqui no blog um post sobre como organizei o meu sono e muitos leitores pediram um help sobre como lidar com a insônia ou a dificuldade de pegarem no sono. Fiz algumas pesquisas e trago aqui algumas coisas que você precisa fazer hoje mesmo e testar durante alguns dias para ver se dá resultado (e eu acredito piamente que sim!):

Conversar com alguém pelo celular

Estabeleça um horário limite (por ex: uma hora antes de ir dormir) e pare de enviar mensagens de texto para as pessoas – especialmente What’s App. Procure inclusive desabilitar as notificações de novas mensagens a partir desse horário. Acordar de noite com o PLIM do celular para verificar uma nova mensagem? Jamais! Veja só a que ponto chegamos: interromper o sono à noite por causa de mensagens eletrônicas? Avise as pessoas que passará a dormir mais cedo e que não responderá mais mensagens de noite.

O problema de ficar conversando não é apenas ficar com a telinha ligada no seu rosto (o que por si só já atrapalha sua produção de melatonina), mas é que a conversa mexe com a sua mente e a deixa agitada. Se rolar uma discussão, então, adeus sono!

Jogar joguinhos tipo Candy Crush

Não, o celular não é o grande vilão do sono prejudicado, mas ele contribui muito. Este tópico vale não apenas para celular, como para tablets, computadores e jogos na tv. Games são ótimos para desenvolver nosso lado lógico e até para nos ensinar muitas coisas legais, como estratégia, trabalhar em equipe, saber perder… Mas, de noite, tudo o que eles fazem é deixar a sua mente alerta e agitada, prejudicando o sono. Parece óbvio, mas…

Ficar preocupado(a)

Só existem dois tipos de problemas: aqueles que têm solução e aqueles que não têm. Se o problema tem solução, então você não precisa se preocupar com ele. Se o problema não tem solução, não adianta se preocupar. Desapegue e siga adiante.

Não adianta ficar preocupada(o) com qualquer coisa que seja. Independentemente da gravidade do problema, não será antes de dormir que você vai conseguir resolvê-lo. Pare de pensar no assunto, procure relaxar e durma. Se for necessário, escrever sobre o problema pode ajudar a tirar da cabeça.

Se você tem problemas para dormir, eu recomendo parar de fazer essas três coisas acima durante alguns dias. Depois você me conta como foi.

Thais Godinho
03/10/2015
Veja mais sobre:
9
Você nunca acaba de organizar a casa
Desculpas que nos damos quando adiamos nossos sonhos (e como contornar cada uma delas)
Saiba como priorizar suas atividades diárias

 

  1. Ótima postagem! Sempre desligo o wi-fi do celular antes de dormir porque, apesar de não acordar durante o sono por nada (me transformo em uma pedra hahaha), se estou naquele nível “pegando no sono” e o celular tocar, fico no mínimo indignada. E ninguém quer dormir estressado, né?
    Apesar disso, agradeço à vida por ser o tipo de pessoa que cai na cama e morre heheh minha maior dificuldade é me disciplinar para de fato ir dormir no mesmo horário todos os dias pois, quando estou fazendo uma sequência de exercícios de estudos, por exemplo, às vezes quero acabar todos os naquele dia ou coisa assim.

    Acho que outra dica interessante é, pelo menos na primeira semana, acordar cedo todos os dias – mesmo indo dormir tarde. No final do dia a pessoa vai precisar dormir!
    E, para acordar cedo, descobri uma coisa maravilhosa que funciona comigo. Quando comecei a dormir lá no verão de janela/cortina abertas por causa do calor, acordava com a luz do sol nascendo. Logo eu, que não acordava nem com mil despertadores, tenho acordado com o nascer do sol pela manhã 🙂

  2. Ana Paula Abel 03/10/2015

    Tem toda razão, conversar com pessoas online antes de dormir te deixa meio agitada mesmo, atrapalha muito o relaxamento da mente que é necessário antes de dormir haha

  3. Olá Thais, isso é uma necessidade urgente minha: dormir bem. Anos que não sei o que é isso… Meu sono é levíssimo, uma tosse da minha menina no outro quarto já acordo.
    Os problemas também rondam a cabeça da gente mas vou tentar me firmar nisso, se tem jeito tem jeito se não é esquecer…. Esse pra mim é o mais difícil exercício…
    Tenho certeza também, como você falou, que o computador e celular tem atrapalhado muito meu sono. Fico agitada e custo a dormir e acordo várias vezes na madrugada – sono picado.
    Eu desligo a internet, abaixo o volume do celular, esse procedimento eu faço, mas fico com o computador e celular ativo, teclando publicando até a hora de pular na cama. Estou mesmo precisando tentar esses passos e sei tb que pode melhorar. Mas atrás vem toda uma organização que é preciso também ser revista pra chegar nesse patamar… Tomara!!!

    Beijos, obrigada! ♥

  4. Vivi 03/10/2015

    Boas dicas Thaís! Acho que não comer muito ou consumir bebidas alcólicas pouco tempo antes de ir pra cama também ajudam numa boa noite de sono!

  5. Hernane 03/10/2015

    Acabei de chegar do curso GTD. Muita coisa para processar! Mas, com essas dicas de sono, só amanhã na revisão semanal.

  6. Adolfo Brás 05/10/2015

    Realmente, tem se tornado um problema grave em nossa sociedade contemporânea as dificuldades cada vez maiores que estamos enfrentado para conseguirmos desligar o cérebro. São medidas simples, mas que auxiliam e muito.

  7. Ju Maria 05/10/2015

    Realmente a preocupação atrapalha muito na hora do sono.

  8. Uiara 07/10/2015

    Ótimas dicas! Como fico péssima se não durmo o suficiente, sigo um ritual diariamente: durante a semana vou deitar em um horário fixo, e a partir deste horário ligo a função “não perturbe” no celular e também desligo o wi-fi, para as mensagens inconvenientes não me atrapalharem. Também tenho o costume de ler um livro por meia hora com somente a luz do abajour ligada, quando já estou deitada, para relaxar a mente. Quanto às janelas, nos dias de calor, como a Fabíola citou, deixo abertas, mas durmo com uma máscara (a claridade perturba muito meu sono, então uso para não acordar antes do horário habitual).