ou

problemas-obaEu li esse livro já há algum tempo (aliás, tem outros muito legais na fila para fazer resenha aqui para o blog!) e gostaria de fazer uma leve resenha sobre ele, porque acho que tem tudo a ver com o tema do nosso mês (“Priorize”). É um livro simples, de leitura rápida, mas com frases e momentos impactantes. Vou falar um pouco sobre ele então aqui.

“Problemas? Oba!” (Ed. Gente) é um livro de Roberto Shinyashiki que ficou durante muito tempo na lista dos mais vendidos da revista Veja, mas eu li somente este ano. Trata-se de um livro que conta a história de Roberto aconselhando um amigo que tinha sido demitido e não sabia como se recolocar no mercado. Apesar de eu não gostar de livros com narrativa de história, a leitura não é nem um pouco cansativa (pelo contrário!).

Roberto começa nos explicando os vários benefícios dos problemas. Dentre eles, ser um profissional melhor e ganhar mais dinheiro (afinal, sua solução pode gerar algum lucro!). Você também tem a oportunidade de ajudar outras pessoas e ajudar a construir um mundo mais justo.

No livro, também aprendemos:

  • a maneira certa e a errada de lidar com os problemas
  • como resolver problemas
  • como lidar com problemas recorrentes
  • qual deve ser o foco correto durante a resolução de problemas
  • “método OBA” para resolução de problemas
  • como ficar rico ajudando outras pessoas

Por ser um livro inteiro sobre um mesmo tema, pode parecer repetitivo em alguns momentos, mas sempre que eu começava a pensar assim, me surpreendia com um conteúdo original e inspirador. Vale a leitura!

Para mim, trouxe muitos aprendizados novos que eu posso incorporar na prática que eu já tenho no dia a dia (de produtividade, especialmente útil para projetos no GTD) e me fez ver o trabalho de forma totalmente diferente. Será que estou levando problemas para as outras pessoas ou resolvendo os problemas delas – inclusive de clientes? Recomendo para todos os profissionais e até mesmo para quem está apenas começando no mercado de trabalho, porque já pode começar com o foco correto (inclusive o livro traz dicas para entrevistas de emprego).

Mais alguém já leu esse livro? O que achou?

Thais Godinho
22/09/2015
Veja mais sobre:
8
Decisões frugais tomadas por nós
Hangout: Evernote para tarefas e projetos (foco GTD)
28 coisas para fazer todo ano

 

  1. EMERSON FERREIRA NOGUEIRA 22/09/2015

    Excelente dica. Veio em um momento que as coisas estão ruins. Obrigado.

  2. Ana Yuan 23/09/2015

    Que legal parece bem interessante o livro, deu vontade de ler, obrigada pela dica
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  3. Yasmin Farias da Silva Fernandes 23/09/2015

    Olá Thaís! Li esse livro há mais de 3 anos atrás (mais ou menos) quando foi lançado. Porém, há tanta coisa da qual me esqueci, que agora ao ver seu post, deu vontade de ler novamente. Já vou tirá-lo da estante para releitura! hehehe…. \o/

  4. mariana junqueira 24/09/2015

    Eu li, ja faz tempo, e eu já tinha uma postura parecida com a do Roberto, onde acredito que desculpas são o caminho mais curto para o fracasso, enfrentar e resolver problemas pode ser uma atividade prazerosa se você percebe problemas como oportunidades. Quero aproveitar e dar uma dica de leitura para thais, e os outros leitores do blog. O livro Transformando suor em ouro do ex tecnico da seleção masculina de vôlei Bernardinho! Excelente leitura.

  5. marcia 26/09/2015

    eu tenho o livro e ainda não li, mas sua resenha me animou, vou ler e depois volto aqui.

  6. Cris 29/09/2015

    Vc acredita que eu tenho esse livro embaladinho e nunca abri??? Comprei por curiosidade e não prioridade…

  7. […] e resenhei o livro “Problemas? Oba!” do Roberto […]