Prioritário é tudo aquilo que vem primeiro em ordem, tempo e dignidade. Quando falamos em organização pessoal, priorizar significa tomar decisões significativas e direcionar seus recursos de acordo com o seu foco. Complicado? Nem tanto. Vamos ver como fazer.

No dia a dia, certamente você tem muito a fazer. No calor das situações, fica até difícil reconhecer o que é prioridade. Muitas urgências aparecem, incêndios que você precisa apagar acontecem o tempo todo e imprevistos impactam no seu planejamento. Além do que, as prioridades parecem mudar toda hora! O que é prioridade no dia 14 não será mais (provavelmente) prioridade no dia 30. Muitas vezes, as prioridades mudam de um dia para o outro! Como manter o foco desse jeito?

BP49ZC36DE

Existem muitas coisas que você pode fazer para aumentar sua confiança com relação ao que é prioridade para você. A primeira é controlar o que você faz no dia a dia: suas ideias, os compromissos no seu calendário, a sua lista de coisas a fazer, o que foi delegado para outras pessoas. Ter tudo isso sob controle é o básico para você começar a identificar prioridades. Sem isso, você não conseguirá ter poder de análise, pois tudo voltará ao nível do caos.

Tudo aquilo que você se compromete a fazer são acordos com você mesma(o). E existem apenas três possibilidades para cada acordo: executar conforme o acordo foi feito, não executar ou renegociar o acordo. A escolha é sempre sua. Isso serve para tarefas mais pontuais até projetos mais elaborados.

Também é importante, então, você ter uma lista completa de todos os seus projetos em andamento (pessoal e profissional). Poder verificar uma lista de projetos faz com que você compare um com o outro para analisar o grau de importância de cada um. Essa análise já pode te ajudar a ver o que deve fazer primeiro, no que deve focar etc.

Veja então os itens da lista abaixo na sua vida para identificar possíveis prioridades entre eles:

  • Pegue uma folha de papel e uma caneta e anote aquilo que está na sua cabeça no momento, te preocupando
  • Veja sua agenda ou calendário – compromissos importantes que estão por vir e você precisa tomar providências
  • Analise sua lista de coisas a fazer (partindo do pressuposto que você tenha uma)
  • Verifique sua lista de assuntos a tratar (agendas) com outras pessoas ou em reuniões específicas
  • Veja os papéis que estão na sua pasta, bolsa ou mochila
  • Observe seu ambiente físico no escritório e em casa para ver se algo precisa de providências
  • Faça uma lista de todas as áreas da sua vida: casa, família, estudos, finanças etc.
  • Você tem objetivos de curto, médio ou longo prazo? Eles estão se refletindo nas suas ações hoje?
  • Como você imagina sua vida daqui a 10 anos? Em uma timeline de 100 anos de vida, onde você está? Liste o que tem feito para chegar até onde deseja
  • Reflita sobre a sua missão pessoal e os motivos para você fazer tudo o que faz
  • Liste alguns problemas da sua vida no momento que você gostaria de resolver
  • Veja se existem oportunidades criativas hoje que você gostaria de explorar
  • Existe algum processo ou procedimento a melhorar na sua vida pessoal ou profissional?
  • Pense se existe alguma habilidade que você gostaria de desenvolver melhor ou começar a desenvolver

Para todas as reflexões acima, você vai identificar aquilo que precisa (ou quer) resolver agora e aquilo que pode esperar. Lembre-se: com organização, você pode fazer tudo o que quiser, mas não ao mesmo tempo. A ideia é começar a tomar providências para tudo aquilo que você precisa ou quer fazer agora.

Perceba que só depois de pensar sobre todos esses tópicos que você consegue identificar suas prioridades atuais. Não dá para definir prioridades se você não sabe tudo o que tem para fazer. É como começar a montar um quebra-cabeça sabendo que uma peça está faltando. 🙂 Você sabe que algo está errado e sequer fica motivado(a) para começar a montar. Com as prioridades é a mesma coisa.

7 Comentários

  1. Thais, eu tenho um “problema esquisito”…
    eu consigo me organizar até bem, separar os compromissos em ações aplicáveis, tenho até uma boa ideia do tempo gasto em cada um das atividades que eu preciso e a prioridade e a ordem delas.
    Mas quando chega na hora de fazer eu simplesmente não as faço… fico empurrando com a barriga até o prazo se estourar ou ficar impossível de completar, além disso, às vezes parece que eu prefiro ficar mais tempo na cama ou assistir mais um episódio de um seriado qualquer do que ir lá e completar a tarefa que está me importunando na cabeça a tempos…
    já pensei até em procurar ajuda psicológica, mas decidi vir abrir meu problema aqui para você, pois adoro seus posts, então pode ser que você tenha alguma dica melhor pra me dar
    Atenciosamente

    • Proscatinação! Procure pesquisar sobre o tema….é isso, quando ignoramos nossas ações em detrimento de ter um pouco mais de prazer.

  2. Amei tudo o que se tem comentado neste espaço, estava precisando, desta ajuda, para organizar minhas idéias e necessidades.

  3. V_m.. talvez você precise de ajuda terapêutica. Faço isso há algum tempo já. Sou um procrastinador e precisei procurar ajuda pois essa questão estava tomando uma proporção de angústia.
    Entenda como procrastinação não apenas deixar as coisas pra depois por desejo, mas algo que vai além disso. Apesar de ajudar, alguns casos não se resolve apenas com organização de tempo, pode ser uma característica pertinente desde sua infância, dentre outras questões.

  4. boa noite! a procrastinação me persegue , ate consigo planejar mas na hora de executar cadê? odeio isso é muito ruim depois ficar culpa no se e o pior continuar repetindo o mesmo erro

DEIXE UMA RESPOSTA