ou

Tenho acordado bastante cedo nos últimos dias e gostaria de compartilhar minha rotina matinal com vocês, porque ela me ajuda a manter a vida organizada.

Eu acordo e faço minha rotina matinal de beleza, lavando o rosto e passando protetor solar e hidratante. Não passo maquiagem se não for sair de casa ou fazer alguma reunião online, para evitar inserir química no rosto desnecessariamente.

Troco de roupa, bebo água e tomo meus remédios. Trocar de roupa é extremamente bom para o moral. Por isso, tenho algumas peças mais confortáveis que uso quando vou trabalhar em casa. Calço inclusive sapatos.

Faço uma breve meditação e entoação de mantra. Dedico às três jóias do Budismo e minha meditação ou é respiratória apenas ou me concentro em um tema aleatório para o dia, como compaixão ou a preciosidade da vida. (Veja mais aqui sobre a minha rotina de meditação)

Ligo meu computador no escritório e escolho uma playlist do dia no Spotify. Hoje foi “Café & Jazz”. Depende do meu humor. Gosto de ouvir com fones de ouvido, mesmo que esteja sozinha, porque acho que isso ajuda na minha concentração.

Captura de tela 2015-09-10 08.25.42

Sempre tenho uma garrafa de água comigo no escritório para bebericar ao longo do dia, senão fico com dor de cabeça.

Acesso a sessão de comentários do blog para ler, aprovar e responder as dúvidas dos leitores. Estabeleço alguns minutos todos os dias para fazer isso e, muitas vezes, não consigo responder todos de uma vez. Alguns demandam respostas maiores. Assim, ficam moderados até a minha resposta.

Leio as atualizações que cadastrei no meu Feedly, geralmente posts de blogs que eu acompanho. Separo em três categorias, de acordo com os meus blogs: 168 horas (para posts sobre empreendedorismo e produtividade), Thais Godinho (para blogs com assuntos mais pessoais) e Vida Organizada (para blogs relacionados aos assuntos do VO). Nunca leio todos, mas apenas aquilo que me interessa.

Depois dou uma olhada no site da Folha de SP (o jornal), do qual sou assinante. Gosto de ver as últimas notícias e, se tiver tempo, ler algumas colunas.

Captura de tela 2015-09-10 08.31.19

Todo esse ritual serve para me acordar e me colocar no mode: on para qualquer outra coisa. Geralmente, ao ler as notícias, já estou ansiosa para começar a trabalhar!

O que vem a seguir depende de como foi o meu dia anterior. Se passei o dia todo fora, processo meus e-mails. Se não, já fiz isso na noite anterior, então posso ir direto para o meu calendário ver o que tenho para o dia e acessar minha lista de ações no Todoist.

Essa pequena rotina que consigo aplicar quando trabalho em casa me ajuda bastante e espero que ajude de alguma maneira quem acessa o blog.

Thais Godinho
10/09/2015
Veja mais sobre:
Manhã, Rotinas
32
Como trazer os seus objetivos para o dia a dia
Como organizar: Rotina matinal de trabalho
O conceito de armário-cápsula e como ele se aplica no nosso dia a dia

 

  1. Camila 10/09/2015

    Minha rotina da manhã é tão preguiçosa que tem dias que eu demoro 2h pra entrar no modo produtividade, mesmo acordando cedo. Acho que preciso estipular algo mais rígido e, principalmente, trocar de roupa. Vivo de pijamas e sei que isso mata qualquer que queria ser produtivo estando em casa.
    Vou reler esse post e ver o que posso inserir aqui na minha rotina 😉

    • Thais Godinho respondeu Camila 10/09/2015

      Pode ajudar, faça o teste!

    • L. respondeu Camila 11/09/2015

      Oi!

      Sugestão: faça um check-up principalmente da parte da tireóide e um hemograma completo com dosagem de ferro,ferretina e ácido fólico.
      A sua demora em acordar pode ser disfunção da tireóide e anemia.Consulte seu médico, com base no resultado dos exames você terá o diagnóstico certo e a medicação adequada.

      Bom final de semana. =)

  2. Ana Yuan 10/09/2015

    Olá bom dia. Tenho grandes dificuldades com a rotina em casa. Fico muito dispersa e aí não rendo, Gostei das suas dicas, trocar de roupa já dá uma diferença para mudar o nosso modo mental, parece que o pikjma não combina com produtividade,,rsss vou adotar algumas coisas que li, obrigada viu bjs e bom dia
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  3. Jéssica 10/09/2015

    Amo acordar cedo. Se possível, antes do sol nascer, umas 5h45, 5h50… E vê-lo nascendo aos pouquinhos, pra eu despertar junto com o dia, sabe? <3 Realmente, ouvir música e se vestir bem ajuda. Arrumar a cama pra mim também – dá disposição de "resolver os assuntos"!

    Você já viu esse blog? http://mymorningroutine.com/

    Bjs

  4. Iolanda 10/09/2015

    Olá Thais, tudo bem?

    Acho muito interessante falar sobre a rotina principalmente a matinal, eu trabalho no escritorio o dia inteiro e em alguns dias da semana vou atender em um consultorio chegando muito tarde em casa, então a noite é fazer jantar e arrumar algo da casa para não ficar um caos rsrs, então eu queria dicas para melhorar meu animo de manhã e ser produtivo e ver sua rotina me ajuda muito a pensar na minha.
    Adorei o post.

    Bjos.

    Iolanda;

  5. Érika 10/09/2015

    Olá Thaís, quanto tempo você leva para fazer essa rotina antes de começar a trabalhar? Quanto tempo em média cada atividade? Nossa, eu levaria umas duas horas ou mais, mas sei que você é bem prática.

  6. Hugo 10/09/2015

    Thais, tens alguma dica pra acordar mais motivado? Ultimamente eu tenho sofrido enorme resistência para levantar. Você já sentiu resistência em cumprir atividade simples, rotineiras? Eu fico ansioso só de pensar nas coisas simples (lavar o rosto, escovar os dentes, trocar de roupa) que tenho que fazer antes de começar a trabalhar.

    • Thais Godinho respondeu Hugo 11/09/2015

      Acho que acaba sendo muito pessoal. O que funciona para mim é dormir horas suficientes e ter bastante coisa para fazer no dia seguinte.

  7. Amanda 10/09/2015

    Amo esse tipo de post, Thais! ♥

  8. Amanda 10/09/2015

    Thais, você nunca mais postou as tarefas mensais, eram muito boas e nos ajudam a fazer coisas diferentes e sair da rotina. Se pudesse voltar com elas seria ótimo. Beijos

    • Thais Godinho respondeu Amanda 11/09/2015

      Olá Amanda, tudo bem? Eu posto mensalmente – inclusive a última foi em agosto.
      Este mês não foi postado e teve um aviso no blog sobre a minha indisponibilidade atual no dia 1. Por favor, dê uma olhada.
      Obrigada pela compreensão.

  9. Ewerton Lenildo 10/09/2015

    Que delícia de rotina matinal Thais! Muito inspiradora. No momento venho acordando bem cedo também e procuro tomar banho, tomar café e organizar algumas coisas antes das sete, que é quando pego pesado nos estudos. Obrigado pelo belo post. <3

  10. Juliana Soave 11/09/2015

    Querida Thais,

    Amo o seu blog e já acompanho o seu trabalho há um bom tempo =D
    Eu começo a minha rotina bem cedo (madrugada rsrs) pois trabalho longe… e também acho importante quem trabalha em casa trocar de roupa, parece que mandamos uma mensagem para o resto do nosso corpo: “olha eu estou pronta rs”.

    Um grande abraço com carinho ♥

    http://www.mulheresescritas.com

  11. Aline 11/09/2015

    Que delícia de rotina Thais.. consegui imaginar tudo sendo executado!
    A minha é uma correria sem fim, acordo correndo, me arrumo correndo, tomo café, e saio correndo para enfrentar o trânsito. Já tentei acordar bem mais cedo várias vezes, pra conseguir ter uma manhã mais calma, mas não consigo, e se consigo, passo o dia mal humorada porque morro de sono. Mas tenho planos em alguns anos mudar minhas atividades, pra conseguir viver melhor.

  12. Carlos Costa 11/09/2015

    Thais,

    Achei muito interessante que sua rotina matinal seja muito parecida com a minha.
    Me identifiquei com seu gosto musica matinal e assim como você prefiro ouvir música com o fone para maior concentração.

    Ultimamente tenho ouvido muitas playlists de concentração e foco no spotify, principalmente com música instrumental para não me distrair. Elas tem o poder de nos colocar em outro mundo nos desligando do que está a volta.

    Parabéns pelo BLOG

    • Nayara respondeu Carlos Costa 11/09/2015

      Realmente, este poder é mágico!

      Já passeei por todas as playlists de foco do Spotify, mas ultimamente tenho ouvido as listas do Dany Elfmann (tb no Spotify) – que faz músicas instrumentais para filmes. É bárbaro!!!

      Eu fico hipnotizada no trabalho quando rodo estas músicas!

  13. Amanda 11/09/2015

    Só eu reparei que esse mês não teve checklist?

  14. Lara 11/09/2015

    Thais, como você encaixa a rotina do Fly Lady?

    Geralmente faço tudo logo que acordo (guardar louça,lavar roupa, a tarefa do dia, etc.), mas isso acaba atrasando um pouco meu cronograma matinal.

    • Thais Godinho respondeu Lara 11/09/2015

      Faço de noite e pela manhã faço quando meu filho acorda, no meu primeiro intervalo de trabalho.

  15. Danusa moo 13/09/2015

    Oi querida! Amo seu blog e tem me ajudado muito. Me diz uma coisa… e o café? Vc toma antes ou depois da meditação? Tks!
    Beijo!

    • Thais Godinho respondeu Danusa moo 14/09/2015

      Quando meu filho acorda. Tomo junto com ele.
      Essa rotina é bem cedo, quase de madrugada.

  16. Carla 14/09/2015

    Thais, qual marca de protetor solar tu usa no rosto? A maioria tem cheiro característico de protetor solar e fica chato botar pra trabalhar.
    Obrigada desde já.

  17. Marcelo 29/09/2015

    Começar o dia olhando notícias em Folha, G1 me parece uma péssima ideia para uma pessoa produtiva começar o dia, porém, isso é particular de cada um. Uma tragédia na capa, ou uma foto de criança Síria morta na praia etc e já começou desmotivar o dia. Acho melhor ver notícias no meio do dia quando pelo menos as MITs já foram executadas. Na verdade, quanto menos notícias melhor, com exceção para algumas colunas, ou seções como economia, finanças, tecnologia, ciência, ou novidades da sua área de atuação. E pensar que a população em massa começa o dia assistindo Bom dia Brasil, SP, ou qualquer bom dia da globo.. tragédias, polícia, coisas ruins.. e para finalizar o dia ainda mais motivado assiste o Datena e Rezende.

    • Thais Godinho respondeu Marcelo 29/09/2015

      Eu só leio as novidades do mercado mesmo. Para mim é fundamental. Não dá para ler tudo!

  18. Eve 11/10/2015

    Sua rotina matinal é excelente! Estou tentando incluir a meditação na minha rotina também, pois sinto que quando dedicamos um tempo para acalmar a mente, temos um dia muito mais produtivo e feliz.

  19. […] já comentei em um post aqui no blog sobre como é o meu “ritual” para começar o dia. E para encerrar o dia? O que fazer para desligar a mente do trabalho, especialmente quando a gente […]