ou

Neste post, farei uma introdução sobre como utilizar a ferramenta Todoist para uso da metodologia GTD.

O que é o Todoist?

O Todoist é uma ferramenta gratuita, com muitos recursos adicionais em sua versão paga. A versão paga custa 29 dólares por ano (menos de 3 dólares por mês) e vale muito a pena para quem quiser melhorar sua produtividade. Também dá para usar o Todoist na versão gratuita, para experimentar, mas eu recomendo sempre a versão paga de qualquer aplicativo – ela sempre tem mais recursos para melhorar seu uso e, além disso, você ajuda os desenvolvedores a continuarem mantendo seu trabalho brilhante.

Por que você está usando o Todoist?

Muitas pessoas me perguntam por que eu migrei de uma ferramenta que gostava tanto (Toodledo) para o Todoist. Meu papel é testar ferramentas, então é natural que eu sempre mude, buscando melhorias para vocês. Eu gosto de testar e mudar.

Ao mesmo tempo, mesmo usando o Toodledo, percebi que não era uma ferramenta fácil de indicar para as pessoas. O visual é poluído e ela só existe em inglês. Esses dois pontos sempre me fizeram ficar com o pé atrás ao indicar a ferramenta e, em vez dela, eu costumava indicar o Todoist. Dentre todas as outras existentes, era a mais confiável e que eu gostava mais. Eu já estava indicando tanto que resolvi migrar de uma vez para a ferramenta, pois assim facilitaria as minhas indicações, até mesmo para que eu pudesse dar mais dicas sobre a ferramenta.

Ao migrar, recebi o convite do pessoal do Todoist no Brasil para ser embaixadora da ferramenta, o que aceitei por ser uma oportunidade legal de ajudar as pessoas a serem mais organizadas. Comecei a migrar meu sistema GTD aos poucos para lá, então agora chegou a hora de explicar como venho fazendo e como podemos usar o Todoist para aplicar o GTD.

Estes posts específicos da ferramenta não fazem parte da série Aprenda GTD, porém se conversam. Para acompanhar o que está sendo postado sobre o Todoist, acesse a tag.

Como começar a usar

  • Para utilizar a ferramenta, acesse todoist.com e faça seu cadastro.
  • Você pode migrar para a versão paga clicando aqui.
  • Você pode acessar o Todoist via web ou instalar no seu computador, smartphone ou tablet. Ele é multiplataforma e sua sincronização é uma das melhores que existem.

Captura de tela 2015-09-08 10.27.05

  • O Todoist tem uma caixa de entrada, onde você pode inserir itens que ainda não foram processados por você. Isso é muito útil caso você não goste de processar em papel ou não esteja com um bloquinho por perto, mas o celular sim.
  • Abaixo da caixa de entrada aparecem “Hoje” e “Próximos 7 dias”, mostrando o que você tem para fazer cujo prazo vence hoje e também as ações da sua próxima semana. Isso é especialmente útil na revisão semanal do GTD.
  • Embaixo, na barra lateral, você encontrará três abas: Projetos, Etiquetas e Filtros. O que você precisa saber nesse momento é que essa área de Projetos é como se fossem pastas, ou nomes de listas. Nós vamos usar para outras funções além de projetos no GTD.
  • O Todoist permite que você crie sub-tarefas e sub-projetos, ou seja: organize seus projetos e ações em listas hierarquizadas. Nós também vamos ver a melhor maneira de aplicar isso no GTD.
  • Apesar de o GTD ser um sistema de gerenciamento pessoal, é importante saber que um dos pontos fortes do Todoist é o compartilhamento de projetos e atribuição de tarefas.
  • Com relação a datas e prazos, você pode inserir horários, datas, recorrências e outros recursos em suas ações.
  • Um dos recursos que eu mais gosto no Todoist é o que eles chamam de carma. Todos os dias, à medida que você vai manuseando a ferramenta, seu carma de produtividade aumenta. Claro que é apenas um recurso lúdico, mas também te permite ver como está a sua produtividade com base na quantidade de ações executadas. Eu acho muito legal entrar cada dia e ver como meu número subiu! Para quem tem problema com motivação, isso é um recurso que pode ajudar.

Alguns recursos que só estão disponíveis na versão premium:

  • Inserir anexos de notas e arquivos em suas ações
  • Alertas por localização – ou seja, quando você chegar em um lugar X, se tiver algo para fazer ali, o Todoist te avisa
  • Fazer uma análise estatística daquilo que você concluiu
  • Melhor uso das etiquetas, com cores e outros recursos
  • Uso mais otimizado dos filtros
  • Backup automático
  • Pesquisa!
  • Integração das ações para o seu calendário
  • Adicionar e-mails como tarefas rapidamente
  • Criar templates para projetos
  • Sincronização automática

Se estiver em dúvida, você pode comparar as versões paga e gratuita aqui.

Guia básico do Todoist

Veja alguns guias básicos do próprio Todoist para ir se familiarizando com a ferramenta:

No site do Todoist, você pode conferir um vídeo sobre Todoist e GTD. Eu farei um pouco diferente do vídeo, mas pode valer como curiosidade.

Pode valer a pena criar sua conta e ir brincando com a ferramenta até o próximo post. 🙂

Por favor, poste nos comentários quais são suas expectativas, se já usam o Todoist, ideias. Com certeza esses comentários ajudarão bastante na construção desta série. Obrigada!
Thais Godinho
08/09/2015
75
Como lidar com imprevistos
{Vídeo} Arrumação se faz todo dia
30 dicas de organização essenciais para a sua vida

 

  1. Jaqueline Lima 08/09/2015

    Oi Thais,
    Eu achei ótimo vc mudar para o TODOIST. Eu já baixei o aplicativo, mas estava com preguiça de começar a usar, mas com as suas dicas vai ser mais fácil.
    Eu tenho uma dúvida: como vc faz para migrar as suas notas entre os aplicativos (Evernote p/ toodledo; toodledo p/ todoist)?
    Ah, não poderia deixar de comentar: eu acho que as mudanças no blog demonstram uma maturidade muito grande de conceito e objetivo. Parabéns!!!!
    Um grande abraço,
    Jaque

    • Thais Godinho respondeu Jaqueline Lima 08/09/2015

      Processo individualmente ao migrar. É muito boa essa migração porque te permite reavaliar o que está em seu sistema, por isso leva tempo.

      Obrigada, Jaque. 🙂

      • Jaqueline Lima respondeu Thais Godinho 09/09/2015

        Oi Thais,
        Eu queria entender se vc digita todas as notas outra vez, ou se tem algum jeito de transferir, ou se vai no copia e cola mesmo?
        Muito obrigada,
        Jaque

  2. Ines 08/09/2015

    Thais eu uso o Todoist há um tempo já gosto muito o Karma faz com q eu não queira deixar nda atrasado! hahahahaha mas uma coisa q sinto falta, deve ser frescura minha pq dificilmente tem em outras ferramentas é uma data inicial e outra final, se bens q dá pra fazer isso através das subtarefas do projeto né.
    abraço

  3. Mel 08/09/2015

    Oi Thais, raramente comento mas tenho seu livro e já te acompanho há alguns anos. Já tinha visto vários comentários seus sobre o Todoist e diferente de você não suporto ficar experimentando novas ferramentas, de acordo com a sua recomendação adotei o toodledo e usava satisfatoriamente. O que me convenceu a tirar um tempo para checar foi quando você disse que era menos poluído e o negocinho do carma (adorei!), além disso gostei de ter uma pasta de filmes para assistir, pois sempre uso filmes como recompensas por uma semana de trabalho e nunca fiz uma lista disso, mas sempre pensei nisso . Me sentia um pouco mal de utilizar o Toodledo (apesar de ser ótimo e não ter problemas com inglês) e ignorar a maior parte dos recursos, pois não achava necessário e/ou não tinha paciência para preenchê-los. Resumindo, quando abro o todoist só vem sentimentos e vibrações boas, isso é algo difícil de explicar, mas faz muita diferença no dia-a-dia. Sinto falta apenas do Notes! Uso tanto como um diário como para escrever minha dissertação, pois utilizo vários computadores diferentes durante o dia e acho bem levinho. Tem como fazer anotações longas no todoist?

    • Thais Godinho respondeu Mel 09/09/2015

      Tem, mas eu não sei se é o melhor lugar para isso. Uma vez que você conclua uma ação, ela é arquivada e você não consegue ou não lembrará de buscar depois. Eu sugiro usar uma ferramenta como Evernote para isso.

  4. Raquel Pedruzzi 09/09/2015

    Que alegria ver vc usar o Todoist! Eu tentei ir pro toodledo por sua causa, pra acompanhar melhor sua metodologia, mas depois de muito tentar, desisti. Não que não seja bom…. Mas achei o Todoist mais intuitivo, visual limpo, descomplicado. Já uso a ferramentar alguns meses e sou dessas que saio catequizando as pessoas por ai. Adoro poder usar os contextos, compartilhar minhas listas com o marido (como a de supermercado, por exemplo) e principalmente a facilidade de criar projetos, apagar, agrupar… É um sistema que vale muito a pena usar.

  5. Nayara 09/09/2015

    Oi, Thais!

    Estou usando o Todoist há quase um ano e foi até agora o sistema que mais me agradou. Amo o Karma (já sou Master \o/).

    Confesso que uma coisa que me gera um pouco de angústia, mesmo neste design amigável, é ter um monte de bolinhas com projetos, e ter que acessar cada uma delas para acompanhar o andamento deles. Além do mais, coloquei estes projetos como subcategorias das diversas áreas de responsabilidade (família, social, profissional, saúde, finanças, etc.), o que torna a coisa toda meio overwelming. Talvez uma saída seja fazer como você: manter apenas o workflow no Todoist.

    No mais, um ponto que gostaria de ver aperfeiçoado é a integração com Evernote e Google calendar. O blog do Todoist já anunciou a integração (https://blog.todoist.com/pt/2015/06/04/anunciando-integracao-com-evernote-google-calendar-github/) mas não consegui ativá-la no meu aplicativo.

    Ansiosa para mais posts como este!!!

    Beijos, Nay

    • Thais Godinho respondeu Nayara 10/09/2015

      Eu cheguei a migrar todos os projetos para o Todoist na semana passada e estou aflita, já querendo mudar de volta. O problema não é a ferramenta, mas ter tudo no mesmo lugar.

      Acho bem legal a integração, mas nada no GTD incentiva o que quer que seja automático, pelo contrário. Pode sobrecarregar seu sistema e você não pensou sobre aquilo que foi inserido ali.

      Eu sou um pouco old-fashion para algumas coisas rs

      • Nayara respondeu Thais Godinho 11/09/2015

        Que legal saber que está nesta etapa! Vc poderá nos contar como foi a sua experiência nos dois modos de manusear a ferramenta!

        Sobre a integração, realmente, não tinha pensado nesse problema de acabar alimentando tarefas não processadas direito…

        Veremos como vai funcionar!

        Obrigada pela resposta! 😀

  6. Beatriz Lobato 09/09/2015

    Só passei para falar que o toodledo foi repaginado e está mais bonitinho.
    Parabéns pelo convite de ser embaixadora.

    • Thais Godinho respondeu Beatriz Lobato 10/09/2015

      Venho acompanhando.
      Não acho que foram mudanças significativas. Continua bastante poluído visualmente.
      Obrigada por comentar!

  7. Stenio Amorim 10/09/2015

    Olá Thais, acompanho o seu blog a muito tempo daqui da Inglaterra. Ele é excelente e de qualidade bem superior aos encontrados em Inglês. Parabéns pelo trabalho!!
    Atualmente eu utilizo o Evernote como gerenciador de tarefas e notas (segui o seu guia) em tempos passados já fui usuário do caderno, doit.im e toodledo. Gostei da opção Evernote porque achei muito interessante e usual a opção de ser ter um histórico de tarefas utilizado em cada projeto pois como Engenheiro Cívil periodicamente possuo projetos “semelhantes” e o Evernote me ajuda ter o histórico do que foi feito com ressalvas e tudo mais porém acho não muito intuitivo o gerenciamento de Tasks do evernote nos dispositivos móveis. Analisando o Todoist achei ele muito bom no quesito “limpeza visual” e fácil gerenciamento das tasks através de dispositivos móveis. Para eu migrar completamente para o todoist eu precisaria de uma “ferramenta” capaz de conectar o evernote e todoist para que eu continue com meu histórico de tasks realizadas conforme o seu guia do evernote. Você possui alguma sugestão ??
    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e a Raiinha manda um abraço!

    • Thais Godinho respondeu Stenio Amorim 10/09/2015

      Não, eu deixaria as tarefas concluídas como referência no Evernote mesmo.

  8. Tiago 10/09/2015

    Uso Todoist há algum tempo, é a melhor ferramenta que encontrei. Muito bom o post Thais, sucesso e obrigado, pois vc me ajudou muito com seu blog a organizar melhor minha vida.

    Bjs

  9. Camila 10/09/2015

    Eu já tentei o Todoist, mas não fui pra frente porque a versão grátis é bastante limitada. Acabei implementando meu GTD no Evernote mesmo, onde já sou premium há anos. Mas sinto que ele não é a ferramenta ideal pro GTD.
    Será muito bom ver como vc vai implementar e aí posso julgar se vale migrar ou não, afinal as duas ferramentas juntas não são super baratas, ainda mais considerando todas as outras assinaturas que eu vim acumulando nesses anos de consumidora de conteúdo e aplicativos 🙂
    Bjos

  10. Italiene Castro 10/09/2015

    Oi, Thais!

    Amo seu trabalho e seus posts! Espero que você nunca deixe de publicar.

    Acabei de fazer meu cadastro no Todoist, vamos ver se será bom para mim.

    Obrigada por fazer um trabalho tão bem feito!

    Beijos.

  11. Cleber 10/09/2015

    Olá Thais. Ótimo artigo.

    Por acaso você conhece a ferramenta Trello e se sim, já procurou fazer alguma comparação com o Todoist?

    Abraço,

    Cleber

    • Thais Godinho respondeu Cleber 10/09/2015

      Conheço e não gosto. Por enquanto não tive interesse em fazer. Algumas pessoas usam para projetos.

  12. Melissa Figueira Fagundes 10/09/2015

    Oi, Thais.

    Eu estou amando a ferramenta e agradeço aos céus por ser embaixadora! Eu gostaria (pois é possível) de usar o todoist como Bookmark, porque essa funcionalidade de adicionar o site como tarefa é sensacional! Você pode nos dar dicas sobre isso?

    Mel

    • Thais Godinho respondeu Melissa Figueira Fagundes 15/09/2015

      Vou fazer um montão de posts sobre o Todoist agora. 🙂
      Obrigada por comentar.

  13. Jane 10/09/2015

    Olá Thais,
    Qual a sua opinião sobre o gqueues? Estou querendo testar pela questão da integração como gmail, que junto com o evernote funcionam como minhas caixas de entrada.

    Obrigada.

    • Thais Godinho respondeu Jane 11/09/2015

      Ele é muito lindo! Tem uma leitora do blog (e amiga!) que usa e adora!
      Infelizmente não dá para a gente usar todos ao mesmo tempo! Penso que ele seja bom para quem use Gmail, G Calendar e G Drive bastante.

  14. Werner Guerra Silva 10/09/2015

    Thais, primeiramente, parabéns pelo título de Embaixadora do Todoist.

    Já uso o Evernote faz um tempo e nao me acostumava com a parte da execução. Comecei a olhar o Todoist e gostei….e estou usando. No entanto, fica um receio de eu anotar alguma tarefa rápida e nao achar no Evernote. Qualquer procura que eu faça, eu só faço no Evernote.

    Assim, achei uma ferramenta… http://www.taskclone.com …que faz essa ponte do Evernote com o Todoist e nao ter que ficar repetindo as tasks no Evernote e no Todoist…

    Pergunta: voce já tentou usar o taskclone?

    • Thais Godinho respondeu Werner Guerra Silva 14/09/2015

      Eu não gosto. Já tentei usar apenas para ver como funciona, para indicar para leitores e alunos que queiram. No GTD, a gente não automatiza as coisas. É sobre pensar em cada item, processá-lo corretamente. Quando duplicamos e colocamos informações automáticas, isso nos sobrecarrega e deixa informações que podem não ser necessárias no nosso sistema.

  15. Werner Guerra Silva 10/09/2015

    Thais, primeiramente, parabéns pelo título de Embaixadora do Todoist !!!

    Mais posts do Todoist e GTD pls !!!

    Já uso o Evernote faz um tempo e nao me acostumava com a parte da execução. Comecei a olhar o Todoist e gostei….e estou usando. No entanto, fica um receio de eu anotar alguma tarefa rápida e nao achar no Evernote. Qualquer procura que eu faça, eu só faço no Evernote.

    Assim, achei uma ferramenta… http://www.taskclone.com …que faz essa ponte do Evernote com o Todoist e nao ter que ficar repetindo as tasks no Evernote e no Todoist…

    Pergunta: voce já conhece o taskclone? Já tentou usar?

    • Thais Godinho respondeu Werner Guerra Silva 11/09/2015

      Conheço mas, no GTD, não automatizamos tarefas, então não uso.

      Farei mais posts!!

  16. Adriana Moreira 10/09/2015

    Thais,

    Faz alguns meses que utilizo o Todoist para tentar organizar minha rotina. Gosto muito, e ainda estou com a versão gratuita, mesmo assim ele é ótimo. Avisa de todas as minhas atividades das quais não posso me esquecer. Tipo: médicos, prazos de pagamentos, rotina de trabalho e até faxina da casa por dia específico. Estou explorando aos poucos e o que me fez baixá-lo para testar foi a facilidade de estar em português. Também uso o Evernote para algumas dessas atividades. Estou um pouco apertada financeiramente, mas a primeira coisa que pretendo fazer quando der uma bechinha é pagar pelo básico dos dois, o Todoist e Evernote.
    Obrigada pelas orientações!

    Abração,

    Drica.

  17. Ana Carolina 12/09/2015

    Thaís, quero compartilho com você e os outros leitores a minha experiência com o Todoist (conta Premium) : )

    Uso o Todoist desde janeiro e eu não cogito mudar de sistema.

    Eu utilizo as etiquetas para colocar contextos específicos (faculdade, shopping, etc.) e uso os filtros para indicar prioridades (“prioridade máxima”, “assim que for possível”, “não tem pressa”).

    Os projetos eu uso de uma forma misturada: alguns deles são áreas de foco (saúde, finanças, social, profissional, limpeza, organização) e outros são projetos grandes, que exigem muitos pequenos passos (fazer a prova do mestrado). Tenho também um projeto só para filmes que irei ver, livros que vou ler e para tarefas “avulsas” (algumas delas fazem parte de projetos bem pequenos, com poucas ações, então coloco todas aqui).

    Adoro a forma rápida de captar ideias que o Todoist oferece.

    O box de comentários, em cada ação, também acho bastante útil.

    Tenho algumas “tarefas fixas”, que servem um pouco como as notas do Evernote (que também uso, de acordo com várias ideias e dicas que você já postou aqui no blog). Essas tarefas eu prefiro manter no Todoist para evitar criar cadernos/projetos desnecessários no Evernote. Exemplo: controle financeiro. Tenho uma ação fixa, dentro de “Finanças”, só para anotar meus grandes gastos e ganhos mensais. É simples, mas funciona bastante para mim.

    Às vezes, dentro de uma área de foco (Saúde), eu crio pequenos projetos (voltar a fazer pilates) e coloco ali todo o passo-a-passo. Nesse caso, eu não arquivo o projeto, apenas deleto mesmo.

    Gostaria muito saber de que outras formas o Todoist podem abrigar os conceitos do GTD!

    Obrigada por compartilhar conosco essa série, Thaís. Será muito útil : )

    ————
    Recomendo para você esse vídeo — ele fala sobre ferramentas menos conhecidas do Todoist: https://www.youtube.com/watch?v=NUl-g4AVS68&index=15&list=LLIGb1uAQvaqGQfUJHqaHW7g

    O apresentador do canal fala bastante sobre o Todoist frequentemente.
    Aprendi muitas ferramentas úteis do Todoist por lá!

    • Thais Godinho respondeu Ana Carolina 14/09/2015

      Comentário maravilhoso e que ajudará muitos leitores. Obrigada!

  18. Daniel Freire 14/09/2015

    Oi Thais.

    Primeiramente, gostaria de dizer que venho acompanhando seu blog há algum tempo e aprendi bastante coisa com você.
    Em segundo lugar, parabéns por ser a embaixadora da ferramenta aqui no Brasil. É uma ferramenta que já utilizei na versão gratuita e achei bastante interessante.

    E aproveitando que você é a nova embaixadora, não posso deixar de fazer um comentário: apesar de muito versátil e simples, é um tanto quanto cara, afinal 29 dólares não são 29 reais. Acho que ela poderia ser um pouco mais em conta e ser disponibilizado o valor em reais.
    Bom, isso foi apenas para que a mensagem fosse repassada para a equipe Todoist (não encontrei no site deles onde eu poderia fazer isso).

    Com relação a outra ferramenta, você já ouviu falar no Wunderlist? Se sim, o que você acha dela?

    Um grande abraço,
    Daniel.

    • Thais Godinho respondeu Daniel Freire 15/09/2015

      29 dólares por ano? 🙁 É equivalente a 10 reais por mês para ter uma ferramenta cheia de recursos que vai melhorar muito sua produtividade.

      O Wunderlist tem um histórico de problemas de sincronização e perda de dados, não acho confiável. Também não gosto da carinha da ferramenta.

      Abs

      • Felipe respondeu Thais Godinho 24/02/2016

        Não considero 29 dólares/ano (R$120 atualmente) uma fortuna, ainda mais diante do que oferece o serviço. No entanto, acho que o sistema de assinaturas poderia ser um pouco mais flexível, semelhante ao novo formato de assinaturas do Evernote: dois tipos de planos, um um pouco mais simples e com um preço, digamos, mais convidativo. Além do mais, um valor de assinatura em Reais seria bem vindo realmente.

  19. Tatiana 15/09/2015

    Thais, para assinar a versão premium do Todoist precisa de cartão de crédito internacional?

  20. Marcelo 15/09/2015

    eu uso o wunderlist, com as ultimas atualizações ficou menos pesado.
    o que você acha dele?

    • Thais Godinho respondeu Marcelo 15/09/2015

      Não gosto do visual e tem um histórico complicado de perda de dados.

  21. Hugo 23/09/2015

    Thais!

    Gostaria de saber se você já escreveu algo sobre a seguinte questão. Smartphones, por oferecerem opções demais, não acabam complicando, quando deveriam facilitar? Exemplo. Há milhões de aplicativos para implementar o GTD. Usamos um, enjoamos, testamos outro; encontramos um probleminha e já buscamos terceira opção.

    Há um livro do Barry Schwartz que fala bem disso (The paradox of choices). O excesso de alternativas gera sofrimento antes da escolha, porque queremos a melhor possivel, e depois dela, porque pensamos que poderíamos ter escolhido melhor.

    Não seria melhor organizar tudo com papel, já que, embora não seja perfeito (o que é?), é bom o suficiente?

    Tenho o Evernote, o Wunderlist e o Google Docs no meu smartphone. Eles deveriam facilitar a minha vida. Não sei se é culpa minha, mas acabam complicando tudo, porque, como divido coisas entre eles, sempre fico com a sensação de que não sei onde guardei determinada informação. Quando volto a organizar no caderno, fico mais calmo.

    Parece que o mundo virtual torna tudo mais facilmente descartável. E a gente passa a ser mais intolerante com as pequenas imperfeições da vida. Concordas?

    • Thais Godinho respondeu Hugo 26/09/2015

      Acredito que o próximo post da série “Aprenda GTD”, que é sobre organização, tire algumas dessas dúvidas.

  22. Anderson 14/10/2015

    Bom dia Thais, tudo bem? Uma dúvida, como é que você sabe que determinada tarefa está relacionada a determinado projeto? Hoje você organiza seu workflow no todoist, e seus projetos no evernote, mas como faz essa relação entre as duas ferramentas? Mudou muita coisa na sua organização no todoist do último post pra cá? O que mudou? Pode enviar um print da sua estrutura como um todo (no todoist)? Muito obrigado, e parabéns por sua empresa 🙂

  23. Italiene Castro 27/10/2015

    Nossa, acabei excluindo o Todoist, não porque ele é uma ferramenta ruim, mas a versão free é muito limitada e eu não estou em condições no momento de pagar por uma. Por isso, baixei o Wunderlist e estou gostando bastante.

    Beijos.

  24. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  25. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  26. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  27. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  28. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  29. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  30. Pedro 16/01/2016

    Muito bacana, mas fica meio complicado pelo fato da versão free do Todoist ser muito limitada, e não se encontra mais os tutoriais do Evernote por aqui.
    Se tivesse condições certamente migraria para o Todoist, porém, terei de continuar utilizando o Evernote free. Haha

    Muito Obrigado!

    • Thais Godinho respondeu Pedro 16/01/2016

      Os tutoriais do Evernote continuam no blog sim.

  31. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  32. Daniel 02/02/2016

    Ola Thais. Tenho algumas duvidas sobre o Todoist que não consegui encontrar no site. Sobre o limite de “projetos”. No site há a informação de 80 para free e 200 para premium. Porém para projetos ativos. E depois que arquivamos ? Qual o limite e quanto tempo isto fica lá para futura pesquisa ? Desde já agradeço pela atenção.

    • Thais Godinho respondeu Daniel 02/02/2016

      Creio que não exista limite, mas seria legal perguntar no suporte.

      • Daniel respondeu Thais Godinho 03/02/2016

        Bom dia. Eles me responderam. Segue: “Oi, Daniel . Não há limite para o número de projetos arquivos – você pode ter tantos quanto quiser, e também não há limite de tempo para o quanto que eles podem ficar arquivados. De modo que se você tiver mais de 200 projetos, você pode arquivar os projetos que não estiver trabalhando no momento e deixá-los salvos ali. Quando você quiser trabalhar neles novamente – e, suponhamos tenha 200 projetos ativos – você pode arquivar um dos projetos ativos e desarquivar este projeto para começar a trabalhar nele. – Clarissa / suporte.”

        • Thais Godinho respondeu Daniel 03/02/2016

          Muito legal, obrigada por compartilhar!

  33. Màrcio Cotez 02/02/2016

    Olá, Thais.

    Já sigo o seu blog a mais de 1 ano, e sempre estou de olho nas dicas nas variadas áreas que você publica aqui.

    Achei o Todoist muito limitado em sua versão free, e no meu caso não tenho como comprar a versão paga. Porque o meu cartão é nacional, no meu caso não acho o Todoist útil para mim o free.

    Estou usando o ISO Timer não sei se você conhece, ele tem uma versão WEB, mas está muito bagunçado, e a sincronização não é boa, teria outro aplicativo ou serviço web para indicar que não seja tão caro e com funções tão limitadas?

  34. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  35. […] assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail. Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os […]

  36. Thiago Cruz 23/02/2016

    Como faço para desarquivar projetos no aplicativo para Iphone. Não encontro essa opção, só encontro a opção de ARQUIVAR

    • Thais Godinho respondeu Thiago Cruz 24/02/2016

      Vale a pena contatar o suporte do Todoist para essas questões técnicas.

  37. Thiago Bohn 26/02/2016

    Já uso todoist a bastante tempo como usuário premium e recomendava fortemente a assinatura. Porém a falta de uma tabela de preços para Brasil inviabiliza a assinatura. Simplesmente converter um preço justo em doláres para real não dá certo.

    Spotify, Netflix e outros já se ligaram disto.

    Quando o todoist se ligar também renovarei minha assinatura que venceu hoje.

    • Felipe Ferreira respondeu Thiago Bohn 27/02/2016

      O pior de tudo é ainda ter de pagar o IOF. 6,38% de imposto é complicado.

  38. Fábio Monteiro da Silva 05/03/2016

    Olá, Thais!
    Sou iniciante no GTD e também no Todolist.
    Acabei de fazer minha primeira coleta e o processamento.
    Espero encontrar nessa série de postagens o suficiente para implementar o GTD na minha vida.

  39. […] Guia 3 – Como implementar o GTD no Todoist […]

  40. Leonice Alves de Araujo 02/04/2016

    Oi

    To começando agora como o método GTD e estava acompanhando a série da introdução ao GTD estava na parte 4 mas não estou encontrando as seguintes, vc pode me ajudar!?

    Obg

  41. Luciana Farias 28/07/2016

    Thais,
    Parabéns pelo excelente trabalho! Sou sua fã! Tem algum tempo que leio seu blog e as dicas são fantásticas, escritas de uma forma simples de entender 🙂 Seus livros já estão comprados e na fila de leitura…
    Como você fez a migração do Toodledo para o Todoist? Você tem algum roteiro para migração de ferramentas de GTD? Tem algum post? Estava aplicando GTD no Nozbe e em função de algumas limitações estou considerando a migração para o Todoist. São tantos detalhes que nem sei direito por onde começar…
    abraços

    • Thais Godinho respondeu Luciana Farias 29/07/2016

      Você processa tudo novamente ao passar de uma para a outra. Isso te dá a oportunidade de revisar os itens, esclarecer melhor e deletar os que não precisa mais.

  42. Debora 13/08/2016

    Thais, parabéns pelo seu trabalho! sou fã do blog.
    Baixei o Todoist ontem. Ainda tô me entendo com ele.
    Sempre fiz meus planos de ação com post its, mapas mentais (eletronicos e de papel),
    já usei o trello e evernote mas tenho preguiça deles, uso o Keep e o google calendar.
    Mas agora, acabei de mudar de país, faz só 4 meses. To fazendo pós graduação, preciso arrumar trabalho na minha carreira nº 1 (T.I.), ajudar meu marido a planejar a busca de trabalho dele também (Publicitario/Editor de filmes), me adaptar ao novo país e ainda tenho uma segunda carreira como cantora de jazz.
    Enfim, preciso ir para um novo nivel de organização pra dar conta de tudo.
    Durante esse processo de organização dos projetos e tasks no todoist eu observei que o item networking/contatos é recorrente na maioria deles.
    Os contatos da carreira de TI de certa forma estão listados no linkedin.
    Gostaria de saber como você organiza a lista de contatos associando com os projetos. Usa algum aplicativo? Taí uma sugestão de tema: Organizando o networking. Aqui no Canadá isso é mega importante.

    Abraço e gratidão pelo seu papel no mundo

    • Thais Godinho respondeu Debora 19/08/2016

      Tenho um caderno de Contatos no Evernote e para o dia a dia deixo salvo no celular os que uso mais.

  43. Melina 19/08/2016

    Olá Thais, sou usuária de Linux, existe alguma versão offline para este sistema operacional? Encontrei apenas para MAC e Windows.

    • Thais Godinho respondeu Melina 19/08/2016

      Infelizmente não conheço.

  44. Leonardo Vagner 14/03/2017

    Thais,
    Obrigado por este trabalho. Você transforma a vida das pessoas.

    Apenas uma pequena observação. Fui acessar o link do vídeo sobre Todoist e GTD e o mesmo não está funcionando.

    Do mais, continue com esta brilhante contribuição para o melhoramento das pessoas e consequentemente, da sociedade e do nosso páis.

    • Thais Godinho respondeu Leonardo Vagner 16/03/2017

      Infelizmente o site do Todoist tirou do ar.