ou

Gostaria de compartilhar com vocês algo que vou testar esta semana para melhorar minha produtividade e conseguir conciliar minhas diversas atividades.

Estou relendo o livro “Ready for anything”, do David Allen, e em determinado momento ele comenta que, um dia, fez um mapa de onde gostaria de estar em 10 anos. Nesse mapa, ele colocou:

  • O quanto gostaria de estar trabalhando
  • Que tipo de liberdade de recursos e financeira ele gostaria de ter
  • O quanto de sucesso
  • Outros aspectos de estilo de vida que gostaria de ter

Eu estava no avião enquanto li essa parte, então peguei um papel e fiz um esboço parecido. Esse simples exercício me deu uma claridade que não experimentava há bastante tempo, mesmo sendo usuária do GTD e professora da metodologia. Para os conhecedores de GTD, é um exercício de visão (Horizonte 4). Foi muito legal fazer.

Eu estou em uma fase de certas definições profissionais e precisando de mais claridade, então o exercício me deu foco.

Uma das iniciativas que resultou dele foi querer dividir minha semana de acordo com as minhas atividades, que hoje são:

  • Gerenciamento do produto GTD e capacitação dos instrutores na Call Daniel
  • Produção de conteúdo para os meus blogs, redes sociais e livros
  • Treinamentos de GTD
  • Meus workshops, treinamentos, cursos e palestras no geral
  • Pendências gerais, como gerenciamento do CNPJ e outras

Vou tentar, esta semana, dividir essas atividades – uma por dia.

Achei interessante e promissor porque não tinha estabelecido um critério para dividir minhas atividades e algumas delas (importantes para onde eu quero chegar) acabavam ficando de lado. Ao mesmo tempo, outras tomavam mais tempo do que o necessário.

Não é nada fixo, como “Conteúdo – toda terça”. Vou distribuir semanalmente, na revisão semanal do GTD, de acordo com meus compromissos. Por exemplo, se em um dia eu já tenho reuniões agendadas, vou me basear na área daquela reunião para distribuir as outras atividades ao longo do dia. Isso é legal até mesmo para questionar o tempo dedicado a reuniões.

Quis compartilhar com vocês o teste que farei esta semana e depois conto o resultado.

Alguém já tentou distribuir suas atividades assim? Como foi?

Thais Godinho
22/08/2015
Veja mais sobre:
20
O que fazer quando se está prestes a explodir?
Como escolher os cabides certos para o guarda-roupa
Checklist de fevereiro 2015

 

  1. Carla Corrêa 22/08/2015

    Eu faço desta forma sempre que possível, como trabalho com três departamentos procuro fazer conforme a demanda dos prazos, acho muito melhor porque da pra focar só nesse departamento, e no final do dia não estou tão esgotada. O que impede muitas vezes de fazer assim são as urgências do dia, se estou trabalhando pelo departamento X e preciso fazer outra coisa do Y, as vezes acabo perdendo o ritmo, mas quando consigo me equilibrar acho bem melhor, e rende muito mais.

    • Thais Godinho respondeu Carla Corrêa 22/08/2015

      Pode valer a pena reservar umas 2 horas por dia para imprevistos.
      Obrigada por comentar!

  2. geu 22/08/2015

    Gostei da idéia!! Eu estou iniciando no gtd e no q diz respeito a trabalho estou organizando em ciclos cada setor p q nenhum fique sem ser cuidado da forma devida, algo assim, hj o setor d criacao, na sequencia matéria prima e assim por diante. sem determinar o dia q deve ser feito e sim uma quantidade d horas trabalhando nele mesmo q isso seja concluido em mais d um dia

  3. Camila 22/08/2015

    Meu universo é bem menor que o seu, mas eu divido sim.
    Só escrevo, pesquiso, produzi, estudo pro blog aos fins de semana.
    De segunda a sexta estudo pros concursos que quero prestar.
    Marco almoços com amigos sempre às terças e quintas, que são os dias que o marido não está em casa.
    Sexta-feira são as faxinas.
    Gosto assim. Meio que já sei o que fazer. Não preciso pensar muito.

  4. Pamela 22/08/2015

    Estava pensando sobre isso essa semana! Por que eu amo estudar mas acabo não me dedicando como eu queria por ter sempre outra coisa na frente, talvez separar um dia para cada coisa vai ajudar a manter um equilíbrio.

  5. Beatriz Lopes 22/08/2015

    Oi Thais!
    Eu tenho organizado alguns dias na semana assim: alguns dias eu tiro para me dedicar mais tempo ao blog, outros para estudar e outros para organizar algumas coisas da vida. Mas geralmente tento fazer tudo num dia só mas acabo dando preferência e mais tempo em alguns dias para alguma atividade.

    Beijos,
    http://www.falandoemturismo.tk

  6. Hugo Morais 22/08/2015

    Cara Thaís, acompanho o seu blog e gosto muito. Eu divido minha semana por atividades, mas quase sempre repetindo os horários. Destino o tempo para estudar para meu doutorado, para minhas aulas, leituras, meu lazer e outras atividades.
    Tenho uma rotina de atividades. Imprevistos aparecem, mas com o horário e as atividades organizadas consigo fazer todas.
    Gostaria que você postasse algum sobre rotina. Creio que para ser produtividade é necessário dentre vários aspectos o respeito ao planejamento e a rotina.
    Forte abraço!

    • Thais Godinho respondeu Hugo Morais 24/08/2015

      Oi Hugo, muito obrigada por comentar!
      Já tenho alguns posts no blog sobre isso. Você gostaria de ver algum assunto específico dentro de rotina?

      • Hugo Morais respondeu Thais Godinho 25/08/2015

        Rotina de quem trabalho e estuda em casa. Como organizá-la? Abraço!

        • Thais Godinho respondeu Hugo Morais 25/08/2015

          Dá uma olhadinha nos posts sobre estudos, tem bastante dicas!

  7. Valéria 23/08/2015

    OI Thais!
    essa sua ideia me lembrou “de leve” o Fly Lady. pq lá se fala para, p. ex, deixar um só dia para fazer tudo que há na rua.
    No fim das contas, intuitivamente, eu acabava fazendo assim, separando um dia para cada coisa, na semana. mas é bem flexível, como vc mesma disse. deixo para organizar minha semana antes do início dela, no domingo, normalmente. aí tento alocar tudo o que diz respeito a mesma atividade.
    claro que não tenho assim tantas frentes de trabalho a realizar. mas o princípio é o mesmo:
    um dia estudo matéria x, e faço as atividades, trabalhos e qualquer coisa relacionada a ela; no outro, a matéria y, com a mesma estratégia; no outro, já que tenho compromisso na rua, faço as compras, passo em loja z, e já vejo o que mais posso fazer relacionado a isso; no dia em que for pensar na saúde, marco todos os exames, todas as consultas, tudo o que tiver pendente nisso também.

    não consigo usar tão sistematicamente o gtd (ainda!) mas logo conseguirei!
    estou implantando bem aos poucos, mas já consigo ver resultados.

    aí, tenho um desabafo:
    meu problema é que não consigo ter disciplina em continuar coisas. desde a coleta de tudo o que se passa na minha mente, até começar por 3 ou 4 dias usar um certo creme, e depois ele ficar de lado…. alguma sugestão nesse sentido?

    • Misleine respondeu Valéria 23/08/2015

      Valeria, meu desabafo é o seu: continuidade, como é difícil..

      • Valéria respondeu Misleine 24/08/2015

        olha, já estou contente de estar fazendo uma faculdade há dois anos! E de não enxergar impedimentos para o término dela. mas como é difícil a continuidade! é um exercício diário, viu?!

  8. Melanie 24/08/2015

    Estou curiosa para saber os resultados da sua experiência! Eu vejo esta maneira de organizar a agenda funcionando muito bem para bastante gente e já tentei organizar meu dia-a-dia desta maneira, mas não obtive sucesso justamente por conta do tempo de intervalo entre as tarefas e pelo tempo de dedicação demandado. Por exemplo, se eu escolher um só dia da semana para estudar alguma língua estrangeira, quando chegar a próxima semana, eu não vou lembrar de quase nada e vou precisar revisar a matéria inteira novamente, o que acaba sendo contra-produtivo. Da mesma maneira, acho difícil passar tanto tempo focada em uma só coisa durante o dia. Eu não conseguiria dedicar, em um único dia, quatro horas para uma única tarefa, aí o mesmo tempo para outro tarefa no dia seguinte. Ou talvez eu esteja organizando isso incorretamente?

    • Thais Godinho respondeu Melanie 24/08/2015

      Para estudos recomendo o estudo por ciclos, dá uma olhada aqui no blog!

      PS – Em um dia é para fazer muuuitas tarefas. É só o “tema” que estou dividindo porque tenho diversas atividades diferentes.

  9. Juliana 28/08/2015

    Bom dia Thaís! Acompanho seu blog eventualmente, na verdade, acho muito distante da minha atual realidade. Mas tenho como uma referência. Distante, mas possível. VC tem tantos artigos maravilhosos! Mas me indique um ideal para quem quer começar. Preciso muito de ajuda. Tenho 32 anos e desde os 14 descobri que era desorganizada. E não consigo mudar este quadro. Tendo perdido diversas oportunidades e me autosabotado em várias áreas da vida. Por favor! Qual o primeiro passo? Qd vejo o tanto de coisas pra organizar.. Fico muito atordoada! E o pior é que sou casada com um artista desorganizado e acumulador! Tudo ele um dia vai precisar.. Aiaiai…

  10. Carla 31/08/2015

    É como a organização de estudos. Cada dia, uma matéria? Eu trabalho na área do direito e aplico isso no meu trabalho com relação a prazos processuais (segunda-feira começo pelos prazos, se precisar de um documento ou falar com uma pessoa, tenho tempo até sexta-feira que é o dia em que normalmente encerram os prazos, porque os processos são pegos em geral na quinta ou sexta-feira).
    obrigada por tudo!
    beijos

  11. Oi Thais. .quero ser o mais sucinta possível. Eu adorei o desabafo seu num post de alguns dias atrás e quero te dizer q sua credibilidade vem do fato de ser autêntica e sem máscaras. Desde de quando li seu livro, o do David Allen e seu blog percebi q organização física é apenas a ponta do iceberg e coloquei muita coisa do gtd em prática. Vc não sabe quanto me ajudou no último mês de agosto quando meu marido,que é médico, ficou internado por 20 dias por não concluírem o diagnostico e eu tive que administrar a rotina do consultório dele, da minha casa e dos filhos pequenos ficando em outra cidade. Tenho certeza que não teria conseguido se não tivesse implementado o método antes. Um beijo.