ou

Durante um dia inteiro, muita coisa acontece na nossa vida. São e-mails, telefonemas, momentos de estresse no trânsito, reuniões, solicitações, prazos, relacionamentos, dor de cabeça! Tudo isso mexe com a nossa mente e, de certa maneira, todos acabam estando ligados ao fato de estarmos conectados o tempo todo, do documento no Word que você tem que redigir à mensagem mal-humorada que mandou sem querer no What’s App.

Não vou sequer entrar aqui no detalhe de que, mesmo fazendo todas essas atividades, somos interrompidos o tempo todo. Ou por novas solicitações, ou por mensagens, um telefone que toca ou até mesmo uma dor de estômago que ninguém espera que aconteça…

130815-desconecte-se

Por isso, eu vou propôr aqui um desafio que tem a ver com o tema do mês no blog e que quero propôr que você faça até o final do mês.

Bloqueie uma hora por dia no seu calendário para se desconectar. Isso mesmo. Bloqueie uma hora todos os dias, até o final de agosto. Pode ser no horário que você quiser. E então, não assista TV, não ligue o computador, não mexa no celular nem leia no Kindle! Simplesmente desconecte-se de todos os aparelhos eletrônicos que, de alguma maneira, mexem com a sua mente.

Esse deverá ser um tempo só seu, um presente diário, para usar como quiser. Ler um livro, conversar ao vivo com alguém, tocar um instrumento, meditar, cuidar do corpo. Desconecte-se. Esqueça que essa conexão eletrônica existe.

Dicas para dar certo

  1. Bloqueie uma hora em seu calendário todos os dias para fazer dar certo.
  2. Arranje um lugar para ficar que provavelmente não será interrompido(a).
  3. Avise as pessoas sobre esse tempo seu.
  4. Desligue seu celular. Vai ser mais fácil se desconectar sem ouvir a notificação de nova mensagem.
  5. Tenha disciplina e faça todos os dias.

Com certeza você já deve ter lido, ouvido e visto relatos da experiência de outras pessoas que tentaram essa desconexão. Seja uma delas. Faça o teste, e veja como se sente daqui a algumas semanas.

Mas não se engane: não deixe na sua cabeça! Bloqueie todos os dias essa hora no seu calendário e, quando ela chegar, deixe seus dispositivos eletrônicos de lado e faça outra coisa.

Depois você me conta.

Thais Godinho
13/08/2015
Veja mais sobre:
Desconecte-se
23
5 coisas para você organizar no seu trabalho agora
Repassando o nosso dia
70 ideias para se organizar no feriado

 

  1. Isabela 13/08/2015

    Oi Thais! nossa que coincidencia esse seu post… quer dizer, não existem coincidencias ne, mas sim sincronicidade… essa semana mesmo comecei a fazer isso! das 17h as 18h eu fecho tudo, mas, no caso, faço isso para me dedicar a leitura e escrita do meu tcc. nunca pensei que em apenas uma hora diária eu pudesse render tanto! e, ao final, me sinto muito bem, pois sei que me dediquei a uma atividade que eu realmente gosto e sei que vai me fazer bem! um bju!

  2. Linda Salles 13/08/2015

    Bom dia Thais, já tem um tempo que venho me desligando do mundo virtual. Trabalho muito com computadores e tablets, então o dia ficava mais exaustivo sem eu sequer levantar da cadeira.
    Mudei os hábitos!
    Estou me programando para sentar na cadeira as 7:30 quando começo a rotina e fazer absolutamente TUDO que preciso pela manhã para ter a tarde livre e cuidar de tarefas que não exigam essa ferramenta.
    Já que fico o dia todo conectada pelo celular, decidi que ao voltar para casa, me desconecto totalmente, desligo o aparelho e finalmente curto minha vida off.

    Bom, resumindo, notei que nos ultimos meses estou poupando tempo, resolvendo minhas atividades em um periodo só. Estou me sentindo menos exausta, só pelo fato se não ficar o dia todo na frente de um computador.

    Em casa, estou conseguindo me organizar melhor, e o melhor: encontrando tempo para lazer, o que eu não conseguia antes.

    Beeijo :*

    • Thais Godinho respondeu Linda Salles 13/08/2015

      Obrigada por compartilhar.

      Eu também sinto isso quando não ligo o computador ou mexo no celular à noite. O sono vem até mais ƒácil.

  3. Lanna 13/08/2015

    To dentro! huhuhuuhhuu adoro seus desafios kkkk

  4. Luciana 13/08/2015

    Olá! Vim dividir uma experiência sobre um dia desconectado sem querer.
    Esqueci meu celular no trabalho terça-feira e fiquei sem conexão alguma, já que só uso ele para acessar internet e as redes sociais.

    Com isso cheguei em casa, coloquei roupa pra lavar, fiz janta, coloquei uma música, tomei banho, toda a minha rotina diária habitual e consegui estar pronta pra deitar na cama 1:30h antes do habitual. Foi maravilhoso!!!

    Desde então estou me disciplinando para deixar o celular de lado assim que eu entro em casa, para me dedicar às tarefas, atenção ao filho, meu momento no banho e relaxar. Está sendo revigorante, meu desejo agora é que meu marido se espelhe em mim e aproveite isso também!

    Parabéns pelo blog, Thaís, ele me ajudou muito já!
    Bjs e sucesso sempre!

  5. Evelyn 13/08/2015

    Como faz isso com filho pequeno? #precisosaber

    Eu tento ficar sem conectar para agilizar as coisas em casa e para ter um momento meu, todo dia, mas chega a ser no máximo 20 minutos. Estou sem celular há 2 meses, e tem sido maravilhoso! As pessoas me cobram – amigos, pais – mas a sensação de liberdade é incrivel! Pra todas as outras coisas, eu tenho email que checo 2 vezes ao dia e facebook que checo em alguns momentos (e quero diminuir) (mentira, queria era desfazer mesmo, mas ainda preciso dele como ferramenta pro trabalho e estudos).

    Tenho buscado seguir os temas mensais, e seu blog é quase um “guru” de organização pra mim, Thais! Mas confesso que sinto falta dos desafios… #volta #aindatem4mesesdeano

    Beijo.

    • Thais Godinho respondeu Evelyn 13/08/2015

      Faça atividades off-line com ele, uai.

      • Carol M. respondeu Thais Godinho 13/08/2015

        A história é longa, mas queria mto fazer uma atividade com minha filha de 8 anos, uma coisa só minha e dela. Então depois de procurar bastante, começamos a fazer yoga juntas! É uma aula particular, só nós duas e a professora, q faz a aula de maneira lúdica, explicando a origem das posições e talz. E isso além de nos desconectar de TV, telefone, joguinhos, trouxe uma cumplicidade mto legal, pq é algo q estamos aprendendo juntas, ao invés de ser algo em q eu a ensino, como cozinhar, ou fazer origami (q é meu hobby, meditação dinâmica).

        Evelyn, vcs podem fazer aulas de desenho, de natação, de tenis, sei lá, a criatividade é o limite! Se a grana está curta, vc pode fazer um piquenique, um alongamento monitorado no parque (tem várias cidades com este tipo de atividade), ir pra piscina, parquinho, tem tanta cosia. A Thais tem alguns posts sobre atividades pra fazer com os filhos nas férias, em casa… Dá uma procurada! Espero q vcs encontrem uma atividade desconectada pra chamar de suas!

        Bjos

    • Luciana respondeu Evelyn 13/08/2015

      Posso me meter?
      Já vou me meter, rs

      Filho pequeno não precisa que estejamos conectados, não é verdade?
      Precisamos estar conectados quando estamos longe deles para ter notícias, mas quando estamos perto podemos desconectar, é o que eu faço, rs

      Fora de casa online 100% do tempo, dentro de casa largo o celular depois que o marido chega, porque até ele chegar ele fica falando comigo pelo telefone, mas ainda assim estou deixando ele nervoso porque demoro a responder kkkk

      Está sendo libertador, nós não sabemos o quanto somos dependentes disso e o quanto isso nos consome e prejudica a qualidade do nosso tempo.

      #VoltaDesafios

      • Thais Godinho respondeu Luciana 13/08/2015

        <3

        • Luciana respondeu Thais Godinho 13/08/2015

          Eu imagino o quanto era desgastante certas coisas e entendo perfeitamente você ter suspenso os desafios, mas imagino que saber o tanto de gente que você ajudou é revigorante!

          <3

          • Thais Godinho respondeu Luciana 13/08/2015

            Já pensou que lindo se todo mundo encarasse os posts diários como desafios? ;D

            • Luciana respondeu Thais Godinho 14/08/2015

              Hahahahahaha!
              seria uma boa, mas confesso que pra mim não funciona, trabalho com prazos ainda que depois aquilo se torne hábito na minha vida.

              Eu organizei minha área de serviço no primeiro ou segundo desafio, um ponto da casa que eu sempre deixava pra lá. Como o desafio tinha prazo pra acabar eu corri e organizei tudo.
              Hoje ela continua um brinco, mas só organizei porque fui desafiada, coisas da mente humana, rs

              Um update, mandei o link do post pro meu marido e ele está desconectando sempre que estamos juntos! Meu desafio agora é fazê-lo não conferir o facebook antes de dormir kkkkkkkkkkk

  6. Cristiane Pereira Novais 13/08/2015

    Sensacional essa dica. Com toda certeza vou fazer não só em agosto, mas pelo resto da minha vida. Essa questão de estarmos conectados o tempo todo realmente faz mal.

  7. Victória Morena 13/08/2015

    Verdade Thais! O tempo passa, o estresse vem e nós não conseguimos entender o real motivo.
    Já tive essa experiência, certa vez, viajei para um sitio e acabei esquecendo a minha bolsa de carregadores (do celular e do notebook), como o pessoal que estava comigo não tinha carregador compatível com meus aparelhos, passei dois dias totalmente desconectada, apenas curtindo o reencontro com os amigos e as conversas! A sensação foi maravilhosa!
    Vou aplicar a sua dica, realmente vale a pena se desconectar! 🙂

  8. Melissa 13/08/2015

    Olá. Ha um tempo eu nao vinha ate o blog. Esta bem legal parabens.

    eu aprendi a fazer isso à noite. Deu 22 e pouco eu desligo a internet de dados moveis e do wifi do celular.. nossa.. é ate estranho nao chegar notificacoes. mas ai fico na cama lendo, lendo a Biblia ou lendo um livro ou escrevendo coisas minhas ate dormir .. em paz. Achei legal o Presente diario. eu ja fiz isso numa epoca da minha vida. Era otimo mesmo. Havia outro proposito mas é muito boa ideia.

    beijos

  9. Rita 13/08/2015

    Olá Thais, gostaria de uma ajuda sua, preciso registrar um domínio. Você tem o seu registrado por onde? Indica alguma empresa? Aproveitando, queria sugerir uma pauta sobre registro de domínio, hospedagem, se para ter WordPress é só registrar o domínio que tá valendo,como sob o site ou blog, se precisa registrar a marca, enfim um passo a passo, pois essas questões são nebulosas para mim e talvez para outros(as) leitoras. Grata.

  10. Marcelle Palhete 14/08/2015

    Coloquei dois horários. Logo pela manhã, para que eu possa despertar sem precisar ficar respondendo mensagens logo pela manhã e algumas horas antes de me deitar para a mente já ir se aquietando.

  11. Aline Rodrigues 19/08/2015

    Não leia no kindle, mas leia um livro? Tenho que discordar dessa. O kindle não tem absolutamente nada que possa nos distrair durante a leitura.

    • Thais Godinho respondeu Aline Rodrigues 19/08/2015

      A questão não é a distração, é estar conectado a um aparelho eletrônico. O tema do post é sobre se desconectar. ;D

  12. Michele 22/08/2015

    Oi!! Tenho praticado meditação das 18:00 às 19:00, tento fazer isso todos os dias, tenho melhorado e muito, já que sou uma pessoa muito ansiosa! Obrigada pelas palavras! Gratidao sempre!

  13. Luciana Borges 23/08/2015

    Tarefa muito fácil para mim! Já me desconecto um dia inteiro durante a semana! E escolho dias alternados!
    Talvez porque eu atualmente trabalhe em casa, então basta querer, mas penso que quando eu voltar a uma rotina diária de idas e vindas ao local de trabalho, a coisa será ainda mais fácil, pois o tempo será ainda mais escasso, logo, muito mais valioso!
    Suas dicas são sensacionais!