ou

O blog está passando por uma grande reestruturação – acredito que uma das maiores desde a sua criação, em 2006. No final de 2012, foi a última grande mudança de design e, de lá para cá, apenas no início do ano passado foram feitos pequenos ajustes, mas a identidade continuou basicamente a mesma. Desta vez, estou me programando para uma grande mudança.

A principal motivação foi perceber que, muitas vezes, alguns leitores não conseguem encontrar o conteúdo facilmente. As categorias talvez não estejam estruturadas da melhor maneira e nem sempre a busca ajuda. Alguns links aparecem quebrados mesmo sem alterações. Isso me fez acender a luz de que, opa! É preciso mudar.

Também penso que o blog, apesar de ter como tema principal a organização pessoal, tem um leque muito amplo de temas. Quando falamos em Vida Organizada, estamos nos referindo a todos os aspectos da nossa vida – não apenas nossa casa e nossa vida doméstica. O blog tem mais carinha de revista, com diversos temas e seções.

Ao mesmo tempo, um blog é um blog por ter seu lado pessoal, e isso não irá se perder. O que tenho feito é juntar todas essas variantes para encontrar um processo que funcione.

Vai agradar todo mundo? Eu acho que não… mas eu estou satisfeita com o resultado e acredito que cumpra seu papel. Os posts antigos entrarão na dança e serão atualizados – são quase 3 mil posts escritos nos últimos anos, com muito conteúdo original e com qualidade, e muitas vezes esse conteúdo passa despercebido porque apenas o último post na home do blog aparece. Acredito que isso funcione com blogs mais pessoais, com conteúdo de lifestyle mas, para um blog tão variado, a usabilidade precise ser diferente.

Eu também sentia falta de um canal para divulgar meu trabalho sem que isso precisasse ser feito sempre através do conteúdo, mas sem poluir o blog visualmente.

Como tenho feito?

Bem, foi fundamental buscar um design funcional que abraçasse todos esses princípios. Fiz diversos estudos, busquei referências de blogs que eu gosto, portais, revistas impressas e eletrônicas, e criei alguns rascunhos que compartilhei com a programadora que trabalha comigo (Dani, do Difluir).

190715-sketches-redesign

 

Ela estudou o caso e me deu o parecer: isso dá para fazer, isso não dá, isso dá – mas de outra maneira. E então ela começou a trabalhar em um modelo de template (já com design) para que eu aprovasse e, depois de várias idas e vindas por e-mail (eu sempre alterava alguma coisa), aprovamos. E, depois disso, ela começou a trabalhar na programação. Estimamos que entre um e dois meses o layout novo esteja no ar.

Nesse meio tempo, estou trabalhando na estrutura editorial: tags, categorias, páginas, novos posts. Tudo precisa ser adequado: conteúdo, design, formatos de publicidade. Então, enquanto a Dani faz a programação, eu trabalho nessas questões que me dizem respeito.

Uma categoria que vocês já podem ver aqui é a Diário da Thais, onde pretendo falar sobre organização no meu dia a dia, sem a formalidade dos posts mais estruturados. Por exemplo: quero contar que comecei a usar o Todoist, sem que, para isso, eu tenha que esperar escrever “o post definitivo” sobre o assunto. Vai ficar muito mais dinâmico!

É provável que o blog fique um pouco confuso nesse meio-tempo, porque vou alterar categorias, páginas, links. Peço a paciência de vocês. 🙂

Thais Godinho
19/07/2015
Veja mais sobre:
28
Uma tarefa por dia
Organizando os estudos em ciclos
A importância de cada coisa ter o seu lugar em casa

 

  1. Victoria Morena 19/07/2015

    Thais, fico muito feliz pelo redesign do blog!
    Eu acabei me afastando do blog após a criação dos outros blogs (a divisão). Infelizmente foi algo que atingiu o meu relacionamento, e a minha ligação com o blog.
    Desde então, venho visitando o blog aos poucos, e acompanhando os posts, com o objetivo de criar uma nova ligação com ele!
    Adoro seu trabalho e te admiro muito! Torço demais pelo seu crescimento e do blog, e assim, espero estar cada vez mais presente! <3

    • Thais Godinho respondeu Victoria Morena 20/07/2015

      Que pena, nem durou muito porque muitas pessoas pediram para manter no VO. =/
      Espero que esse relacionamento seja reconstruído novamente.
      Obrigada pelo feedback. <3

  2. Caroline Rocha 19/07/2015

    Minha flor, o que você apresentar sempre será bem vindo, pois você soma a vida de uma infinidade de pessoas. Deus a abençoe e boa semana.

  3. Pedro Paulo 19/07/2015

    Até você está usando o Todoist Thaís?! Legal, eu e muita gente que busca ferramentas de produtividade tem realizado essa migração, no meu caso saindo do Wunderlist! E estou extremamente satisfeito com a ferramenta, sem dúvida muito boa para gerenciar tarefas!
    Quanto a mudança no blog… Bem, é sempre bom mudar e evoluir, sem dúvida veremos um ótimo trabalho!

    • Thais Godinho respondeu Pedro Paulo 20/07/2015

      O pessoal do Todoist me convidou para testar, então estou usando. Tem sido ótimo!

  4. JANAINA GONCALVES 19/07/2015

    Olá Thaís, tudo bem?
    Gostei muito da ideia de mudar a carinha do site. Acredito que uma nova imagem sempre gera um interesse a mais! Gostaria de sugerir que coloque um ícone para acessar os vídeos, que eu particularmente adoro!
    Grande abraço!

  5. Rosilene 20/07/2015

    Cara Thais,
    Tenho acompanhado o blog há vários anos e finalmente adquiri o seu livro.
    Tinha muitas expectativas sobre ele e, posso lhe garantir que todas foram superadas.
    Fiquei impressionada com a simplicidade e objetividade com que vc o escreveu.
    Encantada com cada capitulo.
    O livro não foi só útil, mas com certeza a luz que eu precisava nesse momento da minha vida.
    Gostei tanto, que comprei alguns exemplares para presentear amigas que passam por problemas com organização assim como eu.

    Obrigada, por ser luz na minha vida.

    Abraços,

    Rosilene

    • Thais Godinho respondeu Rosilene 20/07/2015

      Puxa Rosilene, fico muito feliz com o seu feedback.
      Agradeço de coração por tudo o que fez e por ter vindo me falar.
      Obrigada mesmo!

  6. Ádila Beatriz 20/07/2015

    Bom dia Thaís!

    Com certeza, ficará ainda melhor. Percebemos o profissionalismo que você. Você é um exemplo!!!!!

  7. Sunny 20/07/2015

    Ahh que bom que mudanças ocorrerão!! É sempre bom ter uma certa pitada de dinâmica ^-^ Espero que td dê certo, e que todos fiquem felizes com o resultado!! Pode deixar que eu vou ter toda a paciência do mundo, afinal n é fácil deixar tudo no esquema de um dia pro outro… Um super beijo e fica com Deus!

  8. Frinéia Carmo 20/07/2015

    Oi Thaís! Conheci seu blog há duas semanas e estou simplesmente A-P-A-I-X-O-N-A-D-A !!! Parabéns pelo excelente trabalho! Por isso te peço por favor não delete os posts antigos!!!! Obrigada! Beijos!!!!

    • Thais Godinho respondeu Frinéia Carmo 20/07/2015

      Obrigada, querida! Não vou deletar – vou atualizar! Essa é a ideia. 🙂

  9. Carol 20/07/2015

    Adorei o Diário da Thais!
    Com certeza vai ser muito legal.

  10. Davane 20/07/2015

    Olá Thais sou admiradora do seu trabalho, acho que vai ficar muito bom seu novo site, é muito bom ver nosso trabalho se materializando e tenha certeza que seu trabalho ajuda muita gente. Eu hoje estou lançando meu site http://www.davaneatelie.com.br e posso de dizer que você me inspirou muito e me ajudou com suas dicas de organização , pois nesses meses de construção do site foram fundamentais o planejamento e organização. Beijos
    Davane

  11. Pedro 20/07/2015

    Espero ansiosamente pelas novidades. Parabéns pelo blog!
    E estou curioso pra saber como tem usado o Todoist. Vejo muita gente comentando e tenho vontade de testar, por causa da integração com o Evernote e com o Sunrise Calendar. Abraços

    • Thais Godinho respondeu Pedro 20/07/2015

      Não estou integrando. Não gosto de coisas automáticas, porque sempre passam erros.

      Estou aplicando verticalmente, como manda o GTD. Primeiro próximas ações. Aí foco nelas até sentir necessidade de “subir” para projetos.

      🙂

  12. Michele Tavares 20/07/2015

    Thais amo seu blog, por favor mostra a decoração da sua casa, nem que seja em fotos do instagram, fico morta de curiosidade para ver a casa onde surgi tanta inspiração e organização.

    • Thais Godinho respondeu Michele Tavares 20/07/2015

      Eu mostro algumas coisas no Instagram, dá uma olhada lá. Só não mostro mais para respeitar a privacidade do meu marido.

  13. Fernanda 21/07/2015

    Vale lembrar que se o blog for “mobile first”, melhor ainda! =)

  14. Veronica 22/07/2015

    Oi Thaís,

    Gostaria que você desse algumas dicas sobre o Todoist, pois comecei a usar o Todledo há um tempo por sugestão sua e de outra blogueira (Bia Kunze), e queria umas referências para decidir se mudo ou não.

    Curto muito e acompanho sempre seu blog, suas dicas!!! Um grande beijo!!!!

  15. Lidiane Pereira 31/07/2015

    Oi Thais,

    Estou um pouco sumida porque tive o segundo filho há uma ano, e a minha vida ficou muito complicada, de vez em quando corro aqui pra dar uma espiada, mas as leituras diárias tiveram que dar uma pausa.
    Só queria dizer que continuo te admirando e te indicando para todos que, como eu, precisam de uma ajudinha 🙂
    Fiquei ansiosa para ver como vai ficar o blog!!

    Beijinhos e muito sucesso, sempre!