Imagem: http://sachachua.com/
Imagem: http://sachachua.com/

Veja 50 ideias para se organizar utilizando cadernos no Evernote:

  1. Diário de viagem
  2. Prontuário médico
  3. Estudo de um idioma
  4. Livros para ler, que já leu, que quer comprar…
  5. Dicas de jardinagem
  6. Receitas
  7. Diário de gravidez
  8. Prática de escrita
  9. Regras gramaticais de português
  10. Seu estilo
  11. Menu semanal
  12. Posts para o seu blog
  13. Diário de dieta
  14. Resumos mensais da sua vida
  15. Notas de cursos e eventos
  16. Lista de episódios das suas série preferidas
  17. Resenhas de filmes
  18. Seus desenhos e/ou pinturas
  19. Reforma da casa
  20. Decoração da casa
  21. Piadas
  22. Objetivos de vida
  23. Diário da vida do filho
  24. Sobre as pessoas que você conhece
  25. Planejamento de festinhas
  26. Registro de gastos
  27. Organização do casamento
  28. Letras de músicas
  29. Coisas que você gosta
  30. Frases
  31. Projetos
  32. Diário de atividade física
  33. Contas pagas
  34. Artigos da web para ler
  35. Documentos
  36. Relatórios do trabalho
  37. Mensagens e comentários que você gostaria de guardar
  38. Passeios para fazer
  39. Lugares para conhecer
  40. Brincadeiras para os seus filhos
  41. Atividades para as crianças
  42. Dicas de limpeza
  43. Dicas de organização
  44. Wishlist
  45. Orações
  46. Meditações
  47. Contatos
  48. Inventário
  49. Gadgets
  50. Manuais de instrução

E você, tem mais alguma ideia? Como você utiliza o Evernote?

41 Comentários

  1. Super Interessante…então eu os arquivos em Referência Geral? Tenho a mesma divisão e sub-divisões propostas pelo VO – GUIA DEFINITIVO DO VIDA ORGANIZADA PARA USAR O GTD NO EVERNOTE. bjs

  2. Oi, Thais!
    Esses cadernos cadastrados no Evernote podem ser consideradas as pastas de Arquivo de Referência do GTD? São ótimas ideias de arquivamento! Obrigado!

  3. Oi, Thais.

    Adorei a ideia. Eu uso o Todoist e ele usa o termo “Projetos” para agrupar as tarefas, pelo menos uso dessa forma. Quero aplicar o GTD no Todoist e seria legal um artigo com dicas sobre essa ferramenta. Só uma sugestão 🙂
    Adoro seu trabalho e sou fã.

    Bjos
    Mel

    • Olá Melissa, tudo bem?

      Há alguns meses estou testando o Todoist para fazer um post para cá a pedido da Todoist Brasil. ;D Em breve teremos bastante coisa a respeito.

      Obrigada por comentar!

      • Oi, Thais.

        Aguardo ansiosamente. Gosto muita da ferramenta, atende bem meus objetivos.

        Abraços!

        Mel

  4. E como usar o gtd no Evernote? têm algum post sobre isso? E documentos por exemplo como você faz fotografa?

  5. Sabe que eu tinha instalado o Evernote com o objetivo de fazer listas diárias de objetivos para ir marcando como feitas (ou não) todos os dias. Eu também tenho um caderninho que eu anoto tudo o que fiz e não fiz à noite. Mas comecei a achar o Evernote muito enrolado para fazer estas simples coisas – marcar como feito, pois tinha que entrar no caderno, clicar nisso ou naquilo e depois clicar em concluído. Eu desinstalei e baixei o SplenDO, um checklist que tem só para Android, mas é bem simples assim: você coloca o que tem de tarefas – para qualquer data e ele monta depois, colocando separadas por data com um quadradinho na frente para colocar como feito ou não.
    Mas olhando o o Evernote pelo ponto de vista que você apresentou aí, achei interessante! Colocar coisas mais gerais e não tão imediatas do dia a dia pode valer à pena!

    Aqui eu fiz uma breve avaliação do app SplenDO, para quem quiser ver: http://agendafocoecozinha.blogspot.com.br/2015/07/splendo-aplicativo-organizador-de.html

    Thais 🙂
    http://www.agendafocoecozinha.blogspot.com.br

  6. Thais, que ótimas ideias para colocar mais coisas no Evernote, valeu!
    Você mencionou no item 34 os artigos da web para ler. Eu também guardo os artigos que eu li e gostei, e eu uso tags para identificar os assuntos (imagino que no seu caso, estes artigos estão espalhados nos outros cadernos por assunto, certo?).
    Eu também guardo os destaques e anotações que eu fiz nos livros que leio no Kindle. Eu acesso estas informações na web, pela Amazon, e uso o web clipper para salvar no Evernote.
    No item 49 você mencionou gadgets, eu cadastro no Evernote todos os equipamentos (incluindo televisor, geladeira, etc) que tenho em casa com o número de série (vai que eu precise disso um dia, está tudo lá).
    Eu também guardo fotos dos cartões de visita que eu recebo (será que é o seu 47 – contatos?).
    O que vem à minha mente é isso… 😉

  7. Eu ia adorar que esse post fosse mais extenso um cadim só…
    dando umas dicas de como organizar e alimentar esses cadernos, principalmente o de estudo de idioma que eu achei genila…

  8. Achei a lista como proposta para cadernos mais adequada para Onenote. Evernote para mim =GTD. Já não vivo sem ambos. É fantastico! Recomendo fortemente a leitura dos artigos da Thais Sobre o assunto. Quanto à lista, na perspectiva que uso, ou seja, gtd, entendo q ali há etiquetas e notas, mais que cadernos 🙂

  9. Oi Thaís! Um Q tenho e não achei na sua lista é receitas (talvez tenha me passado despercebido?!)! Adoro o evernote qdo acho uma receita legal num blog ou site e posso clicar na minha extensão do navegador e ela vai direto pro meu arquivo… Criei até uma regra para isso, e nem passa pela caixa de entrada…
    🙂

    • oops… acabei de achar… o número 6!
      acho que li muito rápido no celular e não li direito…

      😉

  10. Oii Thais!!

    Estou lendo a série de postagens sobre o GTD no Evernote. Gostaria de saber se você ainda segue utilizando o GTD no Evernote da mesma forma ou se fez alguma alteração no método.

  11. Oi Thaís, tudo bem.

    Muito interessante esta lista de opções de cadernos, depois que li seus post resolvi seguir o padrão de etiquetas, mas ainda não consigo tirar minha visão de pastas e sub-pastas dos diretórios do Windows
    Agora pairou uma dúvida, o que é melhor utilizarmos etiquetas ou cadernos?

  12. muito legal. No meu caso uso o onenote. Esses dias tive a ideia de organizar datas de coisas que precisam ser feitas no carro, desde troca de óleo até revisões mais complexas. Mesmo pra quem faz revisão na concessionária é legal ter essa noção e tb ler o manual do carro para saber as recomendações. Tenho organizado tb data de médicos p lembrar de voltar pra check-up, data de tosa do cachorro e vacinas, lista de mercado completa do q costumo comprar só tico o que preciso na semana.

  13. Nossa, eu tenho 3 cadernos: o meu pessoal genérico, um para material de coaching e outro para material de marketing digital.
    O que eu faço mesmo é usar e abusar das tags pra poder encontrar tudo mais facilmente.
    Eu sinto que se eu começo a criar compartimentos demais eu me perco… Será que tem cura, doutora? 🙂

  14. Thais, Boa noite!
    Estou começando agora a usar o Evernote e o GDT seguindo o passo a passo que vc publicou… e surgiu uma dúvida
    …!!?
    Como eu faço para transformar uma informação do caderno de entrada… uma anotação do dia em uma etiqueta referencia, pois para esse caso, essa informação não tem nenhuma ação.

    Conforme orientado … estou na fase de coleta de dados e scanner de documentos e está indo tudo para a caixa de entrada..

    Agradeço desde já … pois suas dicas são muito úteis…

    Um abraço,

    Alessandra

  15. Boa tarde,

    Utilizava anteriormente o Evernote e de um tempo para cá estou utilizando o OneNote da Microsoft, gostaria de saber se você possui algum motivo especial para não ter publicado nenhum artigo falando do OneNote, fiquei até assustado com medo de estar utilizando uma ferramenta que não seja muito boa.

    Obrigado!

    Vinicius

DEIXE UMA RESPOSTA