Às vezes a Internet aparece com uma moda nova e uma das recentes é um conceito de “armário-cápsula”, que consiste no seguinte: escolher uma quantidade limitada de peças para viver durante um tempo, sem comprar nada novo, apenas promovendo combinações com as peças selecionadas.

A coisa tomou grandes proporções e começaram a surgir pequenas variações, como a (minha preferida) organização por estações. Quando vi isso pela primeira vez, pensei: “agora sim fiquei com vontade de brincar com esse negócio”.

Imagem: Un-Fancy.com
Imagem: Un-Fancy.com

Como funciona

Você escolhe algumas peças básicas, versáteis e que você ama usar para o seu guarda-roupa. A cada estação, você vasculha seu guarda-roupa para escolher as peças. Os números (da quantidade de peças) variam entre 15, 30, 45, mas é claro que não precisa ser engessado e você pode escolher um número pessoal como desafio. Vale lembrar que, nesse número, incluem-se também os acessórios como bolsas, lenços e sapatos. Seu guarda-roupa cápsula da estação deve ter peças que combinem entre si e, durante os três meses da estação, você não poderá comprar nada novo nem usar outras peças do seu guarda-roupa. Você pode, inclusive, tirá-las do guarda-roupa e guardar em um compartimento superior, para que não fique tentada a mexer. Quando você montar o armário cápsula, pode perceber que, para a estação corrente, precisa de alguma peça essencial que realmente não tenha (um casaco, por exemplo), então pode comprá-lo. Porém, é a exceção, pois o ideal é que você use peças que já tem. Durante esses três meses, você deve guardar o dinheiro que normalmente usaria para comprar roupas e, no próximo armário cápsula da estação seguinte, pode usar esse dinheiro para fazer boas compras para itens que você realmente precisa. Se não precisar de nada, guarde para a estação seguinte.

Os benefícios

  • Aproveitar melhor as peças que você já tem. Às vezes, temos tantas roupas no guarda-roupa que fica até difícil ser criativa nas combinações. Quando você limita o número de peças, consegue versatilizar o que tem.
  • Economizar dinheiro, pois você não comprará roupas novas nos próximos três meses. Ou mesmo gerenciar compras imediatas com parcelas em 2 ou 3 vezes no cartão apenas (em vez de 5, 8 ou 10). Você organiza seu orçamento destinado a roupas.
  • Usar só peças que ama muito. Isso é um princípio.
  • Otimizar o espaço no seu guarda-roupa, que não ficará cheio de roupas.
  • Economizar com liquidações e peças da estação desnecessárias.
  • Não ter mais aquela sensação de abrir o guarda-roupa e não saber o que vestir.
  • Gerenciar melhor sua variação de peso e como isso afeta a quantidade de roupas novas que você compra.
  • Descobrir o seu estilo, pois montar um armário cápsula nada mais é que um exercício de auto-conhecimento.
Imagem: http://thelovelylauralife.com/
Imagem: http://thelovelylauralife.com/

Como fazer?

  1. Comece pela estação que você está e o clima da sua região (a estação é diferente para brasileiros e portugueses, por exemplo, assim como a temperatura é diferente para quem mora em Porto Alegre e para quem mora em Maceió).
  2. Defina seu número limite de itens. Faça o teste e lembre-se de que você pode mudar esse número para o próximo armário cápsula, se achar necessário. Procure ter a menor quantidade possível de itens, pois essa é a ideia. Mais de 50, já perde um pouco o sentido. Eu vou tentar ficar com umas 40 peças.
  3. Veja que você vai usar esse único armário até a chegada da nova estação. Com base nisso, selecione as peças que acredita serem mais úteis para você durante esse período.
  4. Use a regra da Ana para saber se as peças funcionam entre si: cada parte de baixo deve ter outras 5 partes de cima que combinem com ela. Se perceber que não fez uma boa escolha, você pode trocar ou descobrir que precisa de uma peça que realmente não tem, planejando suas compras.
  5. Leve em conta seus compromissos e estilo de vida ao selecionar as peças.
  6. Quando tiver suas peças selecionadas, guarde todas as outras em uma mala em cima do seu armário, ou onde achar melhor.
  7. Use apenas as peças selecionadas até a estação seguinte.
  8. Cerca de duas semanas antes do início da nova estação, faça essa nova seleção para a estação que vai chegar, para ver se precisa comprar algo ou mudar o número de itens.
  9. Você consegue viver com poucas peças se elas forem as escolhas certas!

Dicas para ajudar no processo de escolha

  • Escolha apenas peças que você realmente ama e ficam bem em você.
  • Defina uma paleta de cores.
  • Leve em conta sua rotina de lavanderia para saber quantas partes de cima são necessárias para passar bem a semana.
  • Priorize os básicos, que combinam com tudo.
  • Verifique se as peças escolhidas proporcionam pelo menos 31 combinações (uma para cada dia do mês).
  • Tire fotos das combinações que criar para usar como catálogo de escolha para o seu dia a dia.
  • Tente incluir também pijamas e roupas de academia, mas não se limite se não conseguir.
  • Se você passar pela segunda vez pela mesma estação (ex: o segundo inverno) e não tiver usado alguma peça de frio que está guardada, vale a pena considerar se vale a pena mantê-la.

Para se inspirar, veja o painel “Armário cápsula” no Pinterest do Vida Organizada e divirta-se!

47 Comentários

    • Tenho me desfeito de uma peça a cada vez que compro uma nova também, mas é mais por mudança de estilo e roupas muito antiga do que para ter um armário-cápsula… Se contar, acho que não tenho mais que 10 peças de roupa (e a maioria são vestidos – da época que decidi não usar mais calças – e uma calça jeans com 2 camisas básicas que comprei semana passada [e me desfiz de um vestido que quase não usava]).

      Então, acho que não faz mal eu estar com um pouquinho de consumismo para comprar roupas e sapatos. Fiquei um bom tempo sem comprar NADA para mim. Agora é hora de investir! (se bem que a crise financeira tá feia… haha)

      Até gosto de ler sobre essas postagens para aprender para o futuro, mas no momento não está se aplicando não! O “Ame” do mês de Junho está para comprar muitas coisinhas pra mim!!! Desde brincos até roupas sofisticadas… hehehe #maridonãocurtiuisso #partiuestourarasfinanças

  1. Eu acho a ideia super legal como ferramenta para começar a prestar atenção aos looks e a comprar peças que combinem entre si. Mas eu nunca coloquei em prática a parte de elaborar realmente uma cápsula por estação, pois prefiro pensar no guarda-roupa todo como uma cápsula. Comecei esse processo pelo destralhamento de 70% das roupas e sapatos que eu tinha. Depois disso, meu armário ficou organizado e hoje pela primeira vez na vida eu sei o que tenho no armário…rs Por isso, eu acho que funciona para mim ter todas as peças na vista. Guardo as roupas de frio em uma gaveta própria, mas ficam à mão. Depois do destralhe e da organização, eu fiz uma lista do que falta comprar e vou percebendo também o que falta conforme vou tentando montar os looks (por exemplo, percebo que uma saia que tenho não combina com quase nada, então tenho que comprar peças que combinem com ela e também com outras partes de baixo que eu tenha). Eu não pude fazer as substituições ou incluir peças que eu preciso de uma vez, por conta de grana. Então o que eu fiz foi eliminar mesmo, pensando que aos poucos eu vou compor o que for necessário. Eu também só faço compras nas liquidações de janeiro e julho, pois as peças ficam muito mais em conta. Esporadicamente, eu compro algum item, mas neste ano não comprei ainda nada desde janeiro. Para mim, que preciso economizar, é o ideal. Talvez em junho eu tenha que comprar algo antes por conta de um evento que vou, mas aí tento comprar só o essencial mesmo. Se é uma calça que falta, compro apenas uma calça. E no período das liquidações tento encontrar o que eu preciso (saio de casa com uma lista nas mãos).

  2. Amando completamente as dicas de roupas!! Isso pode gerar uma bela economia de tempo pela manhã.
    Obrigada!

  3. Thais, adorei o post sobre o armário cápsula!!! Vou começar semana que vem e depois posto aqui!
    Beijos,Milena.

  4. Olá, Thais! Achei super interessante esse conceito! Confesso que sinto dificuldades em dividir por estações do ano, considerando o tempo instável da cidade onde moro (em São Paulo temos a diversão de ter as 04 estações do ano no mesmo dia em muitas ocasiões rs), mas acho que dá p/ extrair lições valiosas mesmo que não seja para aplicar integralmente o armário-cápsula… essa ideia de uma parte de baixo p/ 05 partes de cima é genial! Vou começar a prestar atenção nisso aí e quem sabe um dia consigo aplicar a divisão por estações do ano tb! Obrigada por mais um post útil e interessante!

    • Barbara, moro em Brasília e aqui é a mesma coisa! Basicamente só temos uma estação seca e outra chuvosa. A seca já começou, o que significa: frio de manhã > sol tórrido ao meio dia > frio de noite. Tem que sair preparado para todos os climas, e ainda faço a maior parte dos meus trajetos a pé!

  5. Thais, já falei que amo seu blog? Pois vou falar de novo! Eu aplico esse conceito de armário cápsula em minha vida há aproximadamente um ano, e posso dizer que hoje sou muito mais feliz!

  6. Oi Thais,
    Caramba, vc sempre fala dos assuntos que to pensando no momento! Eu voltei a ter um blog justamente pra contar como está sendo ter um armário-cápsula, estou tirando as fotos e em breve será postado!
    Bjs
    http://amandices.com

  7. Adorei a dica de um guarda roupa prático assim! Depois que comecei a me desapegar, mantenho uma roupeiro organizado e uso a técnica do entrou/saiu hahaha, entrou uma calça nova, saiu uma velha e assim vai. Tento manter um número específico de peças num geral de estações, sendo assim ficam todas dispostas, pois aqui em SC tem hora que tá frio, hora que tá chuvoso e hora que tá um calor de rachar.

  8. Thaís, tudo bem? Achei seu post incrível. Ontem vi algumas imagens no Pinterest e pensei isso é o máximo, e com certeza ajuda muito na organização. Logo pensei: amanhã procuro mais sobre esse assunto; e hoje vc me presentei com este conteúdo. Amei. Eu sou adepta do menos é mais, então esse conceito “fecha comigo”(rsrs). Thaís, te desejo tudo de bom, pois é uma profissional exemplar. Beijos.

  9. Adorei o post! Por estação acho que pra mim não vai rolar, mas vou dar uma adaptada no esquema que já uso, que é de cápsula por cor. Tenho 3 grupos de roupas – 0 grupo azul, o grupo preto/branco/cinza, e o grupo terra (marrons, verdes escuros, beges). Em cada grupo tem bolsa, sapatos, acessórios.
    Vou dar uma melhorada no meu esquema com as dicas que peguei no seu post! 🙂

  10. Thais, é uma dica interessante! O guardar e usar eu já faço! Porque sempre são peças boas e que ainda curto! E sempre me peguei pensando como desapego de roupas e depois vou lá e compro outro monte delas! E as suas dicas deixam claro que temos que realmente doar mas nem sempre comprar, vai depender da nossa necessidade! E não de nossos desejos! Muito legal! Aliás sou suspeita qualquer assunto você nos explica sempre direitinho e dá vontade de por em prática tudo!!! Obrigada !

  11. Meu armário já é uma capsula!! Rssss. Moro em uma cidade que só tem uma estação o ano inteiro (calor e mais calor), por isso linhas roupas são usáveis o ano todo. Guardo laaaaaaa em cima do armário um casaco para viagens e só!! Bjs, adoro seu blog!!!

  12. Li sobre esse armário-cápsula em um outro blog e adorei a ideia.

    Eu estava pra fazer um inventário das minhas roupas há muito tempo e como li sobre, decidi fazer pra poder adotar esse método lindo e perfeito (me identifiquei muito). Não consegui contar todas as roupas, incluindo acessórios, mas só as que contei deu 48, ou seja, eu meio que já tenho um armário-cápsula e dá super certo para mim.

    Eu já sigo algumas das dicas que você mencionou e vou começar a seguir as outras.

    Beijos.

  13. A ideia é boa, mas eu não acho que vá mudar muito na minha rotina. Eu geralmente faço o seguinte: uma vez por ano faço uma “super limpa” no guarda-roupa, tirando tudo o que está velho e/ou inutilizável. A partir dai eu tenho noção dos itens que preciso “reabastecer”, como por exemplo, camisetas e blusinhas para usar no dia-a-dia, calças jeans, etc. Então faço uma super compra e no restante do ano compro apenas coisas MUITO especificas, tipo, vestidos para festa ou algo do gênero. Confesso que acho mais prático, já que eu tenho bastante preguiça de fazer compras haha.

  14. Thá is faz tempo que não entro aqui, justamente hoje antes de entrar estava pensando nossa que roupa eu uso amanhã para trabalhar eu todo mês compro uma roupa mas parece que no meio de tantas eu não tenho nenhuma, fora os gasto, que idéia maravilhosa. Tenho outra sugestão para vc que tal falar sobre pós estou em uma super dúvida sou formada em adm, e trabalho como secretaria , porém antes queria fazer uma pós em gestão de pessoas, mas agora não sei , pois não sei se vou conseguir mudar de área, pois não tenho experiência na área

    • Cristiana, que legal. Sabe, eu também sempre acho que preciso comprar uma blusinha nova a cada mês, pelo menos, para ter algo legal que combine com o meu guarda-roupa. Eu estou usando o meu armário cápsula há uns 5 dias e tem sido muito legal montar combinações com um número limitado de roupas. Recomendo! Tirei fotos e pretendo falar mais sobre isso nas próximas semanas.

      Sobre a pós, siga seu coração. É difícil opinar de fora sem conhecer sua realidade. 🙂

      Bjo

  15. Ele descobri faz um tempinho o un-fancy e devorei a ideia, até baixei o App Stylebook e desliguei todas as peças que sobraram lá.
    Está sendo ótimo! Monto o look com antecedência e sempre sei o que tenho pra usar e o que já andei usando muito. Tem sido uma mão na roda.
    Bjo

  16. Não sou de muitas peças, e geralmente estou organizando, usando, doando. Mas o conceito de cápsula me deu muita vontade de repensar o armário. Vou dar uma olhada por lá, ganhar espaço, rearranjar, modificar sempre que preciso. Obrigada pela dica!

  17. […] Outro dia eu comentei com vocês sobre a ideia de armário cápsula e que resolvi fazer para mim, começando pela próxima estação, que seria o inverno (que começou esta semana <3). Para falar a verdade, eu já separei as peças e comecei a usar antes do início da estação, mas demorei para fotografar todas as peças, editar as imagens e finalmente montar o post para vocês. Gostei da experiência e espero conseguir fazer a cada estação um post assim! […]

  18. Acho que já faço isso sem saber! Tenho poucas roupas, que sempre combinam entre si, simplesmente porque acho mais rápido e fácil viver assim. Agora vou dizer que a minha escolha se chama armário-cápsula!

  19. Praticamos o miniminalismo aqui em casa e cada um tem 1 armário de 2 portas com maleiro e 1 metro de largura. Só isso. E dá tranquilo!

  20. Olá Thais.
    Antes de mais deixe-me felicitá-la pelo seu blog.Sou seguidora há uns meses e gosto muito.Está muito bem estruturado e tem ideias muito úteis.
    Relativamente ao conceito armário cápsula, é uma novidade para mim, mas vou fazer no meu esta estação e quem sabe estender o conceito ao do meu marido e das crianças.
    Um beijo grande e muitas felicidades.

  21. Nossa amei Thaís! Acho que sou cápsula de nascimento mesmo descobrindo agora essa tendência agora! kkkk
    E passo o mesmo conceito pra minha filha de cinco anos. As roupas dela são super organizadas pelo estilo na hora de se vestir ela mesmo escolhe porque tudo combina com tudo. E o guarda roupa dela não é tipo rosa e lilás não, ela gosta demais de uma pegada militar, cinza, prata e dourado (discretos). Gracinha demais!

    Adorei as dicas pra me organizar dessa forma e guardar o restante. Odeio abrir o armário e aquele tanto de coisa. Sou do tipo que compro um e desfaço do antigo.

    Obrigada! Bjus!

  22. Dicas assim nunca são demais, é sempre bom reforçar que não precisamos de tanto. Muito pelo contrário. Ter pouco, mas aquilo que realmente precisamos e usamos, nos traz a grande vantagem de economia. De tempo e claro, dinheiro. Amei!!

  23. Excelente ideia. Atualmente, em um mundo cada vez mais consumista e endividado, temos que buscar diariamente soluções que possam nos beneficiar financeiramente. Espero, sinceramente, que essa e outras grandes ideias como esta, não caiam no esquecimento. Uma prática desta é incrível. Parabéns a editora do artigo, pois foi sucinta, mas bem explicativa.

  24. Adorei, porém para mim não funciona muito bem esse negócio de estação… Aqui em Salvador é verão/verão com chuva/verão/verão com mais chuva. Não existe mudança climática suficiente para comportar tanta mudança de roupa, o máximo é ter um cardigã só para quando está mais “frio”.

  25. Olá! Neste momento estou a trabalhar num Armário Capsula (inspirado por você), na verdade estou farta de ter tanta roupa e usar sempre as mesmas coisas. Comecei por fazer uma lista da roupa que tenho (excell) e separar. O meu objectivo é desfazer-me de pelo menos metade e ficar só com roupa que realmente gosto e me sinto bem. Tinha em mente apenas 20 conjuntos para cada época (Primavera/Verão e Outono/Inverno), mas reparei que refere 31. Realmente 20 é pouco pois a ideia é trocar as roupas apenas 2 vezes ao ano (nas trocas das estações)! Vou repensar no número. Obrigada pelas dicas. Beijos de Portugal!

DEIXE UMA RESPOSTA