Já comentei em alguns posts anteriores que consegui organizar o meu sono e muitos leitores me pediram para falar sobre como eu fiz. Eu realmente cheguei a uma definição legal nas últimas semanas que, para mim, resolveu o problema que eu sempre tive, que era:

  • Acordar cedo a semana inteira e dormir tarde, porque me sentia criativa à noite e não queria perder aquele tempo
  • Dormir até mais tarde aos finais de semana para recuperar o sono

Desde que meu filho nasceu, há mais de cinco anos, meu sono está bastante irregular. Logo, eu posso dizer que eu venho há cinco anos tentando organizar a minha rotina de sono, que apenas agora deu certo.

E o que eu fiz, por fim? Implementei uma recomendação que já era conhecida, mas achava que seria difícil de fazer, que é levantar todos os dias no mesmo horário. Parece simples demais? E é. Mas veja que tem algumas dicas com relação a isso.

Eu estabeleci que eu acordaria todos os dias às 8 horas da manhã. Era comum ficar até 2, 3 horas da madrugada trabalhando e depois acordar tarde e, no outro dia depois desse, ter um compromisso e precisar acordar cedo – o sono ficava bagunçado. Não preciso dizer também que, por trabalhar em casa, dá vontade de acordar mais tarde, pela liberdade de horário. Existe também um fator MUITO importante, que é ter um filhote que acorda e precisa da minha atenção ao longo do dia, então fazer coisas enquanto ele está dormindo é um tempo fundamental a ser aproveitado. Quem é mãe sabe que não é tão fácil acordar antes do filho acordar, que dá aquela vontade de ficar dormindo mais um pouco, mas isso é essencial.

Na prática, funciona assim: todos os dias, meu alarme está ajustado para às 8 horas. Ou seja: para eu dormir 8 horas toda noite, o ideal é que às 23:30 eu já esteja na cama, para à meia-noite estar dormindo. Isso se eu quiser dormir 8 horas e ficar bem! E esse é o detalhe, ter disciplina. Porque, por exemplo, se eu for dormir às 2 horas porque saí ou fiquei fazendo alguma coisa, eu tenho que acordar às 8 horas de qualquer maneira. Quero ficar sonolenta no dia seguinte? Não? Então tenho que dormir minhas 8 horas diárias. Se por acaso preciso dormir mais tarde, eu aguento somente mais o dia seguinte e, de noite, durmo cedo para descansar. Todos os dias, inclusive finais de semana, eu acordo no mesmo horário.

É claro que, algumas vezes, tenho compromissos em que tenho que estar 8 horas da manhã em algum lugar, ou às vezes até mais cedo. Então me planejo: se vou precisar acordar às 5, que horas preciso dormir para ficar bem? E aí tento me adequar, adequar nossa agenda em casa, para conseguir descansar. Vou sempre dormindo mais cedo, se possível, para acertar os gaps de sono ao longo da semana.

A grande chave é acordar às 8 horas mesmo aos sábados e domingos. Não é fácil no começo, mas depois fica muito natural. Me transformei naquelas pessoas que falam que não precisam de relógio, porque o corpo se acostuma a acordar em determinado horário. E eu tenho acordado bem, porque meu corpo se acostumou. Mas é um gerenciamento diário para garantir que o meu corpo esteja descansado – e a mente também.

Aí acontece a grande mágica: me sinto criativa em diversos momentos do meu dia, não só à noite, como eu achava. Assim como meu corpo se acostumou, minha mente também.

Estou mudando meu horário para acordar às 7 horas, reduzindo aos poucos. Tem funcionado. Eu noto que tenho um dia muito mais produtivo quando acordo cedo e tenho horários mais fixos, pois consigo me programar.

Algumas pessoas sugerem atividades para serem feitas pela manhã, como ir à academia ou meditar, mas o que realmente funciona para mim é ter bastante coisas para fazer e produzir e saber que, se eu não acordar cedo, não vou conseguir fazer tudo. Porque eu tenho o seguinte compromisso: não trabalho mais de noite. Fico com o meu filho até a hora de ele ir dormir e, depois, cuido de algumas coisas em casa ou faço atividades mais leves, como ler, ver um filme, tocar violão. Então eu sei que preciso aproveitar o meu dia. Essa é a minha motivação. Encontre a sua.

E é assim que eu venho organizando a minha rotina de sono com bastante sucesso ultimamente e deixei inclusive de tomar café. 🙂 Deu muito certo e tenho me sentido muito bem. Espero poder ajudar, com a minha experiência, quem esteja como eu há algum tempo, buscando uma solução.

42 Comentários

  1. Ajustando meu despertador agora. O meu problema por enquanto é não ter motivo pra acodar cedo. Tenho que rever toda a minha rotina.

  2. Meu Deus, parece até mágica! Acordar cedo e não precisar tomar café?! Que disciplina viu… Vou tentar fazer isso quando começar voltar pro Brasil, já que vou precisar focar no profissional. Obrigada por mostrar que nada é impossível, desde que tenhamos motivação, perseverança e disciplina. Abraços e sucesso!

  3. Organizar o horário de dormir é de extrema importância. Meu problema é em acordar. Meus despertadores vão de 05:30 às 07:50, de 10 em 10 minutos. Mesmo assim ainda tenho dificuldade em acordar. Mesmo dormindo às 20:30.

  4. A dica de acordar todos os dias no mesmo horário realmente é muito importante e funciona para mim também!
    Aos finais de semana, quando acordo mais tarde e/ou fico enrolando na cama, sempre me sinto ainda mais cansada, com dor de cabeça, indisposta… Quando acordo no horário normal, sinto que o dia rende, sabe? Adoro acordar cedo e não ter “nada” para fazer! Ler o jornal com calma, ler um livro no sofá no meio da manhã, cuidar de mim mesma, da casa… Coisas que são super raras no dia a dia corrido!
    Adoro suas dicas de organização pessoal!
    Beijos

  5. Olá Thaís (temos o mesmo nome)!
    É a primeira vez que comento, mas acesso o blog todos os dias…
    Chamou a minha atenção o fato de você não estar tomando café.
    O que você tem tomado?
    Como consegue?
    Venho tentando reduzir o café (tenho inclusive uma recomendação médica quanto a isso), mas pra mim tem sido difícil…
    Estudo bastante (concursos), e quando não tomo café não consigo me concentrar direito e sinto sono…
    Tenho tentado alguns chás, mas não resisto ao café…

    Parabéns pelo blog, gosto muito!
    Elegi como o meu momento de lazer diário (seguindo a sua sugestão que diariamente precisamos fazer algo que gostamos).
    Abraço!

    • Não “tentei” – simplesmente não vi mais necessidade. O café me deixava muito acesa de noite, o que me levava a pensar que eu era criativa de noite. Na verdade não – o café me deixava ligadona. Mas isso prejudicava o meu sono. Além do que, não é muito legal para o estômago tomar muito café. Com o tempo, isso pode ir pesando.

      Se você sente muito sono durante o dia é importante regular o sono e a alimentação. Um médico pode recomendar complementação com vitaminas, se necessário. Atividade física também ajuda.

      Bjo e obrigada por comentar.

  6. Adorei o post. Estou tentando esses mesmos esquemas e percebo que têm dado muito certo. Só preciso tornar essa rotina mais regular e lutar contra o sono que sempre bate depois do almoço. Felizmente começarei num novo emprego que vai me tirar de casa à tarde. Quanto ao café, por mais gostoso que seja, também tenho evitado. Nos últimos dias que estive tomando, só me arrependi. O café exacerba muito a ansiedade. Valeu, Thais! Beijos.

  7. Thais, também estava com esse problema. Por estar em casa, acordava todo dia um horário diferente, pra mudar isso combinei com uma amiga de ir pra academia todo dia logo cedo. Então, todos os dias as 7 da manhã eu to saindo de casa e passo na casa dela pra irmos juntas. Já estou acostumada a acordar no horário sem o despertador. Beijos!

  8. Funciona! eu já faço isso a algum tempo. Estipulei que iria para cama as entre 23:30 e 00h e que levantaria às 07h, mesmo nos fins de semana. Claro, com alguma exceções, devido aos compromissões, e vem dando muito certo a meses. Sinto que o dia rende mais, e fico bem mais disposto.

  9. Oi Thais, acordo cedo de segunda a sexta, pois antes das oito j á estou no trabalho . Mas no final de semana gosto de dormir até mais tarde, mesmo tendo mil coisas para fazer. Acabo n ão sendo produtiva, como gostaria. Admiro sua disciplina. Você é uma inspiração.

  10. Eu sou assim, até em fim de semana e feriados é raro o dia que levanto depois das 8. Simplesmente não quero mais dormir. Em dia útil acordo entre 6h15 e 7h30. Mas tb às 21h30 já tô na cama pra dormir, rsrs.

  11. Adorei o post, porque sempre acordo cansada. Durmo tarde por volta de meia noite ou mais e as vezes demoro a pegar no sono porque a mente ta a mil ainda. Lendo seu depoimemento parei para pensar…gostei quando vc mencionou que tirou a noite para ser do seu filho, me tocou porque a noite minha princesa pede atençao e nçao consigo dar muita. Então vou tentar acordar cedo num mesmo horario para render mais durante o dia e a noite ficar livre pra ela. o duro vai ser acordar cedo no fds,,rsss ,mas vale tentar,,bjs e obrigada viu bom feriado

    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  12. Gostei muito das tuas dicas, vou tentar aplicar isso na minha rotina. Percebo que meu dia fica pesado e fico indisposta por dormir mal ou ter meus horários desregulados. Obrigada (:

  13. Oi Thais, eu estudo bastante sobre sono por conta da minha profissão, sou neurologista infantil. E o caminho é mesmo esse, acordar cedo todos os dias. O início tardio do sono é muito comum, em crianças e adultos, e é muitas vezes confundido com o insônia. A maioria das pessoas tenta resolver o problema da forma inversa. Tentam primeiro dormir cedo para tentar acordar cedo no dia seguinte. Só que não dá certo, quem está acostumado a dormir muito tarde, se for cedo para a cama não terá sono, demorará a adormecer e a tendência é dormir mais no dia seguinte. A única solução é ir atrasando, gradualmente, a hora de acordar, ao mesmo tempo que se atrasa a hora de ir para a cama. E a disciplina no final de semana é fundamental. As horas a mais, mesmo que esporádicas, “entram para a conta” e acabam atrapalhando todo o processo.

    Mas como “em casa de ferreiro o espeto é de pau”, eu também tenho dificuldade de seguir esse esquema a risca. Apesar de me esforçar bastante. O problema são os eventuais plantões em que preciso ficar a noite inteira acordada e atrapalham toda a rotina…

    Adoro seu blog! Sempre tem ótimas dicas!

    Beijos

  14. Thaís, e quando você tem uma rotina completamente maluca? Eu por exemplo, acordo às 04:30 de segunda a sexta pra ir para o trabalho e não tenho como dormir antes da meia noite. Passo a semana morrendo de cansaço e quando chega o sábado durmo tipo, até as 14h da tarde e no domingo não consigo dormir cedo pra acordar cedo na segunda. Infelizmente dormir oito horas por dias está fora de cogitação no momento, mas o que você acha que eu posso fazer para tentar organizar pelo menos um pouquinho a minha rotina de sono?

    • Por que você tem essa configuração de dormir meia-noite? Você faz faculdade?
      Se for, é questão de tempo mesmo, é fase. Já passei por isso também. Quando acabar, você consegue se arranjar. 🙂

  15. Tudo enfim que precisamos encontramos aqui!!!! Tô precisando muito de motivação pra voda Thaís… muito mesmo… Um grandr bjo!!!!

  16. Oi Thais,
    Tudo bom?
    Suas dicas são massas e me ajudam de montão.
    Poderias falar como anda a rotina do Paul?
    Se puderes, fico muito agradecida, se não entenderei perfeitamente.

    Abraços.

  17. Ótimo post, Thais. Acordo muito cedo, às 06:30. Infelizmente gasto toda minha energia durante o dia no trabalho e como também preciso dormir cedo, à noite não tenho tempo para fazer nada pra mim além do jantar e do banho. Até faço, mas já com sono (ex.: não consigo ler à noite). No final de semana, também gosto de acordar cedo para manter a rotina e aproveitar melhor as horas de descanso.

  18. Meu sonho é conseguir ajustar meu sono, Thaís. Mas enquanto estiver trabalhando com cerimonial de eventos é impossível. Em dias de casamentos chego 5h, 6h da manhã em casa. Levo uns 3 dias pra me recuperar e me sentir bem de novo. Então hoje pra mim isso é impossível.

    Abri uma nova empresa, também no ramo de eventos, mas que não faz com que tenha necessidade de ficar até o final do evento. Quando conseguir fazer com essa empresa me mantenha, a ideia é parar o cerimonial pra ter mais qualidade de vida e de sono.

    Morro de inveja do meu namorado que consegue ter essa rotina certinha de sono. Infelizmente pra mim ainda não é uma realidade. Espero que em breve seja.

  19. Thais, obrigada pelas dicas! Já venho tentando melhorar nesse ponto…faz muito tempo que acordo cedo e durmo tarde todo dia e de fim de semana acordo tarde, mas me sinto mal. Você me inspirou a tentar!

  20. Obrigada Thais ! Ótimas sugestões, tudo que estava precisando ler para ter motivação e realmente acordar cedo ter minha vida mais organizada. um grande abraço!

  21. Que legal Thaís! Vou começar a organizar o meu sono também, utilizando suas dicas!
    Muito obrigada por compartilhar!

  22. Reparei essa questão da produtividade e do costume há algumas semanas. Nessa semana já baguncei tudo de novo e estou me sentindo sem disposição pra nada. Acordar mais cedo pode parecer meio sacrifício, mas quando o corpo acostuma a gente fica numa boa e consegue trabalhar melhor.

    http://www.cherryon.com.br

  23. Thais,
    entre a decisão e estar confortável na nova rotina, colhendo os frutos da sua disciplina e tal, qto tempo vc precisou?
    Beijão

  24. O meu grande problema é que faço faculdade durante a noite, chego em casa umas 23:30 e preciso estar no trabalho às 7 horas no máximo, o ideal é que eu chegue ainda mais cedo que isso. Eu acabo não tendo tempo pra dormir bem a noite. Será que se eu fizesse esta rotina me ajudaria?

DEIXE UMA RESPOSTA