Hoje, para nossa série Como eu me organizo, a convidada é a personal organizer Rafaela Oliveira, autora do blog Organize sem frescuras. Confira:

rafaela01

Nome: Rafaela Oliveira
Onde mora: Curitiba-PR
Uma palavra que descreva seu estilo de organização: Criatividade

O que você faz?

Com a chegada do Arthur ficou tudo mais corrido para mim. Não tenho babá, apenas uma ajudante para a limpeza da casa. Cuido dos dois filhos sozinha e me divido com a organização da casa, academia (minha paixão), blog e gravação/ edição dos vídeos. Com certeza, se eu não tivesse uma organização das tarefas, não daria conta de nada. O marido me ajuda muito com as crianças e com a casa (ele é super organizado).

Modelo de celular que usa atualmente

Iphone 6 Plus

Computador que usa atualmente

Quando vou criar posts mais elaborados com muitas imagens, uso o computador do meu escritório. Nesse computador, tem pastas com diversas imagens específicas para o blog. Quando vou editar os vídeos, uso o MacBook Air. O editor de vídeo que uso é da Apple e só consigo editar os vídeos nesse computador. Quando viajo levo ele comigo, amo!

rafaela05

Que ferramentas ou aplicativos de organização você não consegue viver sem?

Atualmente, uso mais aplicativos de fotos do que aplicativos de organização. O Evernote é meu aplicativo de organização querido, mas ainda prefiro a velha e clássica agenda de papel.

Como é o seu local de trabalho?

Trabalho em casa, no Home Office. Decorei esse ambiente de uma forma simples e aconchegante. Para mim, um ambiente de trabalho em casa deve ser tão importante quanto um escritório de fora. Invisto numa cadeira confortável, uma boa iluminação e o mantenho organizado sempre.

rafaela04

Qual sua melhor dica para otimizar o tempo?

Gosto de fazer listas de tarefas. Coloco no topo da lista, as tarefas que preciso fazer com urgência e abaixo, as demais tarefas do dia. As listas me ajudam a controlar melhor o tempo e consigo me organizar melhor para executar cada tarefa. Outra coisa que me ajuda muito é aproveitar o tempo nas tarefas domésticas, exemplo: enquanto cozinho, já lavo a louça; coloco as roupas na máquina e faço outra tarefa nesse tempo, e por aí vai…

Qual sua maneira preferida de organizar tarefas?

Agenda é um item indispensável para mim, uso desde que tinha 12 anos de idade. Gosto de aplicativos, porém a agenda funciona melhor para mim. Os compromissos, eu escrevo em post it e monto um calendário mensal na parede do meu escritório (foto anexo). Escrevo cada tipo de compromisso numa cor diferente de post it, exemplo: rosa: aniversários; branco: compromissos com o blog; verde: compromissos de rotina, etc. Esse calendário é muito fácil (e barato) de fazer, e você pode programar todas as metas ou compromissos do mês. Uma excelente forma de começar o mês organizado!

rafaela07

Tirando o celular e o computador, qual sua ferramenta de organização que você não vive sem?

Caderno ou bloquinho de anotações. Sempre levo um caderno ou bloquinho de anotações comigo. Quando surge qualquer ideia para o blog, preciso escrever para não esquecer. É até engraçado, já levantei algumas vezes da cama, para escrever alguma ideia diferente. Faço isso desde quando cursava faculdade de Design de Produto. Acho que as ideias criativas aparecem do nada, por isso é sempre bom ter um caderno em mãos para anotar imediatamente a ideia e depois torná-la realidade rs

O que você acha que faz em termos de organização que é um passo à frente do que vê as outras pessoas fazendo? O que te diferencia, em termos de organização, das outras pessoas?

Pode-se dizer que eu respiro organização por conta do blog. Pesquiso todos os dias sobre o assunto, é um exercício e tanto. Como vejo várias ideias toda hora, fica mais fácil em pensar numa ideia diferente e fica mais claro solucionar um problema sobre o assunto. Gosto de sair do básico e trabalhar com ideias criativas e funcionais. Meu grande desafio é organizar e decorar a casa gastando pouco. Procuro colocar amor em tudo que faço, acredito que isso é um grande diferencial e a chave do sucesso.

rafaela06

O que você gosta de ouvir enquanto está trabalhando?

Sou movida à música. Gosto do app Spotify. Na minha Playlist tem The Killers, Placebo ou músicas animadas para trabalhar.

Como é a sua rotina de sono?

Durmo lá por meia noite e levando as 7 horas. Tem dias que o Arthur acorda de madrugada e eu não consigo mais dormir. Esse mês ele está dormindo melhor, ufa! rs

O que você faz no dia a dia que melhora muito sua produtividade?

Com duas crianças em casa é preciso criar rotina para tudo, principalmente na hora que eles dormem. Com a rotina fica muito mais fácil se organizar e organizar as tarefas da casa e do blog. Quando minha filha vai à escola, eu consigo trabalhar com o blog e às vezes gravar vídeos. Na hora que eles dormem, lá por 9 horas da noite, eu aproveito para assistir um filme com o marido, ou editar os vídeos, colocar as roupas na máquina e organizar a casa. Não durmo, sem que as louças estejam lavadas. Amo acordar e ver a cozinha limpinha, dá um up para começar o dia =)

rafaela02

Você prefere trabalhar em casa ou em outro lugar?

Prefiro trabalhar em casa, pois concilio o trabalho e as crianças.

Qual o melhor conselho para a vida que você já recebeu?

Seja humilde e trabalhe com amor. Acredite nos seus sonhos, pois eles se tornam realidade!

rafaela03

Eu adoraria ver Michaela Goes participando desta série.

22 Comentários

  1. Ah, que post bacana! Acho que nunca tinha visitado seu blog e visto essa série que vc tem por aqui.
    Minha conterrânea tem um espaço bem bonito e organizado para o trabalho, adorei!
    Espero conseguir organizar meu espacinho em casa e deixa-lo bonito e organizado como eu imagino.
    Um beijo!!

  2. Uau, Vibrei quando li, eu adoro a Rafaela, no vida organizada então, meus blogs preferidos que leio todo dia. Parabéns!!!

  3. Adoro o blog da Rafaela também! Muito boa essa serie de posts. Esse calendário realmente para bem fácil e útil de fazer. Obrigada!

  4. Adorei quando entrei no blog hoje e vi que a entrevista era com ela, adoro o blog dela tanto quanto o seu e vivo por lá tbm. Acho ela uma fofa e adoro o sotaque sulista dela. Bjos pra vcs.

  5. Que legal ver Rafaela no Vida Organizada. Também leio o blog dela todos os dias e já usei suas ideias em casa, especialmente no banheiro e cozinha. Amo organização da vida e da casa!!! Super beijo!

  6. Conheci o blog dela logo assim que conheci o seu,dois caminhos diferentes de organizar e ser produtivo,me identifiquei muito com o jeito que ela têm de passar,muito esclarecedor,os vídeos dela têm me ajudado muito ela ensina na prática passo a passo,muito boa a Rafaela,fiquei feliz com essa série com ela,ela é isso aí que contou,muito verdadeira.

  7. A Rafaela é uma graça adoro o site dela e acompanho sempre! Foi uma agradável surpresa ver o post com ela linda e bela na foto de apresentação…além é claro de sempre com conteúdo impecável! Bjim OSEH

  8. Muito legal a entrevista com a Rafaela! Muita gente é como ela, trabalha em casa, tem filhos e isso mostra que é possível ter uma vida organizada. Mas acredito que a maioria esmagadora acaba trabalhando fora, não tendo um tempo tão bom para dedicar a sua organização em casa. Fato, claro, que precisa ser trabalhado com mais atenção! 🙂

  9. Nossa, amei essa entrevista!!!!! Não conhecia o site da Rafaela e já visitei agora mesmo. Estou correndo por todos os posts encantada com tudo! Parabéns às duas pelo ótimo trabalho com os blogs. Já acompanhava sempre o vida organizada, agora mais um para seguir! Beijos

  10. Bom dia Thais, bom dia Rafaela!

    Mas gostei demais da conta dessa maneira prática, gostosa e simples da Rafaela organizar sua vida… Concordo em tudo e amei a dica dos papeis com cores diferentes para a organização. Dá leveza só de ver e pensar em fazer tudo organizadinho pra vida fluir.

    Parabéns meninas. Me inspirei. Vou compartilhar na página do Bolhinhas. É uma inspiração para as mamães (como eu) que anseiam pelo empreendedorismo materno.

    Beijos e sucesso às duas.

    Teresinha Nolasco.

  11. Eu simplesmente amooo a Rafaela e o seu blog! Ela realmente organiza sem frescura, rs e ajuda muiiitooo a gente! Parabens Rafaela.. adorei conhecê-la um pouco melhor! Simpatia de pessoa,ne!

  12. Adorei o post, também acompanho o blog da Rafaela (Organize sem frescuras). Muito interessante ver o rotina de organização das blogueiras.
    Parabéns Thais!

DEIXE UMA RESPOSTA