ou

“Não tenho tempo” já virou jargão nos dias atuais. Tenho tido bastante contato com pessoas das mais variadas profissões ultimamente e, quando conversava sobre esse problema, todas falavam: “Thais, eu até consigo me organizar, mas realmente parece que eu não tenho tempo para N-A-D-A. Abril passou voando e eu tenho certeza que o resto do ano será assim… Tenho medo de não conseguir tempo para trabalhar nos meus objetivos.” Vamos bater um papo sobre isso? Eu trouxe aqui neste post algumas dicas bem práticas que eu já recomendei e vi darem certo com pessoas que diziam não ter tempo. Se você for uma delas, podem funcionar para você também. Funcionou até mesmo comigo, quando me vi “sem tempo” para demais atividades!

Acorde cedo, sem manha

Nesse período de quase um ano trabalhando como autônoma, já mudei de ideia várias vezes. Já troquei a noite pelo dia. Já trabalhei mais de noite e acordei mais tarde. Já fiquei sem trabalhar um período para compensar em outro. Fiz uma série de testes, mas o que realmente funcionou foi simplesmente estabelecer um horário razoavelmente cedo todos os dias e seguí-lo à risca, inclusive aos finais de semana. Os grandes empreendedores não acordam tarde, com raras exceções. Quando eu leio reportagens e entrevistas com profissionais de sucesso, a maioria deles diz que acordar cedo é um dos dos seus hábitos principais. Realmente, se você acorda tarde, ou nos 45 minutos do segundo tempo para sair de casa, fazendo tudo sempre às pressas, nunca terá tempo suficiente mesmo. Diminua as atividades à noite e acorde mais cedo.

É claro que você pode me dizer “mas Thais, nem todo mundo é igual, eu sou noctívago, sou criativo à noite”. Eu também! Até perceber que sou criativa sempre, desde que esteja com a energia boa. E isso só é possível dormindo horas suficientes.

Estabeleça metas para o seu dia, todos os dias

Você já deve ter listas de tarefas e prazos que vencem diariamente. Entre eles, estabeleça três metas – as três atividades mais importantes para você finalizar no dia em questão. Foque nelas. Não trabalhe em outras atividades antes de terminá-las, pois isso te dará o input para que você queira finalizá-las o mais rápido possível.

Esqueça o conceito de multitarefa

Faça apenas uma atividade de cada vez, até terminar. Ser multitarefa é mito. Se você fizer diversas coisas ao mesmo tempo, seu cérebro não conseguirá se concentrar porque, na verdade, você está repetidamente alternando sua atenção entre uma tarefa e outra.

Use o GTD

GTD é uma metodologia de produtividade, a melhor que existe. Você pode ver diversos posts aqui no blog sobre ela e aprender a organizar a sua vida como um todo, com foco na execução com significado. Quando você usa o GTD, aprende a controlar seus prazos, a listar tudo o que precisa fazer, a definir prioridades e a montar um planejamento certo do seu tempo, sem ficar à mercê de imprevistos e interrupções. Quando você começa a aprender a se planejar, percebe que o tempo é finito e começa a definir prioridades – porque dá para a gente fazer tudo o que quiser, mas não ao mesmo tempo.

Dê um chega para lá no baixo-astral

Não precisa fazer parte de um longa ruim da Xuxa nos anos 80 para deixar o baixo-astral de lado. Analise suas atitudes sempre que notar que está meio para baixo. Todo mundo tem seus dias, suas fases, mas não deixe que esses momentos se tornem regra. Se perceber que está ficando um pouco para baixo todos os dias, tente descobrir o que está acontecendo. Reflita sobre a vida, busque soluções para o que está te incomodando. Não se conforme com essa situação, pois ela fará você arrastar sua energia durante muito tempo, o que vai fazer você demorar mais para executar e postergar tarefas simples. Tudo isso passa a impressão de que o tempo está mais curto.

Por fim, quero dizer que é fácil dizer que não tem tempo. A verdade é que todas as pessoas têm 24 horas todos os dias para fazer as coisas acontecerem, e o que diferencia elas das que não fazem é justamente a organização, que nada mais é do que definir prioridades. Você pode continuar ignorando suas prioridades ou tomar uma atitude e organizar sua vida. Comece pelas dicas acima e depois me conte os resultados!

Thais Godinho
04/05/2015
Veja mais sobre:
58
Qual a melhor maneira de gerenciar TO-DO lists?
Ações com prazo devem entrar no calendário ou na lista de tarefas?
Planejando um home-office de acordo com o GTD

 

  1. Marina Maria 04/05/2015

    Quando vi o título tinha certeza de que uma das dicas seria acordar cedo. rs
    Eu já acordei cedo muito tempo da minha vida, inclusive porque já trabalhei às 7 da manhã em outra cidade – tinha que estar no ponto de ônibus às 4h30!
    Mas eu me sinto como se tivesse gasto toda a energia de acordar cedo na minha juventude, rs. Já tentei de tudo, mas tenho muita dificuldade de acordar cedo. Meu despertador me faz resolver problemas matemáticos para desligá-lo e ainda assim eu volto a dormir. O meu maior sonho é poder conjugar meu horário de trabalho com meu horário de sono. Ainda não consegui. 🙁

    • Thais Godinho respondeu Marina Maria 05/05/2015

      É uma luta constante mesmo, mas espero que você consiga isso. Eu só consegui trabalhando em casa. Acho bem complicado se privar do sono aos finais de semana quando temos uma semana inteira cansativa pela frente.

      Obrigada por comentar!

  2. Priscilla 04/05/2015

    Thais, sempre inspiradora.

  3. Ana Claudia 04/05/2015

    Sou do time que acorda cedo e realmente, o dia rende muito mais!
    Parece que poder acordar e olhar para o resto do dia e pensar em tudo que você pode fazer faz o dia ficar bem maior.

  4. Ju 04/05/2015

    Olá Thais,
    Sou uma dessas pessoas que vive falando isso e desde que descobri que isso é uma desculpa das mais esfarrapadas para ocultar minha incapacidade de gerir meu tempo, passei a ter horror a essa frase, porque na grande maioria das vezes ela é falsa! Acordar cedo só funciona se a gente souber o que fazer com o tempo; do contrário, a pessoa fica apenas mais tempo sem fazer o que precisa ser feito e se atrapalha mais ainda! De todas as dicas que você deu, só não me adapto ao GTD. Tentei, cheguei a praticar durante um tempo, mas percebi que não funciona para mim. As outras dicas são perfeitas e estou numa fase de aplicação dessas estratégias. Hoje em dia, digo bem menos que não tenho tempo, fico com vergonha, porque sei que a culpa é só minha. Paro e me pergunto porque não consegui fazer tal coisa. Não está sendo fácil, admito, mas não perdi as esperanças de conseguir aumentar minha capacidade de gerir meu tempo e ser mais produtiva e feliz.
    Uma ótima semana!
    Bj
    Ju

    • Thais Godinho respondeu Ju 05/05/2015

      Acho que é bem pessoal, Ju. Quando me programo para fazer algo de manhã, não só isso não me estimula a acordar cedo como pego birra do negócio que tenho para fazer – afinal, ele vai me fazer acordar cedo. O que funcionou para mim foi deixar de querer dormir até mais tarde mesmo aos finais de semana e respeitar meu ritmo de sono, dormindo as horas necessárias. Quando passei a fazer isso, passei a adormecer mais facilmente também (sempre tive dificuldades para conseguir dormir).

      Não desista do GTD. ;D Como qualquer habilidade, precisa de disciplina para virar hábito.

      Obrigada por comentar.

      • Ju respondeu Thais Godinho 06/05/2015

        Thais,
        Obrigada por responder. Tem razão. Eu costumo acordar cedo, meu trabalho exige, mesmo que tenha ido dormir tarde na noite anterior, mas a questão é que nem sempre organizo previamente o dia seguinte e sem esse planejamento – que pode ser uma simples lista, como você ensina – acabo perdendo tempo e o pior, desperdiçando o precioso tempo que, aliás, voa!
        Obrigada pelo incentivo quanto ao GTD! Saiba que foi através do seu blog que conheci essa ferramenta! Comprei o livro do Daniel, li todo, assinalei muita coisa, instalei o Evernote e tal… Imprimi todos os textos do Guia Definitivo que você postou… Realmente preciso insistir e ter disciplina!
        Abraço
        Ju

  5. Roseane 04/05/2015

    Dicas curtinhas e de muito poder. Thais, desde que conheci o blog, tenho aplicado as dicas. Confesso que ainda nao me empenhei em conhecer o GTD, mas agora, em fase de escrever a dissertação no mestrado, acho que vou ter que começar a aprender. Também evoluí muito com suas dicas de leitura. Ja li o manual Antiautoajuda e agora estou lendo triade do tempo.

    • Thais Godinho respondeu Roseane 05/05/2015

      Legal, Roseane. O GTD tem muito a ajudar. Obrigada por comentar.

  6. Cristina Murachco 04/05/2015

    Bom dia, Thais! Gostei das dicas – algumas eu venho implantando já há algum tempo. Não aguentava mais me ouvir dizendo “não tenho tempo”. Estou estudando o GTD, lendo o último livro do David. Achei bem melhor do que o primeiro. Meu objetivo para o mês de Maio é implantar o GTD na minha vida. Vamos ver se consigo… Um grande abraço, Cristina

  7. VANESSA RODRIGUES POSSEL 04/05/2015

    Olá Thais! Seu blog é muito útil e traz ideias muito interessantes, acredito que devemos nos esforçar para sermos organizados, assim com esforço e foco conseguiremos! Obrigada pelas dicas e pelo incentivo que consigo perceber em todos os teus posts. Abraço.

    • Thais Godinho respondeu VANESSA RODRIGUES POSSEL 05/05/2015

      Que legal seu feedback, Vanessa. Obrigada!

  8. Natalia 04/05/2015

    Uau! Tudo que eu precisava para começar bem o mês de maio. Simples e objetivo! Amanhã já acordarei mais cedo, com certeza! Obrigada!

  9. Priscilla Chamon 04/05/2015

    Thais,
    Sou uma pessoa muito desorganizada e acumuladora mas desde que conheci o seu blog tenho melhorado bastante principalmente na organização da casa que era um ponto crucial para mim já que trabalho fora e o tempo que chego em casa só queria descansar.Mas acaba com a casa bagunçada e sem relaxar direito pq sempre ficava com a consciência pesada de não estar fazendo as tarefas domesticas.
    Mas tem 15 dias meu marido sofreu um acidente e ficou 10 dias internado e agora já em casa vai ficar no minimo seis meses sem colocar o pé no chão.Trabalho bem perto de casa e estou criando uma rotina com os cuidados dele já que moramos em outra cidade longe da nossa família.Queria saber se você tem alguma dica de como um cuidador pode se organizar e criar uma rotina.

    Um abraço
    Priscilla
    .

    • Thais Godinho respondeu Priscilla Chamon 05/05/2015

      Olá Priscilla, tudo bem?
      Obrigada por ter me contatado para falar sobre algo tão pessoal.
      Nunca passei por essa situação, então não tenho experiência para ajudar. Acredito que a melhor maneira seja identificar, anotando durante uma semana, as necessidades ao longo do dia da pessoa, para na sequência estabelecer uma rotina que as atenda.
      Espero ter ajudado.

      • Fernanda respondeu Thais Godinho 05/05/2015

        Olá Priscila fui cuidar dura durante nove anos da minha vó acamada.O grande segredo estabeleci rotinas fixas e horários fixos que melhor atenda necessidade do seu marido e suas no momento que elas tiverem bem definidas com horário de término tempo que você gasta pra preparar cada coisa pra cuidar dele você terá clareza do tempo que você vai necessitar da ordem que você precisa executar vai ficar fácil.

  10. Géssica 04/05/2015

    Thais!
    Simplesmente adorei o post de hoje.

    Sobre acordar cedo, sem manha; poderia dizer como você faz? Como é sua rotina semanal e também aos finais de semana, com relação ao horário? E quanto aos finais de semana, você costuma dormir também em outro horário? Por exemplo, em um domingo a tarde?

    Eu adorei a ideia de listar três tarefas diárias que devam ser concluídas naquele dia.
    Eu também trabalho com prazos e tem dia que eu dou uma pirada, porque são muitos. Ontem, por exemplo, eu acordei bem cedo e iniciei os meus trabalhos. Quando estou com muitos compromissos para o dia, eu divido eles entre URGENTES e IMPORTANTES. Sendo urgentes, os compromissos cujo prazo fatal é naquele dia, e importantes, os compromissos que são de extrema importância e também precisam ser realizados naquele dia, entretanto, não haverá prejuízo se eu não conseguir realizá-lo, podendo estende-lo para o dia seguinte ou uma nova data.

    • Thais Godinho respondeu Géssica 05/05/2015

      Não tenho muito segredo – o negócio é acordar cedo todos os dias, no mesmo horário, até aos finais de semana.
      A ideia de usar o GTD é praticamente não trabalhar mais com urgência, porque você não deixa chegar a esse ponto.

  11. Wesley Clemente 04/05/2015

    Olá Thais!
    É muito bom acordar cedo e começar o dia do seu jeito, sem correria. Mas pra isso é importante não dormir tarde né hahahaha.

    Às vezes acabo passando do limite e vou dormir tarde, no outro dia você consegue imaginar né? Acordar tarde e perder meio período de produtividade, porque até começar a produzir tem um tempinho.

    Eu acredito que o principal combustível nosso é adquirido através de uma boa noite de sono. Após um bom período de sono eu me sinto revitalizado e com energias suficientes para realizar as atividades diárias.

    Esse negócio de multitarefa é placebo, é impossível você fazer bem duas coisas ao mesmo tempo. O que adianta querer fazer muito e no fim não ser produtivo e assertivo?

    Realmente concordo com você sobre refletir, isso faz toda a diferença!

  12. Ana Carolina 04/05/2015

    Poxa, não podia concordar mais com a primeira dica. Não sei se realmente serve para todo mundo, mas comigo funciona. Eu amo dormir tarde, mas também amo acordar cedo.
    Quando digo ”cedo” quero dizer 4h, 5h… O legal de acordar 4 horas da manhã ou antes (!) é que você aproveita a madrugada e a manhã. Claro que provavelmente nem todo mundo pode/quer fazer isso, mas eu particularmente adoro! O dilema acabou quando percebi que acordar cedo era infinitamente mais vantajoso para mim.

    Estudo para concursos – comecei a estudar desde o final do ensino médio, no ano passado – e nesses primeiros meses de 2015 pela primeira vez estou oficialmente em casa o dia inteiro, o que me fez testar alguns horários diferentes de sono.

    Hoje meu horário ideal é acordar às 4h e dormir às 20h. Atualmente acordo um pouco mais tarde (5, 6 horas) mas o ideal é esse. Falando de estudos, prefiro fazer o máximo possível pela manhã, se for possível.

    O ideal para mim é algo parecido com isso, com algumas variações de horário e tarefas:

    Das 4h às 6h – café, banho, limpar o quarto e fazer maior número de coisas ”pequenas” pendentes*

    Das 6 às 11h – estudar, com um intervalo.

    Das 11 às 14h – almoço e descanso/faxina/hobby/qualquer coisa pendente*

    Das 14 às 17h – estudar, com um intervalo.

    *As coisas pendentes que citei NÃO podem ser relacionadas ao estudo.

    Tempo total de intervalo – 1h
    Nessa brincadeira são 7 horas líquidas de estudo! E com esses horários + intervalos corretos não parece ficar tão puxado na prática. Mesmo que eu não consiga alcançar o que eu exatamente estipulei, só de tentar me aproximar da rotina ”correta” já consigo estudar mais do que normalmente faria.

    Foi mal pelo comentário longo e um pouco fora do contexto do post. hahaha
    Ah, nem preciso falar que sou super fã sua e do trabalho que você faz 🙂

    • Thais Godinho respondeu Ana Carolina 05/05/2015

      Obrigada por compartilhar!

    • Géssica respondeu Ana Carolina 05/05/2015

      Ana,
      Achei interessante seu comentário porque eu também tenho o hábito de acordar de madrugada para estudar ou trabalhar.
      Eu trabalho em horário regular em um escritório, das 08h às 18h. Entretanto, tenho o hábito de acordar em torno de 3h e produzir até as 5h, por exemplo. E depois “dormir” até as 6h, acordar para me arrumar e ir trabalhar.
      Tenho esse habito (não faço isso diariamente, porém, algumas vezes durante a semana), desde 2009, quando comecei a faculdade.
      Noto que produzo muito mais durante esse horário.

  13. Nívea 04/05/2015

    Estou chegando lá: já faço meu plano de ação diário (com as 3 Big Rocks) e acordo cedo. Só está faltando esquecer o multitarefas e deixar o baixo astral de lado. 🙁

    • Thais Godinho respondeu Nívea 05/05/2015

      Tudo é questão de hábito, Nívea. Obrigada por comentar! Espero que o blog ajude com essas questões.

  14. Ludimila 04/05/2015

    Depois que eu passei a acordar todos os dias no mesmo horário percebi uma diferença gigante nos meus dias, são pequenos hábitos que fazem a diferença.

  15. Rachel 05/05/2015

    Eu acrescentaria mais uma dica: pare de fuçar Facebook e use o tempo em que estaria fazendo isso para fazer outra coisa mais importante/produtiva. Depois que estabeleci a meta de ler ao menos 1 livro por mês e decidi usar o tempo viajando de metrô e ônibus para isso, comecei a notar que quase todo mundo passa a viagem olhando Facebook. É impressionante!

    • Thais Godinho respondeu Rachel 05/05/2015

      É verdade. Ou jogando algum joguinho. Já notei isso. Meu marido fala que as pessoas estão abduzidas pelos seus celulares.

      • Rachel respondeu Thais Godinho 05/05/2015

        Boa definição rsrs

      • CamilaP respondeu Thais Godinho 05/05/2015

        Eu sou abduzida pelo celular, kindle!!! e como tbm estudo pra concurso, o tempo no metro virou tempo pra leitura de lazer.
        Até tinha joguinhos, mas larguei os joguinhos quando percebi o quanto estava deixando de ler por causa deles. Não tenho mais NENHUM no celular 🙂 Foi a melhor coisa que fiz…

        • Thais Godinho respondeu CamilaP 05/05/2015

          Aí tudo bem, Camila! Você está aproveitando seu tempo para descansar. ;D

        • Rachel respondeu CamilaP 05/05/2015

          Também desinstalei a maioria. Deixei só um que amo, mas faz tempo que não jogo. Meu Kindle tem sindo meu companheiro de transporte.

  16. Priscila 05/05/2015

    Amei. Bj

  17. Katia Ferreira 05/05/2015

    Nossa, Thaís! Esta postagem de hoje foi para mim. Obrigada.

  18. Katia Ferreira 05/05/2015

    Rachel! Concordo com você! perdemos muito tempo à frente da televisão zapeando e olhando o face.

    • Rachel respondeu Katia Ferreira 05/05/2015

      👍

  19. CamilaP 05/05/2015

    As pessoas não entendem como o meu tempo rende e definitivamente isso começou depois que eu comecei a acordar às 4:30.
    Dá pra meditar, fazer algum atividade física e ainda estudar antes mesmo de vir pro trabalho.
    E como não assistimos TV, a noite dá tempo de cozinha com o marido e dormir cedo.
    Essa é a minha fórmula. Meus dias rendem muito mais e me sinto produtiva sempre.

  20. Bia 05/05/2015

    Queria tanto conseguir acordar mais cedo…Thais, como você fez para conseguir pegar no sono mais cedo? Eu não consigo dormir antes das 00h00 de jeito nenhum!!!

    =(

    • Thais Godinho respondeu Bia 05/05/2015

      Acordo no mesmo horário mesmo que tenha ido dormir mais tarde. Isso vai fazer com que eu fique com sono mais cedo de noite também, aí no dia seguinte tudo de arruma de novo.

  21. Karla Knihs 05/05/2015

    Thais, estou desesperada. Trabalho de home office mas com minha bebe de 3 meses não consigo fazer mais nada! Estou perdendo prazo, sono, paz!!! Você passou por algo parecido? Pode dar umas dicas? Um beijo de uma mãe cansada e desesperada, muito desesperada!

  22. Thais 05/05/2015

    Muito bom post. Eu acho que o baixo astral talvez seja o mais importante nessa guerra contra a falta de tempo. Quando o desânimo nos pega, é complicado.

  23. Hugo 05/05/2015

    Thais,

    Eu começo fazendo direitinho o GTD, mas sempre acabo deixando de registrar as tarefas e atualizar tudo depois de um tempo. Já tentei vários métodos, mas meu problema é mesmo o de registrar as coisas diariamente! Alguma cura para isso? Obrigado!

    • Thais Godinho respondeu Hugo 06/05/2015

      Coloque um lembrete para se lembrar de sempre anotar até isso virar um hábito.

  24. Renan 06/05/2015

    Adorei o post. Principalmente quando você fala sobre ser mais produtivo a noite.

    Eu também sempre pensei isso, que produzia mais e melhor a partir das 18h. Mas percebi que na realidade sou mais produtivo quando estou mais animado (digo animado de Anima, Entusiasmo). Por isso hoje em dia pratico meditação logo cedo (5h00), tomo um café bem gostoso e passeio com meus cachorros, isso me deixa com pique total para começar o dia.

    Abraço Thais!

  25. Nay 06/05/2015

    Amei o post e os comentários!!!!!

    Agora vou correr para a cama, para acordar cedo e com alto astral! Rsrsrs

  26. Alice Marques 07/05/2015

    Ótimas dicas. Eu estou finalizando a segunda faculdade, trabalho a 1h30 de casa e não consigo dormir cedo, coisa minha. Mas senti que quando durmo bem, tudo flui.
    Tenho a mania de fazer mil coisas ao mesmo tempo, meu cérebro funciona assim e acabo não focando em algo específico… Grande falha

  27. Ju 10/05/2015

    Tento acordar cedo mas tenho bastante dificuldade porque trabalho até 22h. Até chegar em casa e “desacelerar” faz com que eu tenha dificuldade de dormir. Somando a isso a rotina de 8h diárias de trabalho + mestrado, realmente penso que preciso dar um jeito na “falta de tempo”. Obrigada pelo post e dicas, Thais!

  28. […] 4. Soluções práticas para quem diz que não tem tempo. […]

  29. Rose 02/09/2015

    Olá… Nossa acho vai me ajudar muito, claro que depende da força de vontade kkk mas fiquei animada
    Mas td oq vc falou do tempo é exatamente oq esta acontecendo comigo sabia?kkk cuido da minha casa tenho alguns bichinhos e sou artesã kkkkkkkkkkkk e não tenho ninguem pra ajudar, fico muito anciosa e sinto que passo a maior parte do tempo tendo idéias mas não as coloco em prática… mas vou seguir a risca suas dicas kkk adorei um grande abraço.

  30. […] Soluções práticas para quem diz que não tem tempo, Thais Godinho no Vida Organizada […]