ou

Eis um projeto simples (mas necessário) para fazer no dia de hoje: organizar sua despensa. Você não precisa ter um cômodo inteiro dedicado a ela – poucas pessoas sortudas têm. A maioria tem um único armário dentro da cozinha destinado a armazenar os alimentos que não vão na geladeira. De vez em quando vale a pena organizar ou reorganizar a despensa para jogar fora o que já venceu, aproveitar os alimentos que estão para vencer e limpar as prateleiras. Veja neste post dicas pontuais para fazer isso hoje sem perder muito tempo:

  1. Tire tudo de dentro do armário. Infelizmente não será possível organizar a despensa sem este passo. Tire tudo de dentro do armário e coloque em cima da mesa ou do balcão da cozinha.
  2. Passe um pano úmido nas prateleiras para limpá-las.
  3. Veja o que você tem. O que venceu, jogue fora. Tire e guarde no lugar certo aquilo que não pertence à despensa (às vezes podemos colocar qualquer objeto junto com os alimentos por comodismo do dia a dia, você sabe como é!).
  4. Olhe para o seu espaço e repense a organização. Idealmente, os itens mais usados devem ficar na altura dos olhos. Alimentos que podem ser pegos por crianças devem ficar na altura delas. Doces e guloseimas podem ficar mais no alto, para que elas não tenham fácil acesso. Itens pesados, como garrafas e potes de suco ou leite, podem ficar na prateleira inferior.
  5. Não deixe na despensa itens que você usa apenas ocasionalmente, como velas de aniversário, por exemplo. Guarde em outro lugar. Para quem tem poucos espaço, é necessário aproveitar muito bem o que tem para as funções específicas. Mantenha apenas alimentos na sua despensa.
  6. Uma boa maneira de agrupar os itens é copiar o modelo do supermercado: mercearia, padaria, feira, bebidas. Isso pode ajudar inclusive na hora de montar a lista de compras.
  7. Procure usar o espaço vertical, colocando um item em cima do outro, quando possível. Isso serve para caixas, latas e pacotes.
  8. Quando tiver itens pequenos, utilize compartimentos para agrupá-los. Se não tiver cestinhos em casa, pode reaproveitar caixas de papelão, por exemplo. Se não tiver como fazer hoje, deixe os itens juntos e anote em sua lista que precisa providenciar esses acessórios para armazenamento. Existem muitos produtos específicos para armazenamento na despensa que você pode comprar, se quiser investir seu dinheiro nisso.
  9. Use potes para armazenar alimentos que duram mais tempo que uma única vez, como arroz, macarrão, grãos no geral. Se dá para abrir o pacote e usar de uma vez, mantenha no pacote original. Se usar potes, coloque etiquetas neles.

Veja muitas imagens no painel de despensa no Pinterest do Vida Organizada para se inspirar.

É legal fazer essa reorganização a cada três meses, mais ou menos. Quem usa checkists de limpeza, pode inserir na sua checklist sazonal.

Thais Godinho
21/04/2015
Veja mais sobre:
13
Prazo de validade de maquiagens e cosméticos
Como funciona a limpeza por zonas da FLY Lady
5 dicas de organização para quem trabalha em casa

 

  1. Michele 21/04/2015

    Esse sim é o verdadeiro blog que me apaixonei, adorando esses novos posts, com os temas que amo. Adoro o seu trabalho!!! 😄😄

  2. Amanda 21/04/2015

    Maravilha!

  3. Ju 21/04/2015

    Oi Thais,
    Fiz isso há duas semanas e costumo fazer sempre antes de ir ao supermercado para as compras do mês, pois facilita a montagem da lista de compras e também na hora de guardar os itens, já que está tudo limpo e os espaços organizados! Mesmo tendo armários na cozinha, sou uma das sortudas que tem um cômodo para despensa: é pequeno, mas repleto de prateleiras de cima a baixo. Na cozinha deixo apenas o que está sendo utilizado e guardo em potes.
    Bj
    Ju

  4. Profissão Mãe 22/04/2015

    Costumo organizar a minha 2 vezes por ano, uma no inverno e outra na primavera!
    boas dicas como sempre 🙂

  5. Camila 22/04/2015

    Thais,

    eu não sabia exatamente em qual post escrever isso, vai nesse mesmo! Eu leio o seu blog há um tempão e você me inspirou a ser muito mais organizada!
    A minha mudança é tão significativa que todas as pessoas comentam como dou conta de fazer tanta coisa, ter tanta energia!
    Todas as dicas me ajudam muito!
    Desejo muito sucesso para você!!
    Continue escrevendo sempre!! E sempre!!

    Beijos

  6. Márcia Pimentel 22/04/2015

    Oi Thaís! Que post oportuno. Na segunda não trabalhei e resolvi arrumar a dispensa. Mas o que consegui foi só destralhar. Limpei os armários, mas as prateleiras com os alimentos ficou muito bagunçada. Não consegui arrumar de forma ordenada. Vou tentar, com as dicas que você deu, organizar melhor os itens.

    Obrigada por sempre compartilhar seus conhecimentos.

    • Thais Godinho respondeu Márcia Pimentel 22/04/2015

      Obrigada, Márcia, espero que tenha dado certo!

  7. Mayara Nunes 22/04/2015

    Ótimo post, como sempre. Queria compartilhar o que fiz aqui em casa esse mês : http://cafesetardes.blogspot.com.br/2015/04/organizar-despensa-gastando-pouco.html

    Ficou uma solução barata com potes retangulares que otimizam o espaço e ainda utilizam o espaço vertical, como vc disse. Seu blog sempre é inspiração para minha organização. Preciso mais uma vez agradecer pelo seu trabalho compartilhado conosco. Com certeza tem ajudado muitas pessoas.

  8. ANA cAMARGO 27/04/2015

    eu lí o post logo após ter feito uma super faxina na minha despensa. Em casa temos uma despensa mesmo, um cômodo separado onde guardamos mantimentos, louças, copos e tudo o mais. Periodicamente tiro tudo que pode ser movido para fora, reclassifico e guardo em ordem. Como moro no Paraguay e não encontro aqui alguns produtos, a cada 60 dias vou até a fronteira em Foz do Iguaçu para fazer as compras. Então preciso sim manter tudo organizado pra não comprar de mais e nem de menos. E, confesso, sou muito chata com organização. Abraços, adoro seu blog