Pular para o conteúdo

Levante e alongue-se para melhorar a sua produtividade

A dica anti-procrastinação de hoje é a seguinte: toda vez que sentir que sua energia está baixa enquanto estiver trabalhando, levante e alongue-se para oxigenar o corpo. Ficar sentado/a por longos períodos prejudica o seu corpo de diversas maneiras e não é todo mundo que pode se dar ao luxo de fazer uma atividade física mais entusiasta no meio do expediente. Porém, há alguns exercícios simples que você pode fazer ao lado de sua mesa mesmo:

  • Junte as duas pernas, pés firmes no chão. Abaixe-se e tente encostar a ponta dos dedos das mãos na ponta dos seus pés. Fique nessa posição durante 10 segundos.
  • Como um jogador de futebol antes de começar o jogo, bata levemente a ponta do pé no chão durante 30 segundos, com movimentos rápidos. Faça isso com os dois pés.
  • Apoie o braço em uma parede e, com o outro, segure a perna dobrada para trás, encostando o pé no bumbum. Fique assim durante 10 segundos, então repita com a outra perna.

E existem alguns exercícios que você pode até mesmo fazer sentado/a. Veja:

  • Levante o braço direito atrás da cabeça, abaixe a mão (como se quisesse tocar o ombro esquerdo) e, com a mão esquerda, “puxe” o cotovelo para a esquerda. Fiquei assim durante 15 segundos e então repita com o braço esquerdo.
  • Levante a perna esquerda, dobrada, com o joelho encostando no seu peito. Procure chegar o mais perto possível do seu peito com a perna (não dobre a coluna – mantenha-se reto/a). Use os braços para segurar a perna. Segure por 10 segundos. Depois, repita com a perna direita.
  • Estique as duas pernas para a frente e tente alcançar seus pés com os braços esticados. Fique assim durante 5 segundos.
  • Faça um movimento de rotação com seus ombros, para frente e para trás. Deixe os braços esticados para baixo ao fazer isso.
  • Com a coluna reta, vire a cabeça para o lado esquerdo e segure por 10 segundos. Depois, repita para o lado direito.
  • Com a mão esquerda, segure sua cabeça e incline-a para o lado esquerdo, forçando levemente o pescoço. Mantenha a coluna reta. Segure por 10 segundos e, então, faça com a mão direita.

Você não precisa fazer todos esses exercícios de uma vez. Escolha um ou dois e vá alternando ao longo do dia. Você verá como melhorará sua energia e conseguirá trabalhar mais animado/a.

Veja na imagem abaixo a demonstração de alguns exercícios citados e outros:

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

9 comentários em “Levante e alongue-se para melhorar a sua produtividade”

  1. Oi Thais, aprendi com uma fisioterapeuta que para que o alongamento seja efetivo, é preciso manter a postura por 20 a 30 segundos, mantendo uma respiração bem pausada para ajudar a oxigenar o organismo.

  2. Pingback: Procrastinação – Coletânea de posts – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *