Um dia eu descobri uma metodologia de produtividade que mudou a minha vida. Agora, eu quero que todo mundo mude a sua também.

Propósito desta série

A ideia desta série é ensinar você a usar o método GTD (Getting Things Done, criado por David Allen) e chegar ao estado de mente tranquila como água. Se eu pudesse resumir o GTD em poucas palavras, diria que sua essência é alcançar um estado mental tranquilo, sem distrações, em qualquer situação, que ensina cada pessoa a aproveitar melhor seu nível de energia e criatividade. Você não se esquecerá mais de enviar convites, não chegará mais atrasado em compromissos nem deixará de passar tempo ao lado de sua família para ficar trabalhando.

O meu aprendizado no método GTD

O livro original, Getting Things Done, foi publicado no Brasil pela Ed. Campus com o título A arte de fazer acontecer. David Allen, ao escrever essa primeira versão do livro, admitiu ele mesmo ter tentado colocar o máximo possível de informações, o que pode ter sido “demais” para a maioria das pessoas. Quando eu comecei a praticar o GTD, em 2006, tinha somente o livro como referência. Não posso dizer que foi difícil, mas me ajudaria muito se eu tivesse, como temos hoje, uma ampla rede de usuários da metodologia discutindo boas práticas, posts em blog esclarecendo como fazer, vídeos, podcasts, cursos da própria David Allen Co. e da Call Daniel no Brasil. Em 2015, temos uma nova versão do livro, reescrito totalmente pelo David, que busca tornar o caminho mais fácil a todos. O texto flui muito melhor e as informações estão mais fáceis de serem absorvidas.

Por que esta série nasceu?

Por isso, como parte dessa expansão do GTD pelo mundo, e por receber muitos pedidos no blog, eu resolvi criar uma série para iniciantes, mas que também pode ser encarada como uma espécie de revisão para praticantes mais experientes. Nela, quero falar sobre os ensinamentos do David e trazer um pouco da minha experiência com relação ao método. Espero conseguir ser o mais fiel possível e esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Na verdade, o que eu quero é que todo mundo use o GTD, porque realmente acredito que seja algo que transforme a vida das pessoas.

O GTD é um aprendizado para toda a vida

Einstein já dizia que a gente tem que buscar fazer as coisas de forma simples, porém não simplista. Eu penso que isso tem muito a ver com o GTD. Tirar as coisas da cabeça, definir as ações que você precisa tomar com relação a elas e organizá-las de forma que consiga revisar frequentemente não são passos difíceis de se fazer, mas são hábitos. Eu sei que hábitos não são fáceis de adquirir. Eu mesma demorei anos para entender a importância de fazer a revisão semanal toda semana, e demorei também para encontrar meu ritmo certo para fazê-la. O GTD é realmente uma habilidade a ser desenvolvida e que a gente vai aperfeiçoando com o tempo. Fazer as coisas acontecerem não é um processo automático – demanda certo esforço de nossa parte. Porém, esse esforço é um compromisso que temos com nós mesmos a partir do dia em que nascemos. Afinal, estamos neste mundo para quê? Para executar sem critério e enlouquecidamente? Eu tenho certeza que não.

Você aprenderá a implementar 5 hábitos

O GTD propôe cinco passos para chegarmos a um nível de claridade mental que nos ajude a executar com significado. Nesta série, você aprenderá quais são eles e como funciona esse fluxo que faz do GTD a melhor metodologia de produtividade do mundo. Além dos cinco passos, o GTD tem o nível de complexidade que você quiser. Eu vou começar do básico, porque quero desbravar esse mar de informações que eu mesma contribuí para espalhar ao redor da web. Quis juntar tudo em um guia conciso, fácil e intuitivo, que ajudará aquele que nunca ouviu falar em GTD a implementar.

Seja bem-vindo/a ao caminho da maestria no GTD.

Para acompanhar a série, siga a TAG: Série Aprenda GTD

129 Comentários

  1. Olá, estou iniciando neste mundo.
    Pretendo colocar essa metodologia dentro da minha vida profissional e pessoal.

    Parabéns pela iniciativa.

  2. Olá Thais!
    Bom…eu sou uma dessas pessoas que nunca ouviu sequer falar de GTD.
    Me interessei muito pelo primeiro post e gostaria de receber as atualizações por email.
    Não consegui encontrar o Aprenda GTD – parte 2 no site.
    Parabéns pelo blog!
    Descobri, por acaso, procurando sobre o Alexandre Meirelles!

    Abs
    Fernanda

  3. Olá Thaís,

    Quero muito receber via email as novidades do seu blog sobre como implementar o GTD na nossa vida. Descobri seu blog ontem e pelo pouco que li (não conhecia a metodologia do GTD) é exatamente isso que preciso para por minha vida no eixo.

    Abraços!

  4. Olá Thais,

    Sou super mega desorganiza, já tive que cancelar a festa de aniversario do meu filho por esquecer de avisar aos convidados….

    Espero que eu entenda e consiga por no meu dia-a-dia.

    Bjos

  5. Adorei! |Tenho 61 anos de idade, e estou revendo TODOS meus valores, rotinas….OBRIGADA! e….VOU SIM FAZER MEUS PLANOS PARA OS PROXIMOS 10, 20 E….30 ANOS

    JESUS ABENÇOE, E QUE VC PROSSIGA ASSIM ILUMINADA

  6. Olá Thaís,

    Primeiramente, obrigado e parabéns por compartilhar suas ideias e conhecimentos conosco. Eu tenho o livro que você citou (David Allen), mas confesso que não o li inteiro. Vou preferir entender por você e depois lerei o livro.

    Sou professor universitário e tenho muitas atividades concorrentes para fazer e sei que estou desperdiçando o que nos é mais caro é irreversível: o nosso tempo. Além disso, tenho postergado coisas e decisões às vezes por falta de organização, outras por falta de coragem mesmo…rsrs.

    Como devo começar para mudar essa característica da organização?

    Obrigado e um abraço

    • Olá Thaís,

      Por favor não publique o um é acabo de escrever…foi apenas um comentário para você e não para o blog. Obrigado.

  7. Oi Thais
    Adoro a ideia de organização da vida, tenho tantas informações na minha cabeça e referente a tantos assuntos que me perco até na hora de colocar no papel.
    Quero muito aprender um método que me ajude a me tranquilizar e me dar a sensação de que não estou perdida. GTD ouvi falar uma vez mas não faço a menor ideia de como funciona….. estou muito curiosa.

    Bjos
    Eve

  8. sou muito desorganizada, acompanho seu blog mais é difícil siar da zona de conforto.

    por isso por favor me ajude.

    beijos.

  9. Olá. Estou iniciando agora o aprendizado sobre GTD, mas prefiro receber as atualizações. Muito importante e grande utilidade os seus posts, obrigada!

  10. Thais, quero receber as atualizações, mas também quero te agradecer muito. Conheci o GTD há alguns meses, num momento em que o mundo tava caindo na minha cabeça e com a ajuda do seu livro e do blog consegui recolocar as coisas no eixo e voltar a respirar aliviada.
    Juro que tentei ler o livro do David, no começo foi legal…depois eu não aguentava mais tanta informação, tanto detalhe, e dei um tempo na leitura.
    Hoje estou numa fase mais light e quero implementar o GTD de verdade, de forma constante e progressiva.
    Muito obrigada por continuar se dedicando a melhorar a minha vida!

  11. Vou adorar aprender esse método. Creio que seja o que estou precisando. Obrigada pela iniciativa de disponibilizar seu conhecimento.

    • Oi Melissa, tudo bem? Fico muito feliz que tenha gostado do blog.
      É necessário que você mesma se inscreva na barra lateral do blog, no campo de cadastro.
      Obrigada!

  12. Olá Thais,
    Quero muito receber por email as atualizações sobre o GTD. Já tenho o livro e vou comprar a nova versão, e tenho o seu tbm, inclusive estou comecando a ler agora.

    Minha vida mudou depois q encontrei seu blog…Muito obg em compartilhar tanta coisa bacana e útil p nossas vidas…
    Abs!!

  13. Quero e preciso muito ser organizada! Tenho uma vida muito intensa, dois empregos e faculdade. Estou sempre correndo atrás do prejuízo, ou seja, sempre tentando fazer tudo certo e dentro do prazo estabelecido.Estou percebendo que está virando uma bola de neve, portando preciso de ajuda.
    Quero receber as atualizações sobre GTD. Comecei hoje a ler o seu blog e o método GTD.
    Obrigada e tenha uma boa recuperação.

  14. Gostaria de receber via email as novidades do seu blog sobre como implementar o GTD na minha vida. Grata

  15. Olá Thais,

    Já faz um tempo que eu leio o seu blog e sempre me deparo com coisas legais e que facilitam a minha vida, acho muito interessante as coisas que você escreve. Já tinha lido um tempo atrás sobre esse método GTD, mas achava complicado e deixei pra lá, mas agora decidi colocar isso em prática na minha vida.
    Esse assunto de organização é uma coisa que eu gosto muito, sempre fui organizada e sempre acabava organizando o armário da minha irmã e hoje sempre me pego organizando a livraria e salas da igreja, armário dos materiais de escritório do meu trabalho, arquivos da minha chefe e vira e mexe dou uma destralhada lá em casa, mas sinto que preciso de mais técnicas e quero muito aprender sobre o GTD, já li até a 6 parte para tentar entender primeiro, mas já está dando um nó na minha cabeça e vou precisar muito da sua ajuda.
    Obrigada por nos enriquecer com seus conhecimentos, que seja retribuído o dobro para você 🙂
    Bjs,
    Vanessa Almeida

  16. Olá Thais, estou conhecendo agora esse método GTD, tento me organizar, mais tenho muita dificuldade, minha esperança é que utilizando esse sistema eu consiga melhorar. A propósito excelente conteúdo. Obrigado por compartilhar.

  17. Olá, Thais. Gostaria de saber se este método é parecido com o PDCA? O que seria diferente entre os dois e na sua opinião qual vc acha melhor?
    Obrigada.

  18. Sempre leio seu blog, obrigada por compartilhar tanta informação que me ajudou bastante até hoje.
    E por sempre tá por aqui, decidi colocar em prática o método GTD. Vamos lá!

  19. Olá Thais, parabéns pelo Blog, gosto muito da sua forma prática e leve de comunicação.
    Gostaria de saber se o GTD ajuda na motivação da execução de tarefas.
    Vou dar um exemplo, faço mestrado e preciso cumprir com as etapas do meu projeto de dissertação, o que eu preciso fazer já está estruturado, porém não tenho muito ânimo para começar.
    Eu reconheço que é um problema pode ser outro, mas não dá para amar tudo que se faz na vida!
    Bjs

    • No geral ajuda sim, porque facilita o esclarecimento (o que facilita a execução) e traz coerência aos projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA