musica-produtividade

Segundo uma pesquisa da Universidade de Miami, realizada em 2012, ouvir música melhora a sua produtividade. Aqueles que escutam música enquanto trabalham terminam as tarefas mais rápido, têm boas ideias e melhoram seu humor.

Para começar o dia e fazer a transição entre o clima do final de semana e o início do trabalho na segunda, ouça músicas leves, porém animadinhas, como sambas de roda, reggae, sons acústicos.

Para trabalhar em tarefas chatas, coloque sua banda preferida tocando. Rock ajuda, seja o gênero que for (alguns dizem que classic rock é melhor, por ser mais universal). É uma música com levada mais rápida, que leva à ação.

Para se concentrar, ouça música clássica, especialmente do período barroco.

Para trabalhar em um bom ritmo, ouça seu gênero musical preferido, com bandas variadas.

Se estiver nervoso e com muito barulho ao redor, crie seu próprio barulho branco para se isolar um pouquinho – ouça black metal.

Se estiver se sentindo muito agitado, a saída pode ser ouvir um som um pouco mais calmo, como um folk.

Se precisar decorar números ou dados, aí aperte o pause. Você não percebe, mas seu cérebro sim.

Use a música a seu favor nessa segunda-feira.

4 Comentários

  1. Descobri a um ano o focusatwill.com, site com playlists para aumentar o foco. É baseado num estudo conduzido por neurocientistas e psicólogos sobre como as músicas que você ouve tem efeito no cérebro, aumentando a concentração. A versão gratuita tem apenas uma playlist de música clássica que você consegue deixar por períodos de uma hora, mas você consegue achar no YouTube outras listas com diferentes tipos de músicas e sons. Gostei tanto que acabei assinando a versão paga do site, onde você pode personalizar o tempo da playlist, além de acessar várias listas de músicas (inclusive um beta desenvolvido para quem tem ADHD).

  2. oi thais, tudo bom?
    meodeus, eu não consigo trabalhar SEM música… primeira coisa que eu faço quando chego todo dia no trabalho é ligar o itunes e apertar no play… não consigo fazer nada sem, parece que não consigo me concentrar. e é bem como você disse… quando eu preciso render mais, preciso colocar algum artista que eu gosto muito, porque só assim sinto que produzo melhor. adorei o post… ^^
    beijooo

DEIXE UMA RESPOSTA