080415-resenha

Recentemente li este livro e quis fazer a resenha para o blog porque tem tudo a ver com o tema (para definir prioridades). Confesso que o livro foi muito além do que eu pensava e se constitui em um verdadeiro aliado para quem tem dificuldades reais em dizer não e já percebeu que isso atrapalha a própria vida.

O dr. Herbert Fensterheim, autor do livro junto com a sua esposa, Jean Baer, dá verdadeiras aulas de psicologia ao longo do livro, o que também pode ser interessante para profissionais da área.

Basicamente, o livro se divide nos seguintes tópicos:

  • A questão da autoafirmação como dificuldade individual
  • Como formar um círculo de relações sociais
  • As dificuldades para dizer não em um relacionamento íntimo
  • Fala inclusive sobre dizer não no sexo!
  • Autoafirmação através do autodomínio, ou empoderamento
  • Um guia para modificação dos hábitos -> este capítulo já valeria o livro inteiro
  • Ausência de reforços resulta em depressão
  • Como emagrecer e permanecer magro -> resoluções muito diferentes do que costumamos ler por aí
  • A autoafirmação no trabalho

O que me chamou a atenção é que o livro não tem dramas e trata todas essas dificuldades com muito foco na parte prática, então é mais ou menos assim: você tem dificuldade em se relacionar no trabalho, faça essas 32 coisas, ou escolha as que estiver mais confortável para fazer em um primeiro momento. É realmente muito bom, tanto que tem muitas edições publicadas. Esta edição é a primeira pela editora Viva Livros (e é uma gracinha! essa capa é linda e o formato menor são apaixonantes), mas o livro originalmente foi publicado em 1975 e, no Skoob, há muitas edições diferentes. Isso quer dizer que o livro vende e, se vende, tem algum valor. Eu reafirmo essa condição!

Os capítulos que mais me chamaram a atenção foram os capítulos sobre relacionamentos íntimos (acho que é muito importante falar sobre esse assunto), o guia para mudar hábitos (incrível, deveria ser utilidade pública), o capítulo sobre emagrecimento e o último, sobre trabalho, que acho que é o maior de todos. Tem muito conteúdo bom. Uma resenha não seria suficiente para abordar todos os temas discutidos pelo livro de forma justa, então recomendo a leitura fortemente.

Se você comprar pelo link abaixo da Amazon, eu ganho uma pequena comissão. ;D

Não Diga Sim Quando Quer Dizer Não

Alguém já leu esse livro? O que achou?

48 Comentários

  1. Puxa, fiquei superinteressada! Cheguei a clicar no link para comprar, mas parece que já esgotaram as unidades disponíveis.

  2. Ai ai querida Thais, voce vai fazer eu comprar mais um livro.. Amoooo suas resenhas, são sempre muito pertinentes. Obrigada por existir!

  3. Oi , me interessei bastante, mas não tem mais lá na AMAZON. Vou pesquisar em outros sites, mas não vai ser possível comprar pra te ajudar =(

  4. Eita, esse livro foi feito pra mim! kkkkk! Quero comprar também!
    A parte de dizer não sem dramas, até pra emagrecer é importante! Vou pegar o gancho Thaís e agradecer quando vc comentava sobre dieta.. aqui descobri num comentário sobre o site do Dr. Souto e já emagrecemos mais de 50kg lá em casa!
    (Eu só emagreci de verdade depois que também achei o blog sendopaleo.com , que ensina essa firmeza aí do não!! Rsrs)
    Obrigada, sempre, sempre, pelas ótimas dicas!

  5. ahhhh…
    fui com a maior sede ao pote e está esgotado!
    🙁
    enquanto lia o seu texto, fiquei pensando “vou correr na Amazon para ver se baixo pro Kindle”…
    mas pelo visto nem Ebook tinha… 🙁

    fazer o quê. vamos aguardar. vai que disponibilizam novamente!

  6. Não li e não tinha ouvido falar, mas fiquei interessada. Achei que se encaixou bem com o momento atual! Fora que esses são tipo de assuntos que valem sempre a pena a reflexão.
    Vou procurá-lo!

    Um beijo,
    Re

    • Ah Fernando, bem que eu estou despachando um monte de livros atualmente, mas esse tá cheio de grifos já e tem bastante material para consulta no blog – é livro pra casar haha

  7. Comprei este livro há cerca de 3 semanas, sem ter ouvido falar, porque o tema do título me interessou. Agora com sua resenha fiquei mais empolgada para começar a lê-lo!

    Aproveitando o comentário, gostaria de recomendar um livro que estou lendo no momento e que é perfeito para todos que têm o hábito de deixar tudo para depois: “Não deixe para depois o que você pode fazer agora”, de Rita Emmett. Excelente livro, tem tudo a ver com organização e priorizar, mas vai além e discute também as razões emocionais ou psicológicas que nos levam a adiar tarefas, compromissos, etc.

  8. Aprendi a dizer não em muitos momentos no meu trabalho. Dizer não ajuda em momentos importantes. Boa dica de leitura. Abraço!

  9. Oi Thais !
    Assim que vc postou no IG fui correndo comprar 😉
    Chegou essa semana…

    Sobre estar esgotado em alguns lugares, no Estante Virtual ainda tem alguns exemplares …

    Um abraço!

  10. Também vou comprar já e já reenviei seu post para um monte de amigos para tomar vergonha na cara e ler também…rs Afinal existe um limite em nossas vidas/compromissos e muitas vezes nos deixamos ser explorados.

  11. Oi! Amei! Localizei na estante virtual alguns exemplares mais recentes a partir de 2000. Garanti o meu! Obrigada. Bjs

  12. eu fiquei muito interessada.
    as vezes tenho dificuldade em dizer não, principalmente para família (canceriana é uma coisa).

    pareceu me um livro muito importante.

    Obrigada por compartilhar.

  13. Fiquei bastante interessada no livro.
    Preciso aprender a lidar com essas situações de pressão, em que o não parece ser impossível de ser dito, ou vou magoar/decepcionar alguém.
    Foi pra minha wishlist.
    Aproveitando o comentário, o que você acha de fazer um workshop em BH/MG?
    Abraço!

    • Olá Laís, tudo bem?
      Outro dia comentei sobre a previsão para levar o workshop em outras cidades. BH estava na lista, para janeiro! Mas dependo muito da demanda de cada lugar para tornar o projeto viável.
      Obrigada por comentar!

  14. Oi, Thais,
    Obrigada pela dica. Fiz o pedido e entre 4ª e 5ª feira devo receber.
    Quando vc postou, tentei comprar imediatamente e tive a mesma dificuldade do pessoal – estar esgotado.
    Hoje tentei de novo e tinha 1 em estoque – com a mensagem que há mais a caminho. Acredito que a procura esteja sendo grande!!!
    Enfim, queria te agradecer e te contar da compra (que acabou dando certo pelo link que vc postou)
    Boa semana

    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA