ou

Aqui em casa nós temos rotinas para facilitar o dia a dia. Para o nosso filho, achamos que elas são fundamentais, pois ele se sente seguro e sabe o que esperar. Isso já é feito com ele desde que era bebê e ajudou muito a construir um ambiente acolhedor.

Somos pouco rígidos com rotinas, no entanto. Gosto de montar o que é necessário. Pela manhã, como ele estuda à tarde (e não tem aquela correria de sair para a escola logo cedo), não temos uma rotina tão certinha quanto a noturna, de antes de dormir. De noite, é diferente, porque a rotina noturna serve como uma espécie de ritual de transição entre o período de atividade e o período de descanso.

Apesar de mudar um pouco de tempos em tempos, a rotina noturna atual é esta aqui:

070415-rotinadormir

Gosto de fazer à mão porque sou da turma do papel. O Paul também adora os meus desenhos, então prefiro fazer assim. Você pode fazer o mesmo em um documento do word, com imagens pegas na internet, e imprimir.

Essa rotina é para aquele momento em que paramos as atividades e vamos dormir. Apesar de ele já saber a sequência de cor, a rotina fica colada na parede do quarto dele e ele questiona se trocarmos alguma coisa de ordem. XD

Você tem uma rotina noturna com os seus filhos? Como vocês lidam com isso? Deixe um comentário!

Thais Godinho
07/04/2015
Veja mais sobre:
Rotinas
43
15 músicas para ouvir enquanto limpa a casa
Em um relacionamento sério com a lavanderia
Estratégias simples para acabar com um hábito ruim

 

  1. Manoela 07/04/2015

    Thais,

    eu não tenho filhos, mas, sou professora e sei da importância das rotinas.
    Eu estou na fase dos sobrinhos e uma coisa que sempre observo é a dificuldade das crianças em dormir em seu próprio quarto. Gostaria de saber como vocês organizaram isso no comecinho com o Paul.

    Obrigada

    • Thais Godinho respondeu Manoela 07/04/2015

      Tenho alguns posts mais antigos, da época, em que falo sobre isso. Nós sempre o ensinamos a dormir no berço, mesmo bebezinho. Porém, fizemos cama compartilhada alguma vezes. O que deu certo aqui foi ele saber que eram ocasiões especiais e que o quarto dele que é o lugar de dormir mesmo. Não é um problema para nós.

  2. Aline 07/04/2015

    Eu sempre gostei muito de rotina, isso me ajuda a ficar mais tranquila na correria do dia a dia. Com meus filhos não é diferente, fazemos as mesmas coisas todos os dias desde que eles nasceram. Tudo começa por volta das 20:30. Guardamos os brinquedos na sala, brincamos um pouco no quarto, eles tomam um banho quentinho pra relaxar, tomam o leite, escovam os dentes e depois vão para a cama. Como fazemos isso todo o dia, não tem brigas e nem choradeira. 9:00 horas eles estão na cama, dormindo cedo, que é o que toda criança precisa.

    • Thais Godinho respondeu Aline 07/04/2015

      Muito bom. Aqui a rotina dele também é no mesmo horário. Deixamos estender um pouco aos finais de semana, se ele se comportar bem.
      Obrigada por compartilhar.

  3. @talitabrgs 07/04/2015

    Minha rotina com o pequeno é mais pela manhã, à noite quando chego da faculdade ele já nanou com os avós, haha. Mas aos finais de semana funciona assim, as 7:00 dou um banho, mamadeira, limpo a boquinha e pronto, em alguns minutos rolando no berço ele desmaia. rs

    ps. ele tem 1 aninho

    • Thais Godinho respondeu @talitabrgs 07/04/2015

      Muito legal conhecer outras rotinas.
      No seu caso, faz todo o sentido isso que você faz.
      Obrigada por compartilhar.

  4. Ana Yuan 07/04/2015

    Oi Thaís também faço essas listinhas aqui em casa. Porém mais da rotina durante o dia que é mais cheia, estamos até fazendo outro papel pois passa o tempo e novas atividades vão sendo acrescentadas. Mas não fiz ainda uma noturna especificamente, até que precisamos para por limites na hora de dormir. Parabéns pelo post bjs e boa semana
    http://www.antestardedoquenunca1.blogpspot.com

  5. Adriana Moreira 07/04/2015

    Thais,

    Acredito que essas rotinas simples, desde cedo, ajudam e muito a criança a se desenvolver mais organizada. Infelizmente, não utilizei rotinas desse tipo com meu filho, e para complicar mais ainda, ele tem o TDAH. Isso dificultou muito a rotina de estudo, até hoje ele me dá trabalho para estudar, não tem paciência, não consegue seguir um horário, ou separar um horário para o estudo… Está no primeiro período da faculdade e eu ainda tenho que pegar muito no pé dele, pois se não fizer isso, ele passa horas e horas nos joguinhos de computador, ou celular e esquece que tem que seguir um cronograma mais correto com os estudos…
    Adorei sua rotina com o filhote!
    Abração!
    Drica.

    • Thais Godinho respondeu Adriana Moreira 08/04/2015

      Muito importante seu comentário, Drica, pois acredito que tenham outras mamães leitoras com filhos diagnosticados com TDAH lendo. Obrigada por comentar.

  6. Hélio Santos 07/04/2015

    Thais, lendo sua rotina noturna, lembrei-me da minha e gostaria de compartilhar, pois é muto dificil.
    Sou pai de trigêmeos que estão com 3 aninhos e após ler o livro “O poder do hábito”, comecei a trabalhar cada área de minha vida e principalmente a dos trigêmeos e neste contexto eu criei um hábito deles dormirem no máximo às 21h.
    Primeiro eles tiram seus tênis e/ou sandálias e guardam na sapateira, depois tiram a roupa que vão para a escola e colocam no cesto de roupas sujas, ponho eles para fzerem xixi, escovo os dentes deles, dou banho, minha esposa pega um por vez e leva para trocar no quarto, quando todos estão na cama assistimos um pouco do desenho que eles gostam, posteriormente fazemos uma oração e fico com eles na cama até dormirem e em 10 minutos já estão todos dormindo e eu coloco eles nos berços.

    • Thais Godinho respondeu Hélio Santos 08/04/2015

      Muito legal seu depoimento, Hélio. Imagino que com três crianças da mesma idade não deva ser fácil. A rotina é super importante nessas horas.
      Parabéns pelo trabalho em equipe e obrigada por compartilhar!

  7. Priscila 07/04/2015

    Não tenho essa listinha aqui em casa, já faz parte da nossa rotina hehe…seguimos certinho!

  8. Tatiana Ferraz de Araújo Alecrim 07/04/2015

    Olá Thais, sou amante das rotinas com meu filho de três anos. Amei seu post, a escrita a mão e os desenhos.
    A rotininha dele está presente desde as primeiras semanas de vida. Sono, repouso, alimentação, brincadeiras, passeios, higiene… costumo sempre fazer dentro do planejado.
    Especificamente na hora de dormir embora ele também já saiba a sequência das atividades, todos os dias retomo a sequência.
    Canto a musiquinha personalizada que eu compus: “vamos nos preparar pra descansar”, que descreve o passo a passo até o sono… Ele ama a música e agora canta junto e até participa fazendo a versão “vamos nos preparar pra acordar” quando não está com sono, e quer ficar mais um pouquinho acordado, hehehe

    • Thais Godinho respondeu Tatiana Ferraz de Araújo Alecrim 08/04/2015

      Que gracinha, adorei a música! Ele deve amar também!
      Obrigada por comentar.

  9. Hugo Morais 08/04/2015

    Thaís, comenta sobre a rotina para quem estuda de dia e trabalha a noite. Belo trabalho você faz! Abraço!

    • Thais Godinho respondeu Hugo Morais 08/04/2015

      Hugo, excelente sugestão. Posso falar sobre isso sim.

  10. Cleo 08/04/2015

    OI Thais aqui em casa temos rotina pela manha e a noite. Meu filho estuda em periodo integral. Como mudamos a pouco, fizemos umas adaptacoes que ainda terao de ser acertas em questao das demais rotinas, casa, estudo, trabalho, etc. Mas a rotina dele permaneceu. Como a escola, na verdade uma especie de kindegarden, fica bem proximo de onde moramos optamos por acordar cedo pro dia comecar bem caloa. Levantamos todos 30 min antes do necessario e esses 30 min sao usados com ele para brincar, desenhar, sempre fazemos algo juntos assim quando ele vai pra escola esta alegre e relaxado por ter tido esse tempo com a gente. Foi a melhor coisa que fiz. Hj gravida de 39 semanas, estou planejando como será depois da chegada do bebe. Espero podermos adaptar legal sem que ele sofra com isso.

    • Thais Godinho respondeu Cleo 08/04/2015

      Que legal, Cleo, obrigada por compartilhar. Veja o texto no blog sobre como organizar a chegada do bebê, pois pode ajudar.

  11. Douglas 08/04/2015

    Excelente dica, já utilizo meio que uma rotina mais flexível, sendo mais rígido, apenas com o horário tendo uma pequena folga também aos finais de semana, mas gostei da dica, vou imprimir e começar a usar essa aos poucos. Grato.

    PS: E o guia de GTD para iniciantes?
    PS2: Gostaria de mais dicas atualizadas sobre organização de estudos, em especial na faculdade.

    • Thais Godinho respondeu Douglas 08/04/2015

      A série do GTD está programada para começar este mês. 🙂

      Sugestões anotadas! Você já viu os textos publicados sobre organização de estudos? Tem bastante material, mas pretendo publicar novos também.

      • Douglas respondeu Thais Godinho 08/04/2015

        Sim já vi, mas senti falta de uma atualização e de mais posts especificamente sobre faculdade.

        No aguardo 😉

  12. vera 08/04/2015

    Oi Thais aqui em casa a rotina é igualzinha na sua, desde que o meu tinha 02 aninhos hoje ele tem 06. Só no sabado que muda porque um ou dois sábados por mes temos a noite do casal e ele dorme na casa da avó, aí é o casal que sai da rotina kkk e é ótimo!!

    • Thais Godinho respondeu vera 09/04/2015

      É ótimo ter esse tempinho para você e tanto ele quanto os avós adoram também, não é?
      Obrigada por comentar.

  13. Bianca 08/04/2015

    Guria sou sua fã de carteirinha, fico sempre aguardando ansiosamente tuas publicações. Aqui em casa o filhote tb segue a rotina noturna, super funciona, é impressionante. Ai q fofo vc respondendo todas as publicações e comentários. Parabéns pela dedicação e por nao perder a sua essência mesmo com tantos acontecimentos que estao alavancando sua cacarreira e te levando ao sucesso.

  14. Mariana Ribeiro 09/04/2015

    Eu tenho um filho de 4 e outro de 1 e meio e os dois seguem a mesma rotina todos os dias, de jantar, banho, mamadeira e sono. A única coisa que eu não consegui ainda é o hábito de dormirem comigo na sala vendo TV. Sei o quanto isso é ruim e já tentei alternativas, mas como eles tem idades diferentes fica meio complicado por exemplo, ler pra eles antes de dormir, porque um quer uma história e o outro quer virar a página e é briga certa. Também é um momento nosso, de assistir filme juntinhos abraçadinhos no sofá. Quando eles pegam no sono (muitas vezes eu também), coloco eles na cama. Mas não acho ideal….

    • Thais Godinho respondeu Mariana Ribeiro 09/04/2015

      Se você fica com eles sozinha não tem mesmo muita alternativa. Eu daria como sugestão colocar primeiro o mais novo e depois o mais velho, mas é difícil sugerir sem conhecer a rotina direito. Ninguém melhor do que você para saber isso.
      Obrigada por compartilhar.

  15. Dalva 09/04/2015

    Thais, vendo seus desenhos logo associei à febre dos livros de colorir para adultos… ô terapiazinha boa essa… achei q ia mais me estressar do q acalmar (sou ansiosa demais) mas é mesmo um detox digital! 🙂

    • Thais Godinho respondeu Dalva 09/04/2015

      Estou louca para comprar!

      • Dalva respondeu Thais Godinho 09/04/2015

        Eu to adorando. É todo um trabalho de analisar o desenho, pensar em quais cores vai usar, fazer combinações, sombreados e se desligar do mundo… to usando ele como “recompensa” para os intervalos… o meu é o Floresta Encantada pois não achei o Jardim Secreto mas acho q o do Jardim é melhor pois tem mais flores… e amo pintar flores 🙂

        • Thais Godinho respondeu Dalva 11/04/2015

          Eu sempre gostei de pintar mandalas, acho parecido. Vou comprar esses livros em breve. Eu já gosto muito de desenhar, então pintá-los vai ser algo low-profile que certamente vou gostar de fazer.

  16. SORAYA QUAGLIATO NOGUEIRA 09/04/2015

    Olá, Thaís
    Sou cirurgiã-dentista, mestre em cariologia e gostaria de comentar a lista no sentido da ordem de execução das ações : as ações são executadas na ordem em que estão escritas ? ou é apenas um lembrete para as atividades que serão executadas a qualquer momento dentro do período ? Pergunto isso porque, em relação à escovar os dentes e beber água APÓS, não é a ordem mais adequada, no sentido de que o ideal seria que fosse ao contrário : primeiro beber água e depois escovar os dentes para que seja mantido o flúor presente no creme dental circulante na cavidade oral por toda a noite . Abraços . Soraya

    • Thais Godinho respondeu SORAYA QUAGLIATO NOGUEIRA 11/04/2015

      Faço na ordem porque ele não gosta de ficar com gosto de pasta na boca, mas suas observações são importantes. Obrigada!

  17. Mariline 13/04/2015

    Usei a ideia da rotina noturna e os resultados foram espetaculares.

    acabou-se as birras ao deitar! obrigada!

    partilhei o meu testemunho aqui
    http://webshopcenter.blogs.sapo.pt/rotinas-dos-filhos-parte-2-176028

  18. Izanna 10/11/2015

    Estou a ponto de pirar.
    Tenho dois filhos, um menino de 3 anos (escola a tarde) uma menina de 1ano e 7 que só vai pra escola ano que vem.
    Não consigo estipular horários pra eles dormirem e tem dia que ele dorme 18h, acorda meia noite e não dorme mais, ou dorme muito tarde, e ela tá seguindo os passos.

    • Ligia Mucio de Mattos Fernandes respondeu Izanna 14/04/2016

      eu só tenho uma e to nessa situação tambem desde que ela nasceu. e olha que ela já vai pra escolinha, e nada de dormir cedo

  19. Ligia Mucio de Mattos Fernandes 14/04/2016

    Thais, será que existe uma rotina pra fazer o filho(a) fazer xixi no banheiro? minha filha só senta no vaso quando quer e mesmo assim não sai uma gota de xixi. nem no pinico ela senta. o pior são as cobranças porque ela já esta com 2 anos e meio e nada de tirar fralda. tem gente me falando que ela tem problema mental!! se tiver algo assim por favor compartilhe conosco. Desde já agradeço a atenção

    • Thais Godinho respondeu Ligia Mucio de Mattos Fernandes 15/04/2016

      Que horror, Ligia! Ela está na escolinha? Com o meu filho, começamos a seguir em casa como eles estavam fazendo na escola, para padronizar. Ele saiu das fraldas com quase 3 anos, não se preocupe com esse povo!

      • Ligia Mucio de Mattos Fernandes respondeu Thais Godinho 16/04/2016

        Ela vai na cheche, mas confesso que eles não comentaram nada sobre desfralde e eu também não perguntei. terça feira tem reunião eu vou comentar sobre o assunto. obrigada Thais

        • Thais Godinho respondeu Ligia Mucio de Mattos Fernandes 16/04/2016

          Pergunte sim. Boa sorte.

  20. Maíra 11/02/2017

    Aqui em casa nós fazemos historinha e oração. Muito boa esta dica! Bjo