010415-editorial

Se tem algo que eu venho fazendo de uns tempos para cá, é focar mais no que é importante para mim. Percebi que eu consigo fazer tudo aquilo que eu quiser se diminuir as expectativas, me pressionar menos e ser menos perfeccionista. Muitas vezes me vi cobrando coisas que eram humanamente impossíveis de se conseguir – cobrando de mim mesma. Estou bastante interessada, no momento, em viver uma vida tranquila, estabilizar as minhas conquistas, aperfeiçoar o que estou fazendo no momento. Tenho uma família para cuidar – o que, por si só, já é um mundo inteiro de atividades. Filhote na escola, o acompanhamento que faço diariamente, tempo de qualidade, recreação, diversão, saúde, alimentação. Meu marido, apesar de adulto, precisa da companheira ao lado dele, apoiando, dando risadas, assistindo um filme, dando conselhos.

Minha casa, como você bem deve saber, tem sempre muita coisa para fazer. Louça, roupa, faxina, organização, arrumação, decoração, reparos. Nos mudamos há pouco tempo e eu sinto que as coisas estão se encaixando, mas os problemas não param de surgir. Sempre tem uma coisinha aqui ou ali para mexer. O importante é buscar soluções rapidamente, sem neuras. Minha vida pessoal, que envolve saúde, espiritualidade, hobbies e outros assuntos, também é uma infinidade de possibilidades legais.

Se eu começar a falar sobre o meu trabalho, vou longe aqui! Mas eu tenho todo o meu trabalho com a editora, que envolve a divulgação do livro aqui no Brasil e em Portugal, a produção de novos conteúdos, o segundo livro para o ano que vem. Tenho os workshops, com um tema diferente por mês – o que envolve pesquisa de um tema diferente, produção de material de tema diferente, planejamento da dinâmica do curso para cada mês um tema diferente. Isso está me tomando um tempão, e preciso dedicar esse tempo, porque é uma iniciativa importante. Tenho todo o meu trabalho envolvendo o GTD – livro novo do David Allen sendo estudado, treinamentos, capacitação dos instrutores, melhorias nas apostilas dos cursos, entre outros projetos. Nem falei do blog ainda. É bastante coisa.

Frequentemente me perguntam como eu consigo fazer tudo. Posso dizer que estou aprendendo a delegar mais e estou dizendo não a bastante coisa. Muitas delas, até com dor no coração. Já disse não para muita iniciativa legal que eu simplesmente não conseguiria abraçar porque estou cuidando de outras coisas bem legais também. Hoje, estou buscando cada vez mais automatizar o meu trabalho, e isso está altamente relacionado ao ato de delegar tarefas. Será que, para tudo o que eu faço, eu sou a melhor pessoa para fazer? Quando eu me pego perdendo muito tempo com algo menos importante que algo realmente importante, eu me pergunto como posso automatizar aquilo. Tomar essa decisão é fundamental porque, senão, o que eu realmente gosto de fazer – e onde eu sou melhor – vai ficar de lado ou sendo mal feito. Ou pior: vou ter que trabalhar mais horas, tirando tempo que é da minha família, ou meu pessoal. Não acho isso certo.

Os temas de todos os meses foram definidos no ano passado, mas o tema de abril não poderia ser mais certeiro. Se tem algo que eu vou fazer agora em abril, é focar no que é mais importante. Espero que os novos posts do blog ajudem você a conseguirem focar também.

vo-abr-2015

35 Comentários

  1. Você conseguiu definir os temas do seu blog no ano passado!! #omg Isso sim é organização!!! Parabéns por estar conseguindo dar conta dessas suas várias responsabilidades, é realmente difícil lidar com tudo isso e ainda ter tempo e cabeça para a vida pessoal.
    Bjuus

  2. Olá Thais,
    Gostaria de ter participado do workshop sobre organização nos estudos, porém não consegui. Agulma chance de você voltar realiza-lo ou em algum momento esses eventos serem gravados e disponibilizados de alguma outra forma?

    Parabéns pelo trabalhooo.

    • Olá Dimitrius,

      Não tenho previsão para nova turma. Os cursos online estão em planejamento – talvez esse seja um dos disponibilizados. 🙂

      Obrigada por comentar.

  3. Ai Thais realmente matamos um leão por dia ne. Sou professora e pra mim é sempre um pouco complicado antever tudo o que acontecerá, as vezes me sinto completamente perdida…mas VC me inspira, e sigo o mês de abril, tentando focar no que é realmente importante. BJ e sucesso

  4. Passando só para dizer que acompanho o blog diariamente. O primeiro trimestre já foi..rss Sucesso!

  5. Thais, perfeito! Tema certeiro mesmo. Este mês parece que será o tempo em que algumas coisas irão se ajustar, e o ano irá tomar seu próprio ritmo, uma sensação de “agora sim, vamos em frente”, sabe como?
    Além disso, o blog está lin-do. Essa imagem nova de uma mesa de trabalho ali ficou perfeita, tem tudo a ver com o blog, e eu achei a sua carinha hahhaha
    Obrigada por me inspirar tanto! Um lindo Abril pra você e sua família! <3

  6. Ei, Thais! Seu blog sempre me inspirando… Estou nessa fase aí, procurando focar o que realmente quero fazer. Estou conseguindo também baixar as expectativas, delegar mais, e chutar um pouco balde para o que não importa ahahaha. Afinal, aprendemos a nos organizar justamente para melhorar nosso fluxo diário. Uma coisinha que me toma um pouco meu precioso tempo (tenho até vergonha de dizer, mas é verdade) é a televisão. Adoro programas de culinária e de decoração. Aí, à noite, lá pelas oito e pouca, vou eu para a frente da bela kkkkk. Mas ao mesmo tempo gostaria de ler mais, de estudar mais… aí me perdoo, pois também trabalho tanto… se não me der um pouco de refresco, piro. Equilíbrio é o que busco sempre! Bjsssssssss e sucesso!!!

  7. Amei o tema desse mês! Também estou em uma fase nova de manter a qualidade das minhas ações, e preciso focar. Estou implantando o GTD desde o começo do ano e posso dizer que tenho uma vida nova, mesmo ainda sendo iniciante. Estou satisfeita que finalmente consegui organizar minha rotina e esse mês participarei com força total do tema tão adequado. Parabéns pelo seu trabalho! Fiquei interessada nas apostilas, já que em Fortaleza ainda não tem curso.
    Beijos

  8. Adoro o mês de Abril, fico um pouco introspectiva nesse período e por isso gosto muuuuito de revisar meus objetivos. Vou aproveitar para anotar um “feedback” pra mim mesma em relação ao que tinha definido para o primeiro trimestre, para ficar de recordação mesmo!
    Que seja um mês iluminado para todos! E parabéns pela milésima vez (hahaha) por esse trabalho incrível com o blog!!! Sou sua fã!!!

  9. Oi Thais, Acompanho a bastante tempo seu blog e adoro, mas é a primeira vez que comento, pq esse tema é justamente meu objetivo do mês tbm.
    Inclusive estou lendo um livro q gostaria de te indicar q eh A Única Coisa – o Foco Pode Trazer Resultados Extraordinários Para Sua Vida – Jay Papasan, Gary Keller, que tem tudo a ver com o post. Estou tirando vários aprendizados dele, inclusive algumas coisas obvias, mas q alguém precisa lhe dizer rsrs..
    A leitura é fácil e curta, é bem direto com o conteúdo muito proveitoso e com uma diagramação linda, vale muito a pena você dá uma olhada de puder.
    Abraço, 😀

    • Que legal, Kelinha. Eu tinha visto esse livro na livraria e não sabia que era bom. Tendo uma indicação de leitora, é mais certeiro. Obrigada! Estou lendo atualmente o “Foco”, do Daniel Goleman, que acredito que seja parecido.

      • Oi Thaís, tudo bem? Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco! Queria sua opinião, por favor, sobre o livro foco do Daniel Goleman. Estou pensando em comprá-lo. Ele lhe foi útil? o que achou? muito obrigada. abs

        • Minha opinião é que tem que ter muito foco para ler o livro. rs

          É um ótimo livro, mas a leitura é densa. Não sei se você já leu outros livros dele – é a mesma coisa.

  10. Thais, já acompanho seu blog há algum tempo e gostaria de dizer que o mesmo sempre acrescenta a minha vida, com dicas e métodos de organização que tento ao máximo por em prática. Pelo que te acompanho, sei que você é uma pessoa bastante espiritualizada, que não superestima a matéria, em detrimento do espírito, então queria te indicar com força que você lesse o livro ‘A Chave Mestra’ do Charles F Haanel. O livro é um compilado do curso por correspondência que Haanel lecionou no período áureo de Wall Street e trata basicamente do poder da sua mente e como ele pode te ajudar, tanto na sua vida profissional, quanto pessoal. Achei bastante interessante porque não tem aquele quê místico de “consiga sucesso, dinheiro e tralala” mas, sim, tenta nos ensinar sobre pensamentos positivos, lei da atração etc.

    P.S: Achei alguns exercícios bastantes similares com os que o Budismo prega. Por exemplo, alguns dos exercícios, são: Physical control (sitting still), Mental control (inhibiting all thought combined with previous exercise), Physical relaxation (releasing physical tension combined with previous exercises) e Mental relaxation (letting go of all negative emotions combined with previous exercises).

  11. Olá Thais,

    Quando eu crescer quero ser igual a você rsrs

    No meio de tantas tarefas e compromissos que temos diariamente, tenho visto que realmente é muito importante manter o foco e saber priorizar as coisas certas. Desde o inicio do ano venho tentando me organizar: esse é meu projeto desse ano, organizar minha vida em todas áreas. E seu blog está entre aqueles que visito quase que diariamente pra aprender alguma coisa em relação a organização, afinal, aqui a gente encontra um pouco de cada assunto. Muito obrigada. Um grande beijo e um feliz Abril!!

  12. * Percebi que eu consigo fazer tudo aquilo que eu quiser se diminuir as expectativas, me pressionar menos e ser menos perfeccionista. *
    Eu podia ter escrito isso e vivo pensando muito nisso ultimamente, claro que é reflexo do que leio aqui no blog, mas noooooooooooossa, isso tem mudado a minha vida!!! Muito obrigada!! Espero ansiosa os próximos posts!
    Carla

  13. Olá Thais,
    Minha musa inspiradora! Por causa do teu blog, fui de proposito ao Rio de Janeiro em 2013 tirar a certificação de Home Organizer com a OZ!Organiza. e sou membro da NAPO.
    Lancei o meu pequeno blog http://www.tudo-no-lugar.blogspot.pt/ e já estou dando algumas palestras e workshops em organização.
    Agora a pregunta, quando é que é lançado aqui em Portugal o seu livro?
    Vou querer ir ao lançamento e ter o seu autografo! 🙂 Tens de avisar, ok?
    Um grande beijinho desde Lisboa,
    Cristina

    • Que legal, Cristina! Parabéns pelas conquistas!
      O livro foi lançado há cerca de um ou dois meses em Portugal, pela editora Castor de Papel. Eu adoraria ir até aí fazer algum evento. Quem sabe?
      Obrigada por comentar.

DEIXE UMA RESPOSTA