Eu sou aquela pessoa que demora naturalmente para acordar e pegar o ritmo de trabalho pela manhã, então precisei criar uma espécie de checklist de atividades que me colocam naquele estado de produtividade, pronta para enfim começar a trabalhar nas minhas tarefas do dia em questão. Esta é uma rotina que eu aplico todos os dias de trabalho e que me ajuda a entrar nesse modo mental para produzir com foco depois.

O que eu recomendo é que você tenha uma sequência de atividades que te ajudem a chegar lá também. Pode ser que, ao chegar no trabalho, já funcione para você começar a trabalhar em uma tarefa específica. Isso é ótimo! Essa pode ser a sua rotina diária: chegar, ligar o computador e fazer tal tarefa importante. Eu preciso de um tempo para despertar e focar.

300315-rotinamatinaltrabalho

Como vocês sabem, eu trabalho em casa. Porém, mesmo antes, quando eu trabalhava em um escritório externo, precisava de uma rotina para começar a trabalhar. A rotina que eu tenho hoje está em formato de checklist e é a seguinte:

  • Ligar o computador
  • Abrir o Spotify
  • Checar meus feeds
  • Processar caixa de entrada física

Vou comentar cada um dos itens.

Meu computador, como todos que existem, demora alguns minutos para entrar e estabilizar – ou seja, estar pronto para clicar em qualquer programa e abrir imediatamente. Nesses poucos minutos, acabo preparando um chá ou lendo o trecho de algum livro que eu esteja lendo no momento, que costumo deixar na minha mesa de trabalho para ler nesses momentos de demora do computador.

Quando o computador está ok, abro o Spotify (um programa de streaming de músicas) e coloco para tocar a trilha sonora mais adequada ao meu mood naquele dia. No geral, acabo preferindo músicas mais calmas, porque senão fico com dor de cabeça. Invisto em um folk, MPB ou música clássica.

Na sequência, eu checo meus feeds através do Feedly, um agregador. Isso me ajuda a ter inspiração logo cedo, ver o que outros blogueiros postaram de um dia para o outro e tirar ideias para os meus blogs. Eu já fico com muita vontade de começar a trabalhar lendo os meus feeds!

Processar a caixa de entrada física me faz voltar a atenção para alguns aspectos da vida real que não podem esperar até o final do dia para serem levados em consideração (ao final do dia, faço um processamento bastante focado da minha caixa de entrada). Processar é uma atividade relacionada ao método GTD. É aquele momento quando pego cada item que coletei e decido o que vou fazer com ele. Uma simples anotação, por exemplo, pode virar um projeto gigantesco.

Ao terminar de processar a minha caixa de entrada, eu já estou com a energia boa para trabalhar nas minhas atividades.

Essa rotina eu aplico começando a trabalhar às 6h da manhã ou às 10h. Me ajuda a “começar”. Acho importante inserir atividades que me dêem prazer, como ouvir música e ler meus feeds, porque senão vira uma rotina obrigatória e chata, que não ajuda em nada.

Como organizar

Eu criei uma lista na seção de Outlines do Toodledo, que é a ferramenta que gosto de usar para gerenciar minhas ações. Sua checklist pode ser organizada em qualquer lugar. Pode ser uma nota no celular, uma nota no Evernote (que você pode colocar na área de atalhos), um compromisso na agenda com a checklist na descrição, ou até mesmo um pequeno post-it colado no seu monitor. Faã como funcionar melhor para você.

Você já tem alguma espécie de rotina matinal para começar a trabalhar? Como você faz? Poste nos comentários!

39 Comentários

  1. Sabe o que mais curto nos seus posts? Você é um lembrete constante de como alguém pode gerenciar vários papeis e projetos, sem necessariamente ser aquela caricatura ‘caí da cama correndo e já produzi mil coisas antes que você tomasse café’ ou ‘não tenho tempo pra nada’. Por mais tarefas que você tenha, você nos mostra que, com organização, a gente pode dar conta do que realmente precisa e deseja fazer, sem abrir mão do próprio ritmo. Obrigada!

  2. Concordo com você Thais! Eu também preciso de uma rotina para entrar no ritmo. Como trabalho fora, minha rotina tem iniciado ao chegar no trabalho, onde preparo um chá, ligo o computador, encho minha garrafa de água, abro o Spotify e inicio a tarefa principal do dia, faço uma pausa às 10h e depois continuo com as tarefas. Preciso me focar assim que chego, pois aproveito um momento que a empresa está mais tranquila para me concentrar (trabalho em uma metalurgica e por mais que minha sala fique separada da produção, o barulho se propaga).
    Adoro suas dicas!!! Obrigada!

  3. Thais, tudo joia?
    Antes de tudo, gostaria de te parabenizar pelo seu excelente trabalho! Tenho acompanhado seu blog desde o fim do ano passado e foi uma verdadeira revolução na minha vida! Muito obrigada!
    Eu tenho uma dúvida em relação aos aplicativos Fly Lady, Evernote e Toodledo. Queria saber, de maneira resumida (se possível), para quais funções eles servem, pois me sinto meio perdida! Parece que eles são meio parecidos e não consigo enxergar muito a diferença entre eles, sabe?
    Estou terminando de ler seu livro e adorei a dica das cores na agenda! Uma dica tão simples e tão eficaz! =)
    Bem, se vc puder me ajudar nessa, te agradeço! Estou no processo de organização pessoal, mas ainda tenho muitas dúvidas sobre quais métodos devo seguir.

    Obrigada pela atenção!

    Beijos!

    • Olá Dani,

      FLY Lady é uma metodologia para organizar as rotinas da casa. Faça uma busca pelo termo aqui no blog, que tem bastante material, inclusive textos para quem estiver começando.

      Evernote e Toodledo são aplicativos que podem ser personalizados para gerenciar suas tarefas.

      Eu utilizo uma metodologia de produtividade chamada GTD. Acredito que possa ajudá-la.

      Bjo

  4. Thais, adorei o post. Como bem disse a Nina, vc nos ajuda a entender que dá pra fazer de tudo, com calma, basta se planejar. Eu tenho um vício péssimo que é, ainda na cama, olhar o celular. Aí vai whatsapp, insta, fb mas o pior é q já olho meu email e, como nele vem demandas profissionais, já fico ansiosa antes mesmo de sair da cama… Uma batalha contra mim mesma… Isso pq sou prof liberal e não presto conta de horário pra ninguém… Mas hj vou montar minha rotina matinal… Não dá mais pra levar a vida assim…

    • Tente não fazer isso. Tem que ter disciplina pela saúde mental mesmo. Eu também fazia isso por causa do blog, mas quis ser rígida para ficar mais tranquila mesmo.

  5. Olá Thaís! Adorei o post….fez-me perceber que eu também tenho uma rotina para começar a trabalhar. Depois que termino a minha rotina matinal que inclui oil pulling, beber água com limão e meditar por 10 min; começo a minha rotina para começar a trabalhar: aquecer água para o café, ligar o computador, fazer o café, ligar o spotify (também), dar uma olhada nos meus feeds, ver a minha agenda e processar o meu email. Só assim é que me sinto preparada para começar todo o meu dia! Sejam quais forem as tarefas que tenho depois para fazer.

    Thaís gostava de comprar o seu livro! Sei que já foi publicado em Portugal, mas eu vivo em Franca e na amazon.fr diz sempre que não está disponível nem em livro nem em ebook 🙁

    Obrigada pelas dicas sempre fantásticas!

    • Que pena, Raquel. Espero que você consiga comprar em breve!
      Você tem ideia de quanto ficaria o frete para enviar para você daqui do Brasil? Imagino que uma fortuna, senão eu mandaria.
      Bjo

  6. Eu faço basicamente a mesma coisa!
    Acordo, ligo uma música calminha (além de folk e música erudita, ouço e recomendo a trilha sonora de Her, músicas da banda Clogs e esse álbum aqui https://sandykilpatrick.bandcamp.com/album/terras-ltimas-soundtrack-book <3 ), leio os feeds também no Feedly (porém no celular), depois me alongo, como algo leve e então "estudo"… Leio, na verdade, porque no curso de história é basicamente a única coisa que se faz! Hahahah Ou faço algum design para ganhar um dinheirinho por freelancer.
    É ótimo mesmo ter um "ritual" que vá preparando nosso estado mental em direção à concentração 🙂

  7. Muito bom, Thaís! Eu faço exatamente como vc, sabia? Mas igualzinho!!! hahaha adorei ler e já escrevi um check list aqui e colei na minha parede, porque eu sempre preciso “começar” mas nunca tinha feito um check list, e ter por escrito com certeza vai ajudar! Obrigada.

  8. Thais,

    Antigamente eu não tinha hora para fazer quase nada… fazia na hora que dava… Isso estava me deixando meio maluca quando acumulei uma porção de atividades. Muitas vezes, eu estava exausta e dormia mais do que devia. Mas, as atividades que acumulei depois de um tempo me forçaram a ter uma rotina mais definida. Eu também mudei muito do meu dia-a-dia com as dicas do seu blog e do blog de outras amigas virtuais que dão dicas de organização.
    Hoje, tenho quase tudo num cronograma, ainda grosseiro, mas estou refinando para ganhar mais tempo e não ficar maluca!
    Obrigada pela ajuda, Thaís!
    Abraços,
    Drica.

  9. Thais ninguém tem uma rotina matinal pior que a minha. Eu simplesmente não funciono antes das 16:00 horas. Mas o triste de tudo isso é que tenho muitas coisas para fazer e resolver antes desse horário, então imagina né, fico parecendo sei lá o que, uma morta-viva-sonada-atrapalhada-mal humorada. Não sei como resolver isso.
    Mas me fala uma coisa o feedly é igual o pocket?

    • Mas aí você não faz nada até às 16h? Você trabalha de noite? Me conta mais para eu entender e te ajudar.

      O Pocket fica offline e você precisa inserir os textos lá – o Feedly mostra todas as atualizações dos sites que você cadastrar.

      • Eu não trabalho a noite, o meu trabalho é bem tranquilo porque posso fazer de casa e ir na empresa duas vezes na semana. Eu faço muitas coisas antes das 16:00 horas, acordo as 08:30, não tem como ficar sem fazer nada até esse horário (bem que eu gostaria, rs). Mas não sou muito produtiva nesse tempo, vou meio que no piloto automático.
        O problema é que acordo sempre muito desanimada, corpo dolorido, mente perturbada e só vou me sentir disposta lá pelas 16:00 horas e me sinto muito mal com isso porque quero acordar cheia de disposição mas isso parece que vai além da minha própria vontade.

        • Entendi. Você sabe que estou passando por algo parecido ultimamente? Tenho sentido muita falta de disposição até o começo da tarde, o que acho que tem prejudicado as minhas manhãs. O que faço é resolver as tarefas que não me demandam tanto foco ou concentração, tipo as tarefas de casa ou outras de trabalho que faço no piloto automático. Pode ser que ajude também.

          • Eu lembro que no seu post Recadinho você comentou que não estava muito bem e eu ainda brinquei com você dizendo que era vontade de morar em Amsterdam, rs. Então Thais, eu já faço isso, nada que exija tomadas de decisões pela manhã + até as tarefas domésticas as vezes fica difícil. Mas uma boa notícia, desde ontem eu to me empolgando com uma arrumação aqui no meu escritório, para dar uma cara nova e deixar tudo mais funcional e isso tem me deixado mais animada. Acho que as vezes fazer coisas diferentes e sair um pouco da rotina, pode fazer a gente se sentir melhor. Muito obrigada Thais por se preocupar. 🙂

  10. Eu trabalho em casa. Pela manhã levo meu filho para a escola e aproveito para caminhar um pouco. Volto e inicio a arrumação. Prefiro não trabalhar pela manhã (a não ser que eu tenha muita pendencia). Dou preferência a organização da casa devido ao fato de estar sozinha e também pq fico meio mal humorada. Não gosto mesmo, mas faço!
    Depois de tudo organizado, tem dias que faço almoço, outros que lavo o banheiro ou que vou à feira ou mercado. Daí é hora de buscar o Davi na escola. Volto, almoçamos, organizo o ficou bagunçado e, finalmente, sento na mesa para trabalhar.
    Evito ler facebook, email (só se forem de clientes) acessar qq coisa que me desfoque da organização da casa. Só ouço música. Meu objetivo é terminar logo e, a partir das 13 horas, iniciar meu trabalho.

  11. Oi Malu, meu marido é = a vc. Só consegue trabalhar depois do almoço. Eu sou pilhada, abro o olho e mentalizo tudo o que tem de importante pro dia, e vou fazendo, confesso que quando eu escrevo, fica + facil e as coisas fluem melhor, porque confiar na mente as vezes………O problema é que eu sei que tem que escrever, mas não faço, acho que meu problema é disciplina… bjs a todas…

    • Oi Cirlei se o seu marido é igual você sabe o quanto é difícil. Tem um lado nosso que quer mas tem outro que diz: Não dá (rs). Acho que existe um conflito, como ter disciplina sem a força de vontade necessária para criar essa disciplina?

  12. Eu adoro começar meu dia seguindo minha rotina.
    Depois de um bom café tomado com calma, gosto de acessar o site Stereomood para ouvir músicas, baseado no meu mood do dia também, às vezes prefiro ficar no silêncio.
    Depois acesso o Todoist e começo a trabalhar.

  13. Oi, Thais! Adoro rotinas, mas não sou uma pessoa diurna… Infelizmente ainda não posso trabalhar fora do horário convencional e sou casada com um homem totalmente diurno, que acorda cedinho e é muito mais produtivo de manhã. Pra entrar no clima do trabalho, eu costumo, ainda em casa, tomar um café e ler pelo menos um capítulo de um livro. Já no trabalho, procuro criar um clima favorável antes de começar qualquer coisa, então já coloco a cafeteira pra funcionar, acesso minha playlist do Youtube (ainda não consegui me apegar ao Spotify!) e leio meus feeds no Bloglovin.
    Algo que me ajuda bastante é fazer as coisas sempre do mesmo jeito… Rotina mesmo. Assim, já chego no trabalho e quando começo, rapidinho entro no modo ‘escritório’ e estou pronta pra começar a executar tudo que preciso para o dia!

DEIXE UMA RESPOSTA