ou

Considero o Spotify (aplicativo de streaming de músicas) uma ferramenta de produtividade porque ele influencia bastante no meu humor ao longo do dia, quando estou executando as minhas atividades. Para quem não sabe, o Spotify tem listas prontas para os mais diversos fins, como por exemplo quando você quer ter foco ou trabalhar em um ritmo mais pesado na segunda-feira. Tenho feito um monte de testes nos últimos meses e hoje eu resolvi compartilhar com vocês as minhas listas preferidas do aplicativo:

070315-spot1

Acho que essa é a playlist que eu mais ouço, tanto no trabalho, quando acordei mais desanimadinha e preciso pegar o ritmo, quanto no metrô. É uma maravilha ouvir metal quando você está querendo desligar um pouco a mente e só ficar olhando o movimento pela janela. Essa lista é boa porque traz os clássicos. Não tem erro.

070315-spot2

O Spotify tem uma categoria inteira chamada focus e, dentro dela, diversas playlists para te ajudar a focar em alguma coisa. A minha preferida é a Focus Now, com um compêndio de música clássica perfeito para ouvir no dia a dia quando tenho que me concentrar, como ao fazer a minha revisão semanal, por exemplo.

070315-spot3

Música clássica é perfeita para se concentrar, estudar, ler um artigo ou revisar algum documento. Música clássica barroca, melhor ainda (dizem estudos). Para não arriscar, vou direto de Bach, meu compositor preferido do estilo barroco.

070315-spot4

Depois de assistir Whiplash, fiquei com muita vontade de ouvir mais jazz e incorporar esse som no meu cotidiano. Percebo que me faz muito bem ouvir quando estou em algum processo de criação, como fazendo mapas mentais ou brainstorms diversos. Essa lista acima é a minha preferida, mais agitadinha, perfeita para a finalidade que eu gostaria.

070315-spot5

Outra playlist que uso para trabalhar e manter o ritmo.

070315-spot7

Às vezes estou de noite em casa, está chovendo e eu quero arrumar as minhas coisas antes de ver um filme ou ler um livro propriamente dito. Nesse momento, em que lavo a louça, guardo as minhas roupas e faço outras atividades domésticas, ou mesmo quando quero descansar um tempinho deitada no sofá, eu gosto de ouvir algo mais calmo e tranquilo. Essa playlist é ideal.

070315-spot6

Playlist perfeita para ouvir quando estiver limpando a casa! Se você nunca cantou “Welcome to the jungle” enquanto esfrega o chão, recomendo! Só cuidado para não escorregar ao imitar os passinhos do Axl Rose.

O aplicativo está disponível tanto para uso no computador quanto para tablet e celular.

Thais Godinho
07/03/2015
Veja mais sobre:
24
8 dicas para sobreviver a uma viagem de mais de 10 horas na classe econômica
Linkagem de domingo {75}
Montando um cronograma semanal de limpeza doméstica

 

  1. Vivi 07/03/2015

    Utilizo esse aplicativo Tb , minha sugestão “grandes Covers”

  2. Dee 07/03/2015

    Oi Thais,
    Como faço para escutar a playlist? Espero q minha dúvida não seja bobinha, mas quando clico não vai. Tem que fazer algum cadastro no site ou será um problema aqui no meu notebook?
    Acho otimo sugerir músicas. Faça mais vezes se puder 😀
    beijao

  3. Catarina H. 07/03/2015

    Oi Thais 🙂 Já ouvi (e li) muito sobre o spotify, mas nunca experimentei. Eu gosto de ouvir música enquanto faço tarefas, principalmente as físicas. Para trabalho mais mental continuo a preferir o silêncio. Mas normalmente opto por ouvir rádio. Pela sua descrição, com listas apropriadas para cada estado de espirito, o spotify vai ser a minha escolha a partir de agora 🙂 beijos e bom fim de semana!!!!

  4. Raquel 07/03/2015

    Thaís, adorei a dica!! Thanksss!! Adorei a Playlist da Rita Lobo, “Para Cozinhar”! Bom fim de semana!!

  5. Gláucia Pinheiro 08/03/2015

    Olá Thaís! Adquiri meu 1° Smartphone e procurava um app para ouvir música, o Post chegou na hora! Tem trilha sonora para treinar!!! Agora estou viajando com Maroon 5. Obrigada por compartilhar, Parabéns por ser essa Mulher Maravilhosa! Abraços.

  6. Valéria Vieira 08/03/2015

    Thais! este foi o achado do ano! rsrs
    exageros à parte, eu tinha escutado em algum lugar este nome “spotify” e não sabia de onde…
    aí que acabei de achar:o aplicativo veio de fábrica no meu laptop… fiquei bem contente e já fui atrás de playlists do meu gosto. e claro, aproveitei várias suas, já que aqui em casa todos somos do rock. rs

    Obrigada por compartilhar! foi A dica! 🙂
    fazia tempo que procurava um app bom para música pro celular. agora vc me fez achar! 😀

  7. ana rezende 08/03/2015

    Esse aplicativo é realmente muito bom , hj aconteceu uma grande conhecidencia acabei de ler seu livro e após uma hora a vi na Etna…rs

  8. Olimar Ferraz 08/03/2015

    Música pra mim é vida!!! O Spotify acrescentou tempero nessa vida. Ótimo POST, já acompanhava algumas listas sugeridas, vou conhecer as outras… Pode parecer propaganda, mas o App vale até uma assinatura PREMIUM.

  9. Pâmela Barboza 08/03/2015

    Post excelente! Estou montando playlists para estudar, e as sugestões com música clássica são ótimas para este fim. 🙂

    (E a Old school metal é ótima para animar.)

    Abraço!

  10. Daniela 09/03/2015

    Thais Adorei a dica!! Já baixei!! Eu usava outro aplicativo mas ele travava muito. Vou experimentar esse. Bjuss

  11. Lívia 09/03/2015

    Thaís,
    Descobri semana passada o site http://www.vejoseries.com/ e achei muito legal para organizar e se manter em dia com as datas que os episódios entrarão no ar tanto aqui no Brasil quanto nos EUA! Dá para fazer um perfil com as séries que vc acompanha e ir marcando os episódios a medida que vai assistindo! Achei bem legal!

  12. Lamara 09/03/2015

    Thaís, você que curte um italiano, a playlist “Italiane” é bem legal, com novos artistas e músicas bacanas para lavar louça, tomar café da manhã, o que quiser fazer ouvindo esta língua deliciosa…

  13. Bia 09/03/2015

    Adoooro o Spotify, tem muitas listas geniais.

    Como eu não tenho exatamente o mesmo gosto musical que vc, apesar de ser eclética jamais conseguiria relaxar ouvindo metal hahahahahahaha

    Música clássica nunca foi muito meu forte pra ouvir, mas eu tenho me aventurado um pouco nela ultimamente e sinto que pra concentração faz muita diferença mesmo!

    Uma playlist legal pra quem tem uma vibe mais zen é a “total stress free”

  14. Fernanda 11/03/2015

    Olá Thaís! Sigo o seu blog há relativamente pouco tempo mas fiquei super fã!! Já comprei o seu livro e estou a adorar!!Sinto necessidade de me organizar pois trabalho como secretária das 9h às 18h, sou mãe de duas crianças pequenas, não tenho empregada em casa, estou a terminar o curso de massoterapeuta aos fins de semana, e além disso, adoro ler blogs como o seu, livros e cuidar de mim! Sentia-me perdida no meio de tantos afazeres e sempre com a sensação de não cumprir com o que eu me tinha proposto a fazer. O meu problema é não ter a disciplina de seguir o que está planeado para o dia-a-dia, mas com a ajuda do seu livro já comecei a mudar um pouco e acho que vou no bom caminho!!
    Neste momento estou a ouvir playlist “Focus Now” e estou a gostar muito! Espero ansiosamente pelos cursos online pois estando em Portugal não posso aproveitar os seus workshops que devem ser maravilhosos!
    Um beijinho grande daqui deste lado do Atlântico!

  15. Juliana 07/05/2015

    Estou em um verdadeiro caso de amor com o spotify.
    Muito obrigada.

  16. Helê 07/07/2015

    Como não consigo me concentrar com música clássica, criei minha própria playlist no spotify. Olhe lá: http://helealvarenga.blogspot.com.br/2015/07/playlist-no-spotify-de-musicas-para.html. grande beijo.

  17. Karina 27/04/2016

    Thais, obrigada!!! Essas play Lists são realmente inspiradoras. Como se não bastasse todos os posts que eu lesse caindo com uma luva , vc chega com esse post expressando e confirmando que seu olhar sobre a vida advem de um refinado gosto estético. Suas lentes afinam nossa maneira de enxergar a vida! Deus abençoe e muito obrigada mais uma vez!

  18. Karina 27/04/2016

    Um agradecimento especial pela dica de “violão brasileiro”, encontrar essa play List foi um achado pra mim. Violão erudito sempre me inspirou em processos criativos, vide Elomar Figueira Melo, mas essa lista contem algo que sempre desejei e nunca parei para procurar ou compilar. Outra luva!

    • Thais Godinho respondeu Karina 27/04/2016

      Que ótimo, fico feliz!

  19. […] escrevi um post aqui no blog com sugestões de playlists para trabalhar em diferentes contextos, que traz algumas ideias […]