Temos aqui no blog um formulário para envio de sugestões de pautas para posts e envio de dúvidas que todos os leitores podem usar. Você já enviou suas sugestões? (clique aqui para enviar)

Existem muitas dúvidas enviadas que não gerariam um post inteiro, por serem mais curtinhas. Para não deixá-las sem respostas, resolvi criar um post respondendo três perguntas de cada vez, para fazer em uma determinada frequência. Espero que gostem do formato.

Dúvida 1: Como lidar com prazos?

Olá, Thaís!
Sou sua fã e por meio de seu blog ainda estou tentando ser mais organizada…rsrsrs….
Sou Juíza e trabalho com prazos nos processos…os optamos que tenho para entregar minhas sentenças. Tenho uma planilha de Excel para controlar o que entra e o que sai, e, claro, os prazos que tenho para entregar as decisões…Mas acho bem desorganizada.
E outra, tenho a sensação de que se eu fizer esse controle de outra forma, riscando o trabalho do dia, não sei, ficaria mais aliviada, pois como os processos nunca param de chegar e por vezes posso trabalhar em casa, fico com aquela sensação constante de que nunca terminei de trabalhar e de que posso sempre fazer mais um.
Assim, minha sugestão seria a forma de controle para quem trabalha com prazos.
Espero que possa falar sobre o tema!
Um grande abraço e, desde já, meu muito obrigada!
Patricia

Querida Patrícia, trabalhar com prazos pode ser muito estressante. O que eu recomendo para você tem a ver com o uso do GTD (leia sobre a metodologia). Recomendo que você crie em seu Outlook uma agenda apenas para os prazos dos processos. A ideia de criar uma agenda separada é que você pode clicar para visualizá-la ou ocultá-la sempre que for necessário. Nessa agenda, insira o prazo de cada processo assim que ele chegar e você tiver controle sobre ele.

Você pode estabelecer um código para os processos, como por exemplo:

0024 – Prazo final
0024 – Revisão desembargador
0024 – Revisão escrevente

E por aí vai, inserindo essas informações como eventos em seu calendário. Assim, você consegue visualizar por data e também filtrar (através da busca do Outlook) por processo. Vale lembrar que o calendário do Outlook pode ser compartilhado com a sua equipe, se você quiser.

Semanalmente (pode ser sexta-feira pela manhã), dê uma olhada na agenda da semana que está terminando para ver se há algo pendente com relação a prazos e cobrar as pessoas envolvidas. Se você tiver alguma pendência, resolva na sexta-feira à tarde. Nesse momento, veja também o que está programado para a semana seguinte (e a outra) para ir tomando providências.

Dúvida 2: O que fazer com souvenirs de viagens e outros bibelôs?

Olá Thais. O que você sugere com relação aquelas lembrancinhas, suvenirs que trazemos de viagens ou ganhamos e presente. São canecas, copos, pratos, imãs, pedras, garrafas, porta-copos etc. Enfim, objetos que trazem um valor afetivo mas acabam amontoados por toda a casa. obrigada

Querida leitora, eu sou bastante prática com relação a esses objetos. Se eu amo e quero guardar, eu os incorporo à decoração. Você pode espalhá-los pela casa, colocando na estante de livros, na cozinha, no rack da tv. Se são muitos e caracterizam uma coleção, pergunte-se primeiro se é seu desejo manter isso como coleção. Se sim, você pode instalar uma prateleira em um lugar especial na sua casa apenas para agrupar essas lembranças. Não vale a pena guardar em caixas, pois ninguém (nem você) vê. Agora, se você não tem interesse em manter esses objetos, vale a pena dar de presente ou mesmo jogar fora.

Dúvida 3: Como conciliar vida profissional com a vida particular?

Como conciliar vida profissional com a vida particular?.

Querido leitor ou leitora, este é praticamente o tema de todo o nosso blog. Sugiro ler este texto, pois pode ajudar.

Por favor, me digam nos comentários se vocês gostaram desse formato de perguntas e respostas, pois assim continuarei fazendo para perguntas e dúvidas mais pontuais. Obrigada!

40 Comentários

  1. Oi, Thais!! Adorei o formato!!! Inclusive as dúvidas foram muito boas e suas respostas já trouxeram mais dicas essenciais! Parabéns e continue o excelente trabalho! Bjos!

  2. Olá Thais!

    Gostei sim desse novo formato.

    Além de ser objetivo ajuda simultaneamente quem fez a pergunta e quem possui questionamentos para situações semelhantes.

    Boa ideia!

  3. Para a Patrícia, sugiro que no wunderlist (ou onde quer que ela for usar), crie uma nota para cada processo (de preferência, o número), guarde-os em pastas como “aguardando prazo”, “concluso” etc, e atribua a data do prazo final com a função “lembrete” ou com # (ex: #2014.05.31, começando por ano, mês e dia, nessa ordem, para facilitar a organização automática da lista).
    O PJe tb permite criar subpastas, então se for só pra gerenciar prazo de sentença, cria uma subpasta para cada data fatal.

    Sobre os bibelôs, a dica mais comum é agrupar. Separados, são muito pequenos e não fazem vista, ficam com a aparência de desorganizados. Juntos no mesmo display (estante, cômoda, etc), dão personalidade ao ambiente.

  4. Ah, e pra Juíza, recomendo fortemente (além do GTD, é claro) “os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”.
    Boa sorte!

  5. Olá Thaís, adorei a ideia, ficou prático e super direto àquelas perguntas curtas que a gente quer fazer e não sabe como…rs Em breve mandarei uma perguntinha também.

  6. Oi Thais! meu feedback: adorei este formato! assim, como vc mesma disse, as dúvidas não ficam sem respostas, e vale aquele velho dizer de sala de aula: a dúvida de um pode ser a de mais pessoas!
    Acaba ficando como um “mural” onde várias pessoas leem o que outras dizem. sem contar que, de certa forma, fica parecendo uma interação entre os leitores. Parabéns, como sempre, muito criativa para resolver problemas!
    Beijos.

  7. Ótimas as dicas pra juíza! Me dei várias ideias pra organizar também a minha agenda profissional, que envolve uma equipe e vários clientes. Já anotei na agenda pra toda sexta-feira conferir as pendências da semana e as demandas das seguintes.
    Sobre os bibelôs, também não costumo guardá-los, a não ser que tenham algum significado realmente importante. E como você disse: deixá-los em caixas não serve pra nada.
    Adorei o post, Thaís!

  8. Oi Thais,

    Eu gosto das perguntas e respostas sim!!! É bom pra quando não vira post mas ainda tem utilidade. Também dá pra responder com quilos de links e dar uma sintetizada nos temas rs

    Lidar com prazos é o meu forte (sou advogada rs). Eu uso um calendário só para os prazos processuais, na agenda do google que eu compartilho com o meu sócio. Um agenda e o outro confere as publicações e as contagens e a gente vai ajustando tudo assim.

    Como eu também uso agenda de papel pra centralizar compromissos pessoais, profissionais, prazos e todo o resto, lanço os prazos em dois lugares. Funciona bem pra mim que aí eu posso riscar a vontade pra fazer exatamente aquela sensação de “hoje eu risquei um listão”.

    Eu uso o evernote como sistema complementar e para notas, trabalho com ele aberto e vou ajeitando as coisas conforme a demanda do dia. Seria muito legal planejar a semana e ter só aquilo pra fazer, mas nunca rola. Geralmente eu faço o planejamento semanal na sexta a tarde, incluo prazos novos todos os dias e reviso no final dos dias para organizar o fluxo do dia seguinte. Na maioria das vezes eu consigo riscar a lista do dia quase toda. Às vezes não dá. Daí é reagrupar, organizar prioridades e bola pra frente rs.

    Beijo!

  9. Boa noite, Thais,

    Achei excelente esse formato. Assim, você consegue atender a um número maior de pessoas por vez – quando existem essas pequenas dúvidas, as quais podem ser de outras pessoas também (a questão dos prazos com certeza me auxiliará).
    E há a grande vantagem que você responde as dúvidas e ao mesmo tempo continua publicando os seus posts, discorrendo de forma mais ampla sobre determinado tema.
    Obrigada pelo auxílio contínuo e parabéns pelo trabalho!!!!

  10. Thais, venho tentando montar uma forma de ter agenda e lista de afazeres de forma física pois é o que me adapto melhor. Como você abriu meus olhos para essa questão de só entrar na agenda os compromissos, acabei tendo a ideia de usar um post-it (esse modelo aqui: http://www.kalunga.com.br/prod/bloco-autoadesivo-101×152-amarelo-pautado-c-100fls-stick-note/041720) para relacionar minhas tarefas da semana. Assim fico mudando nas folhas se eu não conseguir realizar naquele dia (passando pro dia seguinte) e não confundo com os compromissos propriamente ditos. Sei que o que tá no post-it é tarefa e o que tá na agenda é compromisso.

    Uso a agenda do google para compartilhar com meu marido, agendando nela coisas mais pontuais (casamentos, aniversários, etc), evitando que ele marque compromissos para dias já fechados. Mas para meus prazos e afazeres, tenho usado esse modelo de post-it e por enquanto tem dado certo. Como você sempre fala, a gente tem que ir testando várias formas até chegar a uma que nos atenda. 🙂

  11. Muito boa ideia!! Adorei responder para todos as dúvidas. Sempre aprendemos com as dúvidas de outros. Beijo

  12. Thais!!!!

    Adorei o novo formato! E adorei ter minha pergunta respondida por você!

    Obrigada pelas dicas e também pelas dicas dos leitores!

    Abraços,

    Patricia.

  13. Adorei! São dúvidas simples mas que fazem uma diferença enorme no dia a dia… e a gente sempre pode aproveitar umas dicas!!! Bjs!!!

  14. Olá Thaís, queria te dizer que tenho o rss do seu blog, acompanho suas sugestões mas é a primeira vez que entro aqui nos comentários. Já percorri a internet e nada encontrei pra me ajudar, e tive a ideia de te perguntar, será que você poderia me ajudar com sugestões?
    Estou fazendo mestrado, estou cheia de links de artigos, pdfs, textos de língua estrangeira, mas um caos absoluto. Salvos em docs do word, em e-mails, em pastas, enfim, caos generalizado. Com certeza a solução seria salvar os pdfs no pen drive, mas e os links, não sei onde concentraria isso. Estou completamente perdida! Se você puder me ajudar, super-te agradeço. Beijos.

  15. Thais,
    Um pouco atrasada, porque só li hoje, mas adorei o formato!
    Parabéns pelo VO, tenho acompanhado há uns 3 meses e estou encantada, gosto de todos os temas e o único que eu não me interessava, passei a me interessar, a maternidade.
    Bom, vou fazer uma pergunta, mas antes vou te contextualizar (rs).
    Tenho 31 anos, uma posição de liderança onde trabalho, moro sozinha (há 2 meses me mudei para o meu apê novo), estou em um relacionamento sério (namoro), tenho uma gata de estimação e há 3 semanas descobri que estou grávida rs
    Bom, como você pode perceber, tenho várias “caixas de entrada” na minha vida, você tem algum post específico para me indicar, que fale como conciliar todas essas entradas? Um exemplo, só na empresa eu tenho 4 formas de entrada de demanda, são 3 softwares que não conversam entre si e a verbal. Tenho que repassar todas essas demandas para o minha ferramenta de GTD? No caso, uso o Evernote e o Wunderlist. (módulo iniciante).
    Não sei se era aqui que eu tinha que escrever, mas foi…
    Um grande abraço e mais uma vez, parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA