Em 2015, teremos 12 desafios de organização aqui no blog. Postarei aqui no blog, todo início de mês, sobre o desafio atual. Escolherei um cômodo ou cantinho da casa para ser organizado e darei dicas ao longo das semanas para que todos consigam organizar. Cada desafio terá duração de um mês e, ao final do período, vou mostrar aqui no blog as fotos enviadas pelos leitores. Quem for blogueiro pode postar em seu próprio blog! E então, no final do mês, farei um post especial mostrando como eu apliquei o desafio aqui em casa e mostrando as fotos dos leitores e links dos blogueiros. Saiba mais aqui.

O objetivo dos desafios é incentivar os leitores a organizarem suas casas com a orientação de uma organizadora profissional. Vamos fazer um cômodo ou lugar específico por mês para dar tempo de fazer, sem pressa, pois sabemos como o dia a dia deixa a gente sem muito tempo para investir nessas atividades.

Desafio de março

040315-desafio-marco

Em março, temos como verbo regente o Conecte-se e muitas das atividades do blog (como os workshops) giram em torno da organização da nossa rotina doméstica porque, se não conseguirmos nos conectar com a nossa própria casa e as pessoas que vivem nela, como poderíamos organizar o resto? Portanto, nosso desafio terá a ver com ele. O que nós vamos organizar em março será a nossa agenda da casa, ou control journal. A ideia é termos algo em formato físico ou digital, de acordo com o gosto de cada um. O objetivo deste desafio é criarmos algo que todos os leitores podem fazer, sem limitações.

Você poder criar sua agenda da casa no formato digital (em um documento Word, planilha Excel, Evernote ou outra ferramenta) ou em formato físico (fichário, caderno, cartolina, quadro e mural na parede). É para exercer a criatividade! Porém, mais do que isso, é para encontrar uma solução para organizar a rotina da sua casa.

Para entender o que é uma agenda da casa e o que você deve fazer, leia os textos abaixo. A leitura é imprescindível para entender o desafio:

O control journal, ou agenda da casa, serve basicamente para você organizar as sua rotina doméstica – listas de limpeza, menu semanal, informações importantes. Você pode personalizar como quiser, mas a ideia é que você tenha um centro de comando facilmente acessível para conseguir manter a casa arrumada.

Regras

Importante: Não é necessário ter Facebook ou blog para participar! Todos os leitores podem fazer os desafios em casa – eles apenas não terão como ser publicados no blog. As regras abaixo são para quem quiser participar nesses canais – blog e Facebook, ok?

Para participar, siga os passos abaixo:

Para leitores

  1. Inscreva-se no grupo Vida Organizada – Leitor no Facebook (obrigatório).
  2. Mudei as regras com relação à postagem das fotos para facilitar para vocês. Por favor, leiam com atenção:
  3. Poste a foto do antes (pode postar quantas quiser, mas recomendamos apenas uma, para facilitar) no álbum para fotos do antes (link aqui).
  4. Poste fotos do durante para pedir sugestões e ideias para os membros do grupo (link aqui).
  5. Quando finalizar a sua agenda da casa, poste uma única foto (ou print da tela, se for formato digital) do depois no álbum do depois (link aqui). Se você postar mais de uma foto, somente uma será escolhida e pode não ser a adequada.
  6. Fotos postadas fora dos álbuns criados no grupo para este fim não entrarão no desafio.
  7. Não poste fotos que estejam divididas com antes e depois, mas uma foto por situação (antes, durante e depois).
  8. Não é necessário usar a hashtag #desafiodeorganizacaovo, a não ser que você use Instagram. Atenção: as fotos do Instagram não entram no blog – servem apenas para interação.
  9. Poste a foto do depois até o dia 27 de março. Fotos postadas depois desse prazo não entrarão no post de resultados do desafio.

Para blogueiros

  1. Escreva um post explicando sobre o desafio de organização para os seus leitores com a foto do  antes (obrigatório).
  2. Pode escrever um ou mais posts nas semanas intermediárias documentando o seu progresso no desafio (opcional).
  3. Escreva um post sobre o desafio de organização com a foto do depois (obrigatório).
  4. Insira o link dos seus posts de “Antes” e “Depois” nos comentários DESTE POST até no máximo o dia 27 de março (obrigatório). Os blogs que não estiverem com o link do post final (do depois) neste post não serão divulgados no post com o resultado do desafio.

Por favor, é muito importante que vocês postem suas fotos no grupo ou os links nos comentários para que eu saiba quem está participando e possa divulgar os resultados de vocês no final do mês, em um post especial aqui no blog!

Quem vai participar? 🙂

31 Comentários

  1. Adorei o desafio!!! Como a organização do escritório moveu muitos papeis e arquivos relacionados a casa. Já havia pensado em uma agenda da casa e control journal.
    Começarei já.

    bjkas e obrigada

  2. Faz um tempo que estou procrastinando isso. Nada melhor que o estímulo do desafio para finalmente organizar a rotina aqui de casa. Valeu, Thais, veio muito bem a calhar!

  3. Ficarei de fora esse mês pois minha agenda de casa já é bem organizada e otimizada, e sempre sempre revisada! Mas fico feliz pelo desafio pois levará a melhora de vida de todos que participarem… E digo mais! Cai perfeito com o editorial Conecte-se pois nosso lar é onde encontramos paz para nos conectar conosco mesmo e com quem amamos, e uma casa organizada aumenta essa paz!!! A melhor escolha que fiz ano passado foi iniciar o flylady e cuidar mais do meu lar. Ao cuidar maos dele, tudo andou (escrevi o depoimento pra você, Thais!).

    Vou tentar tirar i atraso dos outros desafios em março 🙂

  4. AMEI! Não estou trabalhando fora esse mês e aproveitei para me dedicar com mais cuidado às zonas da semana (fiz a minha própria divisão, com base nos cômodos da minha casa e na demanda de cada um deles). Essa semana estou na zona 1 – antesala e varanda. Além de destralhar, organizar e limpar cada espaço, estou finalizando um “projeto” em cada um deles – piscas coloridos para a varanda e parede de lousa na antesala. Me inspirei na ideia do desafio, um pouco por vez – espero que até o final do mês a casa esteja mais organizada! Quero muito montar o meu control journal!!!

  5. EBA!! Eu vou com certeza. Esse mês estou mesmo organizando isso no evernote e tem sido um desafio.
    Eu reli todos esse posts acima na segunda-feira, quer conexão maior que essa? as vezes até me assunto como o movimento do blog está alinhado a alguns acontecimentos da minha vida (ou vice versa, sei lá! rs)

    Só uma dúvida. Como blogueira, eu preciso participar do grupo do facebook ou posso seguir apenas as regras de blogueira?

  6. Thais uma outra coisa meio nada a ver, mas tudo a ver ao mesmo tempo.
    Sempre que eu comento alguma coisa no blog e estou esperando alguma respostas (quando faço perguntas e etc) eu tenho que ficar entrando toda hora no post para saber se você respondeu.

    Você já pensou em habilitar um plugin ou alguma função que envia as resposta do comentário por e-mail? Porque essa função ai embaixo de notificação via e-mail envia vários comentários (que nem sempre tenho interesse) e não somente a resposta a minha pergunta.

    estou fazendo algo errado??

    bjs

      • Sim! Eu uso o plugin: “Send email only on Reply to My Comment”

        Ele nunca me deu problema e a vantagem é que a pessoa ao comentar escolhe se quer receber apenas a resposta do seu comentário, se quer receber todas as respostas, ou se não quer receber nada.

        Acho prático porque eu defini como ação padrão enviar o e-mail quando eu respondesse o comentário de alguém, mas possibilita também a pessoa escolher não receber nada, caso prefira.

        bjss

        • Obrigada, Jess.
          Demorei para responder porque estava instalando-o nos últimos dias.
          Ele só dá erro sempre que tento ativá-lo. Não sei o que pode ser.
          mas obrigada pela sugestão… continuo tentando depois.
          Bjo

  7. Eu vou, mas não tenho blog nem facebook!
    Já estava rascunhando meu control journal, então será ótimo ter a sua ajuda e dos colegas que acompanham seu blog!

  8. Adorei o desafio desse mês! Porém comecei ele adiantado… rs Em Fevereiro resolvi iniciar a montagem o control journal da nossa casa. Mal posso esperar pelas dicas… E dessa vez, quem sabe, envio meu resultado? 😀

  9. Olá Thais, nossas ideias como sempre em sintonia! Coincidência ou não, está no meu checklist deste mês atualizar as Rotinas do Lar (como eu chamava até então) de alguma maneira diferente, e redefinir um lugar para elas em casa. Bem, comento mais no meu antes que está aqui: http://www.transformandoespacos.com/2015/03/desafio-de-organizacao-marco-2015.html. Ah, sobre o tema do mês conecte-se, seu texto foi bem colocado. Só que ainda antes da casa, essencial estarmos conectados em primeiro lugar com nós mesmos, com nosso eu interior, nossa sabedoria interior, você não concorda?

  10. Esse desafio está mexendo comigo. Minha casa é bem arrumada mas eu não tenho rotina pra nada! Nem nada sistematizado sobre checklist de limpeza, ou telefones de emergência …no máximo tenho na agenda Google aniversários, os lembrete de contas a pagar e de frequência de adubação das plantas. Estou tendo que pensar tudo do zero!

  11. Olá Thais, finalizei minha participação no desafio, e compartilho o antes e o depois com vc e seus leitores. Obrigada pela oportunidade, o legal dos desafios é que de certa forma nos “convidam” a finalizar as coisas, rs… e com organização, é mais fácil conseguir, é ou não é? Ah, espero que fique bem logo.
    O antes = http://www.transformandoespacos.com/2015/03/desafio-de-organizacao-marco-2015.html
    O depois = http://www.transformandoespacos.com/2015/03/meu-fichario-do-lar-o-depois-do-desafio.html

  12. Oi Thaís!

    Finalizei minha participação no desafio, mas ainda faltam alguns detalhes da lista e descobrir uma forma de adicionar as imagens das listas em papel para minhas notas do celular. É um grande passo porque não tinha feito isso antes quando li seu livro. Não estou usando o evernote por enquanto, mas futuramente quero adicionar minhas tarefas por ele e ter o hábito de usar mais o digital. Acho que fica mais organizado. Agora, preciso ter disciplina para seguir essa agenda da casa. He!He! Seguem os links do desafio no meu blog.

    http://caseimeamarrei.blogspot.com.br/2015/03/desafio-3-vida-organizada-marco-de-2015.html
    http://caseimeamarrei.blogspot.com.br/2015/03/desafio-3-fazendo-o-control-journal-agenda-casa.html

  13. Olá Thais espero que esteja melhor.

    Fiz meu caderno/fichário da casa. Amei todo o processo.
    Escolhi um fichário fisico por gostar de papel, escrever e post its e por fácil manuseio.

    seguem os links das postagens do blog.
    Aceito comentários. bjs e até o mês de Abril com mais um desafio.

    http://blog.atelienatureza.com.br/2015/03/caderno-da-casa-agenda-da-casa-ou.html

    http://blog.atelienatureza.com.br/2015/03/caderno-da-casa-vejam-como-ficou.html

DEIXE UMA RESPOSTA