ou

faculdade-distancia

Este é um tema que muitos leitores me pedem para escrever a respeito, então seguem dicas pontuais para ajudá-lo(a) a se organizar para estudar em uma faculdade à distância. As dicas servem também para quem estiver fazendo outros cursos online, como idiomas, pós-graduação e cursos livres.

  • Escolha uma boa instituição. Apesar de serem uma realidade (e não só uma tendência), os cursos online são novidade para muitas instituições e a maioria delas ainda não sabe lidar muito bem com essa demanda, tanto em termos de disponibilidade de plataforma quanto de organização para atender os alunos, agendar provas e outras atividades. Para escolher uma boa instituição, a melhor maneira é colher referências com outras pessoas que estudem lá. Converse com amigos ou procure depoimentos na Internet.
  • Tenha uma agenda para anotar os compromissos e datas relacionadas ao seu curso. Dependendo do que você estiver estudando, pode ser necessário entregar atividades diariamente ou diversas vezes por semana. Sem um controle desses prazos, você poderá se perder e deixar de entregar trabalhos.
  • Dedique diariamente um tempo aos seus estudos. Mesmo que você não tenha aulas todos os dias, habitue-se a estudar em um determinado horário para não perder o ritmo.
  • Faça anotações de aulas e resumos em folhas de sulfite e depois digitalize para o Evernote. Eu recomendo isso porque gosto de escrever no papel (me ajuda a estudar), mas você pode fazer diretamente no programa, se não quiser escrever no papel.
  • Utilize outros programas na nuvem como o Dropbox para guardar arquivos que estejam em andamento, como trabalhos e textos que você ainda está produzindo. Quando estiverem prontos, você pode arquivar no Evernote.
  • Utilize o Google Drive como plataforma para fazer trabalhos em grupo, caso seu curso tenha essa demanda.
  • Encontre aquele horário do dia em que você se sente mais disposto(a) e concentrado(a) para estudar. Nada de fazer isso quando estiver cansado(a).
  • Estabeleça limites quando estiver estudando. Avise a família para não interrompê-lo(a) se a porta do quarto estiver fechada, por exemplo. Avise que estudará até o horário X e atenha-se a ele!
  • Organize seu material de modo que fique de fácil acesso quando você estiver estudando. Se usar um notebook para estudar ao redor da casa, mantenha uma caixa com todos os suprimentos (folhas de sulfite, lapiseira, borracha, canetas, marca-textos) e leve-a com você quando mudar de cômodo.
  • Registre suas horas de estudos para analisar uma vez por semana e verificar se investiu seu tempo da melhor maneira possível. Promova mudanças para a semana seguinte, se for o caso.
  • Explore os recursos oferecidos pela instituição. Seu curso pode ser online, mas você pode utilizar a biblioteca presencial para emprestar livros ou estudar em períodos de dificuldades de concentração em casa.

Você já fez algum curso online? Como foi a sua experiência?

Thais Godinho
24/02/2015
Veja mais sobre:
Em casa, Meia hora, Organizar
35
Como limpar e desentupir o ralo
7 anos de Vida Organizada – o número da sorte!
Organizar e-mails

 

  1. vera 24/02/2015

    Sim tive duas experiencias com estudos a distancia uma positiva e outra negativa. A positiva conclui um curso tecnico em administração nesta modalidade frequentava todos os sabados era gratuito e tive total apoio de professores e instituição. A negativa tentei fazer uma faculdade a distancia mas nao havia a menor organização por parte da instituição e nenhum apoio,tranquei e fiquei com prejuizo. Agora estou querendo iniciar um novo curso mas estou com duvidas sobre frequentar a distancia ou nao. Bjs Adoro este blog.

    • Thais Godinho respondeu vera 24/02/2015

      Vera, tive a mesma experiência negativa que você, por isso a primeira dica foi realmente escolher bem a instituição. Complicado, né?

  2. Fernanda 24/02/2015

    Vou iniciar a minha pós-graduação EAD esta semana… São videoaulas… Facilitam muito a vida do estudante…

    No ano passado, fiz o primeiro ano de Administração EAD, mas vi que não era a minha área. Não gostei do estilo de EAD porque não havia videoaulas, apenas textos da instituição. Muito ruim isso… Acredito que, para a faculdade EAD dar certo no Brasil, é necessário que as instituições invistam mais em videoaulas, pois é muito melhor estudar com a explicação do professor…

    Beijinhos

  3. Lucas 24/02/2015

    Muito bom Thais!

    Eu adorei suas dicas. E vou colocalas em pratica no meu novo curso que estou fazendo no site da Stanford University.

  4. Rafaela G 24/02/2015

    Olá, Thais!
    Adorei o post. Concordo com todos os apontamentos.
    Gostei muito da dica sobre anotar as horas de estudos.

    Eu estou fazendo uma graduação a distância: o curso de Biblioteconomia oferecido pela Universidade de Caxias do Sul. Na semana que vem começa o terceiro semestre. Estou bem satisfeita.

    A direção do curso é muito organizada, há sempre informação disponível sobre tudo – o que é essencial para o bom andamento do curso.
    O coordenador responde a todas as demandas, assim como os professores e monitores. Os conteúdos ficam disponíveis on-line e os alunos têm acesso à biblioteca da instituição, que é bem boa.

    Claro que há sempre o que se poderia melhorar, como, por exemplo, colocar mais vídeos sobre os conteúdos (apesar de se tratar de muitos assuntos teóricos, por enquanto, e não ter como escapar das leituras). Apesar de não terem titulações muito altas (acho que há apenas um doutor, por enquanto. Os demais são mestres), os professores entendem do que tratam.

    Pessoalmente, como já fiz uma graduação e estou fazendo esta por querer muito me tornar bibliotecária (a motivação e o objetivo claro sempre ajudam), estou conseguindo tirar bastante proveito, me dedicando bastante.

    Estudo a distância é puxado, demanda atenção e dedicação. Além, claro, de muita organização. Acho que é até mais puxado que cursos presenciais.

    Para quem está pensando em fazer biblioteconomia ead, aproveito para divulgar um blog que criei para tratar sobre o curso a distância e sobre minha experiência: https://sereibibliotecaria.wordpress.com/

    Bons estudos para todas nós.
    Abraço,
    Rafaela

    • Marcella respondeu Rafaela G 09/08/2015

      Oi Rafaela, tudo bem?
      Procurei diversos cursos de Biblioteconomia perto da minha cidade e não achei.
      Você teria algum site que mostre quais universidades oferecem o curso de Biblio a distancia?
      Obrigada

  5. Heloana Barbosa 24/02/2015

    Estou fazendo faculdade à distância. Estou cursando administração. Minha maior dificuldade é o tempo de estudo. No primeiro semestre estava estudando 3 materias simultaneamente e precisava estudar de 3 a 4 horas por dias e as vezes tinha atividade até no domingo para dar conta. Esse semestre ;que comecou ontem; estarei estudando 6 matérias simultaneamente. Ontem passei 3 horas estudando e so deu tempo dar uma olhada em 3 matérias. Os professores são bem exigentes e se não respondermos os seus questionamentos no tempo que eles colocam a resposta fica valendo menos ou nada.

  6. Ale 24/02/2015

    Existe a crença que estudar na modalidade EaD é mais fácil que na presencial, não sei como nem porque começou essa lenda urbana; na realidade é justamente o contrário, você terá que estar mais comprometido com o estudo, os professor não vão ficar no seu pé, incentivando a estudar a todo momento, isso torna a organização e a vontade de aprender e comprometimento com sua formação fatores essenciais para o sucesso.

    São grandes as vantagens de estudar nessa modalidade: não precisamos sair de casa todos os dias para estudar (adeus trânsito), como as aulas normalmente são online os professores não costumar faltar, não perdemos tempo ouvindo o professor explicar pela milésima vez aquele conceito que entendemos de primeira. Podemos usar o tempo economizado para complemente a formação, lendo toda a bibliografia complementar do curso, fazendo cursos online ou vendo videos aulas ligadas ao tema em estudado, buscando visões diferentes ao ler os livros mais famoso da área, são todas ações que vão enriquecer nosso currículo, e que nem sempre tempos tempo de fazer na modalidade presencial.

    Estudo a distância no momento e não desejo voltar a estudar na modalidade presencial, sou mais produtivo do que jamais pensei ser; só precisar dedicação.

    • Maricelia Silva respondeu Ale 24/02/2015

      Ale, a sua definição sobre o estudo EAD, foi perfeita, pois foi por essas vantagens que optei por essa modalidade. E estou apaixonada e estou já pensando na minha pós.

  7. Rebeca 24/02/2015

    Já fiz um curso de três meses de Comércio Exterior pelo SENAC e o curso, em si, é ótimo! No entanto, cursos EAD não são para serem feitos “a hora que der, pois me dá liberdade de horário”. Acredito que deve haver um ritual similar ao curso presencial e horário para começar e parar todos os dias em que formos estudar, porque os conteúdos podem se acumular e depois fica difícil dar conta de tudo.
    Senti essa dificuldade na pele, pois comecei o curso nas férias da faculdade e quando as aulas voltaram, quase desisti aos 45 do segundo tempo. Acho que requer muita disciplina e organização!

  8. Bia 24/02/2015

    A minha única experiência com um curso 100% EAD foi um preparatório para a proficiência da prova do mestrado.

    Era um curso bem formulado e via moodle que estava ok…a pena era que a professora demorava muito pra responder. Mas mesmo assim eu achei bem proveitoso sim.

    Agora eu faço inglês comum mesmo – para fluência – numa escola que mistura os dois, bem multiplataforma. Eu gosto bastante.

    Estou pensando em fazer uma pós ead numa faculdade legal…quem sabe? Mas precisa de bastante disciplina e fazer em um lugar bom, o que implica num investimento maior…ônus e bônus de uma boa instituição rs

  9. Bianca Zoccoli 24/02/2015

    Estou pensando em futuramente fazer um curso a distancia e esse tipo de post que vc faz me deixa com mais vontade de estudar. Pena que no momento eu não posso por falta de tempo mesmo.
    Enquanto o momento não chega, pretendo ir arrumando gradativamente o escritório da minha casa, que anda necessitando de uma bela organizada com estante nova, mesa, etc.
    Um beijo, Thais!

  10. Geovana 24/02/2015

    Quando estava me preparando para prestar a prova da ordem e tinha pouco tempo para estudar optei por fazer um cursinho rápido de revisão para a 1ª fase. Como gostei da experiência e passei para a próxima etapa da prova optei pelo curso on line de prática trabalhista pela mesma instituição para me preparar. Fui aprovada. Gostei muito!! O curso era muito bom, ótimo material e professores. Além da qualidade do curso adorei o fato de não perder tempo com deslocamentos e conversas em sala de aula, o estudo é muito mais denso e rende muito mais. Assistia as aulas todos os dias a noite, fazia os exercícios e estudava outros materiais, durante um mês, intensão mesmo. Foi uma ótima experiência e pretendo fazer minha pós graduação pela mesma modalidade de ensino.

    • Maria Cecilia G. C. Sarinho respondeu Geovana 26/02/2015

      Geovana,
      Li seu comentário e, seguindo a dica da Thais (pesquisar sobre a instituição de ensino), gostaria de saber por qual vc fez seu curso.
      Li que ficou satisfeita e isso é ótimo.
      Sou advogada tb e estou procurando cursos de pós à distância
      Obrigada

      Cecilia

      • Marcella respondeu Maria Cecilia G. C. Sarinho 09/08/2015

        O site do portal educação tem cursos de direito.

  11. Edna Lúcia Gomes 24/02/2015

    Adorei esse post Thais, já estava pensando mesmo em iniciar este ano uma faculdade EDA, lí vários comentários positivos e outros não, e penso que para me adaptar a esta nova realidade preciso realmente ter um comprometimento com horários e trabalhos a serem feitos. Vou pesquisar uma faculdade que apresente uma grade satisfatória e me conscientizar se realmente estou preparada e se é o momento para assumir um compromisso assim, pois será minha primeira faculdade na verdade.
    Obrigada pela dica.

    Um beijo Thais.

  12. Dani 24/02/2015

    Faço Pedagogia EAD, por alguns motivos tive que dar uma pausa por um ano, pretendo voltar semestre que vem e adorei as dicas desse post, principalmente a de anotar as horas que estudei, além disso, no meu caso tenho que anotar também todas as horas do meu filho de 7 meses para poder “encaixar” meus estudos nas horas da soneca dele rs.
    Obrigada Thais, se eu me esforçar e seguir suas dicas de organização talvez – tomara que dê certo – eu salve meu casamento!!! (Marido me acha desorganizada, imatura e até inconsequente, mas, são coisas que você ouve quando tem um marido com suspeita de ter a síndrome de asperger…)

  13. Camila 25/02/2015

    Olá Thaís!

    Esse post veio muito a calhar! Semana que vem inicio meu primeiro curso a distância (pós graduação)!
    Adoro ver no blog dicas sobre como organizar estudos.

    Abraços.

  14. Cristian MEllo 25/02/2015

    Tenho inúmeras experiências, de cursos onlines, alguns pagos mas que ganhei desconto, bolsa… E no momento estou fazendo minha pós graduação.

  15. Vinicius Mendes 26/02/2015

    Mudei minha graduação para EAD este ano.

    Para uma melhor organização, criei no meu sistema GTD um projeto para cada disciplina.
    Dentro do projeto organizo as tarefas de cada atividade acadêmica. Ler texto X, ver vídeo Y, escrever relatório.

    Pensei em criar objetivos para as cadeiras e fazer de cada tarefa (de aula) um projeto, mas como no meu caso nunca tenho duas atividades acadêmicas da mesma disciplina ao mesmo tempo, achei mais lean não usar objetivos. Quando entrego a atividade, arquivo as tarefas.

    Desativei grande parte dos avisos por e-mail da plataforma EAD (apenas deixei os necessários para saber de algo que tenha urgência) e adicionei nos “passos” da minha revisão semanal (ainda sou iniciante no GTD então ainda sigo um script) verificar a plataforma e organizar tudo o que preciso fazer para a semana. Assim eu evito ficar olhando o que tenho que fazer quando sei que não vou fazer.

    Ainda estou me acostumando. Já descobri que estudo bem melhor de manhã do que a noite, o que é o inverso para o trabalho. Funciono muito melhor após o meio dia na empresa. Como no meu trabalho tenho 3 dias em que trabalho das 13:00 às 21:00, uso as manhãs destes dias para estudar.
    (Esses dias acabam por ser incrivelmente produtivos, pois aproveito a manhã para estudar e a tarde / noite minha produtividade no trabalho é muito grande. O preço a se pagar por isso é o cansaço que essas atividades trazem. Para compensar, quando trabalho das 09:00 ás 18:00, uso a noite para descansar ou para lazer).

    Obrigado pelas dicas, vou salvar este post na minha caixa de entrada para – com mais tempo – revisar o que posso melhorar no meu método de estudos.

    Abraços!

  16. Helena Matos 28/02/2015

    Olá, Thais!
    Desde que descobri você no ano passado, passei a acompanhar o seu trabalho, gosto muito das postagens e tenho aprendido muito com você. Apesar de ser iniciante no GTD, busco aplicá-lo ao máximo. Muito bom esse post, desde o ano passado queria fazer um curso Ead, mas somente este ano iniciei a segunda graduação, a primeira foi presencial. Acredito que vai ser uma experiência muito boa, são muitas as vantagens, estou gostando também da instituição que escolhi, e com certeza vou explorar todos os recursos que ela oferece.

  17. Ludimila 20/03/2015

    Me formei dia 17 e contei um pouco como foi fazer um curso à distância lá no blog 😀 O principal foi descobrir que estudar à distância não é pra mim. http://digaludimila.blogspot.com.br/2015/03/o-que-voce-precisa-ter-para-estudar.html

  18. camila 23/05/2015

    Estou no 1 período da faculdade EAD e estou adorando. O grande problema realmente é a questão de organizar os horários de estudos, pois neste semestre tenho 7 matérias simultâneas, mas até que tenho conseguido me adaptar e já penso até na minha pós graduação!!! Pra mim fazer faculdade a distância foi a melhor solução hoje para eu conconseguir meu nível superior , mas quero cursar outra faculdade que será presencial. Beijos. Adoro seu trabalho, flo!!!

  19. camila 23/05/2015

    *flor!!!!

  20. Grace 10/09/2015

    Thais, vc tem alguma tabela para melhor organizar a faculdade EAD??
    Ass: a loka da tabela/listas. kkkk

  21. […] Como organizar: curso de faculdade à distância […]

  22. JANAINA PAES 13/07/2016

    Estou no sexto semestre de pedagogia EAD e estou amando, aprendi muito e continuo motivada e concordo com o Ale que precisamos de muito mais foco e disciplina porque é muito puxado, mas não troco pela presencial.

  23. Fabiano 03/08/2016

    Legal.

  24. Valéria Gomes 19/12/2016

    Graduação à distância té tira do convívio das pessoas, esse tipo de modalidade é bom para pessoas que realmente não podem frequentar a sala de aula todos os dias.

  25. Silvia 16/02/2017

    Estou iniciando essa experiência, estou com um duvida que não consigo respostas, tenho 5 matérias por período e não sei se devo iniciar e terminar uma matéria por vez, ou fazer todas simultaneamente, normalmente quando pesquiso acho que isso depende do aluno.. Será que você tem uma sugestão pra mim. Obrigado!!!

    • Thais Godinho respondeu Silvia 20/02/2017

      Depende do aluno mesmo…

  26. Sharon Guimarães 26/07/2017

    Olá, tudo bem? Gostei do seu poste mais ainda tenho dúvidas.
    Já tenho anos que não estudo e tenho 2 filhos de 10 e 7 anos. Meu marido trabalha um dia sim e outro não como vigilante e eu trabalho em nossa lan house de segunda a segunda, das 8 da manhã as 21 hrs. Vou começar a manhã a faculdade a distância de pedagogia e estou com medo de me enrolar. Mesmo tendo lan house não acho que vou er meu tempo pra estudar tranquilamente e como só chego em casa a noite já estou cansada. Meu marido me deu e está me dando a maior força para estudar mais não é daqueles homens que realmente ajudam nas tarefas de casa e com os filhos.

    • Thais Godinho respondeu Sharon Guimarães 28/07/2017

      Minha dica é você buscar fazer as atividades que demandem mais concentração quando as crianças estiverem na escola.

  27. Marcia Carvalho 30/07/2017

    Sou estudante on line, faço licenciatura em história, adoro o curso, é corrido pois açém de trabalhar fora ainda cuido sozinha da casa e de animais de estimação, até sou diciplinada, porém às vezes me perco um pouco, mas faço minhas atualizações sempre que possivel, eu recomendo.